COMPRE AGORA

sexta-feira, agosto 31, 2007

* FÓRMULA INDY: TONY FAZ 4º TEMPO NESTA SEXTA EM DETROIT.


O baiano Tony Kanaan fez nesta sexta-feira (31) os primeiros treinos preparatórios para o GP de Detroit, penúltima etapa do ano da Fórmula Indy. No circuito misto de 2,9 milhas, o piloto da Andretti Green Racing completou 54 voltas nas duas sessões, sendo a melhor delas em 1min13s7437, o que lhe rendeu a 4ª marca do dia. O melhor tempo ficou com o compatriota Helio Castroneves, da Penske, seguido por Dario Franchitti, também da AGR, e Scott Dixon, da Ganassi, os dois que junto com Kanaan brigam pelo título da categoria.

“Eu suponho que nada mudou nesses últimos dez anos que passou quando corri aqui. Continua a mesma pista difícil e com várias ondulações, o que é sempre um desafio para o piloto. Nós fizemos vários testes e realmente tenho um grande carro de corrida nas mãos. Minha equipe trabalhou bastante, e vamos continuar para andarmos na frente durante todo o final de semana. Com certeza foi um grande início!”, destacou o campeão de 2004, que neste domingo completa 80 corridas na Fórmula Indy. O brasileiro é o maior vencedor do ano, ao lado de Dixon, com quatro triunfos – Japão, Milwaukee, Michigan e Kentucky.

A disputa no circuito nas ruas de Detroit, nomeado de Belle Isle, será determinante para a conquista do titulo da temporada 2007. Após a confusa etapa de Sonoma no domingo passado, Dixon assumiu a liderança com apenas quatro pontos de vantagem para Franchitti e 62 para Kannan. A decisão já começa no treino oficial desse sábado (1), que estabelecerá a ordem de largada. O GP de Detroit acontece às 16h30 do domingo (2), com transmissão ao vivo da Playtv e do BandSports ao vivo para o Brasil.

Confira a programação:

Sábado (1)
3º treino livre – 9h45 às 10h45
Classificação – 12h45

Domingo (2)
Warm up – 11h30 às 12h
Largada (90 voltas) – 16h45

GP de Detroit
Etapa: 16 de 17
Data: Domingo, 2 de Setembro
Hora: 16h45
Circuito: Misto de rua
Voltas: 90
Extensão: 2,9 milhas
Curvas: 13

Tv: PlayTv e BandSports ao vivo

Narração: Téo José

Comentários: Willy Hermann e Celso Miranda


Foto: Shawn Payne/Indycar/Divulgação

AndersonMarsili
Assessor de Imprensa

* GT3: EQUIPES DE FERRARI ACREDITAM EM VITÓRIA.

Bólido mais numeroso do grid, F430 recebe elogios por sua sofisticação

Modelo cuja competitividade foi escondida pela falta de uma vitória na primeira rodada dupla da temporada, disputada em Tarumã (RS), o Ferrari F430 pode ser a estrela do fim de semana. Pelo menos essa é a impressão dos pilotos, engenheiros e mecânicos que trabalham com o bólido produzido pela lendária fábrica italiana, todos, unanimemente, fãs incondicionais do sofisticado carro de linhas harmônicas e ao mesmo tempo agressivas. “É o melhor carro de corrida que já pilotei. É bárbaro”, elogiou o gaúcho Cláudio Ricci, parceiro do paulista Walter Derani em um dos F430 da equipe CRT. A dupla chamou a atenção em Tarumã por brigar pela pole, mas não chegou a vencer uma das duas corridas. “Lideramos três dos seis treinos realizados em Tarumã, fizemos as duas melhores voltas da corrida, e brigamos em condições de igualdade com o Lamborghini que venceu. Aqui em Curitiba vamos andar ainda melhor”, disse Ricci, que já pilotou diversos tipos de carro, sendo campeão brasileiro de Endurance e da categoria PickUp Racing.

Segundo as equipes, os Ferrari são provavelmente os carros mais complexos do grid e, por isso, chegar a um acerto pleno vai exigir mais tempo do que com outros modelos: “É um carro de corrida muito sensível, com a perfeição e a complexidade de um relógio suíço”, comparou Edgard Mello Filho, diretor esportivo da equipe CRT. “A verdade é que tivemos pouco tempo com ele para entender completamente seu acerto. Aqui (em Curitiba) tendemos a ser mais velozes. Agora, contando com alguns técnicos muito experientes, vamos lapidar nosso acerto bem mais rapidamente. E a vitória é algo perfeitamente possível, pode apostar”, continua Mello Filho referindo-se à chegada de Luiz Alberto Trinci, o “Dragão” e Augusto Cesário Neto, dois engenheiros que colecionam títulos no automobilismo brasileiro há décadas e que trabalharão em equipes que usam os Ferrari.

“Sei que vamos brigar pela pole novamente”, afirma Cláudio Ricci. “Vencer é outra história, pois nessa equação entra a estratégia, os riscos, as batidas. Mas esse é um horizonte possível. E eu estou muito impressionado também com o equilíbrio entre os carros, envolvendo todos os modelos. Em Tarumã, a televisão mostrou nosso carro sendo ultrapassado pelo Lamborghini Gallardo (vencedor de uma das provas em Tarumã; a outra foi conquistada por um Viper), mas não pegou nosso carro passando o Lamborghini em outro trecho da corrida.

Foto: Miguel Costa Júnior

Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Press Consultoria Ltda.

* STOCK CAR: AÇÃO SOCIAL, FUTEBOL E PASSEIO DE TREM COMPLETAM AS ATRAÇÕES DA 7ª ETAPA.

Categoria terá sua sexta etapa no dia 8 de setembro, em Curitiba

São Paulo - A sétima etapa da Copa Nextel Stock Car 2007 vai ser a atração do dia 8 de setembro no Autódromo Internacional de Curitiba. A principal categoria do automobilismo nacional volta à capital paranaense pela segunda vez no ano para mais uma disputa acirrada pela primeira colocação e, principalmente, pelos importantes pontos para a classificação para o Playoff. Também faz parte da programação a sexta etapa do Brasileiro de Stock Car Light e o sétima prova da Stock Jr. Mas as atrações do circo da Copa Nextel Stock Car não ficarão restritos somente ao autódromo, já que alguns pilotos participarão de uma série de ações na quarta-feira, como a visita ao Hospital Pequeno Príncipe, um passeio de Litorina entre as cidades de Curitiba e Morretes, e uma partida de futebol na Arena da Baixada.

A ação social da etapa foi focada no trabalho realizado pelo Hospital Pequeno Príncipe, a partir das 14 horas, retomando uma ação que a categoria realizava em 2001 e 2002 e que visa atrair apoiadores para o hospital. Os pilotos Thiago Camilo, Giuliano Losacco, Popó Bueno, Thiago Marques, Ricardo Sperafico e Allan Hellmeister participarão da visita e da doação de livros e brinquedos para as crianças. Também estão programados entretenimento, a presença do Show Car e uma palestra sobre segurança no trânsito.

No mesmo horário, alguns pilotos vão ter mais uma chance de mostrar que sabem algo de futebol. Juliano Moro, Alceu Feldmann, Felipe Maluhy, Rodrigo Sperafico, Antônio Pizzonia, Pedro Gomes, Duda Pamplona, Enrique Bernoldi, Carlos Alves, Lico Kaesemodel, Ruben Carrapatoso, Gualter Salles, David Muffato, Renato Jader e Daniel Landi disputarão uma partida na Arena da Baixada, estádio do Atlético, sob o comando do árbitro Antônio Salazar Moreno.

A Stock Car também vai mostrar um pouco do turismo paranaense. Antônio Jorge Neto e outros pilotos conhecerão a Litorina - trem turístico que liga Curitiba a Morretes, passando pelas represas Caiguava e Ipiranga, Túnel do Diabo, Ponte São João, Cachoeira Véu de Noiva e o Parque Estadual do Marumbi. A saída está marcada para as 8h45, na Estação Ferroviária, com término na hora do almoço em Morretes.

A volta do campeão

Outro destaque da sétima etapa é o retorno de um grande campeão da Stock Car. Com quatro títulos no currículo (1979, 1983, 1984 e 1995) e a honra de ter vencido a primeira prova da categoria, o experiente Paulão Gomes está confirmado para a etapa. O piloto comandará o número 22 da equipe GomeSports, número esse que o acompanhou em mais de 40 vitórias na Stock Car.

O piloto, que não corre de Stock Car desde 2003, confirmou sua participação nas próximas seis etapas do campeonato. “A Stock Car evoluiu muito, de 2003 para cá mudou da água para o vinho”, acredita Paulão. “Eu tenho plena noção de que não vai ser fácil, mas tenho muita consciência do que eu posso fazer”, completa.

Paulão ainda terá a oportunidade de competir com os filhos, Pedro Gomes, da L&M Racing (Peugeot), e Marcos Gomes, da Medley/ A. Mattheis (Chevrolet). “Fico muito feliz em voltar para a Copa Nextel Stock Car e poder competir com Pedro e Marcos, que acredito seja um fato inédito na história da Stock Car”, diz Paulão.

A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Pirelli e Caixa, com co-patrocínio de TAM, Medley, Bosch, Texaco e Petrobras.

Departamento de Comunicação da Copa Nextel Stock Car:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324

* GT3 OFERECE PASSEIO NO BOX A 500 TORCEDORES.


Depois dos treinos do sábado, os primeiros a adquirir ingresso poderão ver os carros de perto

CURITIBA (PR) – Quinhentos torcedores serão convidados a visitar os boxes e ver de perto os supercarros que competem no Brasil GT3 Championship neste fim de semana na capital paranaense. A visitação acontece no sábado, depois do encerramento das atividades de pista, e é uma cortesia para os primeiros que comprarem ingressos para assistir as duas corridas, a serem disputadas no domingo, a partir das 10h30 e das 14h30. No sábado o acesso às arquibancadas não será cobrado.

Já de posse do ingresso do domingo, quem estiver entre os 500 primeiros a adquirir entradas poderá ver de perto supermáquinas como Lamborghini Gallardo, Ferrari F430, Dodge Viper Coupé e Porsche 997 GT3. A visita é permitida somente a maiores de 10 anos de idade e será realizada exclusivamente no sábado, após os treinos, das 16h45 às 17h30.

Os ingressos para assistir às duas etapas da GT3 no Brasil estarão à venda apenas nas bilheterias do autódromo por R$ 15. Estudantes na arquibancada pagam meia-entrada, enquanto menores de dez anos de idade terão ingresso livre. No sábado a entrada é gratuita. A bilheteria funciona nos seguintes horários: sábado, das 9h às 17h, e domingo, das 9h às 14h30.

Carisma na pista – A organização acredita que um bom público poderá comparecer ao autódromo já no sábado, quando a entrada é franca. Foi o que aconteceu na rodada dupla anterior, disputada em Tarumã (RS), na Grande Porto Alegre, quando entre 3 mil e 5 mil pessoas quebraram a regra do automobilismo nacional e estiveram já no sábado na pista para acompanhar apenas treinos. Segundo a organização, esse afluxo se deveu ao carisma dos carros que estarão na pista em Curitiba: “Não se vê um Lamborghini Gallardo ou um Viper nas ruas. São supermáquinas que todos admiram e que só podem ser vistos na pista”, comentou Luis Roberto Souza, diretor-operacional da SRO Latin America, responsável pela GT3 no Brasil

Foto: Miguel Costa Júnior

Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Press Consultoria Ltda.

* GT3: ENGENHEIRO DIZ QUE LAMBORGHINI TERÁ VIDA DIFÍCIL EM CURITIBA.


O alemão Dick Martin vem ao Brasil para acompanhar apreparação do Lambo Gallardo líder do Campeonato



Entre os vários especialistas que trabalham no Brasil GT3 Championship, o novo campeonato de supercarros que estréia este ano no país e faz em Curitiba sua segunda rodada dupla de 2007, uma das estrelas é o alemão Dick Martin, 27 anos. O jovem engenheiro trabalha na Reiter Engineering, empresa homologada pela Lamborghini para a produção do kit de competição do Gallardo, bólido vencedor de uma das duas provas da rodada dupla realizada há duas semanas em Tarumã (RS) e também líder da classificação geral da GT3 com a dupla formada pelo paulista Paulo “Boni” Bonifácio e o paranaense Alceu Feldmann. Depois da demonstração de força do Lambo na pista gaúcha Martin afirmou hoje, enquanto finalizava os preparativos para as provas de Curitiba, que o carro italiano não deve ter vida fácil no circuito paranaense:

“Eu sei que os Ferrari estão competitivos e gostei muito do trabalho da equipe Medley (dos pilotos Xandy Negrão e Andréas Mattheis), que compete com o Viper”, comentou o engenheiro alemão da preparadora Reiter Engineering. “Tudo vai depender um pouco da configuração da pista. Um detalhe importante será a velocidade máxima aqui na reta principal e nas curvas de alta. Talvez o Viper seja o mais veloz nesta pista, mas só teremos uma idéia mais precisa nos treinos de amanhã (sábado)”.

Acostumado a prestar consultoria a várias equipes de GT (Gran Turismo) pelo mundo todo, Martin elogiou a Boni Motorsports, para a qual trabalha no Brasil: “Temos bons técnicos e a dupla de pilotos é equilibrada em termos de velocidade”, avaliou. “Em alguns casos você pode ter um piloto muito melhor do que o outro e isso acaba afetando todo o trabalho no carro. Estamos bem servidos aqui”.

A Reiter Engineering presta consultoria para diversas equipes nos vários campeonatos de carros do tipo GT, entre eles o Italiano, Francês, Alemão, Inglês e Belga. O time oficial da fábrica lidera o Campeonato Alemão de GT3, tanto no torneio de equipes quanto no de pilotos, e pode conquistar os dois títulos já na próxima rodada dupla, no dia 16 de setembro, no circuito de Sachsenring.

As atividades na pista de Curitiba se iniciarão apenas às 10h00 do sábado, com a realização dos treinos livres e das tomadas de tempo para formação do grid. As duas corridas acontecem no domingo, com largadas às 10h30 e às 14h30.

Foto: Miguel Costa Júnior

Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Press Consultoria Ltda.

* MUNDIAL MOTO CROSS: PALMEIRINHA É O 2º COLOCADO NA 4ª ETAPA DO RALLY POR LAS PAMPAS.


Brasileiro continua na 4ª colocação na classificação geral da competição

A 4ª etapa do Rally Por Las Pampas reservou melhor sorte para a dupla luso-brasileira Paulo Nobre/Filipe Palmeiro (Itaú Private Bank). No trecho cronometrado de 90 km entre as cidades chilenas de Pichilemu e Viña del Mar, eles conquistaram a 2ª colocação entre os carros a bordo de uma BMW X3. A vitória ficou com a dupla Orlando Terranova/Lee Palmer, também com uma BMW.

Depois de enfrentar dois dias seguidos com problemas, Palmeirinha se mostrou satisfeito com o resultado do dia. “A especial de hoje foi curta e andamos bem depois dos problemas dos dias anteriores. O piso era muito, mas muito liso, de saibro e em uma curva mais fechada demos uma rodada, onde perdemos tempo em manobrar o carro para a direção certa numa estrada estreita. Foram segundos suficientes para nos tirar a primeira vitória no rali. Na classificação geral, nossa situação pouco mudou. Estamos em 4º lugar, distantes do líder e nossa situação hoje é bem parecida com a do último Rally dos Sertões, ou seja, chegar mais a frente só se os primeiros tiverem problemas.”, disse Palmeirinha.

A liderança entre os carros segue com a dupla francesa Luc Alphand/Gilles Picard da Mitsubishi. Nesta sexta, o campeão do Dakar de 2006 usou sua experiência e diminuiu o ritmo, conquistando o 4º lugar no dia. Além de administrar sua vantagem na liderança, a manobra de Alphand na 4ª etapa era de evitar largar entre os primeiros colocados neste sábado, quando os competidores terão pela frente as dunas da especial que liga as cidades de Viña del Mar e La Serena. “Eles querem largar atrás e ver onde os outros vão atolar para poderem achar um caminho melhor. É como eu falo “o primeiro milho é dos patos”, ou dos porcos, não é?. Quem é experiente sabe o que faz. Vamos ver o que dá amanhã, já que as dunas não são o meu ponto forte.” revelou Nobre.

Confira como será a 5ª etapa do Rally Por Las Pampas.
1º de setembro – Viña del Mar a La Serena
Total: 438 km
Deslocamento inicial: 19 km
Trecho cronometrado: 31 km
Deslocamento final: 388 km


RTF Comunicação
Rodrigo Favoretto
Thalita Nadry

* Y&R CRIA AÇÃO INÉDITA PARA CHRYSLER 300C.

Encarte mostra, em ângulos diferenciados, as razões pelas quais o veículo tornou-se objeto de desejo

"A próxima coisa que alguém dirige depois de empresas": este é o mote da campanha criada pela Y&R para o Chrysler 300C. O objetivo das peças é mostrar que este produto não é simplesmente um carro, mas sim o desejo de exclusividade atrelado ao sucesso.

Com estilo ousado e muita esportividade, o 300C traz um imponente design com sua grade cromada, capô alongado e uma proporcionalidade diferenciada entre a área envidraçada e a carroceria. "O encarte especial elaborado para veiculação em revistas contém 12 páginas e mostra todos os ângulos do Chrysler 300C", explica Tomas Lorente, vice-presidente de criação da Y&R.

A campanha também destaca os aspectos de luxo e conforto do automóvel, mencionando os mais de 60 prêmios recebidos pela Chrysler nos Estados Unidos e na Europa.

A veiculação é nacional e terá início a partir desta semana, com encartes e anúncios seqüenciais nas principais revistas e jornais do País. A criação é de Daniel Salles, Bruno Godinho e Tomas Lorente, que também assina a direção de criação, ao lado de Marcelo Reis.

* MUNDIAL DE CROSS COUNTRY: NA 3ª ETAPA FOI A VEZ DA CORREIA DO MOTOR TRAIR PALMEIRINHA.


Especial foi interrompida em sua metade devido a dificuldade das motos em atravessar um braço de mar

Mais um dia de problemas para o piloto brasileiro Paulo Nobre, o Palmeirinha (Itaú Private Bank), durante o Rally Por Las Pampas, prova válida pela 3ª etapa do Campeonato Mundial de Rali Cross Country. Ao lado do navegador português Filipe Palmeiro, Nobre sofreu com a quebra de uma correia do motor e perdeu ainda mais contato com os líderes da prova, Luc Alphand/Gilles Picard, com um Mitsubishi.

"A correia quebrou logo no quilômetro 35 da especial, e como era uma peça responsável pelo funcionamento de vários itens do carro, como a direção hidráulica por exemplo, tivemos que parar e consertar. Só que fazer isso com o motor quente e com as ferramentas limitadas que temos dentro do carro foi complicado. Perdemos quase uma hora, enfim, um desastre", lamentou Palmeirinha, que corre com uma BMW X3.

O dia de hoje foi mais uma vez técnico, com trilhas sinuosas e estreitas, além de um trecho em praia, com areia fofa e travessia de braços de mar. Mas a dificuldade da motos em atravessar um desses braços causou o cancelamento da metade final do percurso. O fator decisivo para o cancelamento foi um incidente com o espanhol Marc Coma, que numa dessas travessias acabou sendo jogado para dentro do mar com moto e tudo. "Mas os carros não teriam problema de passar por esse ponto, então acho que foi sacanagem cancelarem esse trecho para nós também", disse Nobre. Dessa maneira, a etapa entre as cidades chilenas de Concepción e Pichilemu teve apenas 170 km dos 376 previstos.

Nesta quinta-feira (30/08), muitos competidores reclamaram de terem encontrado outros veículos durante o trecho cronometrado. "Encontramos trânsito local perto das vilas que passamos. Claro que é uma situação perigosa, mas nada como a que encontramos na África do Sul", relatou o piloto brasileiro. Outra falha que tem ocorrido na organização é quanto a divulgação dos resultados. Além de serem distribuídos muito tarde, a planilha com os tempos só traz a informação da classificação geral da prova, ignorando a classificação de cada etapa.

Esclarecimento – Durante o programa "Debate Bola" desta quinta-feira, o jornalista Milton Neves disse que o diretor do Palmeiras, Paulo Nobre havia ligado para o programa informando que o clube estaria entrando com um processo na justiça devido aos acontecimentos do jogo Palmeiras x São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro de Futebol na última quarta-feira. "Não é verdade. Eu não sei o que está acontecendo no Palmeiras em relação a isso por que eu estou no Chile. E eu particularmente sou contrário a processo judicial nesses casos", afirmou Nobre, que ocupa a segunda vice-presidência da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Confira como será a 4ª etapa do Rally Por Las Pampas:

31 de agosto – Pichilemu a Viña Del Mar
Total: 292km
Deslocamento inicial: 23km
Trecho cronometrado: 90km
Deslocamento final: 176km
Especial promocional: 3km

RTF Comunicação
Rodrigo Favoretto
Thalita Nadry

* SHIFTER KART: PILOTO DE FÓRMULA 3 ANDA NO GRUPO DO "MEIO SEGUNDO" NO CAMPEONATO BRASILEIRO EM ITÚ.

Felipe Ferreira conseguiu boa adaptação ao Shifter Kart e foi o sétimo mais rápido

O 2º Campeonato Brasileiro de Shifter Kart, que será realizado até sábado (01/9) no Kartódromo Schincariol, em Itu, interior de São Paulo, terá prosseguimento nesta sexta-feira, com a realização da tomada de tempos e a disputa da primeira bateria. Nos treinos livres de quinta-feira, o mais veloz do dia foi o paulista André Sousa (Birel), o atual campeão nacional da modalidade mais rápida do certame, denominada Shifter Kart por usar câmbio de seis marchas.
"A categoria está bem rápida e equilibrada, com sete pilotos separados por menos de meio segundo. Acho que as corridas serão show", comentou o piloto de Fórmula 3 Felipe Ferreira (Webmotors/CVC/Center Cargo/Alberflex/Puma), que ficou com o sétimo tempo.

André Sousa, que também é campeão mundial da categoria Biland, foi cronometrado em 49s499 no circuito de 1.240 metros, apenas 17 milésimos de segundo mais rápido que Rafael Suzuki (SVLabs/Shutt), atual líder do Campeonato Paulista de Shifter Kart. A seguir ficou Dennis Dirani (Birel), campeão Brasileiro da Graduados "A", que liderou o treino da manhã, seguido de seu irmão Danilo, profissional da modalidade nos Estados Unidos. "Só tem piloto fera e experiente neste grupo. O bom é que estou estreando nesta categoria e estou andando junto. Acredito que na hora das baterias estarei brigando neste pelotão da frente", diz animado Ferreira, que conta com o apoio de Webmotors/CVC/Center Cargo/ Alberflex/Puma na equipe Jonas Kart.

O treino classificatório que definirá o grid de largada nesta sexta-feira (31/8) será realizado a partir das 15 horas. A primeira bateria acontece as 17h20. No sábado serão disputadas a Pré-Final e a Final, em que o vencedor será declarado Campeão Brasileiro.

Os mais rápidos da categoria Shifter Kart no segundo treino livre foram:

1) André Souza (SP), 49.499
2) Rafael Suzuki (SP), 49.516, à .017
3) Dennis Dirani (SP), 49.619, à .120
4) Danilo Dirani (SP), 49.678, à .179
5) Vinicius Sammarone (SP), 49.706, à .207
6) Gabriel Dias (PR), 49.759, à .260
7) Felipe Ferreira (SP), 49.946, à .447
8) Henrique Martins (SP), 50.004, à .505
9) Leonardo Cordeiro (SP), 50.022, à .523
10) Marcelo Oliveira (M) (RJ), 50.065, à .566
11) Emilio Padron (SP), 50.290, à .791
12) Daniel Pflaumer (SP), 50.309, à .810
13) Raphael Abbate (SP), 50.351, à .852
14) Antonio Canedo (M) (SP), 50.395, à .896
15) Guilherme Jacob (M) (SP), 50.728, à 1.229
16) Christian Jafet (MG), 50.928, à 1.429
17) Eduardo Martins (M) (SP), 50.996, à 1.497
18) Jorge Borelli (M) (SP), 51.024, à 1.525
19) Luis Sousa (M) (SP), 51.920, à 2.421

Confira a programação oficial da Shifter Kart:

SEXTA (31/8)
Treino Livre - 09:40 / 09:55
Tomada de tempo – Grupo A - 15:00 / 15:10
Tomada de tempo - Grupo B - 15:20 / 15:30
1ª bateria - 17:20 / 17:50

SÁBADO (1/9)
Aquecimento - 09:15 / 09:25
Pré-Final - 12:00 / 12:30
Final – 16:50 / 17:20

MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú

* GT3 ESPERA CASA CHEIA EM CURITIBA.

Organizadores apostam na repetição do sucesso obtido em Tarumã

CURITIBA (PR) – A organização da GT3 Brasil Championship aposta em um grande público enchendo as arquibancadas do Autódromo Internacional Raul Boesel, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, que neste final de semana recebe a segunda rodada dupla do GT3 Brasil Championship, nova categoria do automobilismo nacional.

A opinião é de Luís Roberto de Souza, diretor da empresa organizadora, e de Walter Derani, piloto e sócio da SRO Latin America, responsável pela GT3 no país. Ambos participaram de uma entrevista coletiva no final da manhã desta quinta-feira na capital paranaense.

Com a autoridade de quem acelera um Ferrari F430, Derani afirmou que a pista curitibana é a melhor do país. "Curitiba traz todas as condições para realizarmos uma grande corrida. O traçado é seguro, a infra-estrutura é muito boa e todo o autódromo está bem conservado. Teremos mais segurança para correr aqui com carros de altíssima tecnologia e que exigem grande investimento financeiro por parte das equipes", afirmou.

Souza acredita que o público curitibano, conhecido por sua paixão pela velocidade, irá apreciar muito a nova categoria, que estreou há duas semanas, no Rio Grande do Sul. "Em Tarumã estava muito frio e era o final de semana do Dia dos Pais. Mas, mesmo assim, tivemos algo perto de 5 mil pessoas no sábado, quando tradicionalmente ninguém ao vai autódromo no Brasil – aqui, as pessoas só vão para a pista no dia da corrida", lembrou o diretor da SRO.

"Sonhos" em Curitiba – A GT3 foi introduzida ainda em agosto de 2007 no Brasil pela SRO Latin America, braço latino-americano da SRO Organization – empresa que organiza competições de Gran Turismo homologadas pela FIA. A GT3 brasileira utiliza os mesmo carros e regulamento técnico-desportivo empregados nos torneios disputados na Europa.
De forma bem apropriada, já que será disputada por bólidos que povoam o imaginário dos amantes do automóvel, o novo torneio utiliza o slogan "Seus sonhos em alta velocidade". Estes carros podem agora ser vistos de perto pelo público aficionado nos autódromos nacionais. A temporada 2007 da categoria foi iniciada em Tarumã com vitórias das duplas Alceu Feldmann/Paulo "Boni" Bonifácio e Andréas Mattheis/Xandy Negrão – duplas que pilotaram bólidos espetaculares. Respectivamente, um Lamborghini Gallardo e um Dodge Viper Coupé.
Além destes dois modelos, a GT3 tem na pista vários Porsche 997 GT3 e Ferrari F430. Ainda neste ano a categoria deve receber os modelos Aston Martin DBRS9, Corvette Z06 e Ford GT, aumentando a sua já cobiçada coleção de supermáquinas.

Os ingressos para assistir às duas etapas da GT3 no Brasil estarão a venda apenas nas bilheterias do autódromo por R$ 15. Estudantes na arquibancada pagam meia-entrada, enquanto menores de dez anos de idade terão ingresso livre. No sábado a entrada é gratuita. A bilheteria funciona nos seguintes horários: sábado, das 9h às 17h, e domingo, das 9h às 14h30.

Foto: Miguel Costa Júnior

Rodolpho Siqueira e Cleber Bernuci
Press Consultoria Ltda.

* CHEVROLET FLEXPEDITION DE LESTE A OESTE CRUZA ANÁPOLIS SOB O OLHAR DO SIVAM.


Sob o olhar do Sivam, expedicionários do Chevrolet Flexpedition visitam Anápolis

Anápolis (GO) é o centro geodésico da América do Sul e único lugar do mundo com um avião supersônico em praça pública

Em Anápolis, está localizada uma das principais unidades da Força Aérea Brasileira, a Base Aérea de Anápolis, que é base operacional dos supersônicos Mirage e das modernas aeronaves que pertencem ao grupamento do Sistema de Vigilância da Amazônia, responsável pela guarda do espaço aéreo e núcleo central do Sivam.
Os jornalistas expedicionários que participam do Chevrolet Flexpedition de Leste a Oeste do Brasil, no entanto, não foram autorizados a entrar na base aérea e tiveram que se contentar em tirar um foto na frente do portão de entrada.

Mas, em seguida, viram um supersônico Mirage na praça Americano Brasil, no centro da cidade. É a única, no Brasil, com um avião supersônico em exposição,ou, como dizem os moradores da cidade, "pendurado" numa base de concreto há três anos.

Também fica em Anápolis, o centro geodésico da América do Sul. Com a passagem por esse local, a Chevrolet Flexpedition já visitou alguns dos pontos mais importantes do Brasil: o ponto mais Meridional, no Chuí (RS); o mais Setentrional, no Oiapoque (RO); o extremo Oriental, em João Pessoa (PB); o centro Geodésico do Brasil, em Palmas (TO); e no final da expedição De Leste a Oeste, visitará o ponto mais Ocidental, em Mâncio Lima, no Acre.

Foi ainda em Anápolis que os expedicionários encontraram o vendedor de laranja Joaquim José de Santana, de 67 anos, que é aposentado e há 20 anos trabalha com um carrinho pela rua, vendendo laranja que ele descasca na hora com uma maquininha. Com esse "bico", ele ganha entre R$ 5,00 e R$ 10,00 por dia.

De Anápolis, terceiro maior município do Estado em população e o segundo no ranking de competitividade e desenvolvimento, a Chevrolet Flexpedition De Leste a Oeste seguiu para Goiânia, onde almoçou com os amigos jornalistas João Soh, do jornal Diário da Manhã; Norton Luiz Ferreira, do jornal O Estado de Goiás; Wanderley Faria, do jornal O Popular; e Fernando Campos do programa Rodas e Motores.

Os expedicionários tiram fotos no Parque da Vaca Brava e apreciaram os primeiros indícios da primavera, com a florada dos ipês ao longo das grandes avenidas. Goiânia desenvolveu-se a partir de um plano urbanístico, e foi construída para desempenhar a função de centro político e administrativo. Foi fundada em 24 de Outubro de 1933, absorvendo da cidade de Goiás a função de capital do estado.

