COMPRE AGORA

segunda-feira, junho 27, 2011

FÓRMULA INDY: MARCO ANDRETTI VENCE E TONY KANAAN É SEGUNDO EM IOWA

Andretti Autosport levou a melhor mais uma vez em Iowa

A oitava etapa da Fórmula Indy teve mais um piloto vencendo pela primeira vez no ano. Dessa vez, deu Andretti Autosport com Marco Andretti, que conquistou a sua segunda vitória em sua carreira. O norte-americano venceu no oval depois de largar na 17ª posição.

O brasileiro Tony Kanaan chegou na segunda posição depois de liderar a prova por várias voltas. O baiano perdeu a ponta para Marco Andretti faltando 16 voltas para o fim da corrida, mas conquistou o seu melhor resultado na temporada, e o melhor de sua equipe, a KV Racing Technology - Lotus. Scott Dixon, da Ganassi, ganhou 20 posições no grid depois de largar em 23º e cruzar a linha de chegada na 3ª posição.

JR Hildebrand, chegou na mesma posição em que largou, em 4º lugar. O piloto estreante na categoria fez uma corrida consistente, mantendo-se entre os 10 primeiros durante toda a prova. Dario Franchitti conquistou a 5ª posição depois de liderar o maior número de voltas no circuito oval de Iowa e assumiu a liderança do campeonato isolado, com 20 pontos de vantagem para Will Power, que bateu nesse sábado.

Helio Castroneves, Penske, foi obrigado a fazer um pit stop extra devido a um pneu furado, conquistando o 7º lugar. Completando a lista dos brasileiros, Vitor Meira, que teve seu carro danificado devido as sujeiras causadas pelo acidente que tirou Bia Figueiredo da prova, chegou na 18ª posição.

A corrida:

A etapa de Iowa foi marcada por algumas bandeiras amarelas. A primeira foi ocasionada pelo estreante James Jakes, quando o mesmo bateu no muro. A segunda bandeira amarela foi quando Mike Conway, da Andretti Autosport, bateu junto com a brasileira Bia Figueiredo, Dreyer & Reinbold, e ambos abandonaram a corrida.

Na volta de número 97, o líder do campeonato Will Power, depois de enfrentar problemas em uma batida nos boxes com Charles Kimball, acabou batendo de traseira no muro. O australiano abandonou a prova, porém sem ferimentos.

Sebastian Saavedra também abandonou a prova depois de bater fortemente de traseira no soft wall na volta 115. Saavedra foi retirado da pista pela equipe de resgate, mas o piloto passa bem.

Uma disputa acirrada entre Tony Kanaan e seu companheiro de equipe Takuma Sato deixou a prova ainda mais emocionante. Mas na volta de número 183, o japonês, que largou na pole-position, bateu sozinho contra o muro, abandonando a prova.

O final também foi contracenado por Kanaan, dessa vez, com Marco Andretti. Os ex companheiros de equipe disputaram o primeiro lugar nas últimas 50 das 250 voltas no oval de 0.875 Milhas. O americano levou a melhor depois de ter vantagens com o uso do pus-to-pass. Essa foi sua segunda vitória consecutiva da Andretti Autosport na em Iowa, pois Kanaan venceu no ano passado quando defendia o time.

A categoria segue para o Canadá, onde acontece a próxima etapa da Fórmula Indy no dia 10 de Julho.

Resultado final de Iowa:

1º. Marco Andretti (EUA/Andretti Autosport), 250 voltas
2º. Tony Kanaan (BRA/KV), a 0s7932
3º. Scott Dixon (NZL/Ganassi), a 1s1067
4º. JR Hildebrand (EUA/Panther), a 1s4856
5º. Dario Franchitti (ESC/Ganassi), a 1s8926
6º. Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 2s3628
7º. Hélio Castroneves (BRA/Penske), a 2s6732
8º. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Autosport), a 4s1625
9º. James Hinchcliffe (CAN/Newman-Haas), a 5s6272
10º. Danica Patrick (EUA/Andretti Autosport), a 6s0327
11º. Ed Carpenter (EUA/Sarah Fisher), a 7s6745
12º. Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), a 14s1527
13º. Alex Lloyd (ING/Dale Coyne), a 16s8865
14º. Oriol Servià (ESP/Newman-Haas), a 1 volta
15º. Graham Rahal (EUA/Ganassi), a 1 volta
16º. Alex Tagliani (CAN/Sam Schmidt), a 1 volta
17º. Ernesto Viso (VEN/KV), abandonou
18º. Vitor Meira (BRA/Foyt), abandonou
19º. Takuma Sato (JAP/KV), acidente
20º. Sebastian Saavedra (COL/Conquest), acidente
21º. Will Power (AUS/Penske), acidente
22º. Charlie Kimball (EUA/Ganassi), abandonou
23º. Bia Figueiredo (BRA/Dreyer & Reinbold), acidente
24º. Mike Conway (ING/Andretti Autosport), acidente
25º. James Jakes (ING/Dale Coyne), acidente

Classificação do Campeonato:

1) Dario Franchitti 303 pontos
2) Will Power 283
3) Scott Dixon 230
4) Oriol Servia 214
5) Tony Kanaan 211 

Fonte: MP Team

Nenhum comentário: