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sexta-feira, agosto 31, 2007

* CHEVROLET FLEXPEDITION DE LESTE A OESTE CRUZA ANÁPOLIS SOB O OLHAR DO SIVAM.


Sob o olhar do Sivam, expedicionários do Chevrolet Flexpedition visitam Anápolis

Anápolis (GO) é o centro geodésico da América do Sul e único lugar do mundo com um avião supersônico em praça pública

Em Anápolis, está localizada uma das principais unidades da Força Aérea Brasileira, a Base Aérea de Anápolis, que é base operacional dos supersônicos Mirage e das modernas aeronaves que pertencem ao grupamento do Sistema de Vigilância da Amazônia, responsável pela guarda do espaço aéreo e núcleo central do Sivam.
Os jornalistas expedicionários que participam do Chevrolet Flexpedition de Leste a Oeste do Brasil, no entanto, não foram autorizados a entrar na base aérea e tiveram que se contentar em tirar um foto na frente do portão de entrada.

Mas, em seguida, viram um supersônico Mirage na praça Americano Brasil, no centro da cidade. É a única, no Brasil, com um avião supersônico em exposição,ou, como dizem os moradores da cidade, "pendurado" numa base de concreto há três anos.

Também fica em Anápolis, o centro geodésico da América do Sul. Com a passagem por esse local, a Chevrolet Flexpedition já visitou alguns dos pontos mais importantes do Brasil: o ponto mais Meridional, no Chuí (RS); o mais Setentrional, no Oiapoque (RO); o extremo Oriental, em João Pessoa (PB); o centro Geodésico do Brasil, em Palmas (TO); e no final da expedição De Leste a Oeste, visitará o ponto mais Ocidental, em Mâncio Lima, no Acre.

Foi ainda em Anápolis que os expedicionários encontraram o vendedor de laranja Joaquim José de Santana, de 67 anos, que é aposentado e há 20 anos trabalha com um carrinho pela rua, vendendo laranja que ele descasca na hora com uma maquininha. Com esse "bico", ele ganha entre R$ 5,00 e R$ 10,00 por dia.

De Anápolis, terceiro maior município do Estado em população e o segundo no ranking de competitividade e desenvolvimento, a Chevrolet Flexpedition De Leste a Oeste seguiu para Goiânia, onde almoçou com os amigos jornalistas João Soh, do jornal Diário da Manhã; Norton Luiz Ferreira, do jornal O Estado de Goiás; Wanderley Faria, do jornal O Popular; e Fernando Campos do programa Rodas e Motores.

Os expedicionários tiram fotos no Parque da Vaca Brava e apreciaram os primeiros indícios da primavera, com a florada dos ipês ao longo das grandes avenidas. Goiânia desenvolveu-se a partir de um plano urbanístico, e foi construída para desempenhar a função de centro político e administrativo. Foi fundada em 24 de Outubro de 1933, absorvendo da cidade de Goiás a função de capital do estado.

A cidade do planalto central do Brasil, com 1,2 milhão de habitantes é famosa pelas duplas sertanejas, moda meio em baixa no sudeste do país e pelo mais grave acidente radioativo já ocorrido no continente americano, em 1987. Nessa ocasião, centenas de pessoas foram contaminadas com partículas da substância radioativa Césio-137, quando um indivíduo desmontou um aparelho utilizado em radioterapias.

De Goiânia, a expedição seguiu para Rio Verde, pela rodovia estadual 060. Ao longo dos 220 quilômetros desse caminho, o cenário é dominado pelas plantações de cana de açúcar e de usinas de produção de álcool. A região também é conhecida pelas fábricas produtoras de óleo de soja e milho. A estrada é cheia de ondulações, fruto do serviço ruim de tapa-buracos.

O terceiro dia, desta segunda etapa da expedição De Leste a Oeste, quarta (29/8) foi mais tranqüilo, pois os expedicionários dirigiram apenas 280 quilômetros entre Anápolis, Goiânia e Rio Verde.

A viagem De Leste a Oeste está sendo feita nos veículos Corsa hatch 1.4, Prisma 1.4, Vectra Expression 2.0, Blazer Advantage (todos flexpower), S10 CD Executive Diesel e Tracker a gasolina. Até o final da expedição, esses carros deverão rodar mais de 8.200 quilômetros de rodovias asfaltadas, estradas de terra, enfrentando buracos, lama e condições adversas de clima, até atingir o extremo oeste do país, no estado do Acre.

A aventura, nesses quatro dias da segunda etapa, está sendo realizada pelos expedicionários jornalistas Carlos Eduardo da Silva, do jornal O Balcão, de Belo Horizonte (MG); Fernando Araújo Filho, do jornal Extra, de Maceió (AL); Francisco da Silva Júnior, do jornal Diário do Pará, de Belém (PA); Juvenal Evangelista de Souza, da TV Auto, de Salvador (BA) ; Marco Antonio Freire, da TV Tarobá, de Londrina (PR); Thalmany Costa, do Programa Sobre Rodas, de Maceió (AL); Jorge Finardi Filho, do programa Auto Mais, de São Paulo (SP); e Edvanildo Lobo, do jornal Correio da Paraíba, de João Pessoa (PB); e, pela equipe de suporte formada pelos expedicionários Luiz Cezar Fanfa, Nereu Leme, Edison Lucas, Pedro Danthas e Fábio Freitas.

Fotos de Pedro Danthas
Jornalista responsável: Nereu Leme – MTb: 9460

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