COMPRE AGORA

domingo, novembro 16, 2008

Barrichello e Kanaan ampliam recorde nas 500 Milhas

Ao lado de Giaffone, Russo e Burti, dupla conquista 8º título na Granja Viana

COTIA – Recordista de largadas na Fórmula 1, Rubens Barrichello ampliou neste sábado outra marca notável em sua longa carreira nas pistas. Ao lado do Tony Kanaan, com quem disputou todas as 12 edições do evento, Barrichello conquistou o oitavo título das 500 Milhas da Granja Viana. A dupla contou ainda com o reforço de Felipe Giaffone, Renato Russo e Luciano Burti, a quem coube a honra de receber a bandeirada quadriculada depois de quase 11 horas de prova. Em segundo, três voltas atrás, chegou a Henkel-Loctite, seguida pela Massa Blausiegel Team, capitaneada pelo vice-campeão da Fórmula 1, Felipe Massa.

"Fiz essa corrida para treinar, não porque vou parar. Quero continuar na Fórmula 1 e, se não for possível, não será por falta de vontade", sublinhou Barrichello, depois de mais uma exibição irretocável do time dirigido por Luís Sérgio Santos, o Zé Bolão. "O trabalho da equipe foi excelente, numa corrida fisicamente muito dura. Não foi fácil pilotar por mais de três horas no começo da corrida, com todo aquele sol e calor", explicou.
O kart 72 saiu na pole, liderou praticamente de ponta a ponta e Barrichello ainda estabeleceu a volta mais rápida. "Foi uma prova difícil e diferente de todas as anteriores, porque a largada foi durante o dia e o pneu dianteiro esquerdo estava esquentando demais. Mas nossa estratégia funcionou bem e colocar um jogo de pneus novos na parada de 15 minutos ajudou a fazer a diferença", observou.

O pit stop obrigatório foi uma das novidades das 500 Milhas em 2008 e, na avaliação da própria equipe de Barrichello, fundamental para o resultado. "Ganhamos na estratégia de boxes. O Zé Bolão antecipou nossa parada, que deveria ser próxima do limite de nove horas, porque no momento previsto corríamos o risco de perder a primeira colocação para o kart 20", elogiou Russo. "Além disso, não tivemos nenhum problema, o que é raro numa prova tão longa", completou.

Felipe Massa saiu em 12º com o kart 19, mas foi com o 91 que garantiu acesso ao pódio juntamente com o irmão Dudu, mais Xandinho Negrão, Felipe Lapenna, Felipes Apezzatto e Victor Guerin – todos estavam inscritos nos dois. Nas últimas horas, preferiu deixar a pilotagem por conta dos companheiros e assistir ao que se passava na pista da sacada dos boxes da equipe, ao lado da mulher Raffaela, Xandinho e Thiago Camilo – este último correu ao lado de Marcos Gomes e já havia abandonado.

"Passamos a prova toda tentando recuperar o prejuízo da primeira parte, quando o motor não estava rendendo. Mais tarde, passamos a andar no ritmo do pessoal da frente", resignou-se Massa. Se o motor não correspondeu, Massa aprovou a introdução dos 15 minutos de parada obrigatória. "Foi uma ótima idéia que explica porque o número de abandonos foi pequeno", observou o astro da Ferrari, que também viu outro aspecto positivo na edição deste ano. "O nível dos pilotos esteve mais elevado."

A turma de Massa, na verdade, foi a quarta a cruzar a linha de chegada, mas os comissários desportivos desclassificaram a Oi-Piquet, comandada por Sérgio Jimenez, por uma irregularidade. Jimenez e seus parceiros teriam sido beneficiados por outro kart da equipe, desqualificado por se encontrar abaixo do peso mínimo de 200 quilos, mas que permaneceu na pista por muito tempo na pista em auxílio dos companheiros. ‘É preciso colocar uma balança na entrada e outra na saída dos boxes. "Não quero acusar ninguém, mas a gente via que realmente havia gente andando rápido demais", declarou Barrichello.

Os 10 melhores na Granja Viana:

1 – Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Felipe Giaffone, Renato Russo e Luciano Burti, 644 voltas em 10h53min04s136
2 – Nonô Figueiredo, Duda Pamplona, Francesco di Mauro e Renan Guerra, a três voltas
3 – Felipe Massa, Xandinho Negrão, Dudu Massa, Felipe Lapenna, Felipes Apezzato e Victor Guerin, a três voltas
4 – André Nicastro, Beto Monteiro, Roberval Andrade, Wellington Cirino, Lucas Finger, Jefferson Tierling, Emerson Behne e Denis Dirani, a seis voltas
5 – Iuri Alves, Fernando Carvalho e Joel Mendes Jr., a 11 voltas
6 – Jandre Nunes, Peterson Nunes, Diego Fernandes, Lucas Gorth, Vicente Rando Neto, Ulisses Fernandes, Luís Maul, Thiago Santos e Ulisses Ribeiro, a 11 voltas
7 – Luís Carlos Roque, João Carlos Roque, André Fleury e Álvaro Cavalcante, a 11 voltas
8 – Rafael Suzuki, Fernando Leme e Pedro Barbosa, a 12 voltas
9 – Felipe Neira, Renato Mendes, Rodrigo d’Orey e Sérgio Simão, a 13 voltas
10 – Paulo Malagoni, Ricardo Guedes, Marcelo Dias, Fábio Sabaldo e Márcio Dias, a 14 voltas


Resultados completos estão disponíveis no site www.cronomap.com.br
fotos: Miguel Costa Jr.
Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Nenhum comentário: