COMPRE AGORA

segunda-feira, agosto 28, 2006

* F1 GP DA TURQUIA: FELIPE MASSA CONQUISTA SUA PRIMEIRA VITÓRIA.









O Hino Nacional do Brasil voltou a tocar na cerimônia do pódio neste domingo, quando Felipe Massa venceu o Grande Prêmio da Turquia. Esta foi a primeira vitória do brasileiro, que também havia largado na pole pela primeira vez na categoria. Massa, em sua 66ª corrida, tornou-se o 6º brasileiro a vencer um Grande Prêmio.

A última vitória de um brasileiro havia sido em 2004, no GP da China, vencido por Rubens Barrichello, que na ocasião também corria pela Ferrari.

O atual líder do campeonato, Fernando Alonso, foi o segundo colocado, logo à frente de Michael Schumacher. Com esse resultado, o espanhol aumentou para 12 pontos a diferença do Mundial de Pilotos, a quatro corridas do final da temporada. No Mundial de Construtores, a vantagem da Renault sobre a Ferrari caiu para apenas dois pontos.

Massa manteve a liderança durante praticamente toda a prova, deixando a posição somente durante as paradas nos boxes. Alonso, que havia largado em terceiro, ultrapassou Schumacher na primeira parada nos boxes, que os dois fizeram simultaneamente. Alonso foi um pouco mais rápido e conquistou a segunda posição, que conseguiu manter até o final da prova.

Dessa forma, apesar de ter deixado claro antes da corrida que abriria caminho para a vitória de Schumacher, inclusive ao declarar que o principal para a equipe neste momento era a conquista dos "dois campeonatos", Massa não teve outra opção. Mas demonstrou sua preocupação e chegou a "lamentar" o resultado na primeira frase após a vitória, dita ainda no carro imediatamente depois de receber a bandeirada: "sinto por Michael, mas estou muito feliz".
Jenson Button ficou em quarto, seguido por Pedro de la Rosa, Giancarlo Fisichella e Ralf Schumacher, que havia largado em 15º após trocar o motor. Rubens Barrichello fechou a zona de pontuação.


Kimi Räikkönen foi tocado por Christian Klien logo na primeira volta e deixou a prova pouco depois. Abandonaram também Tiago Monteiro, Vitantonio Liuzzi, Sakon Yamamoto, Nico Rosberg, Takuma Sato e Christijan Albers.

A próxima corrida acontece em 10 de setembro, na Itália.

Veja abaixo o resultado do GP da Turquia:

1. Felipe Massa (Ferrari) - 58 voltas -1.28:51.082 - 10pts
2. Fernando Alonso (Renault) - 58 voltas +5.5" - 8pts
3. Michael Schumacher (Ferrari) - 58 voltas +5.6" - 6pts
4. Jenson Button (Honda) - 58 voltas +12.3" - 5pts
5. Pedro de la Rosa (McLaren) - 58 voltas +45.9" - 4pts
6. Giancarlo Fisichella (Renault) - 58 voltas +46.5" - 3pts
7. Ralf Schumacher (Toyota) - 58 voltas +59.3" - 2pts
8. Rubens Barrichello (Honda) - 58 voltas +60.0" - 1pt
9. Jarno Trulli (Toyota) - a uma volta
10. Mark Webber (William) - a uma volta
11. Christian Klien (Red Bull) - a uma volta
12. Robert Kubica (Sauber-BMW) - a uma volta
13. Scott Speed (Toro Rosso) - a uma volta
14. Nick Heidfeld (Sauber-BMW) - a duas voltas
15. David Coulthard (Red Bull) - a três voltas


Abandonaram:

Christijan Albers (MF1)
Takuma Sato Super (Super Aguri)
Nico Rosberg (Williams)
Sakon Yamamoto (Super Aguri)
Vitantonio Liuzzi (Toro Rosso)
Kimi Räikkönen (McLaren)
Tiago Monteiro (MF1)


Volta mais rápida: Michael Schumacher - 1:28.005

Fonte: SITE GP BRASIL
Fotos: Motorsport

Nenhum comentário: