COMPRE AGORA

sábado, fevereiro 11, 2006

F3 SUL-AMERICANA: RAZIA VOLTA A TREINAR EM BRASÍLIA DEPOIS DE QUATRO MESES


Piloto baiano radicado no Distrito Federal não testava no Autódromo Nelson Piquet desde outubro do ano passado

Dando seqüência ao programa de testes de pré-temporada da Dragão Motorsport para o Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3, o piloto baiano radicado em Brasília, Luiz Razia, volta à ativa neste sábado e domingo (12 e 13/2) para mais dois dias de treinos no Autódromo Nelson Piquet, na Capital Federal, com o Dallara-Berta que usará em sua segunda temporada na categoria mais veloz do continente.

Pouco mais de uma semana depois de baixar o tempo da pole position do ano passado na pista de Curitiba, e de realizar um ensaio especial encomendado pela Pirelli, em São Paulo, Razia retorna ao circuito em que completou perto de 10 mil quilômetros de testes para trabalhos específicos de desenvolvimento de motor e suspensão.

Os treinos deste fim de semana representam ainda o fim de um período de quatro meses que o piloto atravessou sem realizar nenhum teste na Capital Federal. Desde a primeira semana de outubro do ano passado, que antecedeu a etapa de Tarumã, no Rio Grande do Sul, Razia não acelerava na pista em que detém o recorde oficial da pole position desde 2005.

"Não fizemos nenhum teste particular depois da etapa de Tarumã, e por esse motivo, apesar do circuito de Brasília ser sede da minha equipe para treinos, não dou sequer uma volta pelo autódromo há muito tempo. Mas como conheço muito bem essa pista, ela é a ideal para trabalhos específicos como estes de motor e suspensão. Temos as reações do carro registradas em várias condições de pista e, por esse retrospecto, podemos estudar melhor a evolução do conjunto", explicou o piloto.

Natural de Barreiras, no Oeste da Bahia, Razia mudou-se para Brasília quando passou a correr de kart. A proximidade entre sua casa e o autódromo Nelson Piquet fez com que o piloto optasse por fazer deste circuito sua sede oficial de treinos no ano de 2005, apesar da equipe Dragão Motorsport ser sediada em São Paulo. Para este ano, no entanto, com o objetivo de economizar custos de transporte do carro e demais equipamentos, ele fará a maioria de seus treinos no Autódromo de Interlagos, cujo portão de entrada fica localizado a cerca de 200 metros da sede da Dragão Motorsport.

"É mais fácil o piloto se deslocar do que a equipe", falou Razia. "Por uma questão de economia, faremos mais testes em São Paulo neste ano, uma pista que também é muito técnica. Isso significa que este domingo será nosso último treino aqui em Brasília antes do dia 18 de agosto, quando começa a programação oficial para a 10ª e a 11ª etapas da Fórmula 3", acrescentou o piloto.

De acordo com o regulamento da categoria para 2006, os pilotos e equipes têm até o dia 12 de fevereiro para treinar livremente em qualquer autódromo do continente. Depois disso, precisam escolher uma pista sede para os treinos realizados ao longo da temporada. O objetivo da restrição é, justamente, o de evitar que equipes com mais poder financeiro possam desenvolver seus carros para todas as pistas da temporada, e desequilibrar a disputa. Em 2005, a Fórmula 3 Sul-Americana teve sete vencedores diferentes em 18 corridas disputadas. Luis Razia venceu duas vezes, subiu outras cinco ao pódio e conquistou dois recordes de pista (em Córdoba e Brasília).

Inova Comunicação – Rafael Durante
Foto: Fabio Oliveira

Nenhum comentário: