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quarta-feira, janeiro 16, 2008

* O CONCEITO SATURN FLEXTREME PLUG-IN: A EFICIÊNCIA.


Veículo conceito compacto esportivo, dá a dica da direção do design do futuro do Saturn, equipado com o Sistema E-Flex da GM, fornece até 55 km de autonomia sem emissões, completamente elétrico

A Saturn demonstra que o transporte prático e o desenho impressionante andam de mãos dadas com o conceito Saturn Flextreme elétrico, apresentado no Salão de Detroit.

Com múltiplas inovações funcionais e estéticas, tais como câmeras que substituem os espelhos laterais e portas não convencionais que permitem fácil entrada e saída, os sinais do Flextreme de que as novas características do portifólio da Saturn irão continuar nas futuras gerações de produto: design surpreendente, inspirado no design europeu, e um compromisso de fornecer para os clientes veículos funcionais e eficientes que respeitam o meio ambiente.
"Design simples, características inovadoras e tecnologia ambiental são as marcas de qualidade do portifólio recém revitalizado do Saturn, disse a Gerente Geral da Saturn, Jill Lajdziak. "O conceito Flextreme demonstra como estas características inovadoras, orientadas pelo design serão aplicadas em nossa próxima geração de veículos, e isto demonstra que o pensamento não convencional pode resultar em grandes carros"

O Flextreme representa o compromisso contínuo da Saturn em produzir veículos que usam menos combustíveis e produzem emissões menores. Diferente dos veículos convencionais e híbridos gás-elétrico, o conceito Saturn Flextreme apresenta o Sistema E-Flex da GM que usa um motor elétrico acionado por uma bateria de lítio-íon para propeli-lo por até 55 km somente acionado de forma elétrica. A bateria pode ser recarregada em uma tomada doméstica em apenas três horas. Na estrada, um motor turbo-diesel simples e eficiente de 1.3 l gera eletricidade adicional para reabastecer a bateria a estender a autonomia do veículo.

O compromisso da Saturn com a inovação e transporte simples está ainda ilustrado pelos dois Segway® Personal Transporters elétricos de alta tecnologia engenhosamente embalados debaixo do piso de carga do Flextreme. Uma vez guardadas, as baterias destes Segways modificados podem ser carregadas junto com as baterias do Flextreme..
O conceito do Saturn Flextreme realça os novos elementos da linguagem do design do Saturn: elementos de estilo simples, tais como faróis estreitos em formato de bumerangue e uma linha de característica inclinada nas laterais.
As grades frontais são cobertas por policarbonato, de peso leve, que melhoram a aerodinâmica enquanto mantém a estética visual. Rodas de liga leve especiais parecem rodas convencionais, porém, são projetadas para evitar a turbulência do ar que rouba energia.

Todas as janelas, incluindo o pára-brisa, são feitas de policarbonato de peso leve, assim como uma grande parte do teto. O pára-brisa panorâmico do Flextreme proporciona um interior claro e espaçoso e se estica pela maior parte do teto, que é reforçado por uma estrutura composta semelhante a uma espinha que se estende para o piso traseiro.

Ao manter a filosofia do Saturn de desafiar o pensamento convencional, a equipe de design do conceito Flextreme partiu para criar um veículo que combinasse o chassis E-flex da GM com um estilo que seja dinâmico, mas use, de forma eficiente e da melhor forma possível, o espaço. Para fazê-lo, ela usa os sistemas FlexDoors® e FlexLoad®, duas soluções inovadoras, focadas no cliente que melhoram a funcionalidade do Flextreme.

Com o sistema FlexDoors, o acesso à área da carga traseira é feita através de duas portas traseiras estilo borboleta que se abrem para cima ao longo do eixo central do veículo. Esta característica cuidadosa permite que o porta-malas do Flextreme esteja acessível a partir da lateral quando ele estacionar bem próximo a uma parede ou um outro veículo, ou quando um rack de bicicleta for encaixado na traseira.
As portas traseiras são uma outra característica do Flextreme. Enquanto as portas frontais abrem de uma forma convencional, as portas traseiras são articuladas na traseira. E, como não há qualquer coluna central, a abertura das portas de um lado cria uma grande abertura para uma entrada fácil. Para as famílias, esta característica é especialmente útil ao prender assentos para criança e crianças nos bancos traseiros.
O compartimento de bagagem debaixo do piso FlexLoad pode ser a característica mais favorável ao cliente. Uma opção prática de armazenamento, porém flexível, que se estende e retrai eletronicamente, isto elimina ter que levantar a bagagem para o alto e para dentro do porta-malas. No conceito Flextreme em exibição, os Segway® Personal Transporters recarregáveis são guardados neste compartimento de bagagem debaixo do piso.

Os assentos usam construção de baixo peso e estão presos ao piso do carro por um único trilho ao invés dos usuais dois, criando mais espaço para os pés na parte de trás. Tapetes elegantes dão aos assentos uma aparência leve, com algumas partes em tecido e cantos feitos de materiais especialmente macios. O cubo do volante abriga uma outra característica de alta tecnologia: um air bag do motorista de tamanho total embalado com uma técnica a vácuo especial que reduz seu volume geral.

Visores grandes, panorâmicos, configuráveis são instalados diretamente sob o pára-brisa. Eles podem mostrar uma visão completa ao redor dos arredores do carro, usando as duas câmeras laterais (uma voltada para a frente e outra voltada para a parte traseira) que substituem os espelhos laterais convencionais. Os visores também podem mostrar informações sobre os sistemas de veículos tais como o sistema de áudio, telefone e outros equipamentos.

Um sistema inteligente de armazenamento na parte dianteira e traseira do túnel central permite que os passageiros dos bancos da frente e de trás guardem itens tais como telefones celulares, tocadores de MP3, iPods e PDAs em duas gavetas. A melhor parte sobre este sistema é que os dispositivos elétricos podem ser recarregados nas gavetas por indução, e os sistemas habilitados Bluetooth podem transmitir seus dados para o sistema de entretenimento interno.

O conceito Saturn Flextreme faz parte do compromisso contínuo da GM para desenvolver veículos que reduzem as emissões e a dependência do automóvel no petróleo. Diferente dos veículos convencionais e híbridos gás-elétrico, o Sistema E-Flex da GM usa um motor elétrico, acionado por uma bateria lítio-íon para propelir o Flextreme. O motor interno cria eletricidade adicional para estender a autonomia do veículo para um total de 444 milhas (715 km).

Fabiano Mazzeo
Renato Acciarto

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