COMPRE AGORA

sábado, fevereiro 25, 2006

F-3 SUL-AMERICANA: RAZIA DIZ QUE CARRO EVOLUIU MAIS ALGUNS PASSOS APÓS ÚLTIMO TESTE


Câmbio e suspensão foram o foco da Dragão Motorsport no último treino do piloto baiano antes do carnaval, e o primeiro em São Paulo após a escolha do Autódromo de Interlagos como sede da equipe em 2006

Depois de realizar um de seus melhores treinos na pré-temporada da Fórmula 3 Sul-Americana – quando baixou o tempo da pole position no Autódromo Nelson Piquet, em Brasília, há pouco mais de uma semana –, o piloto baiano radicado no Distrito Federal, Luiz Razia, voltou à pista na última quinta-feira (23) para mais um dia de testes de desenvolvimento de suspensão com a Dragão Motorsport.

O piloto e a equipe realizaram no Autódromo de Interlagos o último ensaio antes do feriado do carnaval, e também o primeiro treino do grupo em São Paulo após a definição do circuito como sede da Dragão Motorsport na temporada. "Na parte da manhã fizemos testes de suspensão e o carro evoluiu mais alguns passos. Fiquei muito perto do tempo da pole position do ano passado, mas com a pista em condições bastante ruins por causa da chuva do dia anterior", revelou o piloto.

No período da tarde, a Dragão Motorsport testou diferentes relações de marcha no carro do piloto baiano, que aos 17 anos de idade soma duas vitórias na categoria mais rápida do continente e é reconhecido como grande promessa da temporada. "Estamos fazendo uma pré-temporada bastante consistente. O treino em São Paulo foi produtivo não só para o Razia, mas também para o restante da equipe, já que também evoluímos bastante com o Fábio Beretta", contou Luiz Trinci, o Dragão, chefe da equipe.

A temporada de 2006 da Fórmula 3 Sul-Americana começa com uma rodada dupla nos dias 25 e 26 de fevereiro, no Autódromo de Pinhais, na Grande Curitiba.

Inova Comunicação – Rafael Durante

F-3: JIMENEZ NÃO TERÁ CARRO ATUALIZADO NOS TESTES

Fábrica italiana Dallara tem muitos pedidos. E, sem patrocínio,
brasileiro só pôde confirmar sua inscrição na categoria espanhola na última hora

Pelo menos por enquanto, o superkartista brasileiro Sérgio Jimenez terá que continuar a medir forças com seus rivais utilizando um carro inferior, até praticamente as vésperas da abertura do Campeonato Espanhol de Fórmula 3, marcada para o dia oito de abril, em Valência. O motivo é uma lei do mercado: quem encomendou o equipamento antes, vai receber primeiro. Sem patrocínio – fato que emperrou sua carreira até 2005 –, Jimenez teve sua inscrição no torneio confirmada tardiamente, entrando na fila de entrega da versão 2006 do chassi Dallara no limite do prazo. Isso, no entanto, não desanima o piloto que conquistou nove títulos do Campeonato Paulista (o principal do país) e cinco do Brasileiro de Kart – além de cerca de outros 20 títulos da modalidade.

"Até que eu estou indo bem, não acha?", comenta Jimenez, que vem utilizando um carro da classe B da F-3, versão do ano 2000. "Claro que fico preocupado com o acerto do carro, especialmente nas etapas iniciais, pois terei que correr ‘atrás do prejuízo’ enquanto outros rivais estarão dando seguimento ao desenvolvimento que terão feito nos treinos coletivos. Mas o mais importante, acho eu, é conhecer bem o traçado das pistas, pois eu nunca corri em nenhuma delas. Isso, com certeza, posso fazer bem com o carro da classe B. Mas, mesmo com este atraso, estou feliz com o que conseguimos até agora."

De fato, Jimenez tem surpreendido em sua nova fase européia. Nos dois treinos coletivos extra-oficiais realizados em Albacete (Espanha) e Estoril (Portugal), o piloto brasileiro ficou com o quarto lugar entre os participantes, a apenas 0s4 e 0s3 do líder, respectivamente, em cada prática. "O fato é que estamos sendo competitivos mesmo com equipamento defasado. E, por isso, eu agradeço muito à experiência dos pessoal da equipe Racing Engineering: sei que vamos chegar à primeira corrida brigando por bons resultados", frisa Jimenez. "Um ponto positivo é que a suspensão e os amortecedores são os mesmos, e isso está me ajudando a entender com precisão como é a reação do F-3 da classe A, apesar de estar usando um classe B. No fim das contas, o que importa é que a avaliação da equipe é que estamos indo bem. E eu acredito que eles têm razão. Se Deus quiser, teremos um grande ano nesta categoria."

Sérgio Jimenez esteve afastado das corridas de automóvel por duas temporadas, justamente por falta de apoio financeiro. Neste período, deu continuidade à sua carreira no kartismo – estabelecendo padrões que hoje são parâmetro para as novas gerações da modalidade. No final de novembro, ele foi convidado a participar de uma seletiva financiada pela Repsol, multinacional espanhola da área de combustíveis. Vencedor da seletiva, o brasileiro recebeu como prêmio uma quantia equivalente a ¼ da temporada da F-3. Mas a equipe Racing Engineering não pôde confirmar sua participação até que ele conseguisse verba para pelo menos 50% das corridas. Isso só aconteceu no final de janeiro – e só então seu carro foi encomendado.

"No fim de 2003, quando eu não tinha mais patrocínio, decidi não ficar reclamando da vida e trabalhar duro para ser piloto profissional", diz Jimenez. "Foi o que fiz, e por isso continuei no kart. Foi graças a esta decisão que eu cheguei até aqui, que me deram esta chance – e eu vou agarrá-la como se fosse a última da minha carreira. Não será a primeira nem a última oportunidade que estarei em desvantagem. Acho que é nessas horas que você mostra para a sua equipe que merece o trabalho que todos fazem por você."

Rodolpho Siqueira e Rafael Durante

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

FORMULA 1: BUTTON É O MAIS RÁPIDO DA QUINTA-FEIRA EM BARCELONA






JENSON BUTTON DA HONDA RACING, FEZ O MELHOR TEMPO NESTA QUINTA-FEIRA , NOS TESTES COLETIVOS DA FORMULA 1, NO AUTÓDROMO DE BARCELONA. O INGLÊS CRAVOU A MARCA DE 1min13s935, PERCORRENDO 116 VOLTAS NO TRAÇADO ESPANHOL.RUBENS BARRICHELLO , TAMBEM DO TIME NIPÔNICO, FICOU NOVAMENTE ATRÁS DE SEU COMPANHEIRO DE EQUIPE, O BRASILEIRO FICOU COM O QUARTO MELHOR TEMPO DO DIA COM 1min14s266.
ENTRE OS CARROS DA HONDA, FICARAM AS DUAS RENAULT, COM GIANCARLO FISICHELLA EM SEGUNDO , E O CAMPEÃO DE 2005, FERNANDO ALONSO, EM TERCEIRO LUGAR.14 PILOTOS ESTIVERAM TREINANDO.

VEJA OS TEMPOS:

1 Jenson Button (GB) Honda M 1min13s935
2 Giancarlo Fisichella (Ita) Renault M 1min13s971
3 Fernando Alonso (Esp) Renault M 1min13s977
4 Rubens Barrichello (Bra) Honda M 1min14s266
5 Juan Pablo Montoya (Col) McLaren Mercedes M 1min14s588
6 Kimi Raikkonen (Fin) McLaren Mercedes M 1min15s475
7 Nico Rosberg (Ale) Williams Cosworth B 1min15s774
8 Ralf Schumacher (Ale) Toyota B 1min15s973
9 David Coulthard (GB) Red Bull Ferrari M 1min16s034
10 Jarno Trulli (Ita) Toyota B 1min16s057
11 Mark Webber (Aus) Williams Cosworth B 1min16s128
12 Christian Klien (Aut) Red Bull Ferrari M 1min16s923
13 Christijan Albers (Hol) MF1 Toyota B 1min17s142
14 Takuma Sato (Jap) Super Aguri Honda B 1min19s787

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

FORMULA 1: KIMI É O MAIS RÁPIDO DA QUARTA-FEIRA






O FINLANDÊS KIMI RAIKKONEN FEZ O MELHOR TEMPO NOS TESTES COLETIVOS DAS EQUIPES DE FORMULA 1 QUE SE PREPARAM PARA A TEMPORADA 2006, COM O NOVO MODELO DA McLAREN, O MP4/21, KIMI CRAVOU A MARCA DE 1min15s223 NO AUTÓDROMO DE BARCELONA, FISICHELLA DA RENAULT FEZ O 2º TEMPO E LOGO EM SEGUIDA, NA 3ª POSIÇÃO, O CAMPEÃO DO MUNDO, FERNANDO ALONSO, TAMBEM DA RENAULT. JENSON BUTTON DA HONDA, FOI O 4º MAIS RÁPIDO, E NOVAMENTE À FRENTE DE RUBENS BARRICHELLO, QUE FOI O 7º.

VEJA OS TEMPOS:

1 Kimi Raikkonen (Fin) McLaren Mercedes M 1min15s223
2 Giancarlo Fisichella (Ita) Renault M 1min15s500
3 Fernando Alonso (Esp) Renault M 1min15s801
4 Jenson Button (GB) Honda M 1min15s969
5 Jarno Trulli (Ita) Toyota B 1min16s193
6 Ralf Schumacher (Ale) Toyota B 1min16s381
7 Rubens Barrichello Honda M 1min16s486
8 Juan Pablo Montoya (Col) McLaren Mercedes M 1min16s538
9 Christian Klien (Aut) Red Bull Ferrari M 1min16s927
10 David Coulthard (GB) Red Bull Ferrari M 1min18s212
11 Mark Webber (Aus) Williams Cosworth B 1min18s265
12 Christijan Albers (Hol) MF1 Toyota B 1min19s300
13 Tiago Monteiro (Por) MF1 Toyota B 1min20s381
14 Yuji Ide (Jap) Super Aguri Honda B 1min24s455
15 Nico Rosberg (Ale) Williams Cosworth B sem tempo

STOCK CAR JUNIOR: ROMANCINI TERMINA PRIMEIRO DIA DA SELETIVA DE TONY KANAAN NA VICE-LIDERANÇA


Pilotos tiveram de cumprir bateria de dez voltas pelo circuito. Mais rápido foi Felipe Poletto

O paulista Mario Romancini, bicampeão da Copa Petrobras de Kart e um dos destaques da Seletiva Petrobras no ano passado, começou bem sua participação na seletiva patrocinada pelo piloto baiano Tony Kanaan, que dará como prêmio ao vencedor uma temporada na recém-criada Stock Car Júnior em 2006.

Penúltimo a entrar na pista no primeiro dia – entre os oito pilotos que estão sendo avaliados –, Romancini estabeleceu o segundo melhor tempo do dia e se manteve confiante em garantir vaga na equipe que será montada pelo campeão da IRL na nova categoria.

"Foi um bom teste. Gostei do carro e da pista, e fico feliz por ter conseguido um tempo competitivo e por ter começado a seletiva com o pé-direito. Estou muito empenhado em conquistar esse prêmio, e acredito que tudo está sendo feito de uma forma bastante profissional, para que o piloto mais bem preparado nesse momento possa ser o vencedor", declarou Romancini.

O mais rápido do dia entre os pilotos que estão disputando a vaga foi Felipe Poletto, o último a entrar na pista para a seqüência de dez voltas a que os oito finalistas tiveram direito. A seletiva promovida por Kanaan está sendo realizada no autódromo particular do empresário Alcides Diniz, em sua fazenda na cidade de Indaiatuba (SP).

Inova Comunicação – Rafael Durante
Foto: Carsten Horst / Divulgação

STOCK CAR: ALLAM KHODAIR NO LUGAR DE MUFFATO EM 2006



Piloto assinou contrato com a equipe Boettger para seu segundo ano na Stock Car

Faltando pouco mais de um mês para o início do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8, a equipe Boettger – campeã em 2003 com David Muffato e considerada um dos times mais bem estruturados do país – fechou contrato com o paulista Allam Khodair para a temporada de 2006 da categoria. Aos 24 anos e em sua segunda temporada na categoria, Khodair guiará justamente o carro de Muffato, que anunciou há algumas semanas sua retirada temporária das pistas.

Reconhecido como um dos pilotos mais promissores da nova geração do automobilismo nacional – principalmente depois de ter sido campeão antecipado da Fórmula Renault e ter sustentado por dois anos o recorde de vitórias, poles e voltas mais rápidas da categoria –, Allam Khodair assinou contrato de um ano com o time sediado em Timbó (SC), e chega à nova casa animado, principalmente, com a tradição da Boettger de construir carros confiáveis.

No ano passado, em sua estréia na Stock Car, Allam abandonou mais da metade das 12 corridas do ano por problemas mecânicos das mais variadas naturezas. Nesse mesmo período, a Boettger teve apenas uma falha técnica no carro de Muffato, cujas causas ainda podem ser atribuídas a uma saída de pista dada pelo campeão de 2003.

"Chego à nova equipe confiante de que terei condições de brigar por vitórias neste ano", disse Khodair. "O time comandado pelo Ereneu Boettger é muito bem estruturado e foi capaz de entregar a seus pilotos um carro rápido e extremamente confiável no ano passado. Nesse mesmo período enfrentei muitos problemas com o equipamento. Por isso, e pela experiência adquirida, acho que essa união é muito oportuna e deve render bons resultados. Conversei bastante com o Ereneu e o nosso foco é o mesmo", declarou o piloto.

A chegada de Allam Khodair a Boettger foi vista de forma extremamente positiva pelo chefe da equipe, que ressaltou o profissionalismo e a obstinação do jovem piloto como sendo as qualidades que ele buscava em um profissional para a equipe.

"Encontrei no Allam um piloto profissional e muito dedicado. Temos idéias comuns e ele chegará para somar, certamente. Nosso objetivo é continuar tendo um carro que, além de rápido, seja saudável, que termine as corridas. Só dessa forma o Allam poderá fazer a parte dele dentro da pista e mostrar do que é capaz. E é isso que queremos", completou Ereneu.

Khodair renovou contrato de patrocínio com a Sorriso, líder mundial em higiene bucal, para toda a temporada de 2006 e, além da nova equipe, apresentou uma importante novidade em sua estrutura de marketing para o campeonato que começa no dia 8 de abril, em São Paulo. A partir deste ano, ele terá sua carreira gerenciada pela Speed Sports Marketing Esportivo, empresa do ex-piloto Maurício Slavieiro e Eduardo Hatschbach. Sediada em Curitiba (PR), a Speed Sports trabalha há oito anos na criação e gerenciamento de eventos esportivos, entre eles o Campeonato Brasileiro de Rally, torneios de golfe, vôlei de quadra e de areia. "Estou determinado a voltar a fazer boas corridas e dar o máximo para justificar a confiança dos patrocinadores e de todos que apóiam minha carreira", finaliza Khodair.

Inova Comunicação – Rafael Durante
Fotos: Carsten Horst / Divulgação

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

DTM: VANINA, FILHA DO PILOTO DE F-1, JACKY ICKX, É A NOVA ATRAÇÃO DA AUDI NA DTM


Foto mais acima: Jacky Ickx, Tom Kristensen e Vanina Ickx


Vanina Ickx é a primeira mulher na DTM, desde 1995

A filha do belga Jacky Ickx promete seguir as trilhas da
francesa Michèle Mouton, no mundial de rali e da italiana Tamara Vidali,
no Super Touring

A nova revelação do automobilismo foi a primeira mulher a atravessar o
Canal da Mancha de ultra-leve

Pilotando um Audi A4 na nova equipe Midland Formula 1, a
belga Vanina Ickx, inicia sua jornada na DTM 2006. É a primeira vez, desde
1995, que uma mulher compete no mais popular campeonato de turismo do
mundo. Mas a filha do ex-piloto de F-1 Jacky Ickx não será a primeira
corredora da equipe Audi a mostrar aos homens o seu talento: dirigindo o
Audi quattro, Michèle Mouton, foi a primeira e única mulher a vencer uma
etapa do Campeonato Mundial de Rali de velocidade. Em 1982, inclusive,
faltou pouco para a francesa ganhar o título mundial. Nos anos 90, a
italiana Tamara Vidali também surpreendeu os pilotos com o Audi A4 quattro
na categoria Super Touring Car.

"Michèle Mouton e Tamara Vidali demonstraram claramente que
uma mulher pode competir e alcançar muito bem o topo num esporte dominado
pelos homens", explica Wolfgang Ullrich, diretor da Audi Motorsports. "Nós
estamos convencidos de que Vanina Ickx possui todas as habilidades para
ser também bem sucedida".

A filha do famoso piloto de F-1 Jacky Ickx, vencedor de um GP de Mônaco
disputado na chuva e com seis vitórias na tradicional24 Horas de Le Mans,
começou sua carreira aos 21 anos de idade, em 1996.

Depois do seu sucesso em carros de turismo, Vanina chamou a atenção do
público por conquistar uma vitória numa das classes mais competitivas das
24 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, onde também subiu no pódio da
classificação geral. Além disso, Vanina já competiu diversas vezes nas 24
Horas de Le Mans e no difícil Rali Dakar. A bordo de um LM P1, faltou
pouco para ela ganhar o título do Le Mans Endurance Série (LMES), no ano
passado.

Desde o ano passado, a belga vive junto com seu sócioFabien, em Wiesbaden,
na Alemanha. "Eu estou entusiasmada com este meu
novo caminho pela Audi na DTM, mas sei que as coisas não serão fáceis,
principalmente porque a categoria é a mais popular do mundo e reúne até
ex-campeões mundiais de F-1", diz Vanina, que nasceu no dia 16 de
fevereiro de 1975, em Bruxelas, na Bélgica.

Apesar de seu pequeno porte - pesa pouco mais de 55 quilos e
mede 1,55 metros - Vanina pode ser qualquer coisa, menos medrosa. Ela
sempre foi apaixonada por velocidade e competição. Ela salta de
pára-quedas, foi a primeira mulher a cruzar o Canal da Mancha de
ultra-leve e possui o recorde de velocidade no ski: 136 km/h.

A nova equipe de Vanina Ickx na DTM conta também com Colin
Kolles, diretor da Midland Formula I, que adquiriu dois A4 DTM de 2004,
entrando nesta modalidade como uma nova equipe do campeonato competindo
pela Audi. O nível do potencial dos carros Audi 2004 usados foram
claramente mostrados no ano passado pela Audi Sport Team Joest, que ficou
em segundo no circuito de Norisring com Christian Abt e terminou a
temporada como o melhor carro da categoria de 2004, na nona posição da
classificação geral do campeonato. O segundo cockpit da equipe Kolles, que
fica situada em Greding, há alguns quilômetros ao norte da Ingostadt (sede
da fábrica da Audi), ainda está disponível.

Charles Marzanasco Filho

PAULISTA DE KART: ACIDENTE TUMULTUOU PROVA DA GRADUADOS A


Confusão na segunda curva causou estragos na bateria mais esperada do dia

Uma confusão na largada da corrida mais esperada da rodada de abertura do Campeonato Paulista de Kart, a da Graduados A, foi um dos fatores determinantes para o resultado final da prova realizada no último fim de semana no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos (SP), que deu início à disputa pelo título do torneio estadual em 2006. Com o grid mais cheio dos últimos anos e o maior da etapa (17 participantes), a prova do grupo que representa a elite do kartistas do país não esteve livre de um problema comum ao automobilismo: os acidentes.

Vários toques marcaram as duas primeiras curvas da corrida e encerraram mais cedo a disputa para alguns dos participantes, entre eles o Campeão Paulista de 2004, Fabiano Machado (Banco Schahin). O acidente começou quando Nathan Silva foi tocado por outro competidor e voou por cima do kart de Fabiano, ocasionando quebra da manga (peça de suporte da roda dianteira) do lado direito.

"Deixar uma corrida na segunda curva é bem frustrante, mas felizmente não me machuquei no acidente. O automobilismo tem dessas coisas e agora vou pensar na próxima corrida. Tínhamos feito bons treinos ao longo de toda a semana e a expectativa era a de conquistar um bom resultado. Esse trabalho não foi perdido e deu à minha equipe boas referências para a segunda corrida do ano", declarou Fabiano.

A etapa de abertura do Campeonato Paulista de Kart reuniu 80 pilotos no último fim de semana no Kartódromo Ayrton Senna, o mais tradicional de São Paulo. O grid da Graduados A é o maior dos últimos anos e representa um crescimento de quase 100% em relação ao número de inscritos na primeira prova da categoria no ano passado – o que cria a expectativa de uma temporada repleta de boas disputas.

"Isso é ótimo para o esporte porque este é o grupo que reúne os pilotos mais experientes e fazia tempo que o grid não chegava aos 17 participantes. Fico feliz de estar no meio desse pessoal e, principalmente, por ter um campeonato competitivo pela frente", encerrou Fabiano.

O resultado completo da primeira etapa do Campeonato Paulista de Kart é o seguinte:

1) Guilherme de Conto – 26 voltas - 21:59.875
2) Dennis Dirani – a 0.161
3) Felipe Polehtto – a 1,366
4) Rafael Suzuki – a 2,724
5) Leonardo Cordeiro – a 3,560
6) Ricardo Favoretto – a 5,145
7) Gabriel Tojal – a 5,372
8) Denis Navarro – a 12,492
9) João Alves – a 13,409
10) Bruno Pacetti – a 14,513
11) Cesar Ramos – a 21,174
12) Tales Dias – a 24,396
13) Gabriel Dias – a 1 volta
14) Douglas Hiar – a 8 voltas
15) Nathan Silva – a 26 voltas
16) Fabiano Machado – a 26 voltas
17) Italo Marsano – a 26 voltas

Inova Comunicação – Rafael Durante
Fotos: Luca Bassani / Divulgação

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

BUGATTI VEYRON: CONHEÇA ESTE CARRO FANTÁSTICO!!!














Bugatti EB 16-4 Veyron, produzido pela Bugatti, é sem dúvida um dos carros mais extraordinários de nosso tempo. Conta com um motor Quad Turbo W16, com inimagináveis 1001 hp a 6000 rpm. De acordo com a montadora, pode fazer 0-100km/h em apenas 2,9 segundos. No dia 19 de maio de 2005, o Bugatti Veyron quebrou o recorde de velocidade para carros produzidos em linha com 396 km/h, superando o sueco Koenigsegg CCR, que havia alcançado 388 km/h.

O seu motor 8.0 de 16 cilindros em W é sobrealimentado por quatro turbinas e conta com quatro comandos de válvulas variáveis. Toda essa sofisticação se traduz em 1001 cavalos de potência e um torque monumental de 127,7 kgfm atingidos entre 2.200 rpm e 5.500 rpm. O desempenho inacreditável é digno de um verdadeiro dragster. Segundo a Bugatti, o EB 16-4 acelera de 0 a 300 km/h em apenas 14 segundos e pode atingir 407 km/h. Também se destacam as rodas cromadas de aro 20, montadas em pneus 265/30R 20 na frente e 335/30R 20 atrás.

Veja um vídeo da Bugatti Veyron em teste neste link: http://www.youtube.com/?v=uJHCFZNFZZA

Fonte: WIKIPÉDIA

NASCAR: DAYTONA 500; BRIAN VICKERS É O MAIS RÁPIDO DA QUINTA-FEIRA





BRIAN VICKERS COM CHEVROLET EMPO NO ÚLTIMO TREINO LIVRE, NESTA QUINTA-FEIRA, PARA AS 500 MILHAS DE DAYTONA QUE ACONTECE NESTE DOMINGO NO DAYTONA INTERNATIONAL SPEEDWAY, A PROVA É VALIDA PELA NEXTEL CUP.

STOCK CAR JUNIOR: SELETIVA DE KANAAN DARÁ O MAIOR PRÊMIO INDIVIDUAL JÁ PAGO A PILOTOS DE KART NO BRASIL





Vencedor da disputa que será realizada nos dias 21 e 22 de fevereiro vai ganhar o equivalente a R$ 96 mil. Valor só é menor que o oferecido pela Seletiva Petrobras, que ao longo do ano distribui R$ 113 mil a pilotos de diversas categorias

A iniciativa do campeão da IRL, Tony Kanann, de escolher um piloto de kart promissor e facilitar seu ingresso no automobilismo através da recém-criada Stock Car Júnior chega ao cenário do kartismo nacional com autoridade. Idealizada no fim do ano passado pelo piloto baiano – que foi um dos maiores kartistas brasileiros do fim da década de 1980 e início dos anos 1990 – a seletiva oferecerá um prêmio equivalente a R$ 96 mil ao campeão, que cobrirão todos os custos de participação nas 12 provas do campeonato brasileiro da nova categoria.

Este é o maior prêmio individual já oferecido a kartistas no Brasil, e em valores absolutos fica atrás apenas do total distribuído ao longo do ano aos destaques da Seletiva Petrobras de Kart, que chega a R$ 113 mil. "Essa é uma ótima oportunidade para jovens que, como eu, estão saindo do kart e sabem quanto é difícil ingressar em uma categoria do automobilismo. É uma chance única e um grande incentivo que o Tony está dando ao esporte brasileiro", disse o paulista Mario Romancini, um dos oito pilotos selecionados para a final.

O campeão da seletiva promovida por Kanaan será conhecido na próxima quarta-feira (22), após dois dias de testes no autódromo particular do empresário Alcidez Diniz, em sua fazenda localizada no município de Indaiatuba (SP). Além do desempenho na pista, serão observados também os seguintes critérios: atuação com futuros patrocinadores e a receptividade com a imprensa.

"Creio que o objetivo seja o de avaliar o piloto de uma forma mais abrangente, já que o evento Stock Car hoje atrai a atenção de grandes empresas e também gera muita mídia espontânea", analisa Romancini. "Espero me destacar entre os oito pilotos previamente selecionados e quero muito ficar com esse prêmio. É uma chance de ouro que pode fazer decolar minha carreira como piloto profissional", completou ele, que foi um dos destaques brasileiros no Campeonato Mundial de Kart em 2004 e é bicampeão da Copa Petrobras.

Os moldes de avaliação da seletiva de Kanaan diferem bastante dos empregados na Seletiva Petrobras de Kart, mas se assemelham muito com os de um outro projeto, que foi pioneiro no país. Em setembro de 1997, uma promoção conjunta entre Elf e a Renault causou furor entre os kartistas da época. Escolhidos pelo currículo e avaliados em diversos quesitos – entre eles o de relacionamento com a imprensa –, 40 pilotos se enfrentaram durante uma semana no Kartódromo da Granja Viana em busca de um prêmio que jamais havia sido dado a um piloto da modalidade no país: uma temporada completa em uma categoria internacional. O Campeonato em questão era o da Fórmula Campus, e o prêmio, faturado pelo paulista Julio Caio Fachim, foi de cerca de R$ 55 mil.

O projeto chamado de La Filiere foi criado pelo subsidiária brasileira da petrolífera para cumprir uma exigência de curto prazo da matriz francesa e por isso, apesar do sucesso, durou apenas um ano. Mas apresentou aos pilotos brasileiros uma fórmula que, após significativas alterações, foi concretizada com sucesso ainda maior pela Petrobras, que através de sua Seletiva de Kart já distribuiu mais de meio milhão de Reais a jovens pilotos e até hoje detém a maior premiação dada ao kartismo nacional. Anualmente, dos R$ 113 mil distribuídos aos pilotos, R$ 70 mil são destinados ao campeão da Graduados A.

"Individualmente, a seletiva organizada pelo Tony Kanaan oferece o maior prêmio, mas o projeto da Petrobras dura o ano todo e premia um número maior de pilotos", argumenta Romancini, que já recebeu alguns cheques do projeto da estatal brasileira por ter conquistado o bicampeonato da Copa Sorriso Campeão, que nasceu a partir da Seletiva de Kart e ganhou espaço por ter cunho social. Através deste campeonato, mecânicos e seus familiares recebem tratamento odontológico gratuito pelo período de um ano. "São propostas diferentes e acho que ambas tem seu espaço porque o propósito de contribuir para o esporte é o mesmo. Estou muito satisfeito e orgulhoso por estar entre os selecionados para a fase final de ambas, e espero que o prêmio que me escapou em dezembro possa vir desta vez", finalizou.

Inova Comunicação – Rafael Durante
Fotos: Fabio Oliveira / Luca Bassani

PAULISTA DE KART: FABIANO MACHADO CORRE EM BUSCA DO BICAMPEONATO


Piloto paulista, que começou a temporada com um vice-campeonato na Copa Petrobras, parte em busca de seu segundo título na competição estadual

Os principais nomes do kartismo nacional voltam a se reunir neste sábado (18/2), no Kartódromo de Interlagos, para a primeira etapa do Campeonato Paulista de Kart. O torneio estadual mais movimentado do país será novamente disputado por pilotos de diversas regiões do Brasil e a primeira das 13 corridas que compõem o calendário de 2006 terá, inclusive, a participação de alguns estrangeiros. Ao todo são esperados cerca de 70 inscritos e o objetivo da maioria deles não poderia ser diferente: iniciar a luta por um título que já pertenceu a quase todos os grandes pilotos da história do automobilismo nacional, entre eles Rubens Barrichello, Felipe Massa, Tony Kanaan e Ayrton Senna.

"Existe sempre muita expectativa em torno da etapa de abertura do Campeonato Paulista", explica o campeão Fabiano Machado (Banco Schahin), da categoria Graduados A, a mais importante da competição. "Por ser praticamente um campeonato brasileiro, já que pilotos de diversos estados viajam a Interlagos e Aldeia da Serra para competir, toda a comunidade do kartismo nacional volta suas atenções para este torneio. E nesse contexto, a etapa de abertura tem um significado especial por marcar o início dos grandes duelos que certamente acontecerão ao longo do ano", completa Fabiano.

Campeão Paulista em 2004, sua temporada de estréia no kartismo nacional, Fabiano Machado corre neste ano em busca do bicampeonato estadual. Para isso, o piloto da equipe Banco Schahin / Sagüi Competições treinou de forma constante nas últimas semanas e começou o ano sagrando-se vice-campeão da Copa Petrobras Sorriso Campeão. Esta posição valeu a ele uma vaga para a final da Seletiva Petrobras, que reúne os 12 melhores pilotos do ano para a disputa de um prêmio de R$ 70 mil.

"Tenho treinado bastante e ter participado da Copa Petrobras foi muito importante. Estou chegando a Graduados A este ano, e neste campeonato tive a oportunidade de enfrentar pilotos mais experientes, que já tinham disputado a categoria em anos anteriores. Saí de Interlagos com um bom resultado e agora vou continuar lutando para terminar as próximas corridas em boas colocações", encerrou o piloto.

O calendário completo do Campeonato Paulista de Kart é o seguinte:

1ª etapa – 18 de fevereiro – Interlagos
2ª etapa – 18 de março – Aldeia da Serra
3ª etapa – 08 de abril - Interlagos
4ª etapa – 20 de maio – Aldeia da Serra
5ª etapa – 03 de junho - Interlagos
6ª etapa – 24 de junho – Aldeia da Serra
7ª etapa – 26 de agosto – Aldeia da Serra
8ª etapa – 16 de setembro - Interlagos
9ª etapa – 28 de outubro – Aldeia da Serra
10ª etapa – 18 de novembro - Interlagos
11ª etapa – 10 de dezembro - a definir

Inova Comunicação – Rafael Durante
Foto: Luca Bassani

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

STOCK CAR: EQUIPES DA V8 LIGHT AINDA TÊM VAGAS PARA A TEMPORADA

São Paulo - Na temporada de 2005, a Stock Car V8 Light teve uma média de 29 carros por corrida, número que as equipes acreditam que será mantido ou até superado neste ano. A categoria tem revelado vários pilotos para o automobilismo brasileiro e vários deles já fazem sucesso na Stock Car V8, como Giuliano Losacco, bicampeão brasileiro da Stock Car V8, Thiago Camilo, Guto Negrão, além de vários campeões da Stock Light como Cacá Bueno, Thiago Marques, Mateus Greipel, Nonô Figueiredo, Luis Carreira Jr. e Diogo Pachenki, o primeiro campeão da Era V8 Light."

A Stock Car V8 Light é uma excelente escola para os pilotos jovens. Eles adquirem seu primeiro contato com carros de Turismo potentes e semelhantes aos Stock Car V8, o caminho natural para seguirem carreira", disse Carlos Col, presidente da Vicar, promotora e organizadora do Campeonato Brasileiro de Stock Car.

Quatro novas equipes chegaram à categoria, todas com pilotos estreantes. Gustavo Sucolotti está garantido na GS Racing, Alcides Moreira vai correr pela Nordeste Racing, Murillo Macedo será o piloto da J. Racing assim como Leonardo Burti, irmão de Luciano Burti, ocupará o cockpit da A. Guaraná Sports, equipe do ex-piloto Alfredo Guaraná.

Ainda permanecem na categoria Paulo Roberto Bonifácio, o Boni, na Hot Car, Rafael Daniel na W2, William Starostik e José Figueirôa na M4T Motorsport. Vários outros pilotos também já acertaram com as equipes, mas ainda não fizeram suas inscrições oficialmente.

Jayme Silva Racing, Manzini Competições, Escuderia Lobo, PowerTech, HM Competições, Full Time, Officer Pamplona’s, OS Sports, FF Competições, Carreira Racing e RC Competições ainda conversam com pilotos e negociam para a temporada.

Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno.Mais informações no site www.stockcar.com.br

Local da Comunicação
Foto: Sergio Sanderson

FORMULA RENAULT: MAIS UM TREINO COLETIVO EM INTERLAGOS


Pilotos e equipes voltam ao circuito paulista nesta quinta-feira (16), para o quinto teste de uma das pré-temporadas mais longas da categoria desde sua criação, em 2002

Os pilotos e equipes que disputarão a temporada de 2006 da Fórmula Renault Brasil voltam ao Autódromo de Interlagos nesta quinta-feira (16/2), para mais um dia de treinos preparatórios para o campeonato que começa no dia 26 de março, em Curitiba. Esta será a quinta sessão de treinos coletivos da categoria só este ano, o que caracteriza uma das pré-temporadas mais longas desde que a competição chegou ao Brasil, em 2002. Em um intervalo de apenas 15 dias, serão realizados cinco dias de testes no circuito paulista, um ritmo que beneficia, principalmente, os pilotos estreantes.

“Para quem está chegando à categoria, um número grande de treinos é fundamental. Existe muita diferença na tocada de um kart para um monoposto, e é preciso algum tempo para que os pilotos possam se adaptar. Por isso, comemorei muito a confirmação de mais esse treino”, declarou o estreante carioca Eduardo Santos, da Dragão Motorsport, que foi uma das surpresas dos testes da semana passada, ao cravar o terceiro melhor tempo no primeiro dia, com a pista em condições ruins por causa da chuva.

Em sua quinta temporada no Brasil, a Fórmula Renault parte para um ano de renovação, em que praticamente todo o grid será formado por pilotos estreantes vindos do kart. Os cálculos prévios feitos pelas equipes, com base nos nomes já confirmados e naqueles que precisam buscar somente parte da verba para disputar toda a temporada, indicam que a categoria ganhará fôlego neste ano e tenha grid superior a 20 carros (o que não acontece desde 2003).

“Acho que a Fórmula Renault está cumprindo novamente o seu papel, que é formar novos pilotos”, diz Eduardo Santos. “Neste ano está acontecendo o inverso do que houve em 2005, quando o grid era quase todo formado por pilotos experientes. Agora dá para contar nos dedos quem já disputou uma temporada da categoria, e isso tende a equilibrar ainda mais o campeonato”, completa. Estima-se que pelo menos 15 novos nomes cheguem à F-Renault em 2006, uma marca só superada pelos 30 pilotos que participaram da primeira temporada da categoria no Brasil.

Para que possa explorar todo o potencial do Tatuus-Renault com que fará sua primeira temporada no automobilismo, o piloto carioca espera encontrar pista seca nesta quinta-feira. “Nesses quatro dias que já treinamos, encontramos a pista em todas as condições possíveis. Mas, para conhecer bem o carro, nada como o asfalto seco. Espero que tenhamos mais sorte dessa vez, porque o clima de São Paulo é imprevisível”, finalizou o piloto.

Inova Comunicação – Rafael Durante
Foto: Luca Bassani

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

F3 SUL-AMERICANA: RAZIA BAIXA TEMPO DA POLE POSITION TAMBÉM EM BRASÍLIA


Piloto baiano radicado no Distrito Federal já havia melhorado a marca do ano passado no Autódromo de Curitiba, e segue como grande destaque da pré-temporada

As fortes chuvas que caíram no Distrito Federal na semana passada não impediram o piloto baiano radicado em Brasília, Luiz Razia, de dar seqüência ao programa de treinos de pré-temporada da Dragão Motorsport para o Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3. Ele passou o sábado e o domingo testando novos conjuntos de suspensão para seu Dallara-Berta no Autódromo Nelson Piquet e, mesmo com a pista em condições ruins por causa da chuva dos dias anteriores, quebrou extra-oficialmente o recorde da pole position do ano passado, que era dele próprio com o tempo de 1min45s86.

De acordo com os dados recolhidos pela Dragão Motorsport, Razia completou sua melhor volta em 1min45s82 com o último dos quatro jogos de pneus novos a que teve direito nos treinos do fim de semana. "Ficamos muito satisfeitos com esse tempo porque a pista não estava em boas condições, o que nos faz acreditar que o Razia possa baixar a marca da pole do ano passado em cerca de 0s8", disse Luiz Trinci, o Dragão, chefe da equipe. "Choveu muito durante a semana em Brasília e no sábado voltou a cair um pouco de água. Como havia poucos carros treinando, a pista não ficou completamente limpa, mas independente disso o resultado foi positivo", completou. Há cerca de quinze dias, quando deu início à pré-temporada, Razia havia baixado o tempo da pole position de 2005 no circuito de Curitiba em cerca de 0s7.

O treino do último fim de semana teve, para Razia, um objetivo bastante definido: ele testou os conjuntos de suspensão e os motores que serão usados em seu carro ao longo do ano. "Testamos o segundo motor e ele ficou a apenas dois décimos de segundo do tempo do primeiro. A equipe acredita que, quando ele estiver igualmente amaciado, possa ter um desempenho idêntico ao do primeiro, o que nos deixa com um equipamento reserva em ótimo estado para a temporada. Isso é muito bom porque representa uma alternativa competitiva em caso de quebra do motor principal", analisou Razia, que completou cerca de 160 voltas pelos 5.475 metros do circuito brasiliense.

Os quase 900 km percorridos nos últimos dois dias mostraram que o piloto radicado em Brasília não perdeu a mão do circuito em que mais testou no ano passado. Há quatro meses Luiz Razia não treinava no Distrito Federal, e nesta temporada, para facilitar a logística da equipe, fará a maior parte de seus testes particulares em São Paulo. "No domingo tivemos a última chance para treinar em qualquer pista do calendário. A partir de agora teremos que usar apenas a pista sede da Dragão Motorsport, que neste ano será a de Interlagos, por causa da proximidade da equipe", explicou Razia.

A temporada de 2006 da Fórmula 3 Sul-Americana começa no dia 26 de março, em Curitiba.

Inova Comunicação – Rafael Durante
Foto: Fabio Oliveira

KART: EDUARDO BANZOLI COMEÇA A TEMPORADA COM VITÓRIA NO PAULISTA LIGHT


Piloto conquistou ainda a pole position e a melhor volta da prova de abertura do campeonato, disputada em Aldeia da Serra

A chuva que caiu sem dar tréguas na Grande São Paulo no último fim de semana não foi problema para o piloto paulista Eduardo Banzoli Filho na etapa de abertura do Campeonato Paulista Light de Kart, realizada no Kartódromo de Aldeia da Serra, a 32 km da capital. Apesar das dificuldades impostas pela pista molhada, ele marcou a pole position, a melhor volta da corrida e venceu de ponta a ponta seu primeiro desafio deste ano, recebendo a bandeirada com uma vantagem de 5s860 para o segundo colocado, Jean Aguiar.

"A temporada começou para mim neste fim de semana, já que eu não havia disputado a Copa Sorriso Campeão, e foi ótimo ter conquistado esse resultado já na primeira corrida", declarou o piloto. "Fizemos um bom trabalho na pré-temporada, mas, acima de tudo, demos continuidade ao que já vinha sendo feito no ano passado. Estou com boas expectativas para 2006 e espero que mais resultados como este apareçam ao longo do campeonato", acrescentou o piloto.

Apesar de ter largado na pole position e liderar todas as 21 voltas da prova, Eduardo Banzoli teve trabalho para chegar à vitória, principalmente no momento da bandeira verde. Mesmo largando pelo lado de dentro da pista, ele precisou ser arrojado na primeira freada com o objetivo de fugir da borracha e se posicionar corretamente para não perder espaço na tomada para a Curva 1.

"A largada foi um momento tenso, porque na chuva é bem mais complicado segurar o kart, principalmente se pegarmos o trilho emborrachado", frisou Banzoli. "Depois da primeira curva, tive de manter o ritmo forte por pelo menos dez votlas, para abrir vantagem, e só então pude administrar. O problema foi que meu kart estava escapando um pouco mais de traseira na corrida do que no treino de classificação, apesar da chuva ter diminuído, e essa foi minha principal dificuldade", narrou o piloto.

A primeira etapa do Campeonato Paulista Light de Kart reuniu 102 pilotos no Kartódromo de Aldeia da Serra, divididos em oito categorias. Os demais vencedores foram: Odyr Cruz (Cadete), Alexandre Ruiz Filho (Júnior), Eduardo Souza (Master B), Jaime Drummond (Super Sênior), Felipe Johannpeter (Master A), Bruno Testa (Sprinter B) e Rafael Suzuki (Sprinter A). A próxima etapa do Campeonato Paulista Light de Kart será realizada no dia 11 de março.

O resultado completo da primeira etapa pela categoria Júnior Menor é o seguinte:

1) Eduardo Banzoli Filho – 21 voltas - 20:43.055
2) Jean Aguiar – a 5,860
3) Guilherme Salas – a 12,427
4) Carlos Almeida – a 13,164
5) Fernando Resende Filho – a 30,266
6) Bruno Bonifácio – a 37,314
7) Caio Conde – a 38,687
8) João Abreu – a 57,205
9) Arthur Guilherme – a 1:00.521
10) Guilherme Silva – a 1 volta
11) Roberto Menna – a 2 voltas
Pole: Eduardo Banzoli Filho - 58.968
Melhor volta: Eduardo Banzoli Filho - 58.413

Inova Comunicação – Rafael Durante
Foto: Divulgação

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

NASCAR CUP: DENNY HAMLIN VENCE





APÓS LARGAR EM 15º LUGAR, O ROOKIE DENNY HAMLIN COM UM CHEVROLET(#11),VENCEU NESTE DOMINGO.12, A BUDWEISER SHOOTOUT, NO DAYTONA INTERNATIONAL SPEEDWAY.DALE EARNHARDT JR. COM O CHEVROLET Nº 8, CHEGOU EM 2º LUGAR,TONY STEWART COM O CHEVROLET Nº 20 COMPLETOU AS 72 VOLTAS NA 3ª POSIÇÃO.

sábado, fevereiro 11, 2006

FORMULA 1: A NOVA McLAREN MP4/21



ESSAS SÃO AS CORES DA McLAREN PARA A TEMPORADA 2006 DE F1, SE MODELO MP4/21 É EQUIPADO COM O MOTOR MERCEDES FO 108S, V8 DE 2.4 LITROS, QUE ULTRAPASSA OS 19.000 GIROS, E MAIS DE 700 HP , PESANDO 95 KILOS.

FORMULA 1: RENAULT FAZ 1-2 NOS TESTES EM JEREZ DE LA FRONTERA




A RENAULT COLOCOU SEUS DOIS CARROS NA FRENTE, NO 4º DIA DE TESTES COLETIVOS DAS EQUIPES DE FORMULA 1 NESTA SEXTA-FEIRA,10,, NO AUTÓDROMO DE JEREZ DE LA FRONTERA, ESPANHA.O ITALIANO GIANCARLO FISICHELLA FICOU COM O MELHOR TEMPO, CRAVANDO 1min 17s763 ao final de 75 voltas. O FINLANDÊS HEIKKI KOVALAINEN, PILOTO DE TESTES, FICOU COM A SEGUNDA MARCA DO DIA COM O TEMPO DE 1min17s870 EM 59 VOLTAS.

VEJA TODOS OS TEMPOS:

1 Giancarlo Fisichella (Ita) Renault M 1min17s763, 75 voltas
2 Heikki Kovalainen (Fin) Renault M 1min17s870, 59
3 Kimi Raikkonen (Fin) McLaren Mercedes M 1min18s207, 28
4 Nick Heidfeld (Ale) BMW Sauber M 1min19s445, 80
5 Pedro de la Rosa (Esp) McLaren Mercedes M 1min19s488, 49
6 Gary Paffett (GB) McLaren Mercedes M 1min19s912, 91
7 Robert Kubica (Pol) BMW Sauber M 1min19s994, 82
8 Tiago Monteiro (Por) MF1 Toyota B 1min20s112, 78
9 Alexander Wurz (Aut) Williams Cosworth B 1min20s314, 79
10 Scott Speed (EUA) Toro Rosso Cosworth B 1min20s500, 79
11 Christijan Albers (Hol) MF1 Toyota B 1min21s854, 63
12 Mark Webber (Aus) Williams Cosworth B 1min23s494, 15