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quinta-feira, outubro 27, 2011

FORD APRESENTA O NOVO CAMINHÃO CARGO PARA A FÓRMULA TRUCK


 A Ford exibe na Fenatran o novo caminhão de competição da equipe oficial Ford DF Motorsport, equipado com a cabine do Novo Cargo. Mostrado ao público pela primeira vez, o veículo está em fase final de testes para estrear na temporada de 2012 da Fórmula Truck.A nova cabine do Ford Cargo traz linhas arredondadas de estilo Kinetic, com grande área envidraçada e defletores frontais que favorecem o desempenho aerodinâmico. Entre outras adaptações, o modelo de competição é rebaixado a uma distância de apenas 5 centímetros do solo, recebe gaiola e bancos de competição. O seu peso é reduzido com a retirada dos revestimentos internos, enquanto o motor é preparado para desenvolver perto de 1.200 cv de potência.


"A nova cabine é maior e mais pesada e estamos trabalhando para otimizar a distribuição de peso. Ao mesmo tempo, ela traz um ganho aerodinâmico que vai nos tornar mais competitivos em 2012", diz Djalma Fogaça, chefe técnico da equipe.

De 0 a 100 km/h em 6 segundos

O cavalo-mecânico Ford Cargo 9332 preparado para competição tem a potência do motor Cummins 9.3 L, de seis cilindros em linha, aumentada de 310 para 1.170 cavalos e gera um torque de 220 Nm. O desempenho do bruto rivaliza com veículos esportivos muito mais leves: acelera de 0 a 100 km/h em apenas seis segundos, com giro de até 3.100 rpm, e atinge a velocidade máxima de 235 km/h.



Para tanto, ele traz mudanças na câmara de combustão e no sistema de bomba injetora, com a utilização de turbinas especiais de alta pressão, com carga de aproximadamente 4 kg de pressão constante de ar. O sistema de arrefecimento é redimensionado, para refrigerar água e ar na quantidade necessária. Pistões, bielas, cabeçote e virabrequim também são retrabalhados.

Suspensão rebaixada

A transmissão Eaton, de seis marchas, é especial, com relações de "dente reto" em vez de helicoidais para aumentar a resistência. A suspensão tem novo desenho, com molas especiais parabólicas e amortecedores de competição pressurizados. A cabine, além de ganhar uma "célula de sobrevivência", passa por uma transformação completa e contribui para a redução final de quase 2.000 kg no peso do caminhão, que pesa em torno de 4.000 kg.



Com o rebaixamento da cabine, o motor fica praticamente ao lado do piloto. O painel, além de conta-giros, medidor da temperatura da água, do motor e da entrada de ar da turbina, tem um sistema de telemetria para coleta de dados como pressão do acelerador, pressão do turbo, esterçamento do volante e momento de frenagem. "Esses dados são importantes para monitorar tanto o comportamento do veículo como o desempenho dos pilotos", completa Fogaça.


O tanque de combustível, feito de alumínio e com capacidade de 140 litros, é posicionado bem no centro do caminhão por questão de segurança. Já o pneu é o mesmo do modelo de série, com a única diferença de ser lixado para aumentar a aderência, se a pista não estiver molhada.

Fonte: Imprensa Ford

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