COMPRE AGORA

quinta-feira, dezembro 05, 2013

Revisão do sistema de freios, antes das férias, garante a segurança do veículo

O final de ano está se aproximando e, com ele, chegam as férias e o tão esperado descanso e lazer. Para que o seu veículo não seja o protagonista de um filme de terror e o causador de uma viagem nada tranqüila, é recomendável fazer uma revisão, especialmente, no sistema de freios, item fundamental para garantir a segurança nas estradas. “O sistema de freios é composto por diversos componentes, entre eles,pastilhas, discos, tambor, cilindros (mestre e de roda), pinça, servo freio, sapata e fluido de freio. Ao fazer a revisão, é ideal analisar todas as peças para verificar se estão em boas condições”, afirma Jair Silva, supervisor de serviços da Nakata. Segundo Silva, a revisão é uma oportunidade de avaliar preventivamente o estado de todas as peças do sistema, uma das partes vitais em questão de segurança do veículo.

A troca dos itens deve ser feita na frequência recomendada pelo fabricante ou quando alguma das peças apresentarem desgaste ou quebra. “O uso constante dos freios resulta no desgaste natural de algumas peças. Por isto, é importante verificar se não há ranhuras nos discos e nos outros componentes”, afirma. Caso os discos estejam riscados ou desgastados  devem ser substituídos por uma peça nova.

Ele ressalta, ainda, que o motorista deve ficar atento ao nível de fluido de freio.

Se estiver abaixo do nível no reservatório, uma luz acenderá no painel, sinalizando que há algo errado. Pode haver desgaste de lonas e pastilhas ou algum vazamento já que o fluido de freio não diminui com o uso.
Outras dicas sobre a manutenção do veículo podem ser conferidas na série de vídeos da Nakata “Meu carro bem cuidado” que está disponível no YouTube http://www.youtube.com/componentesnakata 

Fonte: Verso Comunicação

Nenhum comentário: