COMPRE AGORA

segunda-feira, março 24, 2008

* CHEVROLET CORVETTE E EMERSON FITTIPALDI SERÃO OS GRANDES DESTAQUES DA PRÓXIMA ETAPA DA INDY 500.

Ao volante do ‘pace car’ da marca, abastecido com o E85, combustível alternativo que mistura etanol e gasolina, piloto brasileiro será uma das grandes atrações na prova do próximo dia 25 de maio

Dois Chevrolet Corvette serão os ‘pace-cars’ oficiais da etapa deste ano de 2008 do Campeonato de Fórmula Indy 500, que será disputada no próximo dia 25 de maio, no circuito de Indianápolis, nos Estados Unidos. Um deles, um carro-conceito baseado no Chevrolet Corvette Z06, será pilotado por Emerson Fittipaldi, cuja parceria com a marca é antiga: o brasileiro já correu pela Chevrolet quando estava na F-Indy

O outro Corvette na prova é uma edição comemorativa preta e prateada, que marca o aniversário de 30 anos do celebrado ‘pace-car’ de 1978 – o primeiro Corvette a rodar no circuito de Indianápolis durante a prova.

A corrida será histórica por dois motivos: trata-se da 92ª edição da mais tradicional corrida da categoria e pela 10ª vez um Chevrolet Corvette participa como ‘pace-car’ ou carro-madrinha.
O Chevrolet Corvette ‘pace-car’ pilotado por Emerson Fittipaldi será abastecido com E85, combustível alternativo produzido nos Estados Unidos - similar ao E100. É uma mistura (na bomba) de 85% de etanol (álcool derivado do milho) e 15% de gasolina, que oferece diversos benefícios, tais como a redução de emissões de gases do efeito estufa e na dependência do petróleo. O E85 vai abastacer todos os carros nas corridas da Fórmula Indy em 2008.

Emerson Fittipaldi: o embaixador da corrida e do etanol

O brasileiro Emerson Fittipaldi se diz satisfeito em ter sido convidado para ser o piloto de um dos ‘pace cars’ comemorativos durante o 92º GP de Fórmula Indy. Campeão das provas de 1989 e 1993, enquanto dirigia um bólido com motor Chevrolet, Fittipaldi é o embaixador perfeito para este evento.

"A Chevrolet e o Corvette são partes vitais da rica história do ‘Maior Espetáculo de Corrida de Carros’, e nós estamos honrados em ter um grande campeão de corrida de carros e combustíveis alternativos, Emerson Fittipaldi, como o motorista do ‘pace car’ do ano", destaca Joie Chitwood, presidente e chefe oficial de operações da Motor Speedway de Indianápolis.

Fittipaldi ressalta que muitos dos veículos no Brasil utilizam o álcool combustível produzido a partir da cana-de-açúcar cultivada no País. "Portanto, eu entendo como um combustível renovável e domesticamente produzido pode ajudar nas soluções de energia de uma nação. O carro-conceito ‘pace car’ Z06, que utiliza o E85, prova que a consciência econômica e ambiental pode ser divertida e emocionante. Eu mal posso esperar para colocá-la nas pistas de corrida", salienta.

Emerson Fittipaldi, que possui um Corvette Z06 e um Camaro ganhos como prêmio, ao vencer a Indianápolis 500 em 1993, reside na Flórida e no Brasil. Ele tem investimentos em empresas brasileiras de produção de etanol e é um grande defensor do etanol como alternativa ao petróleo.

Brasil lidera o uso de etanol em automóveis

O Brasil é líder global no uso do etanol (álcool) em automóveis. Cerca de 70% dos carros zero-quilômetro brasileiros estão equipados com o sistema flex fuel, que permite o uso da mistura gasolina ou álcool (etanol puro), em qualquer proporção. No Brasil, 100% dos veículos da linha Chevrolet produzidos nacionalmente são equipados com motores bicombustíveis.

GP de Indianápolis é disputado desde 1911

A Indianápolis 500 ou GP de Indianápolis é o maior evento esportivo com duração de um dia e com muitos espectadores, é a mais prestigiada corrida de carros do mundo. Conhecido nos Estados Unidos como "O Maior Espetáculo de Corrida de Carros", acontece todos os anos desde 1911 no autódromo de Indianápolis Motor Speedway, com exceção dos períodos de participação dos Estados Unidos nas Guerras Mundiais (1917 – 1918 e 1942 – 1945).

O vencedor da 92º Indianápolis 500 ganhará um prêmio recorde de US$ 2,5 milhões.

Carro-conceito é baseado no Z06, um dos mais rápidos do mercado

O Chevrolet Corvette Z06 E85 ‘pace car’ é um carro-conceito baseado no Z06, um dos carros mais rápidos e potentes do mercado, que utiliza o E85, combustível alternativo de alta octanagem, cuja matéria-prima vem das plantações de milho cultivada nos Estados Unidos.
A General Motors é a líder na produção de veículos que podem ser abastecidos com E85. São mais de 2,5 milhões de carros, picapes e utilitários-esportivos rodando nas vias norte-americanas. Hoje, a Chevrolet oferece, só no mercado dos Estados Unidos, sete modelos que podem ser abastecidos com este combustível.

Apesar dos sistemas de combustível e do controle das revisões de motor e transmissão serem obrigatórias para utilizar o E85, o carro-conceito ‘pace car’ Z06 tem peças mecânicas iguais às do modelo de rua e, portanto, disponíveis nos estoques das concessionárias.

Externamente, o carro-conceito diferencia-se do convencional por uma pintura exclusiva na cor verde dourada (Gold Rush Green), que varia entre nuances de verde e dourado quando vista de ângulos diferentes e sob diferentes flashes de luz. Há ainda uma sutil bandeira padrão quadriculada – aquela utilizada para saudar os campeões durante provas de automobilismo - na pintura.

"Embora não seja um veículo bicombustível fabricado em série, o carro-conceito Corvette Z06 E85 ‘pace car’ é um exemplo de alta performance que utiliza novas soluções viáveis de combustível", observa Ed Peper, gerente-geral da marca Chevrolet, nos Estados Unidos.
"Como um produtor do etanol no Brasil, Emerson Fittipaldi é o campeão perfeito para ajudar no apoio aos esforços da General Motors com o E85 e celebrar os 30 anos do Corvette na Indianápolis 500", acrescenta o executivo.

Modelo comemora 30º aniversário do Corvette como ‘pace car’

Além do carro-conceito Corvette, a Chevrolet terá em Indianápolis um Corvette comemorativo ao 30º aniversário do modelo ‘pace car’. Ele apresenta um exterior preto com grafismos prata, que homenageiam o carro de 1978. O interior é na cor titânio em dois tons, com o logotipo "Indianápolis 500" bordado nos assentos.

A Chevrolet produzirá um total de 500 réplicas desse ‘pace-car’ nas versões conversível e cupê, cada um delas assinada pelo piloto brasileiro Emerson Fittipaldi. Os carros serão fabricados no Corvette Bowling Green, Complexo Industrial da Genereal Motors no Estado de Kentucky (EUA).

Ambos os Corvette são equipados com motor LS3 V8 de 442 cv de potência, transmissão manual ou automática de seis marchas e rodas de alumínio de cinco raios em cromo forjado.
"O Corvette é um ícone da indústria automobilística mundial que, juntamente com este lendário piloto brasileiro Emerson Fittipaldi, certamente será uma das grandes estrelas na Indianopolis 500", destaca José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil.

Histórico: Chevrolet Corvette na Fórmula Indy
A edição de 2008 de Indianápolis 500 representa a 10º vez do Corvette como o ‘pace car oficial’ – e um recorde pelo quinto ano consecutivo – e 19º vez da Chevrolet como montadora oficial da prova. Desde então muita gente famosa dirigiu o ‘pace car’ oficial:

1978 – Dirigido pelo campeão da corrida de 1960, Jim Rathmann. Naquele ano, a Chevrolet produziu 6.502 réplicas do Corvette.

1995 – Dirigido por Jim Perkins, gerente geral da Chevrolet. Naquele ano, foram produzidas 527 réplicas do Corvette.

1998 – Dirigido pelo campeão da corrida de 1963, Parnelli Jones, em substituição ao jogador de golfe, Greg Norman - um ferimento o impediu de pilotar o carro. Naquele ano, foram produzidas 1.158 réplicas do Corvette.

2002 – Dirigido pelo ator Jim Caviezel.

2004 – Dirigido pelo ator Morgan Freeman.

2005 – Dirigido pelo General Colin Powell.

2006 – Dirigido pelo campeãode ciclismo, Lance Armstrong. Foi o primeiro Corvette Z06 pace car.

2007 – Dirigida pelo ator Patrick Dempsey. 500 réplicas foram produzidas – todas conversíveis.

2008 – Será dirigida por Emerson Fitipaldi. 500 réplicas foram produzidas – cupês e conversíveis

Divulgação GM.

Jornalista responsável: Luís Otávio Pires

Nenhum comentário: