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quarta-feira, maio 28, 2008

* CHEVROLET EXPEDITION FAZ, NO PORTO DE SANTOS, PRIMEIRA PARADA DA AVENTURA PORTOS ABERTOS.


Importância do Porto de Santos se espraia além do estuário para a cidade e região metropolitana da baixada santista

O primeiro porto brasileiro em movimentação de carga em geral e o primeiro a ser visitado pela Chevrolet Flexpedition Portos Abertos, nesta segunda-feira (26/5), foi o Porto de Santos que, em 2007, movimentou 81 milhões de toneladas em cargas diversas e embarcou ou desembarcou 600 mil turistas da temporada de novembro de 2007 a abril de 2008.

Além da importância econômica para a região e para o País, o Porto de Santos tem influência direta nos 418 mil habitantes da cidade e 1,7 milhão de pessoas da região metropolitana da baixada santista. A influência e abrangência desse porto é tão grande, que já poderia ser chamado de Porto de Santos, Guarujá e Cubatão.

Depois de sair da fábrica da General Motors do Brasil, em São Caetano do Sul (SP), os jornalistas da expedição - em companhia do vice-presidente da GM, José Carlos Pinheiro Neto, do vice-presidente da Bosch do Brasil, Besaliel Botelho e do diretor de comunicação da GM, Pedro Luiz Dias – visitaram as instalações da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), pelo estuário do porto, a bordo de uma escuna.

Influência presente

No porto, a equipe da Chevrolet Flexpedition Portos Abertos foi recebida pelo diretor presidente da Codesp, engenheiro José Di Bella Filho e sua equipe. Desde 1980, Santos deixou de ser um porto privado e passou para a administração por parte da Secretaria Especial de Portos do governo federal.

Wagner Gonçalves, gerente da área comercial da Codesp, considerou uma honra os expedicionários terem escolhido o Porto de Santos como primeiro local a ser visitado pela Chevrolet Flexpedition.

José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM, fez votos de que “a expedição Portos Abertos seja mais um marco da saga da Chevrolet de mostrar o Brasil e nossos portos, que são verdadeiras portas de entrada de nosso País”.

Como parte de seu plano de modernização, o Porto de Santos e a Prefeitura local planejam revitalizar os antigos armazéns do centro da cidade, região conhecida como Valongo, e criar centros de convivência e cultura, nos moldes do Porto Madero, da Argentina.

Mas, a influência do porto de Santos, porta de entrada e saída de 27% das riquezas do País e pela movimentação de 5741 navios em 2008 (média de 61 por dia), não começou agora: quando Braz Cubas – que fundou a cidade de Santos em 1531 – escolheu o local para atracação dos navios da época, procurou um estuário que pudesse ser protegido dos ataques de piratas.

E, mais tarde, a partir de 1836, com a chegada dos imigrantes alemães e o aumento repentino da população, Santos enfrentou 21 pestes de febre amarela, que mataram quase metade da população. Como não havia saneamento, a dragagem e a construção do porto ajudaram no combate e erradicação da doença. Os engenheiros e funcionários do porto, que foi privatizado em 1890, para a Companhia Docas de Santos (essa concessão terminou em 1980), além de contribuírem com obras destinadas a solucionar o problema de saneamento básico, construíram escolas e creches e asfaltaram ruas e avenidas.

A caravana da Chevrolet Flexpedition Portos Abertos

A caravana Chevrolet Flexpedition Portos Abertos é formada pelos veículos Chevrolet S10 Turbo Diesel 2.8, Astra Hatch, Vectra Elite, Vectra GT, Meriva Easytronic e Tracker. A primeira etapa da expedição, iniciada nesta segunda-feira (26) pela visita ao Porto de Santos, terminará no próximo dia 30/05/2008, no Porto do Rio de Janeiro. Participam desta primeira etapa o coordenador e chefe da expedição, Luiz Cezar Fanfa, Pedro Luiz Dias, diretor de Comunicação Social da GM do Brasil, Fabiano Mazzeo, assessor de imprensa da GM e os jornalistas expedicionários Anderlin Valério Junior, de Curitiba/PR; Antônio Carlos da Silva, da TV Bandeirantes, de Curitiba/PR; Claiton Mendes Ramos, da revista Logística para o Brasil, de Uberlandia/MG; Eduardo Alberto Chau Ribeiro, da revista Transporte Moderno, de São Paulo/SP; Fábio de Oliv eira Penteado, da revista Tecnologística, de São Paulo/SP; Fernando Siqueira, do Jornal Tribuna do Norte, de Natal/RN; Victor Aguiar Pinto, do Diário do Pará, Belém/PA; Pedro Danthas, fotógrafo da expedição; e Nereu Leme, redator da expedição.

200 Anos da Abertura dos Portos

A aventura coincide com a comemoração dos 200 anos da abertura dos Portos Brasileiros pela Família Real Portuguesa e comemora os 100 anos de fundação da General Motors Corporation.

A expedição Portos Abertos é uma aventura pela história do Brasil e foi motivada pelo sucesso das três primeiras Chevrolet Flexpedition realizadas no País (Norte-Sul, Caminho do Ouro e Leste-Oeste), evidenciando a liderança da marca Chevrolet com os veículos equipados com a tecnologia Flexpower.


Jornalista responsável: Nereu Leme – MTb: 9460

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