
Xandy/Mattheis vencem novamente e assumem a liderança. Categoria teve pai e filho no pódio
Em uma corrida bastante movimentada por várias trocas de posição, a dupla Xandy Negrão/Andreas Mattheis repetiu o desempenho da primeira prova deste domingo e ficou com a vitória também na oitava etapa do Brasil GT3 Championship no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. A dupla assumiu assim a liderança no campeonato com 63 pontos contra 57 de Alceu Feldmann/Paulo Bonifácio, os antigos líderes, que não terminaram as duas provas devido à quebra do motor por superaquecimento. Faltando agora apenas a rodada dupla de Interlagos para o encerramento do campeonato, as duas equipes devem travar um duelo acirrado pelo título. Mais do que isso, Feldmann e Boni agora estão na alça de mira da dupla Walter Derani/Claudio Ricci (Ferrari F430), que depois da rodada goiana passaram a somar pontos suficientes para sonhar com o vice-campeonato.
"Foi uma vitória suada nessa pista, que oferece muitas possibilidades de disputa e brigas por posições", lembrou Negrão. "Assim que assumi o carro e deixei os boxes, a pista ficou estreita quando tentei passar o Walter (Derani), mas mesmo assim consegui e então passei a me concentrar em administrar o ritmo e segurar o carro na pista", contou Mattheis, referindo-se ao duelo que travou com o piloto paulista do Ferrari F430.

Um dos destaques do dia foi o ex-piloto de Fórmula 1 Roberto Moreno. Ele largou na pole-position com seu Ferrari F430, tendo Xandy Negrão em seu retrovisor o tempo todo. Mais atrás, Cláudio Ricci, que largou em oitavo, ganhou várias posições e na quinta volta superou Alencar Junior para assumir a terceira posição. Na volta seguinte, Negrão ultrapassou Moreno e Valdeno Brito colocou o Porsche 997 na quarta posição ao também superar o goiano Alencar Junior.
Ao colocar uma volta no Viper de Sergio Lúcio, Roberto Moreno reiniciou a disputa pela primeira posição e assumiu novamente a ponta no 16º giro. Na volta seguinte, foi a vez de Ricci ultrapassar o carro de Negrão, pouco antes da abertura da janela obrigatória de tempo para a troca de pilotos (aos 23 minutos de prova).

A corrida seguiu com pilotos lutando contra a falta de aderência no asfalto, gerada pelo calor e pela deterioração do próprio piso que desde sábado se esfarelava em alguns pontos. Fábio Casagrande (parceiro do estreante local Sérgio Lúcio), Marcelo Fernandes (Sérgio Laganá) e até Rafael Derani rodaram na pista. O piloto do Ferrari amarelo, parceiro do goiano Alencar Junior, se recuperou e ultrapassou Carlos Cresco (companheiro de Moreno) a três voltas do fim e assim garantiu o terceiro lugar e o pódio.
Rodada final – Um dos dramas do final de semana foi a quebra do motor do Lamborghini Gallardo da dupla Feldmann/Bonifácio. Sofrendo com o forte calor que dominou os trabalhos em Goiânia – temperatura ambiente oscilando entre 35oC e 37oC e no asfalto passando dos 60oC segundo medição das equipes – o Lambo teve superaquecimento que destruiu suas peças internas ainda na primeira corrida do dia. A equipe não conseguiu trocar o propulsor a tempo e isso resultou em um desastre em termos de luta pelo título. O time, que liderou a classificação desde a primeira corrida, agora terá que recuperar o prejuízo na rodada dupla final em Interlagos nos dias 1º e 2 de dezembro.
Resultado da 7ª corrida:
1º) Andreas Mattheis/Xandy Negrão (VC), 39 voltas em 1h00s29s521 (média de 148s34 km/h)
2º) Rafael Derani/Alencar Jr. (F4), a 31s755
3º) Antonio Hermann/Valdeno Brito (P9), a 48s995
4º) Carlos Crespo/Roberto Pupo Moreno (F4), a 1min05s416
5º) Walter Derani/Cláudio Ricci (F4), a 1min07s087
6º) Renato Cattalini/Luís Otávio Paternostro (F4), a 1min20s265
7º) Sérgio Laganá/Marcelo Fernandes (F4), a 1 volta
8º) Paulo Bonifácio/Alceu Feldmann (LG), a 9 voltas
Resultado da 8ª corrida:
1º) Xandy Negrão/Andreas Mattheis (VC), 37 voltas em 59min01s507 (média de 144,23 km/h
2º) Cláudio Ricci/Walter Derani (F4), a 44s348
3º) Alencar Jr./Rafael Derani (F4), a 59s115
4º) Roberto Pupo Moreno/Carlos Crespo (F4), a 1min00s861
5º) Luís Otávio Paternostro/Renato Cattalini (F4), a uma volta
6º) Marcelo Fernandes/Sérgio Laganá (F4), a uma volta
7º) Fábio Casagrande/F. Lúcio (VC), a duas voltas
Não classificado: Valdeno Brito/Antonio Hermann (P9), a 15 voltas
LEGENDA:
VC: Viper Coupé
F4: Ferrari 430
LG: Lamborghini Gallardo
P9: Porsche 997
Classificação do Campeonato após oito etapas:
1º) A.Mattheis / X.Negrão (Lamborghini/Viper), 63
2º) P.Bonifacio / A.Feldmann (Lamborghini Gallardo), 57
3º) W.Derani / C.Ricci (Ferrari F430), 48
4º) A.Mazzochi / R.Matias (Dodge Viper Coupé), 32
5º) R.Derani / Alencar Jr (Ferrari F430), 30
6º) L.Paternostro / R.Catallini (Ferrari F430), 25
7º) A.Hermann (Porsche 997 GT3), 20
8º) L.Kaesemodel (Porsche 997 GT3), 15
9º) M.Fernandes / S.Laganá (Ferrari F430), 11
10º) R.Moreno / C.Crespo (Ferrari F430), 10 pontos
11º) P.Tarso / L.Burti (Dodge Viper Coupé), 7
12º) F.Casagrande (Dodge Viper Coupé) e Valdeno Brito (Porsche 997 GT3), 6
13º) A.Collares (Dodge Viper Coupé), 4
14º) Sergio Lúcio, 2
Fotos: Miguel Costa Junior
Rodolpho Siqueira, Cleber Bernuci e Caio Moraes
Press Consultoria Ltda.
Rodolpho Siqueira, Cleber Bernuci e Caio Moraes
Press Consultoria Ltda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário