COMPRE AGORA

terça-feira, março 25, 2008

* FÓRMULA INDY ABRE 2008 E TONY DIZ QUE MIAMI É ESPECIAL.

GP de Miami dá início ao ano histórico para a categoria com seis brasileiros no grid

A reunificada Formula Indy faz sua estréia em 2008 neste sábado (29) sob muitas luzes e holofotes. O GP de Miami será disputado à noite e terá o maior grid desde 2001. Ao todos, 26 carros estão inscritos para a primeira prova do ano. Entre eles, o baiano Tony Kanaan, que faz o seu sexto ano pela equipe Andretti Green Racing, e já conquistou o título em 2004, foi vice-campeão em 2005 e no ano passado foi o piloto que mais venceu corridas quando comemorou por cinco vezes, além de arrematar duas pole-positions. O oval de 1,5 milhas de Miami é especial para o brasileiro, pois além de morar há mais de 11 anos na cidade, foi na pista “vizinha” da Flórida que Kanaan estreou em 2003 pela AGR e conquistou logo de cara à primeira pole-position, das oito que detém no currículo. Aliás, após a prova, a AGR estendeu seu contrato para mais cinco anos. No entanto, o detentor de 12 vitórias na categoria busca faturar pela primeira vez o GP de Miami. O seu melhor resultado foi um 3º lugar em 2005.

“Com certeza, Homestead é um lugar especial por esses dois motivos. Mas também marca o início da minha sexta temporada com a “família AGR” e a volta de uma única categoria de monopostos nos Estados Unidos. Por isso, estou muito feliz e confiante”, comentou o brasileiro, que terá a torcida especial do primogênito Leonardo, que nasceu em setembro de 2007. “Durante uma entrevista, me perguntaram se agora que sou pai vou diminuir meu ritmo na pista. Respondi que vou acelerar cada vez mais, pois agora tenho que comprar fraldas (risos). Além disso, quero colocá-lo dentro do troféu no final do ano”, brincou Kanaan, de 33 anos.

Além da chegada das equipes oriundas da Champ Car, e as possíveis inclusões das etapas de Edmonton (Canadá) e Surfers Paradise (Austrália), há também algumas novidades para a temporada que inicia. Os carros passam a ter o câmbio “borboleta” (paddle shift) – troca de marcha sem tirar a mão do volante -; Os pilotos agora têm a opção de uma barra variável, que auxilia a rigidez da direção, principalmente, em circuitos mistos; O formato de classificação nos circuitos ovais segue a regra do “Pole-Day” de Indianápolis, ou seja, serão quatro voltas rápidas individuais e a média que determinará sua posição no grid de largada; Haverá premiação com pódio em todas as etapas, com exceção das 500 Milhas de Indianápolis e da etapa no Texas. Os representantes brasileiros na categoria dobraram: Além dos “veteranos” Kanaan, Hélio Castroneves (Penske) e Vitor Meira (Panther), Bruno Junqueira e Mário Moraes, companheiros na equipe Dale Coyne, e Enrique Bernoldi, que defenderá a Conquest Racing, integram o time verde e amarelo nos Estados Unidos. Na Indy Pro Series, categoria de acesso, Raphael Matos, também da Andretti Green, e Bia Figueiredo, da atual campeã Sam Schmidt, defende as cores nacionais já de olho na categoria principal. No entanto, na Fórmula Indy, foi mantido o conjunto de chassi Dallara, pneu Firestone e motor Honda para todas as equipes.

Estão confirmadas as 16 etapas previstas desde o início de 2008, mas ainda podem fazer parte do calendário as corridas provenientes da Champ Car no Canadá e na Austrália. Kanaan comentou sobre a temporada. “Será uma temporada ainda mais disputada com a chegada dos times da Champ Car. Lógico, a gente leva uma vantagem por trabalhar com o carro há mais tempo e por conhecer as pistas, mas estamos falando de grandes equipes e que podem se adaptar rapidamente para brigar por boas colocações. Pelo título, salvo as surpresas, a disputa deve ficar entre nós da Andretti Green, a Penske e a (Chip) Ganassi. Mas um grid com 26 carros, com certeza torna-se ainda mais competitivo”, destacou o baiano. Kanaan está entre os 10 primeiros nos principais recordes da categoria, e lidera os índices por completar todas as voltas de uma temporada, como aconteceu em 2004, quando terminou as 3.305 voltas; Maior número de provas consecutivas entre os cinco primeiros, sendo 18 no total, 16 em 2004 e as duas primeiras de 2005; E por liderar o maior número de voltas em uma única temporada, novamente em 2004, quando esteve na frente por 889 voltas;

Embora os treinos livres e o treino oficial, que definirá o grid de largada, só aconteçam na sexta-feira (28), Kanaan tem uma agenda lotada com compromissos com patrocinadores e com a imprensa. A BAND transmite o GP de Miami ao vivo, em HD, para todo o Brasil.

Confira a programação:

Sexta-feira (28)

1º treino livre – 12h30 às 14h15 (horário de Brasília)

2º treino livre – 17h às 18h

Classificação Oficial – 19h30


Sábado (29)


Largada – 21h


GP de Miami:

Nome: Homestead-Miami Speedway

Circuito: Oval

Extensão: 1,5 milhas

Formato: Tri-oval

Inclinação nas curvas: de 18 a 20 graus

Inclinação na reta: 3 graus

Voltas: 200 (300 milhas)

Capacidade de Público: 65.000 lugares

Inaugurado em: 1995

Atual vencedor: Dan Wheldon (Chip Ganassi)

Recorde da pista: Sam Hornish Jr (Penske) com 24s462, média de 218.539mph

Número de corridas disputadas por Tony Kanaan em Miami: 10 (2 na Indy Lights; 3 na CART e 5 na Indycar)

Comentário de Tony Kanaan sobre o oval de Miami:

“Muitos dizem que as curvas em Homestead são todas iguais, mas posso assegurar que eles estão errados. Isso porque a curva 3 e 4 é extremamente difícil pois prevalece o vento que vem do oceano. Por isso, as curvas 1 e 2 são relativamente mais fáceis de se contornar em comparação as outras. A entrada da curva 3 é a mais crítica, pois o carro fica muito instável por causa do vento e continua assim na 4. A princípio, parece um simples oval, mas, por causa dessa proximidade com o oceano e a ventania ser constante, torna-se um difícil desafio para guiar”.

Melhor momento: “Com certeza, o meu melhor momento foi quando conquistei a pole em 2003, logo na minha estréia na categoria”

Pior momento: “Foi quando bati na entrada dos pits em 2006”


TV

Transmissão (Brasil): Ao vivo, em HD, na BAND e no BandSports

Narração (in-loco): Luciano do Valle

Comentários (in-loco): Willy Hermman

Reportagem (In-loco): Celso Miranda


Foto: Shwan Payne/Indycar


AndersonMarsili
Assessor de Imprensa

Nenhum comentário: