COMPRE AGORA

domingo, abril 24, 2011

COPA DAS FEDERAÇÕES:Chico Longo e Daniel Serra vencem 3 Horas de Guaporé

Abertura da Copa das Federações teve equipes gaúchas e carioca liderando a prova que reinaugurou autódromo gaúcho

Rio de Janeiro, 23 de abril de 2011 - Tal como o clima instável e mutante que reinou na Serra Gaúcha neste sábado de aleluia, a prova 3 Horas de Guaporé foi uma das mais disputadas da modalidade nos últimos tempos. Das 139 voltas que a dupla Chico Longo/Daniel Serra completou no tempo de 3h1m8s036. a dupla paulista dividiu o primeiro lugar com três rivais: a Ferrari F360 dos cariocas Lucas Molo e Anderson Faria, e os protótipos MCR P2 VW de Luciano Mottin e Cláudio Ricci e o MC Tubarão de Tiel de Andrade e Bruno Justo, que terminou em segundo lugar. Dos 20 carros que alinharam no grid 12 chegaram ao final da prova, que começou com pista úmida e terminou em pista seca.

Aqueles que esperavam a uma atuação dominante da dupla Chico Longo e Daniel Serra foi brindado com boas disputas e a liderança marcante dos cariocas Lucas Molo e Anderson Faria. Molo, que já conquistou dois títulos na modalidade, acompanhava o líder Longo nas voltas iniciais e não desperdiçou o erro do líder, que saiu da pista quando freava no final da reta na sexta volta. Com danos apenas na carroceria da máquina italiana, Longo manteve-se na pista, porém seu ritmo ainda mostrava alguma irregularidade. O carioca imprimiu um ritmo forte ao volante da Ferrari da equipe Tekprom, desempenho que era acompanhado de perto pelo protótipo MCR-P2 VW de Luciano Mottin. Aproveitando-se do menor consumo de combustível o gaúcho assumiu a liderança na volta 21, então seguido pelo protótipo MC Tubarão-Audi então comandado por Bruno Justo. 

A liderança dos gaúchos durou 12 voltas, quando Molo reassumiu a liderança, na passagem de número 34. Tudo indicava que a Ferrari dos cariocas iria se impor quando praticamente na metade da prova - volta 68 -, o GT de Maranello parou no acostamento interno da reta de largada com a caixa de câmbio quebrada:

"Foi uma pena. O câmbio vinha dando algum sinal de desgaste, mas eu acreditava que daria para chegar ao fim", declarou um desolado Molo ao final da prova. Apesar do abandono, o carioca e seu companheiro de equipe Anderson Faria deixaram claro que a briga pelo título é um objetivo real para a dupla comandada por Murilo Pilotto. Um problema com as rodas traseiras, porém, estragou a festa dos jovens de Campo Bom, cidade localizada a 50 km da capital gaúcha. No primeiro turno de Tiel de Andrade a suspensão traseira começou a vibrar, mas um reaperto nos cubos rápidos de ambas amenizou o problema temporariamente. Quando Justo reassumiu o volante o problema voltou mais forte e somente após a troca da roda traseira esquerda o inconveniente foi sanado, ainda que ao custo de perder três posições.

Com essa parada Daniel Serra, então ao comando da Ferrari número 1 já era líder e o mais veloz da pista e não economizava material. Por questão de décimos ele não conseguiu estabelecer um novo recorde oficial para a pista gaúcha, marca que segue em poder de Bruno Junqueira, com 1m6s418, tempo bem próximo à melhor volta de Serrinha - 1m6s518.

Outros destaques da prova foram a atuação consistente do trio Pierre Ventura/ Gustavo Martins e Felipe Toledo e a boa disputa entre o Ford Fusion de Toso/Mezzomo/Vilson Jr.e a BMW M3 GT3 de Visconte/Landi.

Depois do susto Longo declara amor a Guaporé

Prestes a subir ao lugar mais alto do pódio o empresário e piloto paulista Chico Longo não escondia que a saída de pista no início da prova serviu para colocar "ordem na casa", como ele mesmo explicava:

"Eu freei um pouco tarde demais, o piso estava úmido e dei uma encostada de leve na barreira de pneus… Depois disso, na minha segunda tocada, estava mais calmo e descobri que Guaporé já está entre minhas pistas favoritas, ao lado de Tarumã e de Interlagos. Interlagos é mais técnico, mas aqui você tem que usar técnica e ter peito para completas os 3.080 metros da pista."

Ao seu lado Daniel Serra vencia sua timidez aparente e também elogiava Guaporé, pista que ele e Longo conheceram neste final de semana:

"É um traçado gostoso e a pista tem muito grip. Na corrida correu tudo bem, apesar do susto que o Chico deu na gente. No final a estratégia da nossa equipe acabou dando certo e começamos o ano com o pé direito." 

Resultados

1) Chico Longo/Daniel Serra (SP/SP), Ferrari F430 GT2, Cat. I, 139 voltas em 3h1m8s036, média de 141,810 km/h.
2) Tiel de Andrade/Bruno Justo (RS/RS), MC Tubarão Audi turbo, Cat. I, 133 voltas
3) Beto Ribeiro/Nilson Cintra (MS/MS), MXR Ford Duratec, Cat. II 16V, 130 voltas
4) Anderson Tozzo/Vitor Mezzomo/Vilson Jr. (RS/RS/RS), Ford Fusion, Cat. III, 128 voltas
5) Henry Visconde/Ricardo Landi (SP/SP), BMW M1 GTR, Cat. III, 125 voltas
6) Fernando Poeta/ Carlos Steyer/Alexandre Silveira (RS/RS/RS), Ferrari F430, Cat. I, 125 voltas

Fonte:
Confederação Brasileira de Automobilismo
Wagner Gonzalez/Elder Radl

KART: SKB 03 - Troféu Gustavo Sondermann vai para Dirani, Jimenez, Zucarelli, Bertoncello e Guim

 Terceira edição do torneio homenageou um dos grandes amigos dos sete pilotos que organizam o Super Kart Brasil e mais uma vez movimentou o kartódromo de Interlagos, em São Paulo

Terminou na tarde deste sábado, em São Paulo, a terceira edição do Super Kart Brasil. O torneio, criado por sete multicampeões da modalidade, vai se consolidando como a principal competição do kartismo brasileiro nesta temporada e voltou a promover o confronto entre jovens estrelas da modalidade e pilotos de experiência internacional - como Rafael Suzuki (Fórmula 3 Japonesa) e Leonardo Cordeiro (GP3 Series).

Depois de vinte corridas e oito treinos de classificação realizados em apenas dois dias, o Troféu Gustavo Sondermann ¬- como foi batizada esta edição do SKB em homenagem ao piloto paulista que faleceu no último dia 03 de abril, durante uma etapa da Copa Montana em Interlagos -, ficou com quatro novos campeões do torneio.

À exceção do piloto da AMF Super Cadete, João Pedro Guim, campeão invicto dos SKB 02 e 03, e de Renato Russo vencedor das três edições na Shifter Sênior, os outros quatro vencedores desta edição ainda não tinham levantado o título da competição. E nesta lista estão inclusos dois dos organizadores do torneio, Sérgio Jimenez e Danilo Dirani, que foram campeões na Itaipava Graduados A e na Stock AIG Shifter Kart, respectivamente.

Jimenez e Dirani tiveram trajetórias diferentes no SKB-03, mas comemoraram com o mesmo entusiasmo os primeiros títulos de promotores do Super Kart Brasil no torneio criado por eles em conjunto com Russo, Paulo Carcasci, Dennis Dirani, Ruben Carrapatoso e André Nicastro.

"Como piloto estou contente pelo título e, como promotor, estou mais contente ainda pelo sucesso do evento. Queremos fazer um campeonato de alto nível técnico, com premiação para os pilotos e sempre com um grande número de pilotos", disse Jimenez. "Tive uma semana difícil, já que não tive o kart mais rápido da pista. Mas consegui o título na base da constância", comentou ele, que encerrou a disputa com apenas um ponto de vantagem para André Nicastro na Graduados (71 a 70).

Dirani foi o grande nome da Stock AIG Shifter Kart depois de vencer três das quatro corridas do fim de semana. "Foi uma etapa de consagração, porque tivemos algumas dificuldades para chegar ao melhor acerto do kart. Consegui a pole position para as duas primeiras provas, e neste domingo consegui poupar pneus para a última bateria de hoje (sábado), que valia mais pontos. E, fora isso tudo, há a grande satisfação de ter dado tudo certo com o evento. Estamos fazendo o possível para manter o foco na nossa meta, de desenvolver o melhor campeonato do Brasil, nas melhores pistas, com os melhores pilotos", comentou Dirani.

Na divisão Sênior da Shifter o título ficou com Renato Russo, que é o único tricampeão do torneio. Ele venceu as edições do Velopark e as duas de Interlagos - no sentido tradicional e no inverso de Interlagos.

Zucarelli espantou o azarNa categoria MG Tires Sênior o título ficou com o paulista Diogo Zucarelli, vencedor das duas baterias deste sábado em Interlagos. Antigo adversário de Ruben Carrapatoso e André Nicastro no final dos anos 1990, Zucarelli estava afastado das pistas havia 10 anos. Voltou com vitória na Copa São Paulo Light, realizada em Interlagos há uma semana, e venceu novamente neste sábado colocando em prática uma estratégia inusitada.

Depois de um começo difícil, marcado por quebras no treino classificatório e na primeira corrida, Zucarelli espalhou cabeças de alho por seu box e correu com alguns dentes de alho no bolso esquerdo do macacão. Deu certo. Na segunda bateria do evento, ainda na sexta-feira, Diogo largou em último e chegou em quarto. E neste sábado venceu duas vezes. Na segunda conquista, o paulista ainda contou com a sorte que faltou no início e faturou a disputa depois do abandono do líder e virtual campeão, Fernando Gomes Croce.

"Estava parado há muito tempo, e voltei a treinar e a correr pensando em disputar o SKB. Consegui voltar à ativa de forma competitiva, e isso me deixou feliz porque vejo que toda a dedicação que tive ao esporte a motor no passado não foi em vão. Pertenci a uma geração muito talentosa, e por mais que muitos de nós não tenham chegado à Fórmula 1 ou a Fórmula Indy, conseguimos praticar o esporte que amamos em um nível muito alto de competitividade", comentou Zucarelli, que também foi contemporâneo de Felipe Massa no kart.

Campeão invictoEntre os mais jovens do torneio, o tom da declaração do campeão da Super Cadete, João Pedro Guim, surpreendeu. Invicto nas duas edições do SKB das quais participou, ele acumula oito vitórias na competição e neste sábado somou mais que o dobro de pontos do segundo colocado, Felipe Drugovich. A explicação para tanto sucesso veio acompanhada da serenidade que acompanha os campeões.

"Procuro fazer de tudo para não perder o foco, para nunca me desconcentrar. Mesmo nos momentos mais difíceis da semana ou da corrida. Mesmo nas voltas em que tenho mais dificuldade com o kart. Nesta edição começamos um pouco perdidos nos treinos, mas consegui achar o caminho", declarou Guim, de apenas onze anos de idade.

Já o título na Júnior ficou com Bruno Bertoncello, de 12 anos de idade. Recém-promovido à Júnior Menor, ele competiu com pilotos mais velhos e ressaltou as dificuldades que enfrentou para faturar a terceira edição do SKB.

"Meu kart da Júnior Menor é cerca de dois segundos mais lento, então este fim de semana foi bem mais cansativo e difícil. Tive que trabalhar muito no kart para tirar o atraso em relação ao pessoal que já corre na categoria", declarou Bretoncello.

Veja o resultado completo das últimas corridas do Super Kart Brasil, e a classificação final das cinco categorias em disputa:

AMF Super Cadete - 4ª corrida
1) João Guim, (15 voltas) 14:08.149
2) Eugen Gotze, a .116
3) Juan Crespi Nt, a 3.229
4) Felipe Drugovich, a 3.466
5) Gregory Diegues, a 3.876
6) Pedro Cardoso, a 7.703
7) João Vitor Rosate, a 10.231
8) Hamzi Barakat, a 10.408
9) Augusto Santillan, a 25.170
10) Pedro Campos, a 8 voltas
11) Arthur Leist, a 10 voltas

Itaipava Graduados - 4ª corrida
1) Sergio Jimenez, (21 voltas) 18:10.911
2) André Nicastro, a 1.642
3) Victor Franzoni, a 5.063
4) Victor Caliman, a 5.273
5) João Archer, a 6.562
6) Vancler Moreira, a 11.791
7) Gustavo Lima, a 16.579
8) Ruben Carrapatoso, a 3 voltas
9) Eurico Tavares, a 9 voltas
10) Yuri Cesario, a 14 voltas
11) Ricardo Landucci, a 14 voltas
12) Rafael Ferreira, a 14 voltas
13) Yago Cesario, a 15 voltas
14) Matheus Porto, a 16 voltas
15) Emilio Gotze, a 17 voltas
16) Carlos Lopes, a 20 voltas
17) Renato Turelli, a 20 voltas

MG Tires Sênior - 4ª corrida
1) Diogo Zucarelli, (20 voltas) 17:37.306
2) Dudu Dieter, a .179
3) Daniel Croce, a 3.327
4) Fernando Croce, a 3.813
5) Antonio Ventre, a 6.240
6) Marcelo Meneghel, a 9.157
7) João Resegue, a 9.495
8) Jorge Borelli, a 1 volta
9) Maique Paparelli, a 7 voltas
10) Ussama Ferdinian, a 11 voltas
11) Fernando Gomes Croce, a 4 voltas

Júnior - 4ª corrida
1) Vinicius Papareli, (20 voltas) 17:52.620
2) Vitor Baptista, a 3.701
3) Giuliano Raucci, a 3.922
4) Bruno Bertoncello, a 5.169
5) Sergio Sette, a 8.541
6) José Fortunato, a 12.807
7) Victor Miranda, a 15.604
8) Gabriel Nascimento, a 15.902
9) Gabriel Sereia, a 21.167
10) Igor Melo, a 1 volta
11) Renato Junior, a 1 volta
12) Leonardo Gimenes, a 8 voltas
13) Leonardo Raucci, a 8 voltas
14) Gabriel Fernandes, a 10 voltas
15) Gabriel Robe, a 11 voltas
16) José Augusto, a 12 voltas
17) Matheus Leist, a 19 voltas
18) Yurik Carvalho, a 1 volta

Stock AIG Shifter Kart - 4ª corrida
1) Danilo Dirani, (21 voltas) 17:49.375
2) André Nicastro, a 0.868
3) Guilherme Salas, a 4.325
4) Denis Dirani, a 4.931
5) André Pedralli, a 5.772
6) Leonardo Cordeiro, a 7.480
7) Galid Osman, a 14.735
8) Rafael Suzuki, a 14.891
9) Bruno Ferreira, a 15.400
10) Leonardo Jafet, a 17.069
11) Renato Russo (S), a 18.625
12) Alexandre Ruiz, a 23.505
13) Jorge Borelli (S), a 33.735
14) Felipe Marra, a 37.128
15) Fernando Penna (S), a 37.351
16) Luiz Souza (S), a 56.286

Campeonato

Itaipava Graduados
1) Sérgio Jimenez, 71
2) André Nicastro, 70
3) João Archer, 51
4) Victor Caliman, 44
5) Ruben Carrapatoso, 43
6) Emilio Gotze, 30

Stock AIG Shifter
1) Danilo Dirani, 86
2) Guilherme Salas, 60
3) Dennis Dirani, 49
4) André Pedralli, 49
5) Galid Osman, 42
6) Rafael Suzuki, 30

AMF Super Cadete
1) João Pedro Guim, 75
2) Felipe Drugovich, 33
3) Eugen Gotze, 32
4) Pedro Cardoso, 31
5) Gregory Diegues, 29
6) Arthur Leist, 27

Júnior
1) Bruno Bertoncello, 72
2) Giuliano Raucci, 65
3) Vitor Baptista, 64
4) Vinícius Papareli, 44
5) Sérgio Sette Câmara, 24
6) Leonardo Gimenes, 20

MG Tires Sênior
1) Diogo Zucarelli, 66
2) Fernando Croce, 57
3) Fernando Gomes Croce, 53
4) Daniel Croce, 48
5) Antonio Ventre, 44
6) Dudu Dieter, 42

Stock AIG Shifter Sênior
1) Renato Russo, 83
2) Jorge Borelli, 67
3) Fernando Penna, 55
4) Luiz Sousa, 45
5) Hybernon Cysne, 22

Fonte: Inova

Felipe Massa e Jackie Chan juntos em Xangai

 Piloto da Ferrari e ator chinês inauguram loja da Richard Mille

O Grande Prêmio da China não foi o único compromisso de Felipe Massa no país mais populoso do mundo. Entre os eventos dos quais tomou parte, o piloto da Ferrari participou da inauguração da nova loja da Richard Mille em Xangai. 

Massa é um dos embaixadores da tradicional marca suíça de relógios, juntamente com o tenista espanhol Rafael Nadal, e foi uma das estrelas do evento que atraiu convidados especiais do mundo empresarial e artístico da China. 

O ator Jackie Chan, campeão de bilheteria de Hollywood, também prestigiou a abertura da luxuosa loja no maior centro financeiro chinês. No final da noitada, Massa e Chan sortearam entre os presentes dois pôsteres autografados da dupla.

MF2 - Serviços Jornalísticos Ltda.

sábado, abril 23, 2011

Chuva marca classificação da Copa das Federações

Primeira fila da prova 3 Horas de Guaporé será dividida entre Ferrari e MCR VW. Audi, BMW e Ford Fusion compõem o grid que terá oito protótipos

A chuva que caiu durante a prova de classificação para a prova 3 Horas de Guaporé impediu que um novo recorde extra-oficial fosse estabelecido para o traçado de 2.080 da pista gaúcha. Mesmo assim a dupla paulista Daniel Serra/Chico Longo confirmou o rendimento dos treinos livres e garantiu a pole position para a competição que vale como abertura da Copa das Federações, o Campeonato Brasileiro de Endurance. A primeira fila do grid será dividida entre a máquina italiana e o protótipo MCR VW da dupla gaúcha formada por Luciano Mottin e Cláudio Ricci que marcou 1m13s833, contra 1m12s314 da dupla que ocupará a pole position.

Apesar de acontecer no feriadão da Semana Santa, motivo que afastou concorrentes de outros estados, a Copa das Federações começa com um grid de 21 carros, incluindo três Ferrari e oito protótipos equipados com motorizações das marcas Audi, Chevrolet, Ford, Opel, Suzuki e VW.

Disputa entre Ferrari e MCR-P2 VW Turbo promete emoções

As duplas que dividem a primeira fila do grid reúnem pilotos com ampla experiência em categorias variadas: tanto Daniel Serra quanto Cláudio Ricci são nomes consagrados nas categorias Stock Car e GT3, sendo que seus companheiros de equipe, respectivamente Chico Longo e Luciano Mottin já se destacaram na GT3 e nos protótipos, nesta ordem. Mais novo dessa turma, o paulistano Daniel Serra se apresenta pela primeira vez na pista da Serra Gaúcha e aprovou o traçado:

"Foi um treino classificatório difícil no que se diz respeito a pista. Foi a primeira vez que guiei aqui na chuva e como o traçado é bem técnico, é preciso ter atenção redobrada. Se fosse com pista seca, estaríamos bem tranqüilos para buscar a pole."

Cláudio Ricci, ídolo gaúcho, já tem definida a estratégia da equipe Mottin Racing para a corrida de amanhã, e aposta em fazer uma única parada durante as 3 horas de prova:

"Esse è o nosso trunfo para derrotar a Ferrari. O Mottin deve largar e eu assumo o comando no final da prova."

Grid de largada

Posição / Pilotos / UF / Categoria / Carro / Tempo

1) Chico Longo/Daniel Serra / SP/SP / Ferrari F430 GT2 / 1m12s314
2) Luciano Mottin/Cláudio Ricci / RS/RS/RS / I / MCR VW Golf Turbo / 1m13s833
3) Lucas Molo/Anderson Faria / RJ/RJ / I / Ferrari 360 GT2 1m16s804
4) Pierre Ventura/Gustavo Martins/Felipe Toledo / RS/RS / I /MRX-Audi Turbo / 1m17s668
5) Gustavo Frey/George Frey/Sérgio Cardoso / RS/RS/RS / II 16 V / Dallara-Opel / 1m20s475
6) Geciel de Andrade/Bruno Justo / RS/RS /I / MC Tubarão-Audi Turbo / 1m23s234
7) João Catita/Rafael Cardoso / RS/RS / II 16 V. / Spyder Chevrolet / 1m24s982
8) Cali Crestani / RS / II 16 V. /Tornado-Suzuki / 1m25s1199
9) Fernando Poeta/Alexandre Silveira/Carlos Steyer / RS/RS/RS / I / Ferrari 430 / 1m28s707
10) Anderson Toso/Vitor Mezzomo/Vilson Júnior / RS/RS/RS / III /Ford Fusion / 1m29s890
11) Felipe Roso/Vinicius Roso/Cláudio Ricci / RS/RS/RS / II / Maserati / 1m312232
12) Carlos Belleza/Pedro Ávila / RS/RS / IV /Chevrolet Corsa / 1m32s668
13) Délcio Dorneles Neto/Marcelo Dorneles/Renato Dorneles / RS/RS/RS / IV / VW Voyage/ 1m33s570
14) Fabiano Baretta/Márcio Martins / RS/RS / IV / VW Gol / 1m34s914
15) Henry Visconde/Ricardo Landi / SP/SP / III / BMW M3 GTR / 1m36s450
16) Cristiano de Almeida/Rafael Biancini RS/RS / III / Fiat Linea / 1m36s695
17) Airton Diehl/Isadora Diehl/Roberto Trenttin / RS/RS/RS / IV / Gol / 1m41s368
18) Marcelo Botizzo/Francisco Rossi / RS/RS / II 8 V. / Spyder VW 1m412622
19) João Carlos de Andrade/Geciel de Andrade / RS/RS / III / Audi A3 Turbo / S/T
20) José Ribeiro/Nilson Cintra / MS/MS / II 16 V. / MXR Ford Duratec / S/T
21) Márcio da Silva/Cassiano Colla / PR/PR / III / VW Golf 2.0 Turbo / S/T


Fonte:
Confederação Brasileira de Automobilismo
Wagner Gonzalez/Erlon Radl

Problema da Ferrari poderá estar no túnel de vento de Maranello

A Ferrari parece ter dado um passo à frente na identificação dos problemas aerodinâmicos que afetam o 150º Italia. 

Após a introdução de um novo pacote de melhorias nos testes finais de Barcelona não terem trazido as melhorias esperadas, os responsáveis da Ferrari terão revisto todos os processos e chegado à conclusão que o problema se encontra na correlação de dados entre o túnel de vento de Maranello e a pista.

Segundo uma informação do jornal espanhol As, os "problemas estruturais no túnel de vento" - como lhe chamou Domenicali - estarão a refletir-se numa falha na transposição de dados da teoria para a prática. Esta foi uma das conclusões a que os engenheiros de Maranello chegaram depois de analisarem os dados do túnel de vento com os recolhidos na sessão inaugural de treinos livres para o GP da China, ao longo do qual os Ferrari fizeram bastantes testes aerodinâmicos.

Face a isto, a equipe deverá voltar a recorrer às instalações da Toyota, em Colónia, cujo túnel de vento já havia sido utilizado para o desenvolvimento do 150º Italia. As melhorias deverão chegar já no GP da Turquia, próxima prova do Mundial de F1, evento no qual se esperam já alguns novos elementos  e uma melhoria clara em termos de performance.

Fonte: Auto Sport

Super Kart Brasil: Encerrado o primeiro dia de provas no Troféu Gustavo Sondermann

 Destaque da sexta-feira em Interlagos foi a vitória do piloto paraguaio Emílio Gotze na Graduados

A terceira edição do Super Kart Brasil, batizada de Troféu Gustavo Sondermann em homenagem ao piloto falecido há duas semanas vítima de um acidente na Copa Montana, completou nesta sexta-feira as duas primeiras das quatro corridas que vão decidir os campeões do evento.

O período vespertino de provas começou com a categoria mais jovem do SKB, a AMF Super Cadete - destinada aos pilotos com idade entre nove e 11 anos - que viu mais uma vitória do mato-grossense João Pedro Guim. O piloto de Cuiabá não só venceu as duas corridas que abriram o SKB 03, como vem invicto desde a segunda edição, quando foi campeão depois de vencer todas as provas daquele final de semana em janeiro.

"Treino em Interlagos há dois anos e gosto muito dessa pista. Acho que esse é um passo importante para andar bem aqui", comentou Guim sobre sua intimidade com Interlagos. "Estou confiante para o sábado. Meu kart está competitivo e vamos brigar pelo título", completou.

A sequência das provas teve a Itaipava Graduados com vitória de um piloto paraguaio. Emílio Gotze venceu uma intensa disputa contra André Nicastro e Ruben Carrapatoso - que também passaram pela liderança da corrida - para terminar a sexta-feira como quarto no campeonato depois de ter abandonado a primeira corrida.

Passadas as duas primeiras provas, o líder do SKB 03 na Itaipava Graduados é Sérgio Jimenez com um terceiro e um segundo lugares. Apenas um ponto atrás aparece André Nicastro, seguido por Ruben Carrapatoso e Gotze.

Outro piloto que fechou a sexta-feira invicto no SKB 03 foi Fernando Gomes Croce. Pole-position das duas baterias, Croce liderou todas as voltas deste primeiro dia na categoria MG Tires Sênior e entra no dia decisivo com 40 pontos, oito a mais que seu pai, Fernando Croce, que completou as duas provas em segundo lugar.

"Tive um kart muito bom nas duas corridas. Apenas na segunda prova, na metade final, que perdi um pouco de rendimento. Agora vou trabalhar para identificar e resolver esse problema, para que amanhã possa estar novamente na briga pelas vitórias e pelo título", apontou Fernando Gomes Croce.

A categoria Júnior também teve apenas um vencedor nesta sexta-feira. O gaúcho Bruno Bertoncello faturou as duas primeiras baterias desta edição do SKB e lidera o campeonato com 40 pontos. Na vice-liderança aparece o atual campeão da Júnior no Super Kart Brasil, Vítor Baptista, 14 pontos atrás de Bertoncello. Giuliano Raucci completa os três primeiros a apenas um ponto de Baptista.

Encerrando o dia, Danilo Dirani também manteve o domínio na sua categoria, a Stock AIG Shifter Kart. Pole-position e vencedor da primeira bateria, o piloto da Fórmula Truck repetiu a dose na sessão da tarde e se isolou na liderança com 40 pontos. André Nicastro fecha a sexta-feira como vice-líder do SKB com 28 pontos, seguido por Dennis Dirani (22), Guilherme Salas (21) e André Pedralli (17).

"Estou muito satisfeito com a evolução do meu kart especialmente entre os treinos de ontem e a tomada de tempos hoje", comentou Danilo Dirani. "Para amanhã a estratégia é não mexer muito no setup do kart, continuar nesse caminho que encontramos e ver como ele se comporta com os pneus novos na tomada de tempos", completou.

A baixa no Super Kart Brasil 03 foi a presença do atual campeão da Shifter, Felipe Fraga. O tocantinense, cotado entre os favoritos desde os treinos livres, sofreu um acidente nos ensaios da última quarta-feira e, com dores no pescoço, abriu mão da disputa.

A terceira edição do Super Kart Brasil terá sua decisão neste sábado (23) com mais duas corridas de cada classe. O evento está sendo realizado no Kartódromo Ayrton Senna, que fica dentro do complexo do autódromo de Interlagos, e a entrada para o público é franca.

Confira como terminaram as provas da tarde no SKB 03 e como fica a classificação do campeonato:

Resultado das corridas da tarde

Super Cadete - 2ª Prova
1) João Guim, (18 voltas) 16:50.012
2) Gregory Diegues, a 7.436
3) Pedro Cardoso, a 7.702
4) João Vitor Rosate, a 11.395
5) Arthur Leist, a 11.727
6) Felipe Drugovich, a 16.215
7) Hamzi Barakat, a 17.558
8) Augusto Santillan, a 24.539
9) Pedro Campos, a 24.892
10) Eugen Gotze, a 4 voltas

Graduados - 2ª Prova
1) Emilio Gotze, (21 voltas) 18:01.254
2) Sergio Jimenez, a 1.898
3) Ruben Carrapatoso, a 2.701
4) André Nicastro, a 3.054
5) João Archer, a 8.589
6) Victor Caliman, a 9.437
7) Vancler Moreira, a 9.657
8) Matheus Porto, a 10.086
9) Rodrigo Elger, a 13.524
10) Rafael Ferreira, a 21.555
11) Renato Turelli, a 23.252
12) Gustavo Lima, a 1 volta
13) Yuri Cesario, a 2 voltas
14) Eurico Tavares, a 10 voltas
15) Victor Franzoni, a 11 voltas
16) Yago Cesario, a 20 voltas

Sênior - 2ª Prova
1) Fernando Gomes Croce, (20 voltas) 17:32.766
2) Fernando Croce, a 4.764
3) Renato Russo, a 8.036
4) Diogo Zucarelli, a 8.998
5) Antonio Ventre, a 12.534
6) Maique Paparelli, a 18.109
7) Jorge Borelli, a 25.783
8) Daniel Croce, a 4 voltas
9) João Resegue, a 4 voltas
10) Ussama Ferdinian, a 10 voltas
11) Marcelo Meneghel, a 17 voltas
12) Dudu Dieter, a 18 voltas

Júnior - 2ª Prova
1) Bruno Bertoncello, (20 voltas) 17:52.536
2) Giuliano Raucci, a 1.659
3) Vitor Baptista, a 7.281
4) Yurik Carvalho, a 7.827
5) Leonardo Gimenes, a 11.570
6) Sergio Sette, a 12.187
7) Gabriel Fernandes, a 13.111
8) Gabriel Sereia, a 13.318
9) Igor Melo, a 14.674
10) Vinicius Papareli, a 15.348
11) Leonardo Raucci, a 20.860
12) José Augusto, a 21.054
13) Renato Junior, a 23.576
14) Matheus Leist, a 26.793
15) Victor Miranda, a 2 voltas
16) Gabriel Robe, a 4 voltas
17) José Fortunato, a 9 voltas

Shifter - 2ª Prova
1) Danilo Dirani, (21 voltas) 17:46.333
2) André Nicastro, a 2.559
3) Guilherme Salas, a 8.684
4) André Pedralli, a 8.854
5) Denis Dirani, a 18.130
6) Renato Russo (S), a 19.631
7) Fernando Penna (S), a 19.878
8) Bruno Ferreira, a 20.203
9) Leonardo Jafet, a 21.559
10) Luiz Souza (S), a 36.225
11) Jorge Borelli (S), a 39.051
12) Felipe Marra, a 41.173
13) Hybernon Cysne (S), a 44.111
14) Rafael Suzuki, a 2 voltas
15) Galid Osman, a 7 voltas
16) Alexandre Ruiz, a 9 voltas

Classificação de cada categoria após duas provas (Extra-oficial)

AMF Super Cadete
1) João Pedro Guim, 25 pontos
2) Gregory Diegues, 20
3) Pedro Cardoso, 16
4) João Rosate, 14
5) Arthur Leist, 12
6) Felipe Drugovich, 10
7) Hamzi Barakat, 8
8) Augusto Santillan, 6
9) Pedro Campos, 4
10) Eugen Gotze, 2

Itaipava Graduados
1) Sérgio Jimenez, 30 pontos
2) André Nicastro, 29
3) Ruben Carrapatoso, 28
4) Emílio Gotze, 25
5) João Archer, 18
6) Victor Caliman, 15
7) Matheus Porto, 14
8) Vancler Moreira, 8
9) Yago Cesário, 4
10) Rodrigo Elger, 4
11) Eurico Tavares, 3
12) Gustavo Lima, 2
13) Rafael Ferreira, 2
14) Victor Franzoni, 1

MG Tires Sênior
1) Fernando Gomes Croce, 40 pontos
2) Fernando Croce, 32
3) Antonio Ventre, 20
4) Renato Russo, 16
5) Diogo Zucarelli, 16
6) Maique Paparelli, 15
7) Daniel Croce, 12
8) Jorge Borelli, 11
9) Dudu Dieter, 10
10) Marcelo Meneghel, 4
11) João Resegue, 4
12) Ussama Ferdinian, 3

Júnior
1) Bruno Bertoncello, 40 pontos
2) Vítor Baptista, 26
3) Giuliano Raucci, 25
4) Leonardo Gimenes, 20
5) Yurik Carvalho, 17
6) Vinícius Paparelli, 14
7) Gabriel Sereia, 12
8) Sérgio Sette, 10
9) Gabriel Fernandes, 9
10) Renato Júnior, 4
11) Igor Melo, 4
12) Gabriel Nascimento, 2

Stock AIG Shifter Kart
1) Danilo Dirani, 40 pontos
2) André Nicastro, 28
3) Dennis Dirani, 22
4) Guilherme Salas, 21
5) André Pedralli, 17
6) Galid Osman, 12
7) Renato Russo, 10
8) Fernando Penna, 8
9) Bruno Ferreira, 8
10) Leonardo Cordeiro, 6
11) Rafael Suzuki, 4
12) Leonardo Jafet, 4
13) Luís Sousa, 2
14) Alexandre Ruiz, 1

Fonte: Inova

quinta-feira, abril 21, 2011

O rápido e os estudiosos: O ônibus escolar a 590km/h


É o ônibus amarelo de uma tradicional escola americana, exceto este foi equipado com o motor de um avião a jato Phantom para dar-lhe uma velocidade máxima de 590 km / h .
Criada e dirigida pela adrenalina-junkie Stender Paul e sua equipe na Indy Boys, em Indianápolis, EUA, o ônibus chama-pintada é feito sob encomenda a partir de uma mistura de materiais artesanais e de componentes de aeronaves avançadas.
Ah, e é cerca de 170 km / h mais rápido que um Bugatti Veyron. Interessado?

Bia Figueiredo no Brasil para corrida da Indy em São Paulo

 Ana Beatriz Figueiredo, piloto da Ipiranga Dreyer & Reinbold Racing, já está no Brasil para participar da Itaipava São Paulo Indy 300 presented by Nestlé, quarta etapa do campeonato da Fórmula Indy, que será realizado no Circuito Anhembi, nas ruas da região Norte da capital paulista, incluindo a pista do Sambódromo, em 30 de abril e 1º de maio.

“Estou muito feliz por estar aqui. Adoro correr em São Paulo. Todas as provas são emocionantes, mas, para mim, esta é mais. Tenho o carinho da família, dos amigos e dos fãs brasileiros, que são especiais. Os pilotos da Indy adoraram correr no Brasil e estão loucos para chegar aqui. Tenho certeza que a SP Indy 300 será uma grande festa”, diz ela.

Desde que chegou, na última terça-feira, Bia Figueiredo está se dividindo entre a manutenção da fisioterapia para recuperação da mão direita fraturada e operada há poucas semanas, seu preparo físico habitual, de três horas diárias, todas as tarefas que envolvem a participação em uma prova no seu país, o trabalho de divulgação da corrida e o atendimento à imprensa brasileira.

Na próxima semana, ela terá dois compromissos especiais. Na tarde de quarta-feira, 27, na qualidade de embaixadora da Racing for Kids, entidade beneficente apoiada pela Indy, ela visitará a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). Na tarde de terça-feira, 26, visitará a GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), a convite da entidade.

Na terça-feira de manhã, Bia, que é corinthiana, visitará o Museu do Futebol, uma das atrações especiais da capital paulista, com outros pilotos da Indy. E neste sábado de Aleluia, a partir das 18h30, a pilota da Ipiranga Racing, que jogou futebol na infância e aprecia o esporte, estará ao vivo na rádio BandNews FM, atuando como comentarista da transmissão de Corinthians x  Oeste, nas quartas de final do Campeonato Paulista.

FOTOS
Bia Figueiredo 2011 - crédito: Miguel Costa Jr.

Fonte: 
Estela Craveiro
MTb 15.590/SP 
IMPRENSA BIA RACING 

Hyundai i30 conquista prêmio Best Cars 2011como melhor Hatch médio

O Hyundai i30 mostrou que é o hatch médio que mais agrada os consumidores no mercado brasileiro. Depois de conquistar o primeiro lugar na preferência dos ingleses, superando as marcas mais luxuosas e tradicionais da Inglaterra, em pesquisa realizada pela revista Auto Express, o sul-coreano reforça o rótulo de favorito.

Em evento realizado na terça-feira (19), o i30 se destacou entre os veículos finalistas e  conquistou o prêmio Best Cars 2011 na categoria hatch médio, sendo o veículo mais votado pelos leitores da revista Carro, do grupo Motorpress, obtendo 29,7 % dos votos.

O prestígio é ainda maior se tratando de uma das premiações mais democráticas que reflete a opinião dos eleitores da publicação. Os veículos concorrentes foram divididos em 11 categorias.  Ao todo, a revista recebeu mais de 10 mil cupons que foram enviados para a sede da Motorpress, em Stturtgart, onde foram tabulados cinco mil votos.

 i30 - Robusto e elegante

Criado no estúdio de design da Hyundai na Alemanha, o hatch médio i30 chegou ao Brasil em maio de 2009 e agitou o todo o mercado. Com linhas robustas e um elegante toque esportivo, o carro chegou com a missão de repetir o sucesso da Tucson, concebido para proporcionar prazer ao dirigir.

O modelo é um sucesso de vendas desde seu lançamento no mercado brasileiro. No primeiro trimestre de 2011, o modelo acumulou 9.861 unidades vendidas no País e registrou um market share de 45% do seu segmento. No acumulado do ano passado, o i30 manteve a liderança do segmento com 35.935 unidades vendidas e um market share de 42,6% do segmento. O i30 vendeu 25.121 unidades a mais que o segundo colocado em sua categoria.

Entre os atrativos, além dos imbatíveis cinco anos de garantia, o i30 traz conteúdo de série bem acima do oferecido pela concorrência. Em abril do ano passado, o i30 ganhou na categoria hatch esportivo o Prêmio Automotivo 2010, promovido pelo caderno Automóvel do jornal Diário do Nordeste, sediado em Fortaleza. No mesmo evento a Hyundai também conquistou o prêmio com a Tucson na categoria SUV Médio. Ambos os carros tiveram mais de 35% dos votos.

Fonte: Hyundai Caoa

Amir Nasr Racing marca presença na Copa Petrobras de Marcas com um modelo Ford Focus

 Equipe de Brasília garantiu lugar no grid da categoria que faltava para o automobilismo brasileiro; campeonato envolvendo montadoras começa no dia 29 de maio, em Curitiba

SÃO PAULO - A Copa Petrobras de Marcas vai ganhar um forte reforço entre as equipes da primeira temporada. Com sede em Brasília e bastante tradição no automobilismo nacional, a Amir Nasr Racing garantiu presença. Ainda sem pilotos definidos, o time irá defender as cores da Ford com o modelo Focus. "Fiquei interessado em participar desde o ano passado. Agora já chegamos a um acordo com a Vicar (promotora da categoria) e estamos nos preparando para fornecer um bom equipamento para os pilotos que chegarem", definiu o próprio Amir Nasr, o dono da escuderia que existe há 31 anos.

Um campeonato de marcas, com o envolvimento das montadoras, no caso da Ford, Chevrolet e Honda, era um desejo antigo dos chefes de equipe. A última vez que o Brasil contou com isso foi ainda na década de 1990. "Um campeonato de marcas é a principal competição em qualquer país do mundo onde o automobilismo é forte. Seja na Inglaterra, na Austrália, na Argentina...", analisa Amir, que já foi piloto, se formou em matemática e depois começou a dirigir seu próprio time. "Não sei como a gente aqui ficou tanto tempo sem ter uma disputa envolvendo as montadoras. Foi muito bom saber que isso saiu do papel."

Amir Nasr não vê problemas em admitir que tem pouca experiência com os carros de tração dianteira, como os da Copa Petrobras de Marcas. Para ele, é a competência que conta no início de um trabalho - assim como já fez na Fórmula 3 Sul-Americana e também na Stock Car. "No ano que entramos na Stock Car, em 2005, já fizemos pole, lideramos corrida... Era um desafio também, e agora com o Marcas não será diferente. Vamos encarar o trabalho e tenho certeza que partiremos no mesmo caminho, sempre buscando melhorar e brigar pelas vitórias", garante Amir.

Com a experiência de quem já formou e trabalhou com muitos pilotos de prestígio (Hélio Castro Neves, Bruno Junqueira, Tarso Marques, Vitor Meira, Cristiano da Matta, entre outros), a equipe Amir Nasr tem certeza que poderá colocar em prática o conhecimento no automobilismo. Para Amir Nasr, o sucesso vem mais fácil quando se trabalha em função do piloto. Quanto maior a participação e interação, maior o retorno e o aprendizado, e assim o caminho para as vitórias poderá ser facilitado.

"Nossa filosofia é sempre direcionar nossas atividades em função de quem está conosco. O piloto que chegar irá perceber que somos diferentes, nem melhor ou pior que ninguém. Mas nosso time é sério e descontraído ao mesmo tempo. Sempre preguei que a equipe tem de girar em torno do piloto, não importa quem seja", garante. "A gente é obrigado a suprir suas necessidades e deficiências. E nada melhor que fazer isso em um novo campeonato, cheio de desafios e possibilidades de evoluir. É assim que eu sei trabalhar", finaliza Amir Nasr, de 48 anos.

A Copa Petrobras de Marcas chega para suprir uma lacuna no automobilismo brasileiro que vem desde 1994, ano do último campeonato forte envolvendo as montadoras na competição. Em 2011, além da Ford, a Honda vai colocar nas pistas seu modelo Civic, enquanto a Chevrolet usará o Astra.

Os carros serão preparados a partir dos modelos de fábrica, dentro das normas da FIA. Os pneus serão Pirelli, com rodas OZ, freios da AP, caixa de transmissão Xtrac, enquanto os motores serão Berta S/A (cerca de 280 HP), alimentados com gasolina Petrobras Pódium e lubrificante Lubrax.

Serão oito etapas, todas disputadas em rodada dupla com cada bateria limitada em 25 minutos. A primeira está programada para o dia 29 de maio no Autódromo Internacional de Curitiba.

Calendário 2011 da Copa Petrobras de Marcas:
29 de maio - Curitiba (PR)
12 de junho - Tarumã (RS)
17 de julho - São Paulo/alternativo
31 de julho - Rio de Janeiro (RJ)
21 de agosto - Velopark, Nova Santa Rita (RS)
25 de setembro - Rio de Janeiro (RJ)
30 de outubro - Brasília (DF)
20 de novembro - Curitiba (PR)

Fonte: Vicar

Audi vence em duas categorias do prêmio “Best Cars 2011”

• Audi A4 e Audi R8 Spyder são eleitos os melhores nos segmentos carro de Luxo e carro Esportivo
• Eleição realizada pela revista Carro premia 10 melhores carros em 17 categorias

O A4 e o Audi R8 Syder foram considerados os melhores veículos do segmento carro de Luxo e carro Esportivo, respectivamente, e receberam na noite de ontem (19.04) o  “Best Cars 2011“ –  um dos principais premios do setor automotivo do País. Realizada pela revista Carro, a premiação elegeu os melhores automóveis do mercado brasileiro em 17 categorias.

“Temos o objetivo de sempre oferecer aos nossos clientes veículos na vanguarda da tecnologia, esportividade e sofisticação. Receber uma das mais importantes premiações do segmento no Brasil demonstra o sucesso desta estratégia e reforça o prestígio da marca”, afirma Leandro Radomile, diretor comercial da Audi Brasil, ao receber os prêmios.

Os Eleitos
Eleito o melhor carro no segmento de Luxo de 2011, o A4 está em sua oitava geração. Seu design é marcado por contornos exteriores bem definidos, com superfícies esculpidas e linhas que destacam as laterais do modelo. É equipado com a tração quattro® como item de série, em sua versão mais completa, conta com luminosidade e espaços compatíveis a veículos de luxo. Os 908 milímetros para acomodar as pernas dos passageiros de trás, posiciona o modelo no topo em termos de conforto relacionado ao espaço interno. Com motor 3.2 FSI de 265 hp, o carro acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos.

Já o potente Audi R8 Spyder foi eleito o melhor veículo da categoria carro Esportivo. Com design impressionante e performance extremamente esportiva, o Audi R8 Spyder 5.2 FSI quattro é uma interpretação fascinante e única do que existe de melhor em termos de dinamismo e sofisticação. O motor 5.2 FSI quattro possui dez cilindros em V, aspirado, que produz 525 cavalos de potência a 8.000 rpm e 530 Nm de torque, a 6.500 rpm. Tem cárter de alumínio e é montado artesanalmente, conforme reza a tradição Audi nas pistas de corrida. O conversível acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos, e atinge a velocidade máxima de 313 km/h.

Fonte:
In Press Porter Novelli 

GP2 conclui pré-temporada em Barcelona

Único brasileiro no grid, Luiz Razia faz simulação de duas corridas nesta quarta e se diz confiante para o novo campeonato

A GP2 encerrou nesta quarta-feira, no circuito de Barcelona, a última sessão de testes coletivos que antecede o início da temporada 2011, marcada para os dias 6, 7 e 8 de maio na Turquia. A bordo do carro do estreante Team AirAsia, Luiz Razia completou 73 voltas, avaliando componentes que serão usados na rodada dupla de abertura do campeonato.

Usando acertos completamente diferentes, Razia e seu parceiro, o italiano Davide Valsecchi, andaram o tempo todo entre os primeiros e não tiveram problemas mecânicos, resultado que foi exaltado pelo time júnior do Team Lotus, estreante na principal divisão de acesso à Fórmula 1. "Ambos os pilotos estão muito felizes, trabalhando bem juntos e trocando informações. O carro e o time estão afinados e isso me deixa feliz e confiante", disse o chefe do time, Phil Spencer.

Razia partilha da mesma opinião: "Toda equipe nova tem um início difícil, com todos se conhecendo. O trabalho vem rendendo frutos além do esperado, andando sempre entre os dez em uma categoria onde o patamar é bem alto. Espero que continue assim. Hoje fizemos duas simulações de corrida, com estratégias diferentes, e colhemos muitas informações."

Terceiro piloto do Team Lotus na F-1, o baiano de 22 anos se diz mais preparado e confiante para esta nova temporada, uma vez que acumulou bastante quilometragem também de F-1 no intervalo entre as temporadas. "Estou mais tranquilo que nos anos passados. O Team Lotus bota mais pressão, mas estou mais experiente. As coisas não são mais novas e sei o que tenho de fazer. Agora é trabalhar junto à equipe e andar o fim de semana na frente", completa.

Visite o site (www.luizrazia.com) e siga Luiz Razia no Twitter (http://www.twitter.com/luizrazia) para ficar por dentro de todas as informações e do dia-a-dia do piloto.

Fonte:
MS2 Comunicação 

FORD LANÇA O MONDEO COM MOTOR ECOBOOST E ANUNCIA 15 NOVOS MODELOS NO SALÃO DE XANGAI 2011

A Ford e seus parceiros anunciaram no Salão de Xangai 2011 o plano de lançar 15 novos veículos na China até meados da década. O Mondeo 2011 com motor EcoBoost é a principal novidade da mostra que exibe também os elétricos e híbridos Focus Electric, C-MAX Energi e Fusion Hybrid, além do conceito Vertrek e do Edge V6.

            "Estamos orgulhosos e satisfeitos de anunciar hoje nosso plano de expansão acelerada na China, com o lançamento de 15 veículos totalmente novos da geração One Ford até 2015", disse Joe Hinrichs, presidente da Ford Ásia Pacífico e África e CEO da Ford China.     "Este plano reforça o nosso compromisso de oferecer uma gama completa de veículos aos novos consumidores de carros da China, o maior e mais atraente mercado automotivo do mundo. Os novos modelos vão fortalecer significativamente a presença da Ford nos segmentos onde já atua e dar um novo impulso ao seu crescimento em outros", explicou Hinrichs.

            Os 15 novos veículos fazem parte do plano da Ford de introduzir 50 novos produtos e motorizações na região da Ásia Pacífico e África nos próximos quatro anos. "Além do novo Ford Focus, o primeiro desses lançamentos, estamos anunciando a produção da nova geração do Ford Kuga na China", completou o executivo. A Ford também planeja mais do que dobrar o número de distribuidores na China até o meio da década.

Futuro verde e brilhante
A Ford tem uma imagem ligada a produtos de alta qualidade, sustentáveis, seguros e criativos. Essas características ficarão mais fortes quando a marca apresentar suas novas tecnologias de energia em Xangai. Projetadas para oferecer uma alternativa real de economia de combustível no futuro, elas estão presentes no novo Focus Electric, primeiro carro elétrico de passageiros da Ford, no C-MAX Energi, primeiro híbrido elétrico "plug-in" da marca, e no novo Fusion Hybrid, já lançado no Brasil. Esses três veículos mostram as tendências tecnológicas que a Ford está desenvolvendo para transformar a sua linha de produtos.

            Outra novidade da mostra é o Ford Vertrek, conceito com design inovador que traz uma visão futurista de utilitário esportivo compacto. "Com o crescimento acelerado do segmento de utilitários esportivos na China, estamos entusiasmados com a oportunidade de apresentar o conceito Vertrek em Xangai. Acreditamos que ele vá atrair muitos visitantes, blogueiros e repórteres, já que muitas de suas características serão incorporadas à nova geração de utilitários esportivos a ser produzida na China", completou.

            Com 17 modelos na mostra, a linha de produtos da Ford é uma das maiores já produzidas, revelando a importância do mercado automotivo chinês. Cerca de 700 mil pessoas são esperadas no evento, que será aberto de 21 a 28 de abril.

Novos veículos e tecnologias
            O Mondeo 2011, lançado no salão, é o primeiro modelo equipado com o premiado motor EcoBoost a chegar ao mercado chinês. Além de gerar mais torque e potência com economia de combustível, ele também produz menos emissões. O novo utilitário esportivo Ford Edge é outro modelo que promete fazer sucesso entre o número crescente de fãs dessa categoria na China. Desde o seu lançamento em janeiro, o Edge 3.5 V6 Ti-VCT já venceu diversos prêmios e registra alta procura.

            O Fiesta Sport+ também está no estande, com novas saias frontais e traseiras e a estreia da cor Blush. Linhas tradicionais, como o Ford Focus e o S-Max, são outros produtos de destaque em Xangai, trazendo tecnologias inovadoras de conectividade com o motorista, como o SYNC com MyFord Touch.

            Diversas telas interativas de informação e entretenimento foram montadas para mostrar a qualidade, sustentabilidade, segurança e criatividade dos produtos da marca. Um miniteatro em 3D, um simulador de rali do Fiesta, um videogame de direção defensiva e um teatro montado dentro do Ford Edge são outras atrações preparadas para o público.


Fonte: Imprensa Ford