Nelsinho Piquet renova com Renault para 2009


Nelsinho Piquet renovou por mais um ano seu contrato com a equipe ING Renault. O time dirigido pelo italiano Flávio Briatore confirmou oficialmente hoje que o brasileiro será um dos pilotos da equipe na temporada 2009 da Fórmula 1, tendo novamente ao lado o espanhol Fernando Alonso. Nelsinho volta à pista já no dia 17 de novembro, em Barcelona, na Espanha, para os primeiros testes de inverno com foco no próximo ano.

O chefe da equipe ING Renault, Flavio Briatore, disse estar feliz em confirmar a permanência de Nelsinho e de Alonso. "Isso dá à ING Renault uma das duplas de pilotos mais interessantes, com a mistura perfeita entre a juventude e a experiência", destaca.
Em seu primeiro ano na Fórmula 1, Nelsinho Piquet marcou 19 pontos e terminou na 12ª colocação. Além disso, foi o brasileiro que mais marcou pontos em termos absolutos na temporada de estréia e um dos únicos três a terem subido no pódio, com o segundo lugar no GP da Alemanha, em Hockenheim. Os outros dois foram Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna.

Nelsinho iniciou a carreira aos oito anos, correndo de kart, categoria na qual foi tricampeão brasileiro. Em 2001, estreou na Fórmula 3 Sul-Americana, sendo eleito o piloto revelação da temporada. O piloto entrou apenas na sexta etapa, quando completou a idade mínima exigida, de 16 anos. No ano seguinte, disputou a temporada inteira e venceu o campeonato com quatro corridas de antecedência. Em 18 provas, foram 13 vitórias e 16 poles. Além disso, quebrou vários recordes da categoria.
Em 2003, Nelsinho disputou o campeonato inglês de Fórmula 3, terminando na terceira colocação, com seis vitórias e oito pole positions.
Em 2004, conquistou o campeonato com seis vitórias, cinco poles e 11 voltas mais rápidas. De quebra, fez com que a Piquet Sports fosse a primeira equipe estrangeira a vencer a competição desde 1978.
Em 2005, o piloto disputou sua primeira temporada na GP2 Series e foi escolhido pelo bicampeão Emerson Fittipaldi para defender o Brasil na temporada de estréia da A1 GP. Nelsinho disputou sete provas e conquistou, no circuito inglês de Brands Hatch, a primeira pole position e as primeiras duas vitórias da história da categoria.
Em 2006, Nelsinho disputou novamente a GP2 Series e conquistou o vice-campeonato, após uma disputa prova a prova com o atual campeão mundial Lewis Hamilton. Nas duas temporadas na categoria, foram seis poles, cinco vitórias e 13 pódios. Em 2007, foi piloto de testes da ING Renault e, no ano seguinte, foi efetivado como piloto titular.
Alessandro Mendes
Nenhum comentário:
Postar um comentário