A cidade do planalto central do Brasil, com 1,2 milhão de habitantes é famosa pelas duplas sertanejas, moda meio em baixa no sudeste do país e pelo mais grave acidente radioativo já ocorrido no continente americano, em 1987. Nessa ocasião, centenas de pessoas foram contaminadas com partículas da substância radioativa Césio-137, quando um indivíduo desmontou um aparelho utilizado em radioterapias.

De Goiânia, a expedição seguiu para Rio Verde, pela rodovia estadual 060. Ao longo dos 220 quilômetros desse caminho, o cenário é dominado pelas plantações de cana de açúcar e de usinas de produção de álcool. A região também é conhecida pelas fábricas produtoras de óleo de soja e milho. A estrada é cheia de ondulações, fruto do serviço ruim de tapa-buracos.

O terceiro dia, desta segunda etapa da expedição De Leste a Oeste, quarta (29/8) foi mais tranqüilo, pois os expedicionários dirigiram apenas 280 quilômetros entre Anápolis, Goiânia e Rio Verde.

A viagem De Leste a Oeste está sendo feita nos veículos Corsa hatch 1.4, Prisma 1.4, Vectra Expression 2.0, Blazer Advantage (todos flexpower), S10 CD Executive Diesel e Tracker a gasolina. Até o final da expedição, esses carros deverão rodar mais de 8.200 quilômetros de rodovias asfaltadas, estradas de terra, enfrentando buracos, lama e condições adversas de clima, até atingir o extremo oeste do país, no estado do Acre.

A aventura, nesses quatro dias da segunda etapa, está sendo realizada pelos expedicionários jornalistas Carlos Eduardo da Silva, do jornal O Balcão, de Belo Horizonte (MG); Fernando Araújo Filho, do jornal Extra, de Maceió (AL); Francisco da Silva Júnior, do jornal Diário do Pará, de Belém (PA); Juvenal Evangelista de Souza, da TV Auto, de Salvador (BA) ; Marco Antonio Freire, da TV Tarobá, de Londrina (PR); Thalmany Costa, do Programa Sobre Rodas, de Maceió (AL); Jorge Finardi Filho, do programa Auto Mais, de São Paulo (SP); e Edvanildo Lobo, do jornal Correio da Paraíba, de João Pessoa (PB); e, pela equipe de suporte formada pelos expedicionários Luiz Cezar Fanfa, Nereu Leme, Edison Lucas, Pedro Danthas e Fábio Freitas.

Fotos de Pedro Danthas
Jornalista responsável: Nereu Leme – MTb: 9460

* PARANAENSES BUSCAM SEGUNDA VITÓRIA NA COPA TROLLER.

Correndo em casa, Roque e Minski querem a liderança da competição

Os paranaenses Roque Veviurka e Alberto Minski estão animados para a quarta etapa da Copa Troller de rally, que acontece em Curitiba no próximo sábado, 1º de setembro. A dupla, que corre em casa, está fazendo uma boa temporada de estréia na categoria e vem de vitória na última prova, realizada em Campinas.

Na etapa de Curitiba, a dupla da equipe BS Colway / Vipal / Transamérica pode chegar à liderança da competição. Entretanto, o piloto Roque lembra que "no rally, não é fácil repetir resultados. São muitos os concorrentes, sempre mais que 50 na categoria graduados. O importante é pontuar bem em todas as etapas. É esse o nosso objetivo."

O trajeto planejado pela organização pode trazer muitas surpresas. Segundo o navegador Alberto Minski, Curitiba tem um "cardápio" para todos os gostos. "Não dá para ter a menor idéia do que o organizador vai fazer. Precisamos estar preparados para tudo e, com certeza, vamos ter uma prova muito variada e difícil", afirma. Roque, porém, já sabe a receita para um bom resultado: "101% de atenção durante toda a prova."

O tempo fechado e com grandes possibilidades de chuva para o sábado apenas anima a dupla: "apesar do risco e do perigo, a gente prefere chuva e tempo feio. Pode até cair o mundo!", brinca o experiente piloto Roque Veviurka, que ao lado de Alberto Minski, ganhou as últimas sete temporadas do rally Mitsubishi Motorsport.

Enfoque Comunicação & Eventos

GT3: MORENO ESTÁ FORA DA ETAPA DE CURITIBA.

Ferrari F430 acidentado em Tarumã não ficará pronto a tempo.

Ex-piloto de F-1 volta à categoria na rodada dupla do Rio de Janeiro

CURITIBA (PR) – O acidente ocorrido nos treinos que antecederam a rodada dupla de abertura do Brasil GT3 Championship, em Tarumã (RS), há cerca de 15 dias, vai também tirar o ex-piloto de Fórmula 1 Roberto Moreno do segundo encontro da categoria, marcado para o próximo final de semana em Curitiba (PR). O forte impacto do Ferrari F430 contra o muro da veloz pista gaúcha exigiu mais reparos do que o previsto e também obrigou a importação de peças em caráter de urgência. Mas Moreno e seu parceiro na equipe CRT , Carlos Crespo, não terão o equipamento pronto para a disputa: "É uma pena ficar de fora desta rodada dupla, eu estou gostando muito de pilotar o Ferrari", comentou Moreno. "Quando bati em Tarumã, na hora eu vi que a coisa poderia ter sido séria Cheguei, inclusive, a machucar as costas. Ainda tentamos consertar o carro para aquela corrida mesmo. Mas ao desmontar tudo e fazer uma análise detalhada vimos que era impossível. Foi muito chato. Mas as corridas são assim mesmo. Para andar rápido você tem que arriscar. Foi o que fiz, mas espero que voltemos à pista para a terceira rodada dupla, no Rio de Janeiro, já em boas condições de competitividade".

Um problema foi o atraso na chegada de peças de reposição – que são enviadas da Suíça, onde os Ferrari de competição são preparados. "É um carro a menos para representar a marca Ferrari na pista. Mas no Rio de Janeiro O Moreno e o Crespo estarão de volta com força total. Mas o carro ficará pronto e será competitivo na próxima semana", afirmou Sergio Bürger, chefe de equipe da CRT. Apesar da ausência da dupla, a CRT contará com um novo F430, que será pilotado por Sérgio Langaná e Marcelo Fernandes, que disputaram a primeira etapa a bordo de um Dodge Viper.

Foto: Miguel Costa Júnior

Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Press Consultoria Ltda.

* GP2: LUCAS RECUPERA GRANDE DESVANTAGEM E REACENDE DISPUTA QUE ERA CONSIDERADA DECIDIDA.

Faltando seis corridas nas três rodadas duplas restantes, diferença para o líder, que já foi de 19, está em apenas 2 pontos

A decisão do título do Campeonato Mundial de Fórmula GP2 mostrou no fim de semana passado que deve reservar muita emoção aos fãs do automobilismo. Em um duelo quase particular, o alemão Timo Glock e o brasileiro Lucas Di Grassi ocupam os dois primeiros lugares na classificação do torneio, separados apenas por dois pontos. O experiente Glock, que já competiu na F-1 e na Champ Cars (Fórmula Mundial), soma 66 pontos, contra 64 de Lucas, um jovem que ainda sonha em chegar à categoria principal. Com uma vitória cada um na rodada dupla disputada no fim de semana passado, em Istambul (Turquia), eles mostraram que o título pode acabar decidido por uma margem reduzidíssima.
Mas a história da temporada mostra que Lucas vive um grande momento, algo decisivo quando faltam apenas três rodadas, a serem disputadas na Itália (9/9), Bélgica (16/9) e Espanha (30/9). Di Grassi chegou a ter 19 pontos de desvantagem para o piloto alemão – uma diferença que levou muitos, na época, a considerar Glock favorito disparado para o título. Compensando a desvantagem de seu equipamento com inteligência e boa estratégia, Lucas foi aos poucos reduzindo a diferença. Mais do que isso, o brasileiro tem mostrado consistência e velocidade muito superiores ao que se viu nas primeiras etapas do ano:
"A situação ainda não é a ideal, mas é bem diferente do início. Nosso carro evoluiu e agora estamos em condição de pensar seriamente no título", diz ele, referindo-se ao trabalho que vem realizando com a equipe ART Grand Prix. "Saímos em desvantagem no começo do ano, com um carro muito inferior nas tomadas de tempo e pior também nas corridas. As coisas ainda não estão equiparadas, mas está evidente que evoluímos. No entanto, eles (a equipe iSport International, de Glock e do austríaco Andréas Zuber) não estão parados. São competentes e acho que podemos esperar uma briga dura até o fim do ano. A GP2 sempre foi assim, competitiva e imprevisível", conta Di Grassi.

Istambul – A rodada dupla da Turquia viu Timo Glock ser favorecido por um golpe de sorte. Depois de perder a liderança para Lucas, que ganhou a corrida do sábado, o alemão recuperou a liderança do Campeonato Mundial ao vencer a 15ª etapa da temporada, no domingo, depois de um acidente. A batida causou o abandono, na última volta, do então líder Karum Chandhok e colocou para trás na classificação da prova o segundo colocado Kazuki Nakajima. Glock, que havia largado em quarto, ocupava a terceira colocação e herdou a liderança. Já Lucas Di Grassi envolveu-se em um acidente com o italiano Giorgio Pantano e acabou punido com um drive-through: "Foi um acidente típico de corrida: os dois tentaram ganhar a dianteira e nos tocamos", conta Di Grassi. "Acho que a punição foi um exagero, mas essas coisas fazem parte de um esporte que exige a interpretação das imagens para se deduzir o que está acontecendo realmente", diz o brasileiro, que terminou na 11ª posição. Caso não tivesse recebido o drive-through, Di Grassi poderia permanecer líder da GP2, já que provavelmente terminaria na quarta colocação – o que o colocaria um ponto à frente de Timo Glock.

Classificação da GP2 após 15 corridas:
1) Timo Glock, 66
2) Lucas di Grassi, 64
3) Luca Filippi, 37
4) Giorgio Pantano e Kazuki Nakajima, 36
6) Adam Carroll, 34
7) Javier Villa e Andreas Zuber, 28
9) Bruno Senna e Pastor Maldonado, 25
11) Borja García, 21
12) Roldán Rodríguez, 14
13) Mike Conway, 13
14) Vitaly Petrov, 11
15) Adrian Zaugg e Nicolas Lapierre, 10
17) Kohei Hirate, 9
18) Xandinho Negrão, 8

Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Press Consultoria Ltda.