COMPRE AGORA

terça-feira, março 15, 2011

COPA PETROBRAS DE MARCAS É A ATRAÇÃO DA TEMPORADA 2011

Disputa terá 16 etapas em oito datas. Chevrolet, Ford e Honda participam da competição

O automobilismo brasileiro ganha mais um evento importante a partir da temporada 2011. Trata-se da Copa Petrobras de Marcas. A competição recuperará a disputa entre os modelos das montadoras nacionais. Numa parceria com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), a competição terá oito etapas, pelas principais cidades do país e será mostrada em tevê aberta, pela RedeTV. A abertura da temporada ocorrerá no dia 29 de maio, no Autódromo Internacional de Curitiba. A apresentação da competição aconteceu nesta segunda-feira, dia 14, em São Paulo.

Realizadora da Stock Car, a Vicar abraçou o desafio de promover um Brasileiro de Marcas forte, o que não acontece desde 1994. Agora, a Copa Petrobras de Marcas dará mais opções aos pilotos nacionais, bem como abrirá oportunidade para a revelação de novos pilotos na base do automobilismo brasileiro, através das disputas regionais.

Algumas das principais equipes do país estão confirmadas na Copa Petrobras de Marcas. Entre elas Full Time Sports, AMG Motorsport, Carlos Alves Competition Team, Bassani Racing, Serra Motorsport, ProGP. O campeonato será disputado em 16 corridas, que ocorrerão em oito datas, nos principais autódromos do Brasil. Cada corrida terá duração de 25 minutos, o que possibilitará a participação opcional de duplas. Estarão em disputa um título Brasileiro de Marcas e outro de Pilotos, além de torneios intermediários.

Os campeonatos regionais de turismo em cada estado serão categorias suporte da Copa Petrobras de Marcas. No último evento da temporada, haverá uma disputa entre os 10 melhores pilotos de cada campeonato regional de turismo. Sendo que o piloto melhor classificado receberá subsídio para competir na Copa Petrobras do ano seguinte.

Para Claudio Thompson, Gerente de Patrocínios Esportivos da Petrobras, a parceria com um campeonato de marcas, com o apoio das montadoras, era um desejo antigo da Petrobras, já que os carros são semelhantes aos que os consumidores vêem nas ruas. "Além de reforçar ainda mais a contribuição da Companhia para o crescimento do automobilismo nacional, a Copa Petrobras de Marcas certamente se tornará um importante canal de comunicação para divulgar toda a experiência e tecnologia de produtos adquirida nas pistas do Brasil e do exterior."

Dados técnicos

O campeonato reunirá os modelos Honda Civic, Chevrolet Astra e Ford Focus, preparados para competição, que usarão pneus slick Pirelli e transmissão sequencial de seis marchas. Com isso, prevalecerá a competitividade com custos operacionais baixos para equipes e pilotos. Os carros serão preparados a partir dos modelos de fábrica, respeitando todas as normas FIA, notadamente nos aspectos de segurança. Os apêndices aerodinâmicos serão fabricados em materiais compósitos.

Freios especiais de competição e a caixa de transmissão serão ingleses, das marcas AP e Xtrac, respectivamente, os mais usados nas principais categorias de turismo do mundo atualmente, como BTCC, WTCC e TC2000. Ainda a exemplo destas, a organização colocará a disposição dos concorrentes motores de 4 cilindros, com cerca de 280cv, preparados e equalizados por empresas independentes e renomadas como Cosworth e Berta S/A, alimentados com gasolina Petrobras Pódium e lubrificante LUBRAX. As rodas serão italianas de cubo rápido da marca OZ e os carros contarão também com macacos pneumáticos.

Gasolina Petrobras Podium

A Podium, que será utilizada pelos carros da Copa Petrobras de Marcas, é a gasolina de maior octanagem comercializada mundialmente e pode ser utilizada por qualquer veículo a gasolina ou flexfuel que tenha taxa de compressão dos motores maior ou igual a 10:1. A explicação para isso está na octanagem da Podium. Ela possibilita um total aproveitamento da potência projetada do motor, permitindo retomada de velocidade em menor tempo, o que garante ultrapassagens mais seguras.

Por sua formulação e pelo pacote especial de aditivos, que foi desenvolvido especialmente para a gasolina brasileira, a Petrobras Podium também evita a formação de depósitos no motor, reduzindo os custos de manutenção do veículo. Outro benefício da Podium é o seu baixíssimo teor de enxofre, reduzindo as emissões de poluentes e preservando o meio ambiente.

A Petrobras vai fornecer 24.000 litros de gasolina Podium para a temporada da Copa Petrobras, além de 1.200 litros de lubrificante de motor Lubrax.

Pneus Pirelli

Os pneus oficiais da Copa Petrobras de Marcas serão da linha PZero, fabricados pela Pirelli, nas medidas 285/645-18 (Slick) e 285/645-18 (Rain). Ambas as versões são produzidas na unidade de Campinas, onde existe uma área dedicada a pneus de competição e conta com uma equipe altamente qualificada. A versão Slick da linha PZero foi projetada para ter o maior contato possível com o solo, o que gera máxima aderência.

A versão Rain possui um desenho diferenciado, com sulcos radiais e longitudinais que servem para expulsar a água de chuva e evitar o risco de aquaplanagem. Os pneus da linha PZero foram desenvolvidos com o objetivo de suportar situações de alta velocidade, como competições automobilísticas, e atualmente são utilizados no campeonato TC2000, um dos maiores do gênero da Argentina.

O calendário de 2011 é o seguinte:

29/05 - Curitiba (PR)
12/06 - Tarumã (RS)
17/07 - São Paulo/Alternativo
31/07 - Rio de Janeiro (RJ)
21/08 - Velopark (RS)
25/09- Rio de Janeiro (RJ)
30/10 - Brasília (DF)
20/11 - Curitiba (PR)

A Copa Petrobras de Marcas é uma realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Petrobras assina a competição, que tem patrocínio de Pirelli e apoio de Fremax, Ecopads, Pioneer e Motec.

Fonte: Vicar

Nenhum comentário: