COMPRE AGORA

sábado, junho 25, 2011

CASTROL QUER NOVO RECORDE DE VELOCIDADE TERRESTRE COM BLUEBIRD ELÉTRICO

Castrol firmou parceria com o Bluebird Elétrico, o carro que Don Wales (neto de Sir Malcolm Campbell) vai pilotar na tentativa de um novo recorde mundial de velocidade terrestre de mais de 800 km/h. O apoio para o projeto é parte do compromisso da Castrol de atuar na vanguarda do desenvolvimento tecnológico em mobilidade.

A Castrol já havia patrocinado Don Wales anteriormente, e a marca também patrocinou Sir Malcolm Campbell e Donald Campbell, tendo uma longa história de conquistas de recordes mundiais com a família.

A parceria da Castrol com o projeto do Bluebird elétrico é inspirada pela herança do nosso passado com a família Campbell e pelo fato do projeto demonstrar o nosso compromisso e contribuição para o progresso futuro da mobilidade. Estamos realmente entusiasmados por fazer parte da jornada de Donald para estabelecer novos recordes no Reino Unido e em todo o mundo”, afirmou Mike Johnson, CEO da Castrol.

Don Wales enfatizou a importância da parceria: "Estou extremamente satisfeito com o fato de a Castrol ser um dos nossos principais patrocinadores. A marca esteve envolvida em tantos recordes quebrados por Bluebirds que não seria justo tentar um novo recorde sem o seu apoio. O recorde de velocidade terrestre foi quebrado 21 vezes por carros que usavam lubrificantes Castrol e é natural que prossigamos esta parceria”.
Wales tem mantido a tradição de quebra de recordes dos Campbell desde o estabelecimento do Recorde de Velocidade Terrestre no Reino Unido para carros elétricos em 1998. Em 2009, ele estabeleceu o atual Recorde Mundial de Velocidade Terrestre para carros a vapor com a velocidade máxima de 240 km/h.

O atual Bluebird elétrico está sendo utilizado como veículo de teste no desenvolvimento de diferentes tecnologias de baterias e novas unidades propulsoras, para alcançar a meta de Wales de bater mais um recorde com carro elétrico, chegando à velocidade de mais de 800 km/h, em 2013. Para este fim, um novo carro será construído pela Delta Motorsport, localizada em Silverstone, a empresa que produz o carro Delta E-4 Coupé de 240 km/h, movido a bateria.

Os testes de velocidade que serão realizados em 2 e 3 de julho de 2011, em Pendine Sands, fazem parte do programa de desenvolvimento do novo carro. Entretanto, os controladores de tempo e oficiais de corrida estarão presentes e a equipe espera alcançar novos recordes de velocidade terrestre no Reino Unido. Vale lembrar que foi nesta mesma praia, em 1924, que o avô de Don, Sir Malcolm Campbell, bateu o recorde de velocidade terrestre, a 235 km/h, pilotando um carro com motor de combustão.

Sir Malcolm Campbell quebrou o recorde de velocidade terrestre nove vezes com diversos carros Bluebird movidos a motores Napier e Rolls Royce. Seus recordes alcançados em Pendine Sands foram:

25 de setembro de 1924 - 235,22 km/h
21 de julho de 1925 – 242,63 km/h
04 de fevereiro de 1927 – 281,44 km/h
Em 1935, ele atingiu 484,60 km/h em Bonneville Salt Flats, Utah.
Seu filho Donald continuou a tradição de quebra de recordes e ultrapassou a barreira dos 640 km/h com um Bluebird, em 1964.
Don Wales detém um Recorde Mundial de Velocidade Terrestre, dois Recordes Nacionais Americanos e oito recordes no Reino Unido.


Fonte: Renata Terra/Ana Falex
MCA Imprensa & Relações Públicas 

Nenhum comentário: