COMPRE AGORA

sábado, maio 31, 2008


Fórmula Truck

GERALDO PIQUET É O POLE POSITION EM FORTALEZA

Piloto brasiliense confirma sua boa fase e vence duelo com Felipe Giaffone pela pole position no Ceará

O brasiliense Geraldo Piquet (Mercedes-Benz) marcou hoje (31) sua terceira pole position na F-Truck com a melhor volta no treino classificatório para a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de F-Truck, marcada para este domingo, dia 1º de junho, no Autódromo Internacional Virgílio Távora, em Euzébio, região metropolitana de Fortaleza, CE. Piquet foi o mais rápido entre 24 inscritos da prova ganhando a disputa com Felipe Giaffone (Volkswagen) na super classificação, treino onde disputaram os cinco mais rápidos do dia. Alem de Piquet e Giaffone, se classificaram na seqüência Djalma Fogaça (Ford), Roberval Andrade (Scania) e Beto Monteiro (Scania) até a quinta posição do grid de largada.

A disputa pelas cinco melhores posições no grid começou logo na tomada de tempo geral quando, Geraldo Piquet marcou o tempo de 54s896, o único piloto a andar abaixo de 55 segundos no circuito cearense de 1.780 metros. O paranaense Leandro Totti (Ford), quarto tempo na primeira tomada, foi desclassificado por fumaça e permitiu que o pernambucano Beto Monteiro na sexta posição subisse ao time de elite dos cinco primeiros que voltam à pista para a disputa final da pole position.

Na segunda tomada entre os cinco primeiros, Felipe Giaffone conseguiu ser ainda mais rápido do que Piquet que já estaria nos boxes certo de não ser mais superado. Com a marca mais baixa de Felipe (54s767) o Mercedes-Benz número 3 da ABF Competições voltou a pista para mais uma vez surpreender, com Geraldo Piquet fechando o treino com o tempo de 54s690, para a comemoração geral do box número 1.

Apresentando mais uma melhora ao bom treino no dia anterior, o argentino Gaston Mazzacane declarava feliz que o dia foi completo com sua classificação em sexto no grid de largada de Fortaleza. “Estou muito contente com o resultado, mesmo sabendo que não foi uma volta perfeita. Mas hoje foi melhor que ontem e amanhã (domingo) pode ser ainda melhor”, disse com animação Gaston Mazzacane que novamente lembrou a ausência do Aurélio Félix citando o ótimo trabalho de preparação do seu Mercedes-Benz feito pelo promotor falecido em março último.

Ao contrário de sexta-feira, os treinos de sábado no circuito de Euzébio foi com a temperatura bem mais amena. Durante todo o dia nuvens escuras pairaram sobre o Autódromo Virgílio Távora para satisfação dos pilotos e chefes de equipe que viram seus equipamentos não sofrerem tanto desgastes com o forte calor como o de sexta-feira.

PROGRAMAÇÃO DA PROVA

Das 09h00 às 09h45 Warm-up

Das 10h00 às 11h00 Truck Test

Das 11h10 às 11h35 Desfile dos pilotos com seus F-Truck

Das 11h50 às 12h15 Show de Motos



Às 12h25 Abertura dos Boxes

Às 12h47 Placa de 5 minutos

Às 12h52 Volta de Apresentação

Às 13h00 Largada – 1 hora de duração

Os ingressos continuam sendo vendidos ao preço de R$ 25,00 nas bilheterias do autódromo a partir das 7h00 da manhã, agora já sem o direito ao boné oficial da F-Truck que acompanha na venda antecipada. A organização da Fórmula Truck não cobra ingressos de pessoas maiores de 65 anos e crianças de cinco a sete anos. Também têm entradas livres, pessoas portadoras de deficiência física. Não é permitida a entrada de crianças com idade abaixo de cinco anos no autódromo. Os estudantes com a carteira da entidade pagam meia entrada.

A prova de Fortaleza, em Euzébio será transmitida pela TV Band para todo o país com a narração de Téo José, comentários de Eduardo Homem de Mello e reportagens de Luiz Silvério.


Grid de Largada da 4ª etapa do Brasileiro de F-Truck: 1) Geraldo Piquet, DF (Mercedes-Benz) 54s690; 2) Felipe Giaffone, SP (Volkswagen) 54s767; 3) Djalma Fogaça, SP (Ford) 55s354; 4) Roberval Andrade, SP (Scania) 55s440; 5) Beto monteiro, PE (Scania) 55s600; 6) Gaston Mazzacane, AR (Mercedes-Benz) 55s996; 7) Renato Martins, PR (Volkswagen) 56s090; 8) Chico Serra, SP (Ford) 56s172; 9) Valmir Benavides, SP (Volkswagen) 56s173; 10) Luiz Zappelini, SP (Volvo) 56s187; 11) João Maistro, PR (Volvo) 56s326; 12) Adalberto Jardim, SP (Iveco) 56s399; 13) Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz) 56s553; 14) Vinicius Ramires, SP (Mercedes-benz) 56s641; 15) Fred Marinelli, PR (Iveco) 56s723; 16)Regis Boessio, RS (Volvo) 56s752; 17) Diumar Bueno, PR (Volvo) 56s785; 18) Débora Rodrigues, SP (Volkswagen) 57s118; 19) José Cangueiro, SP (Mercedes-Benz); 20) Pedro Muffato, PR (Scania) 57s486; 21) Vignaldo Fizio, SP (Mercedes-Benz) 2min08s499; 22) Leandro Totti, PR (Ford) sem tempo, 23) Leandro Reis GO (Volkswagen) sem tempo e Zé Maria Reis, GO (Volkswagen) sem tempo.


Classificação do campeonato após 3 etapas: 1) Felipe Giaffone, 53 pontos; 2) Roberval Andrade, 50 pontos; 3) Geraldo Piquet, 47 pts.; 4) Valmir Benavides, 44 pts.; 5) Wellington Cirino, 30 pts.; 6) Beto Monteiro, 24 pts.; 7) Débora Rodrigues, 16 pts.; 8) Renato Martins, 11 pts.; 9) Fabiano Brito e Luiz Zappelini, e Vinicius Ramires, 9 pts.; 12) Vignaldo Fizio, 8 pts.; 13) João Maistro, 6 pts.; 14) Diumar Bueno e Djalma Fogaça, 4 pts.; 16) Pedro Muffato, 3 pts.; 17) Fred Marinelli, 2 pts. e 18) José Cangueiro, 1 ponto.

Classificação de marcas: 1) Volkswagen, 125 pontos; 2) Mercedes-Benz, 94 pontos; 3) Scania, 77 pontos; 4) Volvo, 28 pontos; 5) Ford, 4 pontos e 6) Iveco, 2 pontos.

Patrocinadores oficiais da Fórmula Truck: Petrobrás, Vipal e Bridgestone Firestone.

Foto: Orlei Silva
Legenda: Geraldo Piquet marca sua terceira etapa na F-Truck


Dinho Leme
F-Truck Imprensa
DINHO LEME COMUNICAÇÃO

* F-1: EXIBIÇÃO DA RENAULT EM ABU-DHABI


Christian Fittipaldi treina em Le Mans neste domingo

O brasileiro Christian Fittipaldi neste domingo (1) dá início a sua preparação para as 24h de Le Mans, uma das mais tradicionais corridas do mundo. Christian, que desembarcou na França na sexta-feira (30), vai pilotar o Aston Martin DBR 9 da equipe Modena, inscrito na categoria GT1, no circuito completo de Le Mans, o mesmo que será utilizado na prova que acontece entre os dias 14 e 15 junho. Essa será a terceira participação do paulista na principal corrida de longa duração do automobilismo.

“Tudo pronto para o teste de amanhã. O carro está revisado e no ponto para acelerar, assim como todos da equipe estão aguardando para iniciarmos os trabalhos para Le Mans”, comentou Christian, que foi liberado pela Andretti Green Racing, equipe pela qual disputa a temporada da ALMS, para participar das 24h de Le Mans. “Amanhã vamos andar com motor e câmbio de treino, para sentirmos o desempenho do Aston Martin. Só no último treino oficial na semana da corrida que vamos colocar tudo que temos de melhor. Mas as informações que vamos obtendo desde amanhã serão fundamentais. O carro com certeza vai estar mais rápido do que o ano passado”, explicou o paulista.

Christian tem grande experiência em provas de longa duração, incluindo uma vitória na 24h de Daytona , 24h de Spa e Mil Milhas Brasileiras. Em 2007, Christian defendeu a mesma Modena nas 24h de Le Mans, além de ter disputado outras três corridas com a equipe. O holandês Jos Menten e o norte-americano Terry Borcheller, serão os companheiros de Christian na disputa desse ano. O Brasil, além de Christian, será representado por Ricardo Zonta, Xandinho Negrão, Thomas Erdos e Jaime Melo Jr.

Foto: Team Modena/Divulgação

Legenda: Aston Martins DBR 9 da equipe Modena na apresentação de 2007

AndersonMarsili

sexta-feira, maio 30, 2008

Equipe Renault F1 Team lança página exclusiva no site YouTube



A equipe Renault F1 Team conta a partir de agora com uma página exclusiva no maior site de compartilhamento de vídeos YouTube (www.youtube.com). Os aficionadas pela F1 e pela equipe Renault podem acessar o link do canal da escuderia no YouTube (http://fr.youtube.com/INGRenaultF1Team) e assistir a uma série de vídeos sobre a equipe e a sua atual dupla de pilotos: o bicampeão Fernando Alonso e o brasileiro Nelson Piquet.

A equipe Renault de Fórmula 1 já possui uma forte presença na rede mundial de computadores, com um site dedicado à escuderia e outro aos seus torcedores – ambos acessados no endereço www.renaultf1.com. Mas a partir de agora a escuderia defendida pelo espanhol Fernando Alonso e o brasileiro Nelson Piquet também apresenta imagens em vídeo em um canal exclusivo do site de compartilhamento YouTube.

Com o objetivo de dar acesso privilegiado aos fãs do automobilismo e aos torcedores da equipe, a equipe Renault F1 Team espera atingir uma nova audiência com a criação de sua página oficial de vídeos. Através das 15 reportagens já colocadas no endereço, a página permitirá que tanto os entusiastas quanto o fã casual possam facilmente descobrir mais sobre a equipe e a própria Fórmula 1. Os usuários também poderão compartilhar estes vídeos com amigos, além de serem avisados de novos conteúdos.

O conteúdo atual inclui imagens do lançamento do novo carro da equipe, reportagens com os pilotos, entrevistas com os principais dirigentes do time, e matérias sobre o programa de exibição do carro de Fórmula 1 em algumas das maiores cidades do mundo. A página é uma forma ideal de os internautas acompanharem notícias sobre a ING Renault F1 Team e interagir diretamente com a equipe ao postar mensagens e comentários.

Com quase 100 milhões de vídeos transmitidos todos os dias, e perto de 20 milhões de usuários a cada mês, o YouTube surgiu como a forma mais eficiente de compartilhar conteúdo no formato de filmagens, e por isso foi escolhido como ferramenta da ING Renault F1 Team na Internet.

Para acessar a página exclusiva da equipe Renault F1 Team no site de compartilhamento de vídeos YouTube visite o link http://fr.youtube.com/INGRenaultf1Team.

Fórmula Truck

FELIPE GIAFFONE FOI O MAIS RÁPIDO EM FORTALEZA

Atual líder e campeão da F-Truck começa bem o fim de semana em Fortaleza

O atual lider do campeonato, o paulista Felipe Giaffone (Volkswagen) foi o piloto mais rápido no primeiro dia de treinos livres para a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, marcada para este domingo, dia 1º de junho, no Autódromo Internacional Virgílio Távora, em Euzébio, região metropolitana de Fortaleza, CE.

Giaffone marcou o tempo de 55s551 no circuito de 1.780 metros, o mais curto da temporada da F-Truck, razão das marcas abaixo de 1 minuto por volta. O segundo piloto mais rápido do dia foi o brasiliense Geraldo Piquet (Mercedes-Benz) com o tempo de 55s516, piloto que vem se destacando nessa temporada e ocupa a terceira posição no campeonato com dois segundo lugares nesta temporada.

As duas sessões de treinos de uma hora de duração foram realizadas debaixo de muito calor com a temperatura ambiente próxima aos 30 graus centígrados. “Além do calor, o circuito de Fortaleza é o mais ondulado da temporada. Mesmo assim, já esperávamos um bom resultado logo no primeiro dia. É importante ver que evoluímos bastante do ano passado para cá”, disse o líder do campeonato e atual campeão da F-Truck.

Djalma Fogaça (Ford), Roberval Andrade (Scania) e Vinicius Ramires (Mercedes-Benz) na seqüência, completam o time dos cinco mais rápidos do primeiro dia de treino da F-Truck em Fortaleza. O único piloto nordestino da F-Truck, o pernambucano Beto Monteiro (Scania) marcou o sexto tempo.

A grande surpresa do dia foi o piloto argentino Gaston Mazzacane que marcou o oitavo melhor tempo no primeiro dia de sua participação oficial na F-Truck. “Foi um dia muito especial. Sinto-me como se estivesse cumprindo o projeto que comecei com o Aurélio e infelizmente sem a presença dele. Estou emocionado com esse dia e espero uma boa recepção do público brasileiro no domingo”, declarou com um brilho de emoção na fisionomia, o piloto que já correu na Fórmula 1 em 2001.

Os treinos amanhã (sábado) começam as 9h00 com o terceiro treino livre. Às 11h00 acontece a quarta sessão de treinos livres e a classificação para o grid de largada está marcado para as 15h30. No domingo, o warm-up será à 9h45 e a prova às 13 horas com a duração de 1 hora.

INGRESSOS

Os ingressos continuam sendo vendidos ao preço de R$ 25,00 nos Postos Petrobras e Concessionárias Bridgestone Firestone de Fortaleza e região. No site oficial da categoria, www.formulatruck.com estão veiculados os endereços dos pontos de venda de ingressos, que comprados antecipadamente vêm acompanhados do boné oficial da F-Truck. A organização da Fórmula Truck não cobra ingressos de pessoas maiores de 65 anos e crianças de cinco a sete anos. Também têm entradas livres, pessoas portadoras de deficiência física. Não é permitida a entrada de crianças com idade abaixo de cinco anos no autódromo. Os estudantes com a carteira da entidade pagam meia entrada, compradas somente no domingo nas bilheterias do autódromo.

A prova de Fortaleza, em Euzébio será transmitida pela TV Band para todo o país com a narração de Téo José, comentários de Eduardo Homem de Mello e reportagens de Luiz Silvério.

Resultado do Treino Livre da F-Truck em Fortaleza: 1) Felipe Giaffone, SP (Volkswagen) 55s455; 2) Geraldo Piquet, DF (Mercedes-Benz) 55s516; 3) Djalma Fogaça, SP (Ford) 55s532; 4) Roberval Andrade, SP (Scania) 55s544; 5) Vinicius Ramires, SP (Mercedes-Benz) 55s576; 6) Beto Monteiro, PE (Scania) 55s591; 7) Leandro Totti, PR (Ford) 55s598; 8) Gaston Mazzacane, AR (Mercedes-Benz) 55s790; 9) Chico Serra, SP (Ford) 55s845; 10) Renato Martins, PR (Volkswagen) 55s865; 11) João maistro, PR (Volvo) 56s032; 12) Diumar Bueno, PR (Volvo) 56s049; 13) Pedro Muffato, PR (Scania) 56s144; 14) Vignaldo Fizio, SP (Mercedes-Benz) 56s193; 15) Valmir Benavides, SP (Volkswagen) 56s202; 16) Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz) 56s245; 17) Luiz zappelini, SP (Volvo) 56s333; 18) Fred Marinelli, PR (Iveco) 56s452; 19) Adalberto Jardim, SP (Iveco) 56s705; 20) Débora Rodrigues, SP (Volkswagen) 56s819; 21) Regis Boessio, RS (Volvo) 57s523 e 22) José Cangueiro, SP (Mercedes-Benz) 57s757.

Classificação do campeonato após 3 etapas: 1) Felipe Giaffone, 53 pontos; 2) Roberval Andrade, 50 pontos; 3) Geraldo Piquet, 47 pts.; 4) Valmir Benavides, 44 pts.; 5) Wellington Cirino, 30 pts.; 6) Beto Monteiro, 24 pts.; 7) Débora Rodrigues, 16 pts.; 8) Renato Martins, 11 pts.; 9) Fabiano Brito e Luiz Zappelini, e Vinicius Ramires, 9 pts.; 12) Vignaldo Fizio, 8 pts.; 13) João Maistro, 6 pts.; 14) Diumar Bueno e Djalma Fogaça, 4 pts.; 16) Pedro Muffato, 3 pts.; 17) Fred Marinelli, 2 pts. e 18) José Cangueiro, 1 ponto.

Classificação de marcas: 1) Volkswagen, 125 pontos; 2) Mercedes-Benz, 95 pontos; 3) Scania, 77 pontos; 4) Volvo, 28 pontos; 5) Ford, 4 pontos e 6) Iveco, 2 pontos.


Patrocinadores oficiais da Fórmula Truck: Petrobrás, Vipal e Bridgestone Firestone.

Fotos: Orlei Silva

Legenda: Felipe Giaffone foi o mais rápido na sexta em Fortaleza

Dinho Leme

F-Truck Imprensa

DINHO LEME COMUNICAÇÃO

500 KM DE INTERLAGOS DE VOLTA COM

FESTA HISTÓRICA EM SÃO PAULO

Corrida do próximo dia 15 de junho marca os 50 anos da prova

de longa duração – uma das mais tradicionais do Brasil.

Um ano ausente do calendário. O suficiente para aumentar a expectativa em torno da 26ª edição dos 500 km de Interlagos, marcada para o próximo dia 15 de junho, em São Paulo. A prova deste ano não só marca o retorno do evento ao cenário do automobilismo como também representa a comemoração de um momento histórico: os 50 anos da corrida de longa duração – uma das mais tradicionais do Brasil, que já teve a participação de pilotos como Emerson Fittipaldi, Wilson Fittipaldi, Ingo Hoffmann, Fritz D’Orey, José Carlos Pace, Luis Pereira Bueno e Chico Landi, para ficar apenas naqueles que passaram pela Fórmula 1.

Só que, neste caso, tradição nem de longe representa exclusividade, já que o princípio da prova é ter como pano de fundo uma festa das mais democráticas, onde mesmo aqueles que não vivem o automobilismo profissional têm o seu espaço. A atração principal, claro, são os 500 km de Interlagos, esta sim voltada aos pilotos e aos carros mais competitivos, mas a programação prevê uma série de atividades paralelas para quem for ao autódromo, incluindo a prova exclusiva para carros antigos e três modalidades na competição de regularidade. Tudo para compor o cenário dos 50 anos do evento – que tem sua organização comandada pelo Automóvel Clube Paulista.

Ainda faltam quinze dias para a largada, mas as inscrições já estão abertas e o grid, pelo menos no papel, começa a ser formado. Nele, estará o atual vencedor da corrida, Lucas Molo, com sua Ferrari, talvez o carro mais badalado do fim de semana. Só que, desta vez, ele terá um novo companheiro de equipe. Vai dividir a pilotagem do carro durante mais de três horas com Maurício Neves. Uma outra Ferrari aparece na listagem – não por acaso pertencente à Uberto Molo, que vai correr com Istvan Minach. As duas estão inscritas pela categoria I, onde terão a concorrência de outra máquina italiana, a Maserati de Beto Coutinho e Bob Coutinho.

A tendência para as próximas semanas, até o início dos treinos livres, na sexta-feira, dia 13 de junho, é o aumento no número de inscrições. Além do caráter festivo da prova, em comemoração aos 50 anos dos 500 km de Interlagos, a corrida tem um significado especial por marcar o retorno do evento ao calendário de competições, já que em 2007 as obras no Autódromo Internacional José Carlos Pace impediram sua realização. A prova é disputada desde 1957 e tem dois pilotos como recordistas de vitórias. Celso Lara Barberis (1957, 1959 e 1961) e Luis Pereira Bueno (1966, 1970 e 1971) ganharam três vezes cada – número que não pode ser alcançado por ninguém em 2008.

A programação em Interlagos:

Sexta-feira (13/06)

12h00 - 13h00 1º Treino Livre 500 km

13h30 - 14h00 1º Treino Livre Carros Antigos

14h15 - 15h15 2º Treino Livre 500 km

16h15 - 17h15 3º Treino Livre 500 km

Sábado (14/06)

09h00 - 10h00 4º Treino Livre 500 km

10h15 - 10h45 Treino Festival Comolatti Regularidade

11h00 - 11h30 2º Treino Livre Carros Antigos

11h45 - 12h45 5º Treino Livre 500 km

13h00 - 13h30 Treino Festival Reg. Antigos / Rod

13h45 - 14h15 Classificação Carros Antigos

14h30 - 15h00 Classificação I e III 500 km

15h15 - 15h45 Classificação II e IV 500 km

16h00 - 16h30 Treino Festival Regularidade Nomais

16h45 - 17h15 Treino Festival Regularidade Nomais

Domingo (15/06)

09h00 - 09h20 Warm Up 500 km

09h30 - 10h10 Regularidade Festival Regularidade Normais

10h20 - 11h00 Regularidade Festival Reg. Antigos / Rod

11h30 Largada Carros Antigos

12h00 - 12h30 Regularidade Festival Comolatti

13h00 Largada 500 km

Dinho Leme Comunicação

Assessoria de Imprensa


Audi A4 atinge a melhor avaliação em crash test

Em testes realizados pelo órgão europeu NCAP, sedã da companhia alemã é considerado um dos carros mais seguros de sua categoria

Depois de passar por uma bateria severa de crash tests, o Audi A4 recebeu a avaliação máxima de cinco estrelas da Euro NCAP, sendo considerado um dos carros mais seguros do mundo em sua categoria. Os resultados comprovaram o índice de segurança total do Audi A4 para colisões frontais e laterais, assim como a proteção máxima para o motorista, passageiros, crianças e pedestres.

O sedã da marca das quatro argolas foi avaliado por membros do órgão Euro NCAP, formado por representantes de ministérios dos transportes europeus, clubes automotivos, companhias de seguro e agências de proteção ao consumidor.

O Audi A4, que ganhou nota máxima em segurança para o condutor e os passageiros, também evidenciou a preocupação da companhia em garantir a proteção de pedestres e ciclistas em caso de colisão.

A marca alemã ainda mostrou sua precisão em desenvolver soluções para a prevenção de acidentes, como o sistema ESP de freios e outros itens complementares de segurança de auxílio ao motorista, como os recursos adaptive cruise control, Audi lane assist e Audi side assist.

Comunicação Corporativa Audi Brasil

Natália Salomão

Charles Marzanasco

* BRANCO E ESPORTIVO - MERCEDES BENZ DIVULGA FOTO INÉDITA DO FILME "SEX AND THE CITY"


As mulheres vão querer um carro branco e esportivo. A Mercedes-Benz aposta nesta tendência e prova dessa visão vanguardista está no filme "Sex and the City", com estréia nacional no próximo dia 06 de junho. No filme, a personagem Samantha Jones, interpretada pela atriz Kim Cattrall, mudou-se para Los Angeles é proprietária do modelo esportivo GLK Mercedes-Benz. O novo e sofisticado carro da montadora alemã chega no Brasil só em outubro - durante o Salão do automóvel – e para alívio das moças antenadas com os hits da próxima estação, a Mercedes-Benz deu uma forçinha vai colocar o GLK à venda também na cor branca, igualzinho ao de Samantha!


CAR Magazine traz em junho especial sobre os 60 anos da Porsche

A edição 04 da CAR Magazine Brasil que chega às bancas na sexta-feira, 6 de junho, faz uma justa homenagem aos 60 anos da Porsche. E para essa comemoração, a revista estará disponível em duas capas diferentes, uma com o Porsche Carrera GT e a outra o GT2. O leitor poderá escolher a capa que mais lhe agrada.

A matéria especial de CAR Magazine conta a história da marca desde 1948 até hoje, mostrando a trajetória da fábrica, todos os modelos já produzidos e uma entrevista exclusiva com Wolfgang Porsche, atual presidente da montadora, responsável pela compra do controle acionário da Volkswagen. Com essa aquisição, o grupo Porsche agora produz de supercarros até caminhões, carros de luxo e modelos populares.

Esta edição de CAR mostra também um supercomparativo, no qual o recém-lançado Honda Accord, agora importado dos Estados Unidos, enfrenta seis rivais de peso, o Chrysler 300C, Kia Opirus, VW Passat, Chevrolet Omega, Toyota Camry e o Peugeot 407, todos equipados com motor V6. A disputa foi acirrada e o vencedor uma surpresa.

O leitor também verá como é o novo VW Passat CC, lançado na Alemanha, um comparativo entre a BMW X6, Range Rover Sport e o Infiniti FX50S, a apresentação da nova geração da Palio Weekend Adventure e também a minivan C4 Picasso que chega repleta de tecnologia e modernidade, entre outras matérias de tirar o fôlego.

Para encerrar, a publicação mostra o clássico Roll-Royce Silver Shadow fabricado em 1973 e um ensaio fotográfico exclusivo feito durante a quarta etapa da Fórmula 3 Sul-americana, em Interlagos.

______________________________

Textofinal de Comunicação Integrada
Koichiro Matsuo - MTb 13 224

Tony vai atrás da terceira vitória em Milwaukee

Após abandono nas 500 Milhas de Indianápolis, Kanaan espera repetir 2007 e vencer em Milwaukee

No ano passado, o baiano Tony Kanaan sofria um revés nas 500 Milhas de Indianápolis, mas na semana seguinte foi à Milwaukee e descontou lá, conquistando a segunda vitória consecutiva nesse oval curto de 1 milha. Como novamente não foi o dia de Kanaan na 92ª edição principal prova da Fórmula Indy, disputada no domingo passado, o baiano espera repetir o feito de 2007. “Eu adoro voltar para Milwaukee, pois definitivamente é uma das minhas pistas favoritas da temporada. É um oval muito particular, que se adapta muito bem ao meu estilo de pilotagem. Estou realmente muito empolgado para chegar num lugar que você sabe que pode ir bem, especialmente após o nosso último final de semana. Definitivamente, vamos para Milwaukee com o objetivo de vencer pela terceira vez”, comentou Kanaan, da Andretti Green Racing.

Embora ainda não tenha conversado com o norte-americano Marco Andretti, seu companheiro de equipe, apontado pelo baiano como responsável pelo incidente quando liderava as 500 Milhas de Indianápolis, Kanaan disse que tudo ficará bem entre eles. “Não, ainda não sentamos para conversarmos. Mas vamos ficar bem”, disse o campeão de 2004. “Isso não é o mais importante, pois é passado. Nós dois perdemos a corrida. Nós temos um campeonato pela frente para uma grande equipe, com grandes patrocinadores, então, isso não é um problema. Mas minha opinião não mudou. No momento em que o Marco me atacou, na tangência da curva, eu tinha duas escolhas: Ou eu tirava dois carros da Andretti Green, ou apenas um. Acho que vocês viram qual delas escolhi”, destacou o baiano. “Mas agora o objetivo é Milwaukee, é voltar a vencer um campeonato. Eu tenho 360 dias para pensar em Indianápolis de novo. No entanto, quando voltar no ano que vem, vou ter a mesma vontade de vencer”, comentou o baiano.

Partindo para a luta pelo bicampeonato da Fórmula Indy, Kanaan disse que terá alguns grandes adversários para superar. “Eu vejo o Dixon muito forte, mas o Hélio (Castroneves) está muito consistente. Se você reparar, ele é o vice-líder sem ter vencido nenhuma prova ainda. Eu acho que quatro pilotos entre as equipes AGR, Penske e Ganassi devem brigar pelo título. Espero estar entre eles, pois o campeonato será muito competitivo até o final”, revelou Kanaan, 4º colocado na tabela, com 52 pontos de diferença para Dixon, que lidera a competição. Um motivo extra nessa disputa foi o anúncio oficial da categoria sobre a inclusão do GP do Canadá, em Edmonton, no dia 26 de junho. Portanto, a temporada passa oficialmente a ter 17 corridas no ano. Ainda tem a possibilidade do GP da Austrália fazer parte do calendário.

Porém, é em Milwaukee, que segundo Kanaan é “onde realmente o meu pensamento está”, que os motores voltam a roncar. No oval de apenas uma milha, Kanaan destaca que é uma pista desafiadora e bem técnica. No total, 27 carros vão disputar o GP de Milwaukee, sexta etapa de 2008, e o tráfego também passa a ser um fator de atenção e tensão. “Sem dúvida, será um grande desafio a mais. Quem conseguir controlar melhor as ações no tráfego, certamente estará bem no final. Eu sinto que a liderança vai mudar várias vezes por causa disso. Por isso, acho que será uma ótima corrida para os fãs, mas muito difícil para nós, com certeza”, explicou Kanaan.

Os treinos livres do GP de Milwaukee começam somente neste sábado (30), com duas sessões, antes da classificação oficial que definirá o grid de largada. No domingo (1), o GP de Milwaukee terá 225 voltas, com a bandeira vede tremulando às 17h (horário de Brasília).

Confira a programação:

Sábado (30)

1º treino livre – 11h15 às 13h15

2º treino livre – 15h às 16h

Classificação – 17h45

Domingo (1)

Largada – 17h – ao vivo no BandSports e na PlayTV

GP de Milwaukee – 1 de Junho

6ª etapa de 2008

Circuito: Oval

Extensão: 1 milha

Inclinação nas curvas: 9,25 graus

Inclinação na reta: 2,5 graus

Voltas: 225

Capacidade: perto de 40 mil lugares

Melhor resultado de Tony Kanaan: 1º (2006 e 2007)

Foto:Indycar/Divulgação

AndersonMarsili

quarta-feira, maio 28, 2008

* 24 HORAS DE NÜRBURGRING: PORSCHE ALCANÇA A TERCEIRA VITÓRIA E DOMINA O PÓDIO NO "INFERNO VERDE"



A 24 Horas de Nürburgring, uma das mais desafiadoras corridas de longa duração do calendário internacional, terminou pelo terceiro ano consecutivo com vitória da Porsche. Com um 911 GT3 RSR da equipe Manthey Racing, o quarteto formado pelos alemães Timo Bernhard e Marc Lieb, pelo francês Romain Dumas e pelo alemão-monegasco Marcel Tiemann terminou à frente de outros dois Porsche − a marca dominou os três lugares do pódio. A prova teve 216 carros participantes e foi realizada no circuito completo de Nürburgring, com 25 km de extensão, sendo assistida por mais de 220.000 pessoas.

O começo da corrida foi difícil para a equipe vencedora. Algumas centenas de metros depois da largada, o Porsche de Bernard/Lieb/Dumas/Tiemann, que havia largado na pole position, começou a vazar água pela traseira. O selante de uma junta do sistema de refrigeração havia se perdido e os reparos necessários custaram 16 minutos nos boxes. Os quatro pilotos receberam do dono da equipe, Olaf Manthey, instrução para andar o mais forte possível e tentar recuperar o tempo perdido. Eles só abrandaram o ritmo na fase final, quando a vitória estava próxima.

“Durante as primeiras 20 horas, pilotamos no limite do carro. Mesmo à noite e no molhado, chegamos a descontar 40 segundos por volta em relação ao líder”, contava Dumas, que guiava o carro no momento da bandeirada. “Esta vitória é o maior momento da minha carreira”, exultava Lieb. Hartmut Kristen, chefe de competições da Porsche, manifestava sua satisfação: “Nossas equipes mostraram novamente que velocidade e durabilidade são as chaves do sucesso em uma corrida de 24 horas. Foi uma prova de que o Porsche 911 é simplesmente o melhor carro esporte do mundo”. No meio das comemorações, Olaf Manthey teve sua barba grisalha cortada com uma tesoura.
A Manthey Racing fez dobradinha. O quarteto segundo colocado, formado pelos alemães Armin Hahne/Christian Haarmann/Jochen Krumbach/Pierre Kaffer, pilotou um Porsche 911 GT3-MR − o mesmo carro que venceu a 24 Horas de Nürburgring em 2006. Em terceiro ficou o 911 GT3 de outro quarteto alemão: Klaus Abbelen/Sabine Schmitz/Edgar Althoff/Kenneth Heyer. Outro Porsche, um 911 GT3 Cup, terminou em quinto lugar. No total, a Porsche colocou oito carros nos dez primeiros lugares.

A primeira edição da 24 Horas de Nürburgring aconteceu em 1970, ainda no traçado clássico de 22,8 km (também conhecido como “inferno verde”, devido às dificuldades que apresenta para carros e pilotos). Com a inauguração do novo traçado de 4,5 km, usado pela Fórmula 1 a partir de 1984, a prova passou a acontecer em um circuito de 25 km formado pela junção das duas pistas. A Porsche venceu as edições de 1976, 1977, 1978, 1993, 2000, 2006, 2007 e 2008.


24 Horas de Nürburgring (Alemanha) − 24 e 25 de maio de 2008 − Resultado final:

1) Timo Bernhard/Marc Lieb/Romain Dumas/Marcel Tiemann, Porsche 911 GT3 RSR, 148 voltas em 24h03:48.494

2) Armin Hahne/Christian Haarmann/Jochen Krumbach/Pierre Kaffer, Porsche 911 GT3-MR, 147 voltas

3) Sabine Schmitz/Klaus Abbelen/Edgar Althoff/Kenneth Heyer, Porsche 911 GT3, 145 voltas

4) Marko Hartung/Stefan Neuberger/Franz Englstler, BMW Z4M, 144 voltas

5) Frank Kräling/Marc Gindorf/Peter Scharmach/Martin Ragginger, Porsche 911 GT3 Cup, 144 voltas

6) Johannes Scheid/Oliver Kainz/Andréas Teichmann/Arno Klasen, BMW M3 E46 GTS, 143 voltas.


Stuttgart Sportcar
Importador Oficial Porsche

www.porsche.com.br

Luiz Alberto Pandini − LetraDelta Editora

* BRAZIL CLASSICS FIAT SHOW REÚNE 322 PRECIOSIDADES DO ANTIGOMOBILISMO EM ARAXÁ (MG|)


O 18º Encontro Nacional de Automóveis Antigos ocorreu de 21 a 24 de maio, no Grande Hotel, e recebeu cerca de 50 mil visitantes

Alfa Romeo, Ferrari, Maserati, Isotta, Corvette, Cadillac, Ford, Concorde. Essas foram algumas das famosas marcas de veículos que participaram da última edição do Brazil Classics Fiat Show - 18º Encontro Nacional de Automóveis Antigos - ocorrida entre os dias 21 e 24 de maio, em Araxá (MG). Ao reunir 322 carros antigos, dos mais clássicos, raros e valiosos das coleções brasileiras, o encontro confirmou sua vocação de ser o evento de automóveis antigos mais sofisticado do País. Na ocasião, os apaixonados por automóveis antigos puderam rever os modelos que fizeram parte da história ou mesmo relembrar suas próprias histórias. O encontro também foi marcante mesmo para os visitantes que foram apenas por curiosidade.

Organizada pelo Veteran Car Club de Minas Gerais e patrocinada pela Fiat Automóveis e pela FPT Powertrain Technologies, a exposição foi no Ouro Minas Grande Hotel e Termas de Araxá. Essa foi a 4ª edição consecutiva realizada no Grande Hotel, depois da volta do evento para a cidade em 2002. Em todos esses anos, a Fiat foi a patrocinadora do encontro. "Participar do Brazil Classics Fiat Show, um evento que reúne os mais importantes ícones do antigomobilismo, é, sem dúvida, uma honra para Fiat que valoriza e prestigia a história e a memória do automóvel no Brasil", comenta Marco Antônio Lage, diretor de Comunicação Corporativa da Fiat.Realizado há 24 anos, o Encontro Nacional de Carros Antigos continua a surpreender a cada edição. Nesse último evento, muitas novidades deixaram boquiabertos os cerca de 50 mil visitantes e colecionadores. “Vários modelos que trouxemos para o evento são inéditos. E são esses modelos que valorizam e tornam o Brazil Classics mais especial e valioso a cada edição, reforçando a nossa afirmação de que a exposição é a mais sofisticada do Brasil, com carros jamais vistos em outras exposições, inclusive em eventos internacionais”, orgulha-se Otávio Carvalho, vice-presidente do Veteran Car de Minas Gerais e um dos principais organizadores do Brazil Classics. Otávio também enfatizou que os colecionadores de carros antigos não são apenas colecionadores de carros. São colecionadores de histórias e de amigos.

Além de todos os carros antigos, o público pôde conhecer o mais novo lançamento da Fiat, o Palio Adventure Locker. O modelo possui o inédito sistema de bloqueio de diferencial. A Fiat é a primeira fabricante de automóveis no mundo a lançar um veículo de tração dianteira 4x2 com este sistema. Isso possibilita o veículo ultrapassar terrenos acidentados com muito mais facilidade, incorporando, realmente, o espírito aventureiro que distingue e diferencia a linha Adventure.
Spazio Itália

A mostra deste ano reuniu 40 automóveis italianos, incluindo 18 Ferraris e um exemplar do modelo Iso Grifo, de 1965, um carro esportivo italiano com mecânica americana, além de outros bólidos raros de marcas como Alfa Romeo e Maserati, ambas pertencentes ao Grupo Fiat. A reunião de 18 Ferraris antigas foi inédita em exposições desse tipo no País. Duas delas - a F 40 e a Ferrari 225 S Barchetta Vignale (1952) - chamaram muito a atenção do público por suas estréias em exposições e pelas peculiaridades dos carros. “A 225 S é um dos primeiros modelos da Ferrari, marca que lançou o primeiro carro em 1947. O automóvel é de corrida e foi comprado junto a outros dois idênticos em Portugal. O carro veio para participar de corridas no Brasil e acabou ficando por aqui. Foi um carro vencedor em nosso País e na Europa. Depois de muito tempo guardado, foi descoberto por um colecionador que o está restaurando. O motor encontra-se na Itália para a restauração. Sem dúvida, este é um modelo muito raro e valioso. As pessoas que entendem de carros antigos reconhecem o valor deste carro. Se estivesse totalmente restaurado, seria o mais valioso da exposição”, contou Otávio Carvalho.
Raid de regularidade

O Raid de Regularidade aconteceu na sexta-feira, 23 de maio, com a participação de 53 automóveis. O percurso total foi de 40 quilômetros, com quatro postos de controle, e o tempo estipulado para fim de prova foi de 38 minutos. “O carro que chegasse mais próximo do tempo determinado ganhava o prêmio. Alguns se perderam e 44 carros completaram o trajeto”, explica Donald Isnenghi, coordenador do Raid. Donald ressaltou que este é um momento importante no evento, pois prova que a exposição não é estática. “É uma boa oportunidade para os colecionadores colocarem o carro para andar e também para os transeuntes e moradores do trajeto estipulado observarem essas raridades que certamente seriam impossíveis de serem vistas em outras ocasiões. O Raid se transforma em uma grande festa a céu aberto”.

Neste ano, o primeiro lugar do Raid ficou com o Ford Maverick GT, de 1978, de Guilherme Carvalho Ferreira de Melo. O Puma GT, de 1971, de Júlio Caio Takahashi Fachin, conquistou o segundo lugar. Os proprietários dos automóveis ganharão um quadro cada um com o seu automóvel vencedor pintado pelo Ateliê Dotta dos artistas plásticos Sérgio e Helena Dotta que participaram da Brazil Classics. Seus quadros de automóveis antigos estavam expostos em um estande durante o evento. E eles também pintaram outros carros durante a exposição. As pinturas são no estilo hiperrealista, conferindo um efeito quase fotográfico ao desenho.

Leilão

O único leilão de automóveis antigos realizado atualmente no Brasil ocorre no Brazil Classics Fiat Show. Nesta edição, o leilão foi durante a noite de sexta-feira, 23 de maio. Cerca de 1.000 pessoas, entre colecionadores, compradores e admiradores, compareceram. Foram mais de 5 horas para expor os 70 carros cadastrados. Ao todo, foram vendidos 18 automóveis, o que movimentou mais de R$ 600 mil. O maior lance para um veículo vendido foi de R$ 110 mil para um Concorde, de 1984. E o modelo foi vendido pelo menor lance, R$ 9 mil, foi um Puma GTC, de 1981. “A prova de que em cada edição do Brazil Classics o leilão está se fortalecendo é o grande número de pessoas que acompanham esse momento especial da nossa programação”, comenta Sérgio Valente, integrante do Veteran Car Club de Minas Gerais e responsável pela organização do leilão.

Premiações

A solenidade de premiação, ocorrida em 24 de maio, mais uma vez foi um momento para o público apreciar as maravilhas do antigomobilismo. Ao todo, 82 carros desfilaram pela passarela do Brazil Classics Fiat Show e 54 carros receberam os prêmios. A premiação é feita de acordo com a década de fabricação do carro, respeitando o valor representativo em sua época original. O troféu JK, para o melhor carro nacional, foi para FNM JK, de 1960, de Antônio Villas Boas Carvalho. E o troféu Lalique foi para Roberto Nasser, colecionador que se destacou por sua intensa atividade pela evolução do antigomobilismo no Brasil.

Comemoração dos 50 anos da vinda da Simca

As cinco décadas da fábrica francesa no Brasil foram lembradas com a exposição de cerca de 20 veículos da marca. O jornalista Roberto Nasser, especializado em automóveis, ministrou uma palestra sobre o tema. Também esteve presente o ator Carlos Miranda, que encarou novamente seu personagem da série “Vigilante Rodoviário”, com o Simca Chambord. A série foi um grande sucesso da TV na década de 60.

Gravuras do jornalista Jorge Meditsch

Jorge Meditsch, editor do programa Autoesporte da Rede Globo e do site Autoestrada e colunista da revista Autoesporte, expôs suas gravuras no Brazil Classics Fiat Show. Com o tema automóveis antigos, o artista mostrou fotografias trabalhadas em computador. As imagens são impressas em papel especial texturizado com tamanho aproximado de 30 x 40 cm.

Carros de destaque

Confira, agora, alguns dos carros que foram destaques no Brazil Classics Fiat Show 2008:

- Daimler Sedanca De Ville, de 1939 - foi o “Best of Show”, pois recebeu o troféu Roberto Lee, que é entregue ao melhor carro do evento. O automóvel possui carroceria de alumínio especial e é muito sofisticado. A porta externa é revestida com palha e o carro possui macacos incorporados em cada uma das rodas. Até 1950 a marca era fornecedora da família real. A raridade pertence a Antonio Cunha.

- Isotta Fraschini, de 1928 – o modelo pertenceu ao piloto João Ribeiro de Barros e era inédito em exposições. O piloto João de Barros ficou famoso em 1927 ao ser o pioneiro em atravessar o Atlântico Sul de avião. E, naquela época, o seu avião utilizava dois motores Isotta. Hoje, o veículo, que é de Heloisa Sanches, recebeu o troféu da Federação Brasileira de Veículos Antigos, o segundo prêmio principal do evento.

- Isotta Fraschini, de 1927 – o modelo preto e cinza pertencia à família do lendário empresário Henrique Lage, que atuou em vários ramos, como mineração e siderurgia. O empresário teve uma frota de Isottas. Os destaques do modelo exposto foram o detalhe em cristal Lalique na tampa do radiador, que vale mais do que um carro popular, e também o vidro que separa o motorista dos passageiros do banco de trás.

- Caminhão de bombeiros Seagrave, de 1920 - totalmente equipado e em funcionamento perfeito.

- Caminhão funerário, Chevrolet Tigre, de 1935 – todo ornamentado, utilizada para o cortejo fúnebre de pessoas importantes da época.

- Facel Vega, HK 500, de 1958 – o carro francês era o hit para artistas famosos e grandes empresários. É o único modelo restaurado no Brasil. A peculiaridade deste exemplar não pára por aí: o chassi e a lataria são europeus e o motor, americano.

- 7 Packards – o Brazil Classics mostrou sete Packards, da fábrica de luxo americana fechada em 1954.

- Fiat 1927 - 509 A - o veículo ficou preso na alfândega e tem apenas 2 mil quilômetros rodados. “É praticamente um zero quilômetro”, brinca Otávio Carvalho.

- 3 Mercedes 300 SL – os carros eram os mais importantes da marca no período pós-guerra (1945). Uma delas era a modelo Asa de Gaivota com as portas abrindo para cima. “Essas Mercedes são possivelmente os carros mais valiosos da exposição de 2008”, comenta Otávio.

- De Dion Bouton, de 1902 - O carro mais antigo da exposição está em perfeito estado de funcionamento. O modelo vis a vis, em que o motorista e os passageiros ficam de frente uns aos outros, faz sucesso nas edições do Brazil Classics.

- Reunião de 6 Concordes – segundo os próprios colecionadores, são conhecidos oito modelos de Concordes no Brasil. Destes, seis estavam no Brazil Classics. “É a maior reunião de Concordes já vista no País”, orgulha-se Otávio Carvalho.

- Kombi Mahler de 1973 – a Kombi no estilo Motor Home estava toda equipada com acessórios de época (manequins, mesa, televisão, utensílios domésticos).

- Volkswagen de 1950 – o modelo era o fusca mais antigo da exposição, com a janela traseira dividida e trazia as “bananinhas” utilizadas como setas.

- Cadillacs – as famosas banheiras americanas estavam presentes no evento com diversos exemplares que marcaram épocas, com rabos de peixe e também desenhos que lembravam naves espaciais.

- 11 Rolls-Royce Corniche – a reunião de onze Rolls-Royce das décadas de 60 e 70 jamais foi vista em outras exposições brasileiras.

Imprensa Fiat

* XANDINHO NEGRÃO CORRE NAS 24 HORAS DE LE MANS

Brasileiro pilotará Aston Martin na categoria GT1

SÃO PAULO – Xandinho Negrão (Medley) aceitou convite para completar o trio da Vitaphone Racing na 76ª edição das 24 Horas de Le Mans, cuja largada está marcada para as 10 horas (Brasília) do próximo dia 14. A equipe inscreveu o Aston Martin DBR9 da categoria LM GT1 e os ingleses Peter Hardman e Nick Leventis serão os companheiros do brasileiro, que ocupa a quinta colocação no FIA GT, uma das principais séries internacionais de turismo.

Será a estréia de Xandinho Negrão nas 24 Horas de Le Mans. “Estou muito feliz com esse convite. Michael Bartels, dono da Vitaphone, conversou comigo no final de semana e acertamos tudo. Le Mans é uma das provas mais conhecidas de todo o mundo e será uma experiência inesquecível para mim”, comemorou Xandinho, que neste domingo participa do pré-qualifying. “Ainda não andei no carro nem conheço o circuito. Por isso, quero aproveitar a oportunidade para fazer o máximo de quilometragem”, acrescentou o piloto paulista, que vem um excelente segundo lugar no FIA GT em Monza.

Os organizadores encerraram as inscrições e confirmaram a participação de 55 carros. A maior parte deles – 21 – disputa a classe LMP1, de onde deverá sair o vencedor no geral, com favoritismo para os Peugeot 908 da equipe oficial de fábrica. Na categoria GT1, brigarão pela vitória quatro Aston Martin DBR9, quatro Corvette C6.R, um Saleen S7R e um Lamborghini Murcielago. “Os times de fábrica são fortes e contam com pilotos experientes, especialistas em provas de longa duração e habituados à pista. Realisticamente, o que vamos tentar é terminar entre os três primeiros”, avaliou Xandinho.

Outros três brasileiros aparecem na lista divulgada pelo Automobile Club de l’Ouest, organizador do lendário evento de endurance. Ricardo Zonta integra a Peugeot Sport Total e dividirá o volante do Peugeot 908 com o francês Franck Montagny e o austríaco Christian Klien, enquanto Christian Fittipaldi estará na mesma divisão de Xandinho, conduzindo outro Aston Martin DBR9 do Team Modena ao lado do holandês Jos Menten e do norte-americano Terry Borcheller. O paranaense Jaime Mello correrá com o o finlandês Mika Salo e o italiano Gianmaria Bruni com a Ferrari 430 GT2 da Risi Competizione.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

* F-1: NO BRASIL, RUBINHO COMEMORA PONTOS EM MÔNACO JOGANDO GOLFE

O piloto Rubens Barrichello vive um momento especial em sua carreira. Após se tornar o maior recordista de corridas disputadas em toda a história da categoria máxima do automobilismo, Rubinho quebrou no GP de Mônaco, disputado no último domingo (25), o jejum de pontos ao finalizar na 6ª colocação com a Honda, e somar 3 pontos na classificação geral. “É uma sensação ótima voltar aos pontos, e estou realmente feliz por mim e pela equipe", destacou o piloto da Honda Racing. “Estou feliz de 'desencantar' em termos de marcar pontos, pois fui uma espera bastante longa. Mas eu nunca perdi a fé. Somos capazes de bons resultados, e espero que este seja o início de um período melhor. Só temos de manter a concentração e trabalhar", declarou após a disputa no principado. Para comemorar, Rubinho, que faz um pit stop durante esta semana no Brasil, antes de se preparar para o GP do Canadá (8 de Junho), próxima etapa da F1, vai dar muitas tacadas pelos campos de golfe de São Paulo, sua grande paixão fora das pistas. Aliás, o brasileiro já tinha sido homenageado pela Honda quando virou recordista de corridas de F1, justamente com a realização do torneio “Rubens Barrichello Golf”, que teve a presença do antigo detentor do recorde, o italiano Ricardo Patrese, dos pilotos em atividade Lewis Hamilton (McLaren) e David Coulthard (Red Bull), além de Jack Stewart, Ross Brawn e Nick Fry. “Foi definitivamente a melhor maneira que eles acharam para comemorar esse recorde, pois vocês sabem que o golfe passou a fazer parte da minha vida. E ter a oportunidade de jogar com amigos para me homenagearem é bem bacana. Fiquei bem feliz”, emendou Rubinho. “Cada ponto que fizer, vou comemorar nos campos verdes. Estou me divertindo muito fazendo o que amo, que é correr, além de jogar golfe, que virou uma paixão”, disse o brasileiro.

Realmente o envolvimento do piloto com o golfe vem lhe rendendo muito prazer. Rubinho virou uma referência de pessoas públicas brasileiras que praticam a modalidade. Por isso, ele participa de uma campanha da Federação Paulista de Golfe, junto com o rei Pelé e, a rainha do basquete, Hortência, para divulgar o golfe pelo país. Ele não cobrou cachê. Além disso, uma das grandes realizações pessoais e profissionais é a Febragolfe 2008, a feira nacional de golfe, que será realizada em São Paulo, e foi idealizada pelo próprio piloto. “Estou bem envolvido com o golfe, pois faz parte do meu cotidiano. Quando você faz algum esporte por prazer, isso só lhe traz qualidade de vida. Procurei direcionar isso para as pistas, por isso o golfe me ajuda a manter o foco e continuar trabalhando sempre em busca de novos pontos na F1”, explicou.

A Febragolfe 2008 (www.febragolfe.com.br) vai também homenagear esse ano histórico na carreira de Rubinho. A feira acontecerá entre os dias 27 e 29 de novembro, no Expo Transamérica. E uma das ações especiais, acontece no dia 26 de novembro, o 1º Grande Prêmio Febragolfe, quando o piloto vai mostrar sua habilidade no campo verde entre celebridades, esportistas e convidados. Parte da renda da Febragolfe 2008 será revertida ao Instituto Barrichello Kanaan, o IBK (www.ibk.org.br), fundado por Rubinho junto com o amigo Tony Kanaan em 2005, e que ajuda milhares de crianças na periferia de São Paulo.

Foto: Divulgação

AndersonMarsili

* STOCK CAR: SANTA CRUZ DO SUL ABRE SÉRIE DE PROVAS NO SÁBADO

A etapa, quarta das 12 programadas, será no dia 21 de junho

São Paulo - Uma das atrações da temporada 2008 da Copa Nextel Stock Car é seu calendário. Das 12 provas programadas, todas elas com transmissão ao vivo pela Rede Globo de Televisão, quatro acontecerão aos sábados, proporcionando uma opção diferente de final de semana para os fãs da principal categoria do automobilismo nacional. A primeira delas será em Santa Cruz do Sul (RS), no dia 21 de junho, no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, seguindo-se Campo Grande (MS), no dia 5 de julho; São Paulo, no dia 2 de agosto, e Londrina (PR), no dia 13 de setembro. As disputas começarão sempre às 10h15 dentro da programação esportiva do final de semana, que poderá incluir ainda a provas da Copa Vicar, da Stock Jr. ou da Copa Webmotors de Pick Up Racing.

Um dos mais novos circuitos do país, inaugurado em junho de 2005, o autódromo de Santa Cruz do Sul tem pista com extensão de 3.531 metros, com 14 curvas de altíssima, média e baixa velocidade, o que exige muita atenção dos pilotos. A principal característica do circuito é a seletividade. As curvas do “S”, a Ferradura e os “S” de Alta são consideradas algumas das curvas mais desafiadoras e prazerosas do Brasil. Neste cenário, têm acontecido algumas das mais disputadas provas da categoria, garantindo emoção de sobra para o apaixonado público de toda a região.

Por falar em público, Santa Cruz do Sul tem se destacado também por reunir sempre muitas pessoas para as etapas da Copa Nextel Stock Car. Em 2006 foram 41 mil pessoas, enquanto a corrida do ano passado contou com 39 mil pessoas. A expectativa é de mais uma grande festa do automobilismo, já que este ano também acontecerão as quartas provas da Copa Vicar, divisão de acesso da Copa Nextel, e da Stock Jr. Os ingressos para a quarta etapa estarão à venda a partir do final de semana, pelos canais Ticketmaster, com pontos de venda espalhados pelo país, telefone e internet.

Classificação da Copa Nextel Stock Car após três etapas está assim: 1) Marcos Gomes, 65 pontos; 2) Ricardo Maurício, 64; 3) Thiago Camilo, 42; 4) Cacá Bueno, 28; 5) Átila Abreu, 24; 6) Rodrigo Sperafico e Giuliano Losacco, 22; 8) Alceu Feldmann, 20; 9) Popó Bueno, 18; 10) Valdeno Brito, 16; 11) Antonio Jorge Neto e Hoover Orsi, 15; 13) Felipe Maluhy e Daniel Serra, 13; 15) André Bragantini, 10; 16) David Muffato, 9; 17) Nono Figueiredo, 8; 18) Luciano Burti e Julio Campos, 6; 20) Pedro Gomes, 5; 21) Juliano Moro e Ricardo Zonta, 2; 23) Antonio Pizzonia, 1.

foto: Luca Bassani

MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324

* COMUNICADO CBA: LAUDO POSITIVO PARA SUBSTÂNCIA PROIBIDA (S2)

Comunicado CBA

PORTARIA Nº 45/2008

O presidente da CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO (CBA), Paulo Enéas Scaglione, no uso de suas atribuições estatutárias, tendo em vista o parecer do INSTITUTO DE QUÍMICA DA UFRJ, laboratório contratado para a realização de exames de controle de dopagem em competições automobilísticas, vem expor os fatos e ao final decidir:

DOS FATOS
A amostra de nº 976.683, coletada na primeira etapa da Stock Car - Copa Vicar, em 13 de abril de 2008, teve laudo POSITIVO para substância proibida, sendo que a mencionada amostra foi coletada do piloto PAULO ROBERTO AYO SALUSTIANO;

DA DECISÃO
A infração cometida pelo piloto é passível das penas constantes do CDA, motivo pelo qual aplico ao piloto PAULO ROBERTO AYO SALUSTIANO a pena de DESCLASSIFICAÇÃO da prova primeira etapa da Stock Car – Copa Vicar, realizada no dia 13 de abril de 2008, e pena de SUSPENSÃO POR 30 DIAS, a partir da data do evento, não devendo ser computados eventuais pontuações durante o período de suspensão, devendo o mencionado piloto devolver na secretaria da federação em que for filiado os troféus e eventuais premiações oriundas de sua participação em competições automobilísticas.

Publique-se, comunicando ao piloto da presente decisão, encaminhando cópia ao presidente do CTDN.

Rio de Janeiro, 21 de maio de 2008.

PAULO ENÉAS SCAGLIONE
PRESIDENTE


Américo Teixeira Jr.

* HONDA FIT ATINGE 200 MIL UNIDADES PRODUZIDAS NO BRASIL

Considerado um dos carros mais vendidos de sua categoria, monovolume da Honda Automóveis completou cinco anos de fabricação nacional

A história de sucesso do Honda Fit no concorrido setor automotivo nacional ganhou mais um capítulo. Recentemente, o monovolume da Honda Automóveis, um dos mais comercializados de sua categoria, atingiu a expressiva marca de 200 mil unidades produzidas no país. Isso ocorre no momento em que comemora cinco anos de fabricação na Unidade de Sumaré (SP).

Desde o seu lançamento, no primeiro semestre de 2003, o modelo conseguiu chamar a atenção entre os diversos públicos. Do jovem, que busca um carro com visual moderno e esportivo, à família, que prefere um veículo com amplo espaço interno e adaptável às suas necessidades, duas das principais características do Honda Fit.

Com isso, alcançou excelentes resultados desde o seu lançamento. Encerrou 2007 com 34.416 unidades emplacadas, o que representou 14% de sua categoria. Para 2008, esse número deverá ser superado. Somente no primeiro quadrimestre, quase 15 mil unidades (14.511) foram comercializadas, número bem superior ao constatado no mesmo período do ano passado (9.107). Além disso, no último mês de abril, a Honda Automóveis bateu mais um recorde de emplacamentos do modelo, com a venda de 4.174 unidades.

Isso também refletiu em uma série de prêmios recebidos por meio da mídia especializada. O mais recente deles, Os Eleitos, da revista Quatro Rodas, foi conquistado pelo quarto ano consecutivo.

Inicialmente disponível na versão 1.4l, o Honda Fit ganhou o reforço da opção com motor 1.5l em fevereiro de 2005, o que alavancou ainda mais as vendas do monovolume, assim como a chegada da versão Flex, em dezembro de 2006. No início deste ano, recebeu a série especial “1.5 S”, que tem como diferencial uma nova grade frontal, saias laterais e pára-choque traseiro exclusivos.

Jornalista Responsável: Ricardo Ghigonetto (Mtb. 14.150)
Linkpress Assessoria e Comunicação

* PILOTO ARGENTINO ESTRÉIA NA F-TRUCK EM FORTALEZA

Gaston Mazzacane, um dos pilotos mais conhecidos na Argentina já passou por várias categorias incluindo F-1 e F-Indy

Depois de três provas já realizadas da temporada de 2008 da F-Truck, o piloto argentino Gaston Mazzacane confirma sua estréia na categoria nesta próxima etapa, marcada para o dia 1º de junho em Fortaleza, CE. A estréia do piloto que já passou pela Fórmula 1 e Fórmula Indy nos Estados Unidos é uma das grandes atrações da etapa cearense deste final de semana. Mazzacane havia sido convidado pelo promotor Aurélio Batista Félix para correr na categoria brasileira no início do ano. Em função do falecimento do promotor em março último, a primeira participação do piloto argentino teve que ser adiada e agora chegou a vez de Mazzacane entrar na pista para a disputa com 25 pilotos brasileiros. “A rivalidade é uma palavra que eu gosto muito. A pressão pelo talento e técnica faz com que cada concorrente seja ainda melhor na pista e a vontade de vencer seja mais forte do que o rival”, disserta Mazzacane, sobre a rivalidade nos esportes entre brasileiros e argentinos.

A ABF Competições preparou um F-Truck Mercedes-Benz Axor idêntico ao que Mazzacane já treinou por duas vezes no Brasil. A chegada de Gaston Mazzacane a F-Truck é mais um passo para a categoria brasileira de caminhões transpor as fronteiras do país e mostrar o grande evento que é para outros países, começando pela América do Sul. “Sinto-me feliz em participar de um campeonato brasileiro tão concorrido. Competir com pilotos de alto nível será muito gratificante para mim. É um novo desafio e me sinto muito feliz em fazer parte da história da F-Truck. Não vou perder essa oportunidade e sei que vou ser bem recebido no Brasil onde corri a última vez em 2001 em Interlagos, na Fórmula 1”, diz animado o piloto argentino. (Mazzacane correu pela Prost Grand Prix).

Os treinos livres para a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de F-Truck de 2008 começam na sexta-feira, dia 30 de maio, com os horários marcados para 14 e 16 horas. No sábado (31), as sessões de treinos livres estão marcadas para as 9 e 11 horas da manhã. O treino de classificação para o grid de largada será às 15h30. No domingo, o warm-up será à 9h45 e a prova às 13 horas com a duração de 1 hora.

Os ingressos estarão à venda na semana da prova ao preço de R$ 25,00 nos Postos Petrobras e Concessionárias Bridgestone Firestone de Goiânia. No site oficial da categoria, www.formulatruck.com você encontra os endereços dos pontos de venda de ingressos. Comprados antecipadamente nesses pontos, torcedor tem direito ao boné oficial da F-Truck, com o logo bordado (que deve estar acompanhando o ingresso na hora da entrada no autódromo). A organização da Fórmula Truck não cobra ingressos de pessoas maiores de 65 anos e crianças até oito anos. Também têm entradas livres, pessoas portadoras de deficiência física. Por determinação do Juizado da Infância e Juventude, não é permitida a entrada de crianças com idade abaixo de cinco anos no autódromo. Os estudantes com a carteira da entidade pagam meia-entrada.

A prova de Fortaleza, em Euzébio será transmitida pela TV Band para todo o país com a narração de Téo José, comentários de Eduardo Homem de Mello e reportagens de Luiz Silvério.

Classificação do campeonato após 3 etapas: 1) Felipe Giaffone, 53 pontos; 2) Roberval Andrade, 50 pontos; 3) Geraldo Piquet, 47 pts.; 4) Valmir Benavides, 44 pts.; 5) Wellington Cirino, 30 pts.; 6) Beto Monteiro, 24 pts.; 7) Débora Rodrigues, 16 pts.; 8) Renato Martins, 11 pts.; 9) Fabiano Brito e Luiz Zappelini, e Vinicius Ramires, 9 pts.; 12) Vignaldo Fizio, 8 pts.; 13) João Maistro, 6 pts.; 14) Diumar Bueno e Djalma Fogaça, 4 pts.; 16) Pedro Muffato, 3 pts.; 17) Fred Marinelli, 2 pts. e 18) José Cangueiro, 1 ponto.

Classificação de marcas: 1) Volkswagen, 125 pontos; 2) Mercedes-Benz, 95 pontos; 3) Scania, 77 pontos; 4) Volvo, 28 pontos; 5) Ford, 4 pontos e 6) Iveco, 2 pontos.

Foto: Orlei Silva
Legenda: O piloto argentino Gaston Mazzacane

Patrocinadores oficiais da Fórmula Truck: Petrobrás, Vipal e Bridgestone Firestone.

Dinho Leme
F-Truck Imprensa

* CHEVROLET EXPEDITION FAZ, NO PORTO DE SANTOS, PRIMEIRA PARADA DA AVENTURA PORTOS ABERTOS.


Importância do Porto de Santos se espraia além do estuário para a cidade e região metropolitana da baixada santista

O primeiro porto brasileiro em movimentação de carga em geral e o primeiro a ser visitado pela Chevrolet Flexpedition Portos Abertos, nesta segunda-feira (26/5), foi o Porto de Santos que, em 2007, movimentou 81 milhões de toneladas em cargas diversas e embarcou ou desembarcou 600 mil turistas da temporada de novembro de 2007 a abril de 2008.

Além da importância econômica para a região e para o País, o Porto de Santos tem influência direta nos 418 mil habitantes da cidade e 1,7 milhão de pessoas da região metropolitana da baixada santista. A influência e abrangência desse porto é tão grande, que já poderia ser chamado de Porto de Santos, Guarujá e Cubatão.

Depois de sair da fábrica da General Motors do Brasil, em São Caetano do Sul (SP), os jornalistas da expedição - em companhia do vice-presidente da GM, José Carlos Pinheiro Neto, do vice-presidente da Bosch do Brasil, Besaliel Botelho e do diretor de comunicação da GM, Pedro Luiz Dias – visitaram as instalações da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), pelo estuário do porto, a bordo de uma escuna.

Influência presente

No porto, a equipe da Chevrolet Flexpedition Portos Abertos foi recebida pelo diretor presidente da Codesp, engenheiro José Di Bella Filho e sua equipe. Desde 1980, Santos deixou de ser um porto privado e passou para a administração por parte da Secretaria Especial de Portos do governo federal.

Wagner Gonçalves, gerente da área comercial da Codesp, considerou uma honra os expedicionários terem escolhido o Porto de Santos como primeiro local a ser visitado pela Chevrolet Flexpedition.

José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM, fez votos de que “a expedição Portos Abertos seja mais um marco da saga da Chevrolet de mostrar o Brasil e nossos portos, que são verdadeiras portas de entrada de nosso País”.

Como parte de seu plano de modernização, o Porto de Santos e a Prefeitura local planejam revitalizar os antigos armazéns do centro da cidade, região conhecida como Valongo, e criar centros de convivência e cultura, nos moldes do Porto Madero, da Argentina.

Mas, a influência do porto de Santos, porta de entrada e saída de 27% das riquezas do País e pela movimentação de 5741 navios em 2008 (média de 61 por dia), não começou agora: quando Braz Cubas – que fundou a cidade de Santos em 1531 – escolheu o local para atracação dos navios da época, procurou um estuário que pudesse ser protegido dos ataques de piratas.

E, mais tarde, a partir de 1836, com a chegada dos imigrantes alemães e o aumento repentino da população, Santos enfrentou 21 pestes de febre amarela, que mataram quase metade da população. Como não havia saneamento, a dragagem e a construção do porto ajudaram no combate e erradicação da doença. Os engenheiros e funcionários do porto, que foi privatizado em 1890, para a Companhia Docas de Santos (essa concessão terminou em 1980), além de contribuírem com obras destinadas a solucionar o problema de saneamento básico, construíram escolas e creches e asfaltaram ruas e avenidas.

A caravana da Chevrolet Flexpedition Portos Abertos

A caravana Chevrolet Flexpedition Portos Abertos é formada pelos veículos Chevrolet S10 Turbo Diesel 2.8, Astra Hatch, Vectra Elite, Vectra GT, Meriva Easytronic e Tracker. A primeira etapa da expedição, iniciada nesta segunda-feira (26) pela visita ao Porto de Santos, terminará no próximo dia 30/05/2008, no Porto do Rio de Janeiro. Participam desta primeira etapa o coordenador e chefe da expedição, Luiz Cezar Fanfa, Pedro Luiz Dias, diretor de Comunicação Social da GM do Brasil, Fabiano Mazzeo, assessor de imprensa da GM e os jornalistas expedicionários Anderlin Valério Junior, de Curitiba/PR; Antônio Carlos da Silva, da TV Bandeirantes, de Curitiba/PR; Claiton Mendes Ramos, da revista Logística para o Brasil, de Uberlandia/MG; Eduardo Alberto Chau Ribeiro, da revista Transporte Moderno, de São Paulo/SP; Fábio de Oliv eira Penteado, da revista Tecnologística, de São Paulo/SP; Fernando Siqueira, do Jornal Tribuna do Norte, de Natal/RN; Victor Aguiar Pinto, do Diário do Pará, Belém/PA; Pedro Danthas, fotógrafo da expedição; e Nereu Leme, redator da expedição.

200 Anos da Abertura dos Portos

A aventura coincide com a comemoração dos 200 anos da abertura dos Portos Brasileiros pela Família Real Portuguesa e comemora os 100 anos de fundação da General Motors Corporation.

A expedição Portos Abertos é uma aventura pela história do Brasil e foi motivada pelo sucesso das três primeiras Chevrolet Flexpedition realizadas no País (Norte-Sul, Caminho do Ouro e Leste-Oeste), evidenciando a liderança da marca Chevrolet com os veículos equipados com a tecnologia Flexpower.


Jornalista responsável: Nereu Leme – MTb: 9460

segunda-feira, maio 26, 2008

* INDY 500: BERNOLDI SATISFEITO COM O 15º LUGAR EM SUA ESTRÉIA EM INDIANÁPOLIS


O companheiro Jaime Câmara abandonou, após um acidente, quando também estava próximo dos 15 primeiros

Indianápolis – O paranaense Enrique Bernoldi, da equipe Conquest Racing, conquistou um bom resultado na disputa de sua primeira 500 Milhas de Indianápolis. O piloto fez uma prova consistente, depois de largar do 29º lugar, e terminou em 15º na 5ª etapa da temporada, realizada neste domingo (dia 25) no famoso oval norte-americano. Com o resultado, Bernoldi somou mais pontos no campeonato e está na 12ª posição, com 99 pontos.

O companheiro Jaime Câmara, no entanto, não teve a mesma sorte. O goiano abandonou a 121 voltas para o final, quando se chocou contra o muro, após escapar na curva 1, felizmente sem se machucar.

A vitória da 92ª edição da Indy 500 ficou com o neozelandês Scott Dixon, que largou na pole e venceu a prova pela primeira vez. O piloto da Ganassi também assumiu a liderança da temporada, com 191 pontos. O melhor brasileiro na corrida foi o brasiliense Vitor Meira, que terminou em segundo lugar e chegou a ameaçar a vitória de Dixon. O norte-americano Marco Andretti foi o terceiro e o brasileiro Hélio Castroneves ficou em quarto. A prova teve oito bandeiras amarelas, mas felizmente sem grandes acidentes.
Bernoldi ficou feliz com o resultado e por ter finalizado sua primeira corrida em um oval. “Foi muito importante, ainda mais por ser aqui. A corrida é incrível e toda essa gente impressiona”, declarou o paranaense.
“Tive um imprevisto no início da corrida e precisei trocar a minha suspensão. Após a batida do Graham Rahal, um pedaço do carro dele acabou atingindo a frente do meu carro, danificando a suspensão. Tive de parar, acabei perdendo uma volta, mas com a estratégia que adotamos consegui me recuperar e terminar a corrida na volta do líder”, contou Bernoldi.

“No entanto, como foi uma troca rápida, não ficou ideal. Mas o carro estava balanceado durante a corrida, só não era muito rápido. De qualquer forma, aprendi bastante hoje. Nunca havia disputado uma prova tão longa e é muito cansativo. Não só fisicamente, mas mentalmente, porque você precisa estar 100% concentrado. Acho que foi um bom resultado e que irá me ajudar nas próximas etapas em ovais”, concluiu Bernoldi.

Câmara vinha bem no início da etapa e estava bem próximo dos 15 primeiros, na volta do líder, quando bateu na curva 1. “A corrida estava indo bem. Mas o meu carro foi ficando muito dianteiro e isso só piorava quando o pneu ia acabando. No tráfego, também estava difícil e ele saía mais e mais de frente. Quando entrei na curva 1, na 80ª volta, ele saiu muito de frente. Tentei corrigir, mas não pude fazer nada e acabei batendo forte no muro”, comentou o piloto goiano, que também disputou sua primeira Indy 500.

“O início da corrida foi um pouco inesperado, com muitas bandeiras amarelas. Fizemos alguns pit stops mais cedo e isso mudou um pouco a estratégia. Uma pena ter terminado assim, porque esse mês foi bastante puxado para nós e não queria que acabasse assim. Mas assim são as corridas e essas coisas acontecem”, finalizou Câmara.

Os pilotos voltam à pista domingo que vem (dia 1º de junho) para a etapa de Milwaukee (EUA).

O resultado completo das 500 Milhas de Indianápolis:

1. Scott Dixon Ganassi 200 voltas
2. Vitor Meira Panther a 1s7498
3. Marco Andretti Andretti Green a 2s3127
4. Helio Castroneves Penske a 6s2619
5. Ed Carpenter Vision a 6s5505
6. Ryan Hunter-Reay Rahal Letterman a 6s9894
7. Hideki Mutoh Andretti Green a 7s8768
8. Buddy Rice Dreyer & Reinbold a 8s8798
9. Darren Manning Foyt a 9s2019
10. Townsend Bell Dreyer & Reinbold a 9s4567
11. Oriol Servia KV a 22s4966
12. Dan Wheldon Ganassi a 30s7090
13. Will Power KV a 31s6666
14. Davey Hamilton Vision a 32s0084
15. Enrique Bernoldi Conquest a 32s1075
16. John Andretti Roth a 1 volta
17. Buddy Lazier Hemelgarn a 5 voltas
18. Mario Moraes Dale Coyne a 6 voltas
19. Milka Duno Dreyer & Reinbold a 15 voltas
20. Bruno Junqueira Dale Coyne a 16 voltas
21. AJ Foyt IV Vision a 20 voltas
22. Danica Patrick Andretti Green a 29 voltas
23. Ryan Briscoe Penske a 29 voltas
24. Tomas Scheckter Luczo Dragon a 44 voltas
25. Alex Lloyd Rahal Letterman/Ganassi a 49 voltas
26. EJ Viso HVM a 61 voltas
27. Justin Wilson Newman/Haas/Lanigan a 68 voltas
28. Jeff Simmons Foyt a 88 voltas
29. Tony Kanaan Andretti Green a 95 voltas
30. Sarah Fisher Sarah Fisher a 97 voltas
31. Jaime Camara Conquest a 121 voltas
32. Marty Roth Roth a 141 voltas
33. Graham Rahal Newman/Haas/Lanigan a 164 voltas

Classificação do campeonato após a 5ª etapa: 1. Scott Dixon, 191 pontos; 2. Hélio Castroneves, 176; 3. Dan Wheldon, 153; 4. Tony Kanaan, 139; 5. Marco Andretti, 130; 6. Danica Patrick, 122; 7. Ed Carpenter, 120; 8. Will Power, 114; 9. Hideki Mutoh, 113; 10. Oriol Servia, 112; 12. Enrique Bernoldi, 99; 14. Vitor Meira, 98; 21. Bruno Junqueira, 69; 22. Mario Moraes, 65; 30. Jaime Câmara, 22.

REUNION PRESS
FERNANDA GONÇALVES