COMPRE AGORA

segunda-feira, julho 12, 2010

Exposição de autos antigos do Grande ABC vai homenagear os 100 anos da Alfa Romeo

O mais tradicional encontro de autos antigos realizado no Grande ABC paulista vai contar a história da lendária Alfa Romeo, marca que é considerada a  “mãe” da Ferrari. A montadora italiana completa esse ano um século de existência e 50 desde que desembarcou no Brasil. IV ABC Old Car & Parts – Antigos no Campus será realizado nos dias 16, 17 e 18 de julho no Instituto Mauá de Tecnologia, na cidade de São Caetano do Sul. Inscrições já estão abertas.

Em termos comerciais, a marca Alfa Romeo está há dois anos fora do mercado brasileiro. Mas a ausência dos concessionários de novos não afetou a paixão que muitos brasileiros nutrem por uma das marcas italianas mais tradicionais do cenário mundial. Considerada a “mãe” da Ferrari, a Alfa Romeo também faz parte do Grupo Fiat e mantém sua imagem de marca genuinamente esportiva. Para expressar a paixão dos “alfistas”  brasileiros, o Alfa Romeo Clube do Brasil vai desfilar alguns modelos que contam parte da história da marca que está completando um século de nascimento e 50 anos desde que desembarcou no Brasil. A comemoração vai acontecer no IV ABC Old Car & Parts, exposição que acontecerá no Campus do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul, nos dias 16, 17 e 18 de Julho (sexta, sábado e domingo). A organização espera receber mais de 20 mil pessoas. A entrada será a doação de dois quilos de alimentos que serão recolhidos pela Cáritas Diocesana para as obras assistenciais mantidas pela Igreja no Grande ABC. 
 A expectativa é reunir mais de 380 veículos de diferentes marcas e modelos, todos com mais de “25 anos de idade”. Segundo a organização, outra regra da exposição é que todos os veículos devam estar em perfeito estado de conservação para serem aceitos na mostra. “Esse evento também possui o cunho educacional uma vez que os alunos aproveitam a imensa reunião de antigos para estudar o passado recente da indústria automobilística nacional e mundial”, disse André Gomide, presidente da Comissão Organizadora. Uma das propostas do Antigos no Campus é fazer referência a algum fato histórico da indústria dos automóveis. Na edição anterior a exposição homenageou os 50 anos do iniciou de produção do Volkswagen Fusca no Brasil. “Agora é a vez do público conhecer um pouco sobe a Alfa Romeo”, destacou Gomide.

A exposição ABC Old Car & Parts, iniciada em 2007, funcionou como um despertador para o interesse das pessoas para o cenário dos autos antigos na região do Grande ABC paulista, berço da indústria automotiva no Brasil. Isso porque desde então vários outros encontros passaram a ser realizados. “Pessoalmente fico muito feliz, pois como jornalista especializado em automóveis e morador da região, sempre cobrava a ausência desse tipo de evento no Grande ABC. Depois que fizemos o primeiro em 2007 vários outros encontros surgiram na região”. 
 100 Anos da Alfa Romeo – A história da marca Alfa Romeo, como seus próprios carros, inspira paixões. A trajetória da montadora italiana começou a ser desenhada em 1907. Na época, um aristocrata de Milão chamado Cavaliere Ugo Stella, e um fabricante de carros franceses de nome Alexandre Darracq, fundaram a companhia denominada "Darracq Italiana" para fazer carros em Nápoles. A sociedade não deu certo, mas o aristocrata Stella não desistiu. Reuniu um grupo de investidores italianos e mudou as instalações para uma fábrica desativada em Portello, subúrbio de Milão. A razão social da empresa também mudou e passou a se chamar ALFA - Anonima Lombarda Fabbrica Automobili. O primeiro carro produzido inteiramente pela companhia foi o modelo 24 HP de 1910, desenhado por Giuseppe Merosi, há 100 anos.

No ano de 1916 outro italiano de nome Nicola Romeo assumiu a direção da empresa que passou a se dedicar à construção de equipamento bélico para atender as necessidades da Itália durante a I Guerra Mundial. Em 1920, quando já tinha o controle total da empresa, deu seu sobrenome à empresa que passou a se chamar Alfa Romeo. Em 1923, Enzo Ferrari já era piloto da marca. Iniciou-se então uma longa e recheada história de modelos e paixões. Anos depois a empresa entrou em falência e foi assumida pelo governo da Itália. Essa situação aconteceu outras vezes até passar para as mãos da Fiat.

Alfa Romeo no Brasil - A presença da marca Alfa Romeo no Brasil se confunde com a história da FNM – Fábrica Nacional de Motores. A empresa, idealizada pelo Governo de Getulio Vargas em 1940, foi instalada em Duque de Caxias-RJ para produzir motores aeronáuticos. Em 1949 a FNM firmou contrato com a Italiana Isotta Fraschini para a fabricação de um caminhão Diesel de 7,5 lt, mas o acordo foi desfeito pouco tempo. Em 1950 a FNM fez um acordo com a Alfa Romeo para produzir caminhões e chassi de ônibus.  O primeiro automóvel da marca no Brasil veio em 21 de abril de 1960, ano de fundação de Brasília. Em homenagem ao então presidente Juscelino Kubitschek, a marca lançou o FNM JK, um modelo derivado do Alfa Romeo 2000. Em 1974 lançou o Alfa Romeo 2300, à época, um modelo muito avançado para seu tempo.

A história da Alfa Romeo sempre esteve ligada às competições e no Brasil não foi diferente. Segundo o presidente do Alfa Romeo Clube do Brasil, Wanderley Natali, ainda hoje modelos antigos da marca são usados em competições saudosistas. Os modelos da marca começaram a aparecer nas corridas em Interlagos em 1961. O primeiro foi Emílio Zambello que logo conheceu Piero Gancia com quem fundou em sociedade a Jolly Automóveis, empresa que importava a marca Alfa Romeo ao Brasil e depois Ferrari. Logo surgiu a lendária equipe Jolly-Gancia.

Palestras e premiação – Os lances relevantes da história da marca Alfa Romeo será contada por meio da exposição de modelos da marca e também em palestras que estão programadas para os dias 17 e 18 (sábado e domingo) de julho. Foram convidadas autoridades renomadas no assunto como jornalista Roberto Nasser, o piloto palestrante Bird Clemente e os professores Ari Rocha e Carlos Castilho, além de um dos maiores conhecedores de autos antigos do Brasil, Og Pozzoli. As palestras costumam ser muito concorridas e têm vagas limitadas. Outro momento importante da exposição será a premiação dos melhores modelos em nove categorias diferentes. Os vencedores receberão troféus produzidos pela Cristal Image, confeccionados com a técnica de Laser sobre cristal ótico.

Eleição dos melhores - Outro ponto alto do evento será a conclusão das eleições de Clube de Carros Antigos do Ano e Antigomobilista do Ano, prêmios criados para enaltecer o trabalho constante dos clube e dos colecionadores na árdua e pacienciosa tarefa de restaurar um veículo antigo. “O Brasil está repleto de exemplos de pessoas que dedicam suas vidas aos automóveis antigos e um prêmio como esse será um reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido”, explica Rubens Justo, diretor da Hp Press Comunicação. A eleição do clube mais ativo e presente será feita pelos próprios presidentes das associações concorrentes. Já o do Antigomobilista do Ano será feito em duas etapas. Na primeira, os nomes indicados participam de uma enquete pelo site WWW.jornalveiculos.com.br. A votação é aberta ao público e os cinco mais votados vão para a final onde um amplo corpo de jurados indicará o vencedor.

Ação Social - Durante a exposição, uma equipe da Diocese de Santo André estará recolhendo os alimentos doados pelo público (a entrada são 2 kg por pessoa). Na última edição, foram angariados mais de 2 toneladas de alimentos não perecíveis entregues à Casa de Convivência, obra assistencial mantida pela diocese de Santo André, que atende a todo o Grande ABC. Para este ano, a expectativa dos organizadores é receber de 20 a 30 mil visitantes. Os alimentos são doados tanto pelos expositores quanto pelo público.

As inscrições para os expositores de automóveis e peças já se encontram abertas e devem ser feitas pelo site www.abcoldcar.com.br que traz todas as informações sobre o evento. “O Campus do Instituto Mauá comporta mais de 2 mil veículos e possui infraestrutura muito apropriada para uma exposição desse porte”, disse Rubens Justo. Esse é o terceiro ano em que o evento é realizado no Campus do Instituto Mauá de Tecnologia que visualizou uma oportunidade de abrir suas portas para receber um grande acontecimento automobilístico em suas instalações.     

Mais informações no site www.abcoldcar.com.br

Ficha do Serviço

IV ABC Old Car & Parts – Antigos no Campus
Tema Central: Os 100 Anos da Alfa Romeo
Data:  16, 17 e 18 de Julho  
Horário: das 9h30 h às 18h
Local: Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia – Campus de São Caetano do Sul – Praça Mauá 1 – São Caetano do Sul – SP
Entrada: 2kg de alimentos não perecíveis
Destino dos alimentos: em prol da Diocese de Santo André (Grande ABC).
Estacionamento dentro do Campus: R$ 10.00
Telefones: (11) 4436-8408 / 9602.4430 / 8554-9878
Apoio:  Fiat Paulitália e Cristal Image

Outras informações e fotos no site www.abcoldcar.com.br

Nenhum comentário: