COMPRE AGORA

quarta-feira, maio 28, 2008

* 24 HORAS DE NÜRBURGRING: PORSCHE ALCANÇA A TERCEIRA VITÓRIA E DOMINA O PÓDIO NO "INFERNO VERDE"



A 24 Horas de Nürburgring, uma das mais desafiadoras corridas de longa duração do calendário internacional, terminou pelo terceiro ano consecutivo com vitória da Porsche. Com um 911 GT3 RSR da equipe Manthey Racing, o quarteto formado pelos alemães Timo Bernhard e Marc Lieb, pelo francês Romain Dumas e pelo alemão-monegasco Marcel Tiemann terminou à frente de outros dois Porsche − a marca dominou os três lugares do pódio. A prova teve 216 carros participantes e foi realizada no circuito completo de Nürburgring, com 25 km de extensão, sendo assistida por mais de 220.000 pessoas.

O começo da corrida foi difícil para a equipe vencedora. Algumas centenas de metros depois da largada, o Porsche de Bernard/Lieb/Dumas/Tiemann, que havia largado na pole position, começou a vazar água pela traseira. O selante de uma junta do sistema de refrigeração havia se perdido e os reparos necessários custaram 16 minutos nos boxes. Os quatro pilotos receberam do dono da equipe, Olaf Manthey, instrução para andar o mais forte possível e tentar recuperar o tempo perdido. Eles só abrandaram o ritmo na fase final, quando a vitória estava próxima.

“Durante as primeiras 20 horas, pilotamos no limite do carro. Mesmo à noite e no molhado, chegamos a descontar 40 segundos por volta em relação ao líder”, contava Dumas, que guiava o carro no momento da bandeirada. “Esta vitória é o maior momento da minha carreira”, exultava Lieb. Hartmut Kristen, chefe de competições da Porsche, manifestava sua satisfação: “Nossas equipes mostraram novamente que velocidade e durabilidade são as chaves do sucesso em uma corrida de 24 horas. Foi uma prova de que o Porsche 911 é simplesmente o melhor carro esporte do mundo”. No meio das comemorações, Olaf Manthey teve sua barba grisalha cortada com uma tesoura.
A Manthey Racing fez dobradinha. O quarteto segundo colocado, formado pelos alemães Armin Hahne/Christian Haarmann/Jochen Krumbach/Pierre Kaffer, pilotou um Porsche 911 GT3-MR − o mesmo carro que venceu a 24 Horas de Nürburgring em 2006. Em terceiro ficou o 911 GT3 de outro quarteto alemão: Klaus Abbelen/Sabine Schmitz/Edgar Althoff/Kenneth Heyer. Outro Porsche, um 911 GT3 Cup, terminou em quinto lugar. No total, a Porsche colocou oito carros nos dez primeiros lugares.

A primeira edição da 24 Horas de Nürburgring aconteceu em 1970, ainda no traçado clássico de 22,8 km (também conhecido como “inferno verde”, devido às dificuldades que apresenta para carros e pilotos). Com a inauguração do novo traçado de 4,5 km, usado pela Fórmula 1 a partir de 1984, a prova passou a acontecer em um circuito de 25 km formado pela junção das duas pistas. A Porsche venceu as edições de 1976, 1977, 1978, 1993, 2000, 2006, 2007 e 2008.


24 Horas de Nürburgring (Alemanha) − 24 e 25 de maio de 2008 − Resultado final:

1) Timo Bernhard/Marc Lieb/Romain Dumas/Marcel Tiemann, Porsche 911 GT3 RSR, 148 voltas em 24h03:48.494

2) Armin Hahne/Christian Haarmann/Jochen Krumbach/Pierre Kaffer, Porsche 911 GT3-MR, 147 voltas

3) Sabine Schmitz/Klaus Abbelen/Edgar Althoff/Kenneth Heyer, Porsche 911 GT3, 145 voltas

4) Marko Hartung/Stefan Neuberger/Franz Englstler, BMW Z4M, 144 voltas

5) Frank Kräling/Marc Gindorf/Peter Scharmach/Martin Ragginger, Porsche 911 GT3 Cup, 144 voltas

6) Johannes Scheid/Oliver Kainz/Andréas Teichmann/Arno Klasen, BMW M3 E46 GTS, 143 voltas.


Stuttgart Sportcar
Importador Oficial Porsche

www.porsche.com.br

Luiz Alberto Pandini − LetraDelta Editora

Nenhum comentário: