COMPRE AGORA

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

* CARROS UTILIZARÃO AIR BOX NA COPA NEXTEL STOCK CAR 2007.


Dispositivo será adotado por todas as marcas dos carros da Stock Car

São Paulo - Mais uma novidade será introduzida na Copa Nextel Stock Car na temporada 2007: todas as marcas adotarão o chamado ‘Air Box’,ou seja, a tomada de ar para o carburador feita através de uma abertura no capô do motor e não mais pela grade dianteira, como na temporada passada. Este dispositivo já havia sido testado pela ZF Racing em agosto do ano passado, após a etapa de Curitiba, nos carros das Equipes Medley A. Mattheis, de Guto Negrão, e da Hot Car Competições, do piloto Popó Bueno.

O objetivo do teste foi avaliar sea ultrapassagem ficava mais fácil para o carro que vem detrás, uma vez que existe na categoria uma opinião formada de que o carro que vem no vácuo, "colado" no dianteiro, perde ligeiramente seu desempenho por ter a entrada de ar da grade frontal prejudicada. Esta teoria foi confirmada nos testes realizados em túnel de vento na Universidade de São Carlos, onde se verificou uma grande estagnação do ar na parte dianteira do carro. Isto fez com que a ZF Racing projetasse o ‘Air Box’ e, após sua construção, avaliasse seu desempenho.

Os resultados demonstraram uma pequena melhora na condição de ultrapassagem, mas não a ponto de se introduzir o dispositivo somente por este motivo. Tendo em vista a introdução da quarta marca na categoria, o Peugeot Sedan 307, e considerando-se a grande diferença na área frontal da grade de cada uma das marcas envolvidas na Stock Car, optou-se pelo uso do Air Box para a alimentação do motor, ficando desta forma padronizada a área e o ponto de captação de ar em todos os carros.

Segundo Zeca Giaffone, da ZF Racing, o dispositivo já está sendo construído em fibra para todas as equipes utilizarem na temporada de 2007. "Estamos desenhando ainda um sistema de tomada de ar através de nacas, as quais serão instaladas na frente dos carros. Elas captarão o ar para oradiador de água, radiador de óleo e os freios dianteiros, também padronizados para todas as marcas, eliminando as diferenças de área da grade dianteira. Isto permite com que se mantenham as características originais dos carros, solucionando o problema técnico, sem alterar o visual e a estética particular de cada marca", completou Zeca.

A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Mais informações no site www.stockcar.com.br
Departamento de Comunicação da Copa Nextel Stock Car:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324

Nenhum comentário: