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quarta-feira, julho 13, 2011

FORD AVANÇA NA ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL


O Ford Fusion Hybrid, além da tecnologia híbrida, introduziu no Brasil um novo tipo de pneu de baixa resistência ao atrito, capaz de melhorar o consumo de combustível em cerca de 0,85 km/l. Desenvolvido pela Ford em conjunto com fornecedores, o objetivo é fomentar a utilização de tecnologias pioneiras nos seus veículos globais.

"O campo de pesquisas para aumentar a economia de combustível dos veículos vai muito além dos motores e recursos aerodinâmicos. Os pneus de baixa resistência ao atrito são exemplos de avanços voltados para obter a máxima eficiência e a Ford lidera a pesquisa global de novos compostos", diz David Rohweder, engenheiro-chefe global de Engenharia de Rodas e Pneus da Ford.

"A Ford desenvolve pneus junto com os fornecedores para atender nossos objetivos em termos de nível de aderência, rodagem, ruído e outros atributos que os consumidores esperam e exigem", diz Rohweder. "A meta é ter um pneu bem balanceado, que tenha ótimo agarre em todas as condições, seja silencioso, durável e com baixa resistência ao rolamento".

 Novos materiais

            A resistência ao rolamento, medida da força necessária para o pneu se movimentar na pista, é um elemento-chave na melhoria da economia de combustível. Um ganho de 10% na resistência ao rolamento traz um aumento de cerca de 2% na economia de combustível, segundo os especialistas da Ford, que também pesquisam materiais encontrados em outros produtos, como calçados esportivos, para verificar o seu potencial de aplicação automotiva.

            Economia e desempenho

            Produzir veículos mais eficientes sem comprometer o desempenho é um ponto importante para a Ford. A marca tem veículos líderes em economia no mercado norte-americano, como o Fusion Hybrid, com consumo na faixa de 17 km/l.

Outro exemplo mundial de veículo líder em enconomia é o New Fiesta. No Brasil, o modelo é equipado com a nova geração de motores Flex Sigma 1.6, desenvolvido para obter a máxima eficiência tanto com etanol como com gasolina. Produzido em Taubaté, no interior paulista, com bloco e cabeçote de alumínio e 16 válvulas de duplo comando variável, ele foi incluído na lista dos 10 carros mais "verdes" de 2011 divulgada pelo Conselho Americano para Economia e Eficiência Energética.

 Fonte: Ford

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