COMPRE AGORA

sexta-feira, março 11, 2011

Cobre em automóveis híbridos

Objetivo é criar sistema de transmissão com maior eficiência energética

A busca por veículos híbridos mais eficientes está levando desenvolvedores em todo mundo ao cobre como material importante dentro de sistemas de transmissão. Apesar de a comercialização estar em fase inicial, os fabricantes líderes de automóveis já investiram grandes esforços e capital para desenvolver e testar os veículos.
Levando em conta que o motor elétrico é utilizado como fonte de propulsão, os veículos elétricos e híbridos tem um conteúdo maior de cobre do que os convencionais, que contém cerca de 25 kilos do metal e suas ligas.

Isso acontece porque um dos mais importantes usos do cobre é seu cabeamento elétrico, sendo o segundo melhor condutor depois da prata. Também tem durabilidade e pouca corrosão.

Os automóveis híbridos precisam de 33 kilos de cobre para sua construção. A maior quantidade de cobre possibilita converter toda a força do motor em energia elétrica, substituindo o sistema de transmissão mecânico (disco de embreagem, volante, alternador e motor de partida). A eficiência esperada será de 90%, praticamente 10% superior a outros sistemas.


Sobre o Procobre- O PROCOBRE – Instituto Brasileiro do Cobre é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é a promoção do uso do cobre, impulsionando a pesquisa, o desenvolvimento sustentável de novas aplicações e difundindo sua contribuição para uma melhor qualidade de vida e progresso da sociedade. O PROCOBRE faz parte da ICA - Internacional Copper Association, com sede em Nova Iorque encarregada de liderar a promoção do cobre mundialmente.

Nenhum comentário: