COMPRE AGORA

sábado, março 01, 2008

* FÓRMULA TRUCK ACERTA OS DETALHES PARA A PRIMEIRA CORRIDA DO ANO.

Treinos livres em Guaporé serviram para checar as condições dos caminhões. Renato Martins saiu na frente: fez o melhor tempo.

O esforço de uma pré-temporada inteira pôde ser medido nesta sexta-feira (29), durante toda a tarde, nos primeiros treinos livres para a abertura do campeonato da Fórmula Truck, em Guaporé (RS). Antes de pensar na preparação para a primeira corrida do ano, marcada para domingo (2), pilotos e equipes se concentraram em saber se estava tudo em ordem com os caminhões. Daí a satisfação de Renato Martins (Volkswagen) ao final das duas sessões. Ele tinha pouco para reclamar. Não deu bola para as variações da pista, que começou úmida e foi secando, e registrou o melhor tempo, com 1min28s640.

Resultado de dois meses e meio de trabalho que separaram o final da temporada anterior do início desta. "Para nós, foi legal. Estamos com uma deficiência com o câmbio, que ficou mais pesado e ainda precisamos nos adaptar, mas até que aqui em Guaporé isto não tem tanta influência quanto pode ter nas outras pistas", afirmou Renato Martins, piloto em atividade com o maior número de vitórias no circuito: três, no total. O recordista é Jorge Fleck, que não está mais na categoria, com cinco. "Aqui, eu sempre me dou bem. Na corrida, pode chover, fazer sol... Só espero tempo estável no treino classificatório".

O segundo melhor do dia foi Wellington Cirino (Mercedes-Benz), com 1min28s957, seguido por outro campeão da categoria – o mais recente deles, Felipe Giaffone (Volkswagen), que fez 1min29s346. Tirando o pessoal lá da frente, quem mais despertou olhares na pista foi Chico Serra, ex-piloto de Fórmula 1 que chega à Fórmula Truck em 2008. Durante seu primeiro treino oficial, buscou a adaptação, nada mais. "Não foi muito bom porque na primeira sessão, no molhado, tive um problema e quase não andei. A segunda eu tirei para tentar pegar a mão do caminhão", disse Chico Serra.

Ele fez apenas um teste antes de chegar a Guaporé, onde não corre desde 2001, com a Stock Car. "Ainda preciso me adaptar. É um equipamento totalmente diferente do que eu estava acostumado. Gostei da freada, mas estranhei bastante a aceleração", comentou. Fora da pista, um outro ex-Fórmula 1 chamou a atenção. O argentino Gaston Mazzacane, que tem estréia prevista para a segunda etapa do campeonato, passeou pelo paddock para se ambientar à categoria. Gostou do que viu, mas só vai matar a vontade de guiar um caminhão no teste de segunda-feira (3).

Entre aqueles que sempre começam a temporada como favoritos, estranha-se a ausência nas primeiras posições dos nomes de Roberval Andrade (Scania) e Beto Monteiro (Scania), agora na mesma equipe. O caminhão de Roberval não foi para a pista porque ainda está sendo montado. Beto treinou, mas treinou pouco. Um acidente depois de quatro voltas interrompeu sua primeira sessão. Voltou para a segunda, mas não chegou a virar rápido. "É um caminhão diferente (guiava um Ford) e vou levar um tempo até descobrir os segredos dele. Mas estou feliz com a nova equipe", revelou.

Uma figura bem-recebida no paddock foi Pedro Muffato, de 65 anos, que retornou à Fórmula Truck com disposição de adolescente. Ele estava afastado das pistas havia seis meses, se recuperando de um tratamento de saúde. Chegou ao autódromo em cima da hora, andando rapidinho. Correu para o box, colocou o macacão e ainda conseguiu completar 16 voltas, fazendo a alegria de um bom grupo de gaúchos que desde a noite desta quinta-feira (28) já ocupa barracas no autódromo de Guaporé, aguardando a programação de domingo, que tem corrida marcada para às 14h00.

A prova terá transmissão ao vivo pela Bandeirantes com narração de Teo Jose, comentários de Eduardo Homem de Mello e reportagens de Luiz Silvério. Os treinos livres continuam neste sábado (1), a partir das 9h00, com duas sessões. A tomada de tempo será realizada às 15h30. À noite, na praça principal da cidade, a Fórmula Truck promove um show com a banda pop KLB, com entrada franca. Os ingressos para a corrida estão sendo vendidos a R$ 20 nos postos Petrobras e concessionárias Bridgestone Firestone da região.

Patrocinadores oficiais da Fórmula Truck: Petrobras, Vipal e Bridgestone.

Os tempos do dia em Guaporé:
1) Renato Martins, PR (Volkswagen) 1min28s640; 2) Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz) 1min28s957; 3) Felipe Giaffone, SP (Volkswagen) 1min29s346; 4) Geraldo Piquet, DF (Mercedes-Benz) 1min29s439; 5) Djalma Fogaça, SP (Ford) 1min29s629; 6) João Maistro, PR (Volvo) 1min29s645; 7) Valmir Benavides, SP (Volkswagen) 1min29s978; 8) Leandro Totti, PR (Ford) 1min30s008; 9) Fred Marinelli, PE (Ford) 1min30s095; 10) Vinicius Ramires, SP (Mercedes-Benz) 1min30s122; 11) Vignaldo Fizio, SP (Mercedes-Benz) 1min30s296; 12) Pedro Muffato, PR (Scania) 1min30s655; 13) Beto Monteiro, PE (Scania) 1min30s657; 14) Débora Rodrigues, SP (Volkswagen) 1min30s834; 15) Regis Boessio, RS (Volvo) 1min30s902; 16) Chico Serra, SP (Iveco) 1min31s042; 17) José Cangueiro, SP (Mercedes-Benz) 1min32s187 e 18) Fabiano Brito, PR (Volvo) 1min34s012.

FOTO: Orlei Silva.

Dinho Leme Comunicação

Nenhum comentário: