COMPRE AGORA

segunda-feira, julho 30, 2007

* STOCK CAR: THIAGO CAMILO GANHA EM LONDRINA E CONSOLIDA LIDERANÇA.

O paulista está mais próximo do Playoff

Londrina (PR) O piloto Thiago Camilo não vai esquecer a quinta etapa da Copa Nextel Stock Car 2007 tão cedo. Afinal, o líder da principal categoria do automobilismo nacional conseguiu, num único final de semana, sua primeira pole e vitória da temporada. No início da tarde deste domingo no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, diante de um público de 27 mil pessoas, Thiago, da Texaco Vogel, com Chevrolet, ganhou de ponta a ponta, completando as 33 voltas em 45min02seg519, com média horária de 138,25 km/h. A segunda colocação foi de Valdeno Brito, da Neoquímica-Neossoro/JF Racing, com Peugeot, em 45min03seg668, enquanto Ricardo Maurício, da Medley/A. Mattheis, com Chevrolet, foi o terceiro, com o tempo de 45min10seg727. O estreante Antônio Pizzonia terminou a prova em 33º lugar.

Com os resultados em Londrina, Thiago segue na ponta da classificação geral, agora com 77 pontos. Em segundo continua Ricardo Maurício, com 61; e Cacá Bueno ainda, da Eurofarma (Mitsubishi), ainda é o terceiro, com 57. A próxima etapa da Copa Nextel Stock Car será no dia 19 de agosto, no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. Estão programadas a sexta etapa da Copa e da Stock Jr., além da quinta etapa da Stock Car Light.
O final de semana foi de Thiago Camilo em Londrina. Mesmo não conseguindo ser o melhor da sexta-feira como vinha acontecendo, o piloto fez a pole e confirmou o favoritismo ao vencer de ponta a ponta. Mais do que isso, ele ficou bem mais próximo de uma das dez vagas no Playoff, que definirá o campeão de 2007. Durante as 33 voltas, Camilo esteve sempre à frente dos demais e pouco trabalho teve para impedir a vitória. Feliz com o resultado, ele fez questão de agradecer à equipe.
"Mesmo parecendo fácil, foi uma corrida complicada pois o Valdeno estava sempre na perseguição. Com isso, tive de andar no limite o tempo todo e acabei errando uma vez. Sorte que mantive a frente e pude chegar em primeiro. Tenho de agradecer à minha equipe pelo excelente trabalho feito e o entrosamento foi muito grande. Agora vamos focar em Santa Cruz e buscar mais um resultado positivo visando o Playoff", explicou Thiago, que abriu 16 pontos em relação ao segundo colocado.

Valdeno Brito também era só alegria. Afinal, conseguiu marcar pontos pela segunda vez consecutiva e, especialmente, um lugar no pódio. "Eu e minha equipe não estávamos tendo tanta sorte. Para nós, estar no Playoff somente por um milagre e isso acabou acontecendo aqui. Aprendi a não desistir nunca e agora que o carro esta melhor com os ajustes aerodinâmicos, vamos pra cima", declarou.

Já Ricardo Maurício comemorou a marcação de pontos e a manutenção da vantagem sobre Cacá Bueno. "Passei o Cacá na largada e lutei para manter essa posição até o final. O carro estava saindo de traseira e não pude chegar nos líderes. Preferi ser maus cauteloso e manter a posição", explicou.

Geral

A classificação da Copa Nextel Stock Car após a quinta etapa é a seguinte: 1º. Thiago Camilo (SP), 77 pontos; 2º. Ricardo Maurício (SP), 61; 3º. Cacá Bueno (RJ) , 77; 4º. Ingo Hoffmann (SP), 51; 5º. Rodrigo Sperafico (PR), 42; 6º. Daniel Serra (SP), 37; 7º. Antônio Jorge Neto (SP), 35; 8º. Felipe Maluhy (SP), 34; 9º. Marcos Gomes (SP), 32; 10º. Ruben Fontes (GO), 30; 11º. Giuliano Losacco (SP), 26; 12º. Tarso Marques (PR), 25; 13º. Valdeno Brito (PB), 23; 14º. Hoover Orsi (MS), 21; 15º. Paulo Salustiano (SP) e Luciano Burti (SP), 18; 17º. Allam Khodair (SP), 16; 18º. Juliano Moro (RS), 15; 19º. Duda Pamplona (RJ), 14; 20º. Alceu Feldmann (PR), 13; 21º. Pedro Gomes (SP), 12; 22º. Nonô Figueiredo (SP), 10; 23º. Thiago Marques (PR), 8; 24º. Renato Jader (SP) e Chico Serra (SP), 7; 26º. Carlos Alves (SP), Christian Conde (SP) e Popó Bueno (RJ), 4; 29º. Felipe Gama (SP), 3; 30º. Mateus Greipel (SC) e Liko Kaesemodel (PR), 2; 32º. Enrique Bernoldi (PR) e Alan Hellmeister (SP), 1.

Resultado da 5ª etapa da Copa Nextel Stock Car:

1º) Thiago Camilo (Chevrolet, SP), 33 voltas em 45:02.519 (média de 138,25 km/h)
2º) Valdeno Brito (Peugeot, PB), a 1.148
3º) Ricardo Mauricio (Chevrolet, SP), a 8.207
4º) Cacá Bueno (Mitsubishi, RJ), a 15.296
5º) Paulo Salustiano (Chevrolet, SP), a 24.975
6º) Nono Figueiredo (Mitsubishi, SP), a 25.409
7º) Ingo Hoffmann (Mitsubishi, SP), a 25.684
8º) Ruben Fontes (Peugeot, GO), a 26.002
9º) Juliano Moro (Mitsubishi, RS), a 31.827
10º) Chico Serra (Peugeot, SP), a 32.126
11º) Rodrigo Sperafico (Volkswagen, PR), a 34.286
12º) Pedro Gomes (Peugeot, SP), a 41.156
13º) Thiago Marques (Volkswagen, PR), a 46.244
14º) Mateus Greipel (Chevrolet, SC), a 46.577
15º) Giuliano Losacco (Chevrolet, SP), a 47.144
16º) Felipe Maluhy (Mitsubishi, SP), a 47.565
17º) Ricardo Sperafico (Peugeot, PR), a 48.266
18º) Fábio Carreira (Chevrolet, SP), a 55.647
19º) Popó Bueno (Chevrolet, RJ), a 59.951
20º) Antonio Jorge Neto (Mitsubishi, SP), a 1:00.170
21º) Allam Khodair (Chevrolet, SP), a 1:00.622
22º) Duda Pamplona (Mitsubishi, RJ), a 1:01.600
23º) Alan Hellmeister (Mitsubishi, SP), a 1:01.958
24º) Alceu Feldmann (Chevrolet, PR), a 1:02.950
25º) Guto Negrão (Peugeot, SP), a 1:08.622
26º) Ruben Carrapatoso (Mitsubishi, SP), a 1:12.700
27º) Carlos Alves (Volkswagen, SP), a 1:14.937
28º) Hoover Orsi (Volkswagen, MS), a 1:17.756
29º) Christian Conde (Mitsubishi, SP), a 1:18.649
30º) Daniel Serra (Volkswagen, SP), a 1 volta
31º) Marcos Gomes (Chevrolet, SP), a 1 volta
32º) Julio Campos (Volkswagen, SP), a 2 voltas
33º) Antonio Pizzonia (Volkswagen, AM), a 4 voltas
34º) Luciano Burti (Volkswagen, SP), a 18 voltas
35º) Ricardo Zonta (Peugeot, PR), a 19 voltas
36º) David Muffato (Peugeot, PR), a 20 voltas
37º) Tarso Marques (Mitsubishi, PR), a 20 voltas
38º) Enrique Bernoldi (Volkswagen, PR), a 31 voltas
Melhor Volta: Thiago Camilo, 1:20.335

A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Pirelli e Caixa, com co-patrocínio de TAM, Medley, Bosch, Texaco e Petrobras.

Fotos: Luca Bassani

Departamento de Comunicação da Copa Nextel Stock Car:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324/Francisco Podboy

* PORSCHE GT3 CUP: BETO POSSES VOLTA A SÃO PAULO APÓS ACIDENTE EM SANTA CRUZ DO SUL.

Beto Posses, piloto do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, foi removido de avião para São Paulo
Posses sofreu fraturas em três costelas e no ombro esquerdo como conseqüência do acidente sofrido em Santa Cruz do Sul durante a décima prova do campeonato, realizada no sábado (28 de julho).

Os exames iniciais, realizados no próprio autódromo de Santa Cruz do Sul, não indicaram ferimentos em Posses. Mas o médico da prova, dr. Fernando Novo, solicitou a remoção do piloto para o Hospital Santa Cruz, a fim de realizar exames de rotina. Foram então constatadas as fraturas, além de uma contusão pulmonar mínima que, segundo o médico, precisa apenas ser monitorada por alguns dias. "Como essa contusão se manteve estável nas doze horas seguintes ao acidente, dificilmente terá conseqüências sérias", explica. "Felizmente, o estado geral dele é bom", completa.

Posses passou a noite de sábado para domingo no hospital Santa Cruz e voltou neste domingo para São Paulo, onde ficará internado por alguns dias. Segundo o dr. Fernando Novo, o acidente não provocará seqüelas. O tempo previsto para a recuperação é estimado em dois a três meses.

Beto Posses foi o primeiro campeão do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, em 2005, e disputa também provas de longa duração. Em abril passado, venceu a prova 3 do Porsche GT3 Cup, em Interlagos. No dia 8 de julho, foi o ganhador da categoria 1 da prova "3 Horas de Cascavel", competindo em dupla com o filho André.

FOTO: Beto Posses (carro 1) durante as provas do Porsche GT3 Cup em Santa Cruz do Sul. Foto: Vinicius Nunes/divulgação Porsche GT3 Cup.

Porsche GT3 Cup Challenge Brasil
Assessoria de imprensa
Luiz Alberto Pandini

* SUPER GT500: JOÃO PAULO DE OLIVEIRA TERMINA EM DÉCIMO NO JAPÃO.

Brasileiro não repetiu vitória da Malásia, mas pontuou novamente.

A Honda terminou a metade do Campeonato Japonês de Super GT com muita consistência, terminando nas três primeiras posições nos 300 Km de Sugo, quinta etapa do principal certame de carros de turismo da Ásia disputada neste domingo (29/7). A vitória ficou com a dupla formada pelo irlandês Ralph Firman, ex-piloto de Fórmula 1, e o japonês Daisuke Ito, que ampliaram a liderança no torneio com o Honda NSX. João Paulo de Oliveira, com o japonês Seiji Ara, pilotando Nisan Fairlady Z terminaram em décimo e ocupam a nona posição na tabela de pontuação. "Tivemos uma corrida difícil", apontou o brasileiro.

A corrida começou com a pista bastante molhada por causa da chuva da manhã, o que movimentou bastante os pits, por causa da indecisão dos times sobre que tipo de pneus deveriam usar para a prova, que teria duas horas de duração. "Decidimos arriscar com um pneu intermediário, mas estava impossível de guiar. Tivemos que parar depois de apenas duas voltas para por pneu de chuva", contou João Paulo. Dai em diante, o brasileiro fez uma corrida de recuperação e no fim alcançou o décimo lugar. "Foi o resultado máximo que podíamos alcançar considerando as circunstâncias que enfrentamos", comentou o brasileiro.

A segunda metade do Campeonato Japonês de Super GT começa dia 16 de agosto, com a disputa dos 1.000 Km de Suzuka, sexta e mais longa etapa do certame.

Os dez primeiros nos 300 KM de Sugo foram:

1. Ralph Firman (GBR) / Daisuke Ito (JAP), Honda NSX, 81 voltas em 2h01min17s063;
2. Ryo Michigami (JAP) / Takashi Kogure (JAP), Honda NSX, a 0s282;
3. Loic Duval (FRA) / Fábio Carbone (BRA), Honda NSX, a 23s302;
4. Sebastien Philippe (FRA) / Masataka Yanagida (JAP), Nissan Fairlady Z, 23s816;
5. Andre Lotterer (ALE) / Juichi Wakisaka (JAP), Toyota Lexus SC430, a 40s398;
6. Andre Couto (POR) / Katsuyuki Hiranaka (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min20s106;
7. Jeremie Dufour (FRA) / Kazuki Oshino (JAP), Nissan Fairlady Z, a 1 volta;
8. Takeshi Tsuchiya (JAP) / Manabu Orido (JAP), Toyota Lexus SC430, a 1 volta;
9. Ronnie Quintarelli (ITA) / Naoki Hattori (JAP), Toyota Lexus SC430, a 1 volta ;
10. João Paulo de Oliveira (BRA) / Seiji Ara (JAP), Nissan Fairlady Z, a 3 voltas.

Os dez primeiros no Campeonato Japonês de Super GT500 após cinco etapas são:

1. Ralph Firman (GBR) / Daisuke Ito (JAP), Honda NSX, 61
2. Dominik Schwager (ALE) / Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX, 37
3. Richard Lyons (IRL) / Satoshi Motoyama (JAP), Nissan Fairlady Z, 36
4. Toranosuke Takagi (JAP) / Yuji Tachikawa (JAP), Toyota Lexus SC430, 35
5. Ryo Michigami (JAP) / Takashi Kogure (JAP), Honda NSX, 34
6. Loic Duval (FRA) / Fábio Carbone (BRA), Honda NSX, 34
7. Michael Krumm (ALE) / Tsugio Matsuda (JAP), Nissan Fairlady Z, 33
8. Andre Lotterer (ALE) / Juichi Wakisaka (JAP), Toyota Lexus SC430, 25
9. João Paulo de Oliveira (BRA) / Seiji Ara (JAP), Nissan Fairlady Z, 21
10. Bjorn Wirdheim (SUE) / Tatsuya Kataoka (JAP), Toyota Lexus SC430, 21

MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú

* STOCK CAR: CAMILO VENCE E AUMENTA VANTAGEM SOBRE MAURÍCIO.


Vice-líder chega em 3º e ganha fôlego sobre o atual campeão Cacá Bueno

LONDRINA – De ponta a ponta, e com direito à melhor volta, Thiago Camilo (Vogel/Texaco) aproveitou a pole position e venceu a quinta etapa da Stock Car, disputada neste domingo no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina. O piloto paulista foi o quinto ganhador diferente na temporada mais equilibrada da história da categoria e conseguiu ampliar para 16 pontos a liderança sobre o vice Ricardo Maurício (Medley), o terceiro colocado no norte paranaense. Em seu melhor resultado do ano, o paraibano Valdeno Brito (JF Racing) terminou em segundo.

A corrida não apresentou grandes emoções e foi praticamente decidida no início: na largada, Maurício soube tirar proveito das características do traçado e ganhou a quarta posição de Cacá Bueno (RC) ao contornar por dentro a primeira curva. Na volta de número cinco, Ruben Fontes (JF Racing), que havia partido na primeira fila, escapou na Curva do Estádio e caiu para o 8º lugar. A partir daí, as principais posições permaneceram quase inalteradas.

"Para quem estava fora, pode ter parecido que foi uma vitória fácil. Mas, na verdade, foi complicada desde o início porque o Valdeno não deu trégua nem um minuto. Eu tentava escapar, mas ele não aliviava. Tive de andar no limite o tempo todo e, por isso, acabei até cometendo um erro. Com essa perseguição, foi difícil manter a concentração", comentou Camilo, que chegou aos 77 pontos na tabela. Valdeno, que tinha apenas três pontos antes da prova, festejou. "Falei para meus amigos que só por milagre chegaria nos playoffs decisivos. Parece que o milagre está começando..."

Maurício abriu mais dois pontos sobre Cacá Bueno e não escondia a satisfação pela volta ao pódio. O vencedor da abertura do calendário em Interlagos viveu seu pior fim de semana na etapa anterior em São Paulo, onde ficou fora dos 10 mais rápidos na superclassificação. "Aqui, graças a Deus, deu tudo certo. Era importante abrir um pouquinho do Cacá, e consegui. Estamos no caminho certo, construindo a passagem para os playoffs a cada prova", comemorou.

Sobre a corrida, Maurício disse que alcançou o limite de suas possibilidades. "A partir de certo momento, o carro começou a sair muito de traseira. Então, achei melhor apenas administrar. Nem cheguei a usar a injeção de nitro, porque nem foi necessário. Guardei-a para um possível ataque do Cacá, o que não aconteceu. Para uma prova em Londrina, onde os acidentes são constantes e provocam a entrada do safety car, foi uma surpresa correr o tempo inteiro com bandeira verde. A entrada do safety car poderia me aproximar dos ponteiros, mas também ajudaria o Cacá. Foi melhor assim", avaliou.

Companheiro de equipe de Maurício, Marcos Gomes largou na última fila, andou sempre no bloco de trás numa pista de ultrapassagens virtualmente impossíveis e recebeu a bandeirada em 31º, depois de receber um discutível "drive thru" por um choque com Christian Conde. Mesmo assim, com 32 pontos decorrentes dos terceiros lugares em Campo Grande e Interlagos, continua em 9º lugar no campeonato. Guto Negrão, da Vivanz 307 Racing, se deu um pouco melhor na prova e recebeu a bandeirada quadriculada em 25º.

O resultado da prova foi este:

1 – Thiago Camilo, Vogel/Texaco (Chevrolet Astra), 33 voltas em 45min02s519 (138,25 km/h)
2 – Valdeno Brito, JF Racing (Peugeot 307), a 1s148
3 – Ricardo Maurício, Medley (Chevrolet Astra), a 8s207
4 – Cacá Bueno, RC (Mitsubishi Lancer), a 15s296
5 – Paulo Salustiano, M4T (Chevrolet Astra), a 24s975
6 – Nonô Figueiredo, Officer (Mitsubishi Lancer), a 25s409
7 – Ingo Hoffmann, AMG (Mitsubishi Lancer), a 25s684
8 – Ruben Fontes, JF Racing (Peugeot 307), a 26s002
9 – Juliano Moro, Nascar Motorsport (Mitsubishi Lancer), a 31s827
10 – Chico Serra, Full Time Sport (Peugeot 307), a 32s126
11 – Rodrigo Sperafico, Action Power (Volkswagen Bora), a 34s286
12 – Pedro Gomes, L&M Racing (Mitsubishi Lancer), a 41s156
13 – Thiago Marques, Action Power (Volkswagen Bora), a 46s244
14 – Mateus Greipel, M4T (Chevrolet Astra), a 46s577
15 – Giuliano Losacco, Vogel/Texaco (Chevrolet Astra), a 47s144

A nova classificação: 1, Thiago Camilo, 77; 2, Ricardo Maurício, 61; 3, Cacá Bueno, 57; 4, Ingo Hoffmann, 51; 5, Rodrigo Sperafico, 42; 6, Daniel Serra, 37; 7, Antonio Jorge Neto, 35; 8, Felipe Maluhy, 34; 9, Marcos Gomes, 32; 10, Ruben Fontes, 30.
Próxima etapa: Santa Cruz do Sul, 19 de agosto.
Fotos: Miguel Costa Jr.
Márcio Fonseca (MTb 14.457)

* SEGURO OBRIGATÓRIO: O BENEFÍCIO QUE QUASE NINGUÉM DIVULGA.

Alessandra Araújo*

A indenização é garantida a todas as vítimas de acidentes de trânsito, ou a seus beneficiários
Muitas pessoas não sabem, mas o Seguro Obrigatório - DPVAT, pago anualmente por todos os proprietários de veículos do País juntamente com a primeira parcela do IPVA, garante a todas as vítimas de acidentes de trânsito e seus beneficiários, transportadas ou não e independentemente de culpa, uma indenização com vistas a amenizar o dano causado. Essa indenização deve, necessariamente, ser paga solidariamente por um Consórcio constituído obrigatoriamente por todas as Sociedades Seguradoras que participam do Convênio DPVAT., que reúne a quase totalidade das empresas do segmento. ´

Isto significa dizer que qualquer pessoa que for vítima de algum tipo de acidente de trânsito e, em decorrência do mesmo, tornou-se inválida, sofreu a perda de um parente do qual é herdeiro ou simplesmente teve gastos com despesas médicas, poderá requerer administrativamente sua indenização, independentemente da culpa ou concorrência da vítima para a ocorrência do acidente.

Por este motivo, tanto a vítima como seus beneficiários, em caso de sinistro, poderão acionar a qualquer Companhia Seguradora, conforme previsão expressa do artigo 7º da Lei 6.194/74.
Assim, a companhia seguradora escolhida pela vítima, que, é importante reforçar, poderá ser qualquer uma integrante do Convênio, ficará obrigada ao pagamento da devida indenização, que irá variar de acordo com o dano pessoal sofrido – morte de parente, invalidez permanente e despesas com assistências médica e suplementares, nos moldes a seguir:

· Em caso de morte: 40 (quarenta) vezes o valor do maior salário mínimo vigente no País;
· Em caso de invalidez permanente: até 40 (quarenta) vezes o valor do maior salário mínimo vigente no País;
· Em caso de despesas com assistência médica e suplementares devidamente comprovadas: até 8 (oito) vezes o valor do maior salário mínimo vigente no País, como reembolso à vítima.

Ocorre que, mesmo nos dias de hoje, quando a informação de uma maneira geral é cada vez mais difundida principalmente graças aos meios eletrônicos, a existência do Seguro Obrigatório e os seus benefícios para o contribuinte é pouco divulgada.

A orientação de procedimento é relativamente simples: logo após o acidente, a própria vítima ou seus beneficiários podem e devem pleitear a indenização do seguro DPVAT de qualquer uma das seguradoras conveniadas, mediante a apresentação de alguns documentos pessoais, boletim de ocorrência policial e exames médicos.

Bom alertar que, caso haja uma negativa por parte do setor Administrativo dos Consórcios (Seguradoras) ao pagamento da indenização do Seguro Obrigatório, é essencial que a vítima, ou seu beneficiário, procure um advogado, para que este possa requerer judicialmente a efetivação do direito ao recebimento da indenização do Seguro DPVAT.

* Alessandra Araújo, Advogada da Machado Advogados e Consultores Associados

* ALBERTO VALERIO JÁ PENSA NO MASTERS DE F-3 EM ZOLDER.

Depois do fim de semana difícil em Spa-Francorchamps, brasileiro disputará uma das provas mais importantes do mundo na categoria

O brasileiro Alberto Valério enfrentou duas corridas no mínimo estranhas neste fim de semana, em Spa-Francorchamps, na Bélgica, pelo campeonato da Fórmula 3 Inglesa. Mesmo depois das dificuldades no treino classificatório, quando não conseguiu levar o carro ao grupo dos dez primeiros colocados, sentiu que havia potencial para lutar pelo pódio nas duas etapas da rodada dupla. Só que ele nem teve tempo de ameaçar os vencedores: Sam Bird, na primeira prova, e Jonathan Kennard, na segunda.

Ele partiu do 13º para o 5º lugar em três voltas, mas viu pelo retrovisor quando Sebastian Hohental tentou pegar seu vácuo e acabou atingindo a parte traseira de seu carro, quebrando a suspensão. Terminava ali o dia do piloto. Mais difícil, mesmo, só a corrida de sábado (29), que foi inteirinha comandada pelo Safety Car. Choveu muito no circuito de Spa-Francorchamps e a largada foi dada sob bandeira amarela. E quando começou para valer durou apenas três voltas.

Um novo acidente fez o Safety Car voltar ao traçado e só sair restando uma volta para a bandeirada. "Acho que foi um erro da direção de prova. Numa corrida tão curta, realizada num circuito tão longo, o Safety Car não pode ficar tanto tempo na pista", reclamou. "Nos poucos momentos que tive para acelerar, deu para ver que o carro estava ótimo para chuva e que dava para sair daqui com bem mais do que apenas alguns pontos", disse Alberto Valério, sétimo colocado.

Quando o Safety Car fez sua segunda intervenção, ele já havia avançado quatro posições. "Ruim mesmo foi ver a turma que estava disputando comigo as posições intermediárias da tabela dar essa escapada nos pontos. Mas ainda temos algumas corridas para reverter a situação", comenta. Alberto Valério é o oitavo no campeonato com 70 pontos. Marko Asmer lidera com 198, seguido por Sam Bird com 138 e Maro Engel com 126.

Agora as atenções das equipes estão voltadas para o Masters de Fórmula 3 que será disputado no próximo fim de semana em Zolder, também na Bélgica, reunindo pilotos de diversas partes do mundo. "É uma vitrine importante para o futuro e vou para lá tentando vencer a corrida. Por ser um evento isolado, fora de qualquer campeonato, todo mundo entra na pista partindo para o tudo ou nada. E eu quero sair de lá com esta vitória", conclui o piloto.

Dinho Leme Comunicação

* PORSCHE GT3 CUP: EM SANTA CRUZ, BAPTISTA VENCE MAIS UMA.

Ricardo Baptista venceu em Santa Cruz do Sul a prova 10 do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil

A corrida, uma das mais tumultuadas da história da categoria, teve várias interrupções motivadas por saídas de pista. Por motivos de segurança, a direção de prova considerou a corrida encerrada após 8 voltas, percorridas em 12:50.370. A pontuação foi atribuída pela metade, já que a duração da prova não chegou a 75% do tempo previsto.

A prova 10 teve três interrupções por acidentes. Nenhum deles causou ferimentos aos pilotos: as paradas aconteceram para retirar os carros acidentados das áreas de escape do autódromo de Santa Cruz, menores que as dos demais autódromos visitados pela categoria. A primeira interrupção, com bandeira vermelha, aconteceu após a batida de Guilherme Figueiroa na penúltima curva antes da reta dos boxes, a. Seu carro foi removido e nova largada foi dada. Após algumas voltas, Marcos Barros rodou na saída da Curva da Vitória e bateu na mureta do box, provocando intervenção do Safety Car.

Na relargada, Haroldo Pinto tentou ultrapassar Otávio Mesquita na disputa pelo quinto lugar e ambos colidiram. O carro de Hermann ficou parado na barreira de pneus, enquanto Haroldo encostou metros adiante. Esta interrupção aconteceu com 12 minutos de prova e foi marcada uma nova largada para que fossem disputados os 13 minutos restantes. Nessa largada, Beto Posses também bateu forte e a direção de prova acionou novamente a bandeira vermelha. O piloto foi levado ao hospital, apenas para exames de rotina. Devido ao horário e também para evitar a ocorrência de mais acidentes, a direção de prova e os organizadores do campeonato decidiram considerar a corrida encerrada. Uma largada com safety car foi dada em sinal de respeito ao público: os carros saíram em fila indiana e ao final dessa volta receberam bandeira quadriculada.

Todas as voltas válidas da prova 10 foram lideradas na pista por Otávio Mesquita. No entanto, a direção de prova analisou o VT da segunda largada e concluiu que Mesquita saiu antes de as luzes vermelhas se apagarem. Por essa razão, o vice-líder do campeonato foi punido com acréscimo de 20 segundos em seu tempo de prova, caindo para o 15º lugar e cedendo a vitória a Baptista.

Resultado final – 10ª prova

1) Ricardo Baptista, 8 voltas em 12:50.370
2) Clemente Lunardi, a 0.913
3) Marcelo Ometto, a 2.256
4) Antônio Hermann, a 3.355
5) Haroldo Pinto, a 5.967
6) Maurizio Billi, a 7.181
7) Marcel Visconde, a 8.018
8) Beto Posses, a 10.082
9) Walter Salles, a 10.856
10) Sérgio Ribas, a 12.373
11) Luís Zattar, a 13.256
12) Valter Rossete, a 15.339
13) Omilton Visconde, a 17.022
14) Danilo Fernandez, a 18.427
15) Otávio Mesquita, a 18.830
16) Marcos Barros, a 2 voltas
17) Henry Visconde, a 7 voltas
18) Guilherme Figueiroa, a 8 voltas

Classificação do campeonato após dez provas

1) Ricardo Baptista, 160 pontos; 2) Otávio Mesquita, 126,5; 3) Clemente Lunardi, 118; 4) Marcel Visconde, 112,5; 5) Beto Posses, 110,5; 6) Walter Salles, 80,5; 7) Maurizio Billi, 65; 8) Marcelo Ometto, 58,5; 9) Luís Zattar, 54,5; 10) Sérgio Ribas, 53; 11) Haroldo Pinto, 52; 12) Tom Valle, 51; 13) Constantino Júnior, 50; 14) Antônio Hermann, 45; 15) Guilherme Figueiroa, 34; 16) Marcos Barros, 34; 17) Eduardo Souza Ramos, 22; 18) Omilton Visconde Jr., 19; 19) Henry Visconde, 16; 20) Valter Rossete, 10; 21) Danilo Fernandez, 7 pontos.

Porsche GT3 Cup Challenge Brasil
Assessoria de Imprensa
Luiz Alberto Pandini – LetraDelta Editora e Comunicação

* 9º GP AYRTON SENNA DE JORNALISMO.


Regulamento e informações: WWW.GPAYRTONSENNADEJORNALISMO.ORG.BR

* ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS FESTEJA OS 50 ANOS DA INDÚSTRIA.

Primeiro evento de grande porte no Grande ABC acontece no final de agosto em São Caetano do Sul e vai reunir carros de todos os segmentos no Espaço Verde Chico Mendes.

Um evento do tamanho da história que o Grande ABC tem com o mundo do automóvel. Essa é a proposta do ABC Old Car & Parts, o primeiro encontro de carros antigos que vai acontecer entre os dias 24, 25 e 26 de agosto no Espaço Verde Chico Mendes, em São Caetano do Sul.

Com o objetivo de reunir veículos clássicos, antigos e especiais, o evento lança a idéia de um grande acontecimento de culto ao automóvel realizado na região que mais se identifica com o setor. Há mais de 50 anos o Grande ABC paulista é o maior e mais importante pólo produtor de veículos automotores do Brasil, embora nunca tenha tido um evento que retratasse essa história.
Criado pela Hp Press Comunicação em parceria com outras empresas relacionadas ao setor, o I ABC Old Car & Parts vai desfilar veículos históricos do setor de automóveis, caminhões, motocicletas e veículos especiais, como os fora-de-série e os ‘hot hods’.

"Além da produção convencional em linhas de montagem, a região se destaca pela qualidade da produção de veículos especiais e personalizados", explica o jornalista André Gomide, um dos idealizadores do encontro. "Boa parte dos empresários que atuam no negócio do carro antigo também possui sede aqui no Grande ABC e esse evento é uma reivindicação de todos eles", diz.

Espaço - Outro ponto favorável para o início de uma longa tradição é o fato de a Prefeitura de São Caetano ter disponibilizado o Espaço Verde Chico Mendes, um enorme parque (140.000 m2) que é capaz de acomodar um grande volume de veículos (mais de mil), em suas largas e arborizadas avenidas.

"Com o apoio da Prefeitura e de toda a rede comercial, através da Aciscs – Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul, o I ABC Old Car & Parts vem para fincar a bandeira de evento de projeção nacional", explica o publicitário Ney Euphrausino, diretor de Marketing da Hp Press Comunicação.

A exposição, cuja produção é da Target Eventos, empresa parceira, será dividida em blocos que atendem aos diferentes segmentos. O Shopping Parts, uma das alas que serão distribuídas pelo Espaço Verde Chico Mendes, vai reunir as lojas e microempresários especializados na comercialização de peças e acessórios antigos e miniaturas, além de produtos relacionados como objetos antigos de postos de gasolina e garagem de remanufatura. Um dos principais restauradores nacionais do lendário modelo T da Ford, por exemplo, tem sede em São Bernardo do Campo.

Propostas - As avenidas do Espaço Verde Chico Mendes, localizado no bairro Cerâmica, serão rebatizadas durante o período do vento com nomes de pessoas que se destacaram nesses 50 anos de história. "Outra proposta é criar o Clube dos 50, um grupo de pessoas que tenham suas vidas profissionais envolvidas com o setor há mais de meio século. Essa é uma forma de homenagear aqueles que ajudaram a construir a história dos automóveis no ABC", acrescenta André Gomide.

Para isso, será criada uma comissão para cadastrar essas pessoas que terão um momento exclusivo durante o evento. "Tenho certeza de que nos próximos anos esse Clube será um dos destaques do evento, pois são pessoas que conhecem a verdadeira história das inúmeras linhas de montagem, além de ‘causos’ interessantes".

Para o primeiro encontro, que abre as portas no dia 24 de agosto e vai até dia 26, são esperadas mais de 30 mil pessoas, embora o Espaço Verde Chico Mendes tenha condições e estrutura para receber um público pelo menos três vezes maior.

"Vamos utilizar todos recursos para divulgação junto aos órgãos de imprensa, além do apoio que teremos dos clubes envolvidos", afirma Euphrausino. A visitação do público durante o evento será gratuita, mas será incentivada a doação de um quilo de alimento não-perecível. O volume arrecadado será encaminhado a uma entidade assistencial do município.

Ficha técnica
Evento: ABC Old Car & Parts
Data: 24, 25 e 26 de agosto
Horário: das 9h às 22h
Local: Espaço Verde Chico Mendes
End. avenida Fernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica – SCS
Realização: Hp Press Comunicação
Produção: Target Eventos
Apoio: Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul e Aciscs.
Informações: 011 4421-3993 / 8221-3196 / 85554-9878
Site: www.abcoldcar.com.br

Agência HP Press – Hp Assessoria Imprensa
Rubens Justo

sexta-feira, julho 27, 2007

* STOCK CAR: TREINOS MARCAM A ABERTURA DA ETAPA DE LONDRINA.

Sessões começam às 8h30 desta sexta-feira, no Autódromo Internacional Ayrton Senna

Londrina (PR) - A principal categoria do automobilismo nacional volta a ser atração neste final de semana. O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, Paraná, será a sede no domingo da quinta etapa da Copa Nextel Stock Car. Os principais pilotos e equipes do país buscarão o topo do pódio e os importantes pontos na briga por uma das dez vagas do Playoff que vai definir o campeão de 2007. O evento ainda prevê a realização da quinta prova do ano da Stock Jr., categoria de acesso da Copa. Para esta sexta-feira estão programados os treinos livres das duas categorias, duas sessões de cada, a partir das 8h30. A quinta prova da Copa Nextel terá transmissão ao vivo para todo o país pelo Canal SporTV, a partir das 12 horas de domingo.

No sábado, o treino classificatório da Jr. será às 10h05, com 30 minutos de duração. Em seguida, a partir das 10h50, começará a tomada de tempos da Copa Nextel Stock Car, com 90 minutos e limite de até 20 voltas. Os dez melhores tempos disputarão a Super Classificação, das 12h50 às 13 horas, para a definição do pole position da quinta etapa. No domingo, a Stock Jr. abre o dia às 10h40.

A cada etapa disputada, a Copa Nextel Stock Car 2007 ganha em emoção. Afinal, em Londrina acontecerá a quinta das oito etapas antes do Playoff, da 9ª a 12ª etapas, no qual brigarão pelo título apenas os dez mais bem colocados após as oito provas. O equilíbrio tem sido tão grande que foram quatro diferentes vencedores até o momento: Ricardo Maurício (1ª), da Medley/A. Mattheis (Chevrolet); Rodrigo Sperafico (2ª), da Biosintética Stock Car (Volkswagen); Tarso Marques (3ª), da Terra Racing (Mitsubishi); e Antônio Jorge Neto (4ª), da Eurofarma (Mitsubishi). A liderança, porém, é do regular Thiago Camilo, da Texaco/Vogel (Chevrolet), com 52 pontos, sete a mais que Ricardo Maurício.

Se o Playoff fosse agora, os pilotos classificados seriam os seguintes: 1º Thiago Camilo, 52; 2º Ricardo Maurício, 45; 3º Cacá Bueno (Eurofarma/Mitsubishi), 43; 4º Ingo Hoffmann (AMG/Mitsubishi), 42; 5º Rodrigo Sperafico e Daniel Serra (Red Bull Racing/Volkswagen), 37; 7º Antônio Jorge Neto, 35; 8º Felipe Maluhy (Terra Racing/Mitsubishi), 34; 9º Marcos Gomes (Medley/A. Mattheis/Chevrolet), 32; e 10º Tarso Marques, 25.

Londrina receberá a categoria pela quinta vez, sendo que cinco pilotos diferentes venceram no circuito paranaense. Inaugurado em 1992, dez anos mais tarde o Autódromo Ayrton Senna foi sede da Stock Car, tendo como vencedor Ingo Hoffmann, que conquistaria o título naquele ano.
Na temporada seguinte, a vitória foi de Nonô Figueiredo, seguido do próprio Ingo. Em 2004 o primeiro lugar em Londrina ficou com Giuliano Losacco, mais um que garantiria o título no final do ano. Em 2005 o lugar mais alto do pódio foi do sul-mato-grossense Hoover Orsi, enquanto no ano passado a melhor foi Cacá Bueno.

Apesar de estar em sua segunda temporada, a Stock Jr. já conquistou seu espaço dentro do automobilismo nacional. A razão disso é o grande equilíbrio da categoria, o que proporciona emoção de sobra em todas as etapas. O melhor exemplo disso é a pequena diferença entre os primeiros colocados, já que o líder Thiago Riberi totaliza 88 pontos, apenas um à frente de Cássio Homem de Mello. Cauê Carvalho (SP) aparece na terceira posição, com 65 pontos, e Rafael Negrão em quarto, com 63. Dos quatro, apenas Riberi ainda não venceu no ano.

Já na Master, Jason Oliveira, vice-campeão em 2006, tem mais folga na primeira colocação. Com duas vitórias na temporada, ele soma 104 pontos, enquanto o segundo colocado, Rodrigo Navarro, tem 70. Adriano Amaral e Renato Rattes dividem a terceira colocação, ambos com 59 pontos. Uma das revelações da temporada é o baiano Patrick Gonçalves, que não participou das duas primeiras corridas, mas venceu as duas que disputou, aparecendo na quinta colocação com 57 pontos.

Empate no futebol

Na partida de futebol realizada na tarde dessa quinta-feira, no Estádio do Café, com a participação dos pilotos, houve empate em 4 a 4, com destaque para Ricardo Sperafico que marcou todos os gols pelo seu time (preto). Já na equipe laranja, quem marcou foi Renato Jader com dois gols, Popó Bueno e Antônio Pizzonia, que estréia na categoria nessa etapa. As equipes foram assim divididas: Preto: Thiago Camilo, Cacá Bueno, Marcos Gomes, Duda Pamplona, Daniel Serra, Ricardo Sperafico; Laranja: Popó Bueno, Alceu Feldmann, Ricardo Maurício, Thiago Marques, Antônio Pizzonia, Renato Jader, Paulo Salustiano.

A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Pirelli e Caixa, com co-patrocínio de TAM, Medley, Bosch, Texaco e Petrobras.

Departamento de Comunicação da Copa Nextel Stock Car:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324/Francisco Podboy

* PORSCHE GT3 CUP: WALTER SALLES É O MAIS RÁPIDO NOS TREINOS LIVRES EM SANTA CRUZ DO SUL.

O Porsche GT3 Cup Challenge Brasil realizou na tarde desta quinta três sessões de treino livre no circuito de Santa Cruz do Sul. No próximo sábado, dia 28, a categoria fará suas primeiras corridas no autódromo gaúcho, com a realização das provas 9 e 10. Além de não conhecerem o traçado, os competidores tiveram trabalho nos treinos livres porque a pista não estava nas melhores condições, o que deve ocorrer no treino classificatório de amanhã.

"O circuito é muito técnico e tem alguns trechos que oferecem bastante desafio", avalia Walter Salles, que registrou o melhor tempo desta tarde. Outro fator novo para os pilotos foi o frio intenso na região, que exige maior atenção ao aquecimento dos pneus.

Confira abaixo os melhores tempos nos treinos livres desta tarde:

1) Walter Salles, 1:26.263, média de 147, 567 km/h
2) Guilherme Figueiroa, 1:26.751
3) Maurizio Billi, 1:26.753
4) Sérgio Ribas, 1:26.991
5) Clemente Lunardi, 1:27.081
6) Antonio Hermann, 1:27.082
7) Luís Zattar, 1:27.205
8) Valter Rossete, 1:27.224
9) Beto Posses, 1:27.381
10) Marcos Barros, 1:27.539
11) Marcel Visconde, 1:27.668
12) Haroldo Pinto, 1:27.949
13) Fabian Uribe, 1:29.016
14) Otávio Mesquita, 1:29.527
15) Ricardo Baptista, 1:29.836
16) Danilo Fernandez, 1:34.286

Todos com Porsche 911 GT3 Cup equipados com pneus Yokohama.
O Porsche GT3 Cup Challenge Brasil tem patrocínio de Stuttgart Sportcar, Yokohama, Mobil, Beta, Racing e Hara.

Porsche GT3 Cup Challenge Brasil
Luiz Alberto Pandini

* STOCK CAR: ZONTA ESTRÉIA NOVO PATROCINADOR.

Última vez que correu em Londrina o piloto curitibano fez pole, melhor volta e venceu a prova

O piloto Ricardo Zonta tem um bom motivo e uma boa lembrança para acreditar em bons resultados na quinta etapa da Stock Car, neste final de semana (28 e 29 de julho) em Londrina, Paraná. O motivo é que Zonta corre levando no peito seu novo patrocinador, Nevralgex. A boa lembrança vem de doze anos atrás, exatamente a última prova que o curitibano participou no circuito Ayrton Senna. Ele fez barba, cabelo e bigode. Ou melhor: fez a pole, a melhor volta e ganhou a prova, pela F-3 Sul-Americana. A expectativa agora fica para os treinos livres de sexta-feira (27). "Como a pista é muito travada, preciso de um bom acerto para o carro", salientou Zonta, que em abril treinou com um Stock V8 em Londrina. "Dei só 30 voltas", emendou o piloto, que precisa mesmo desenvolver uma rápida adaptação. No mês passado estava guiando um F-1 na Renault, testando softwares e partes aerodinâmicas.

Crédito de foto: Divulgação
__________________________________
Assessoria de Imprensa Cidades do Brasil
Paula Martins

* SUPER GT: DEPOIS DE VITÓRIA, JOÃO PAULO OTIMISTA COM A CHEGADA DA METADE DA TEMPORADA JAPONESA.

Brasileiro vem de vitória na Malásia

O brasileiro João Paulo de Oliveira (Nissan Z) vai disputar neste domingo (29/7) os 300 km de Sugo, quinta etapa do Campeonato Japonês de Super GT. Ele vem de uma vitória na prova passada, realizada na Malásia. "A previsão para o fim de semana é boa, tenho expectativa de fazer outra boa prova", acredita o paulista, que completou 26 anos de idade na semana passada.

Ao lado do japonês Seiji Ara, João Paulo ocupa a oitava posição no principal certame de carros de turismo da Ásia, com 20 pontos. A liderança do certame é dividida pela dupla formada pelo nipônico Daisuke Ito e o irlandês Ralph Firman, ex-piloto de Fórmula 1, com o alemão Dominik Schwager e o japonês Shinya Hosokawa, ambas usando Honda NSX e empatadas em 37 pontos.

A temporada de nove provas de Super GT entra exatamente em sua metade com a disputa no Sportland Sugo, um circuito de 3.704 metros, com 11 curvas e apenas uma reta de 704 metros, e caracterizado por ser estreito, com apenas 10 metros de largura. "A pista é bem travada e apertada. Isso trará bastante dificuldade no decorrer da corrida para ultrapassar os carros da GT300", explica João Paulo, lembrando que nesta corrida estão inscritos 43 carros, sendo 27 da classe de "apenas" 300 hps, que são cerca de sete segundos mais lentos por volta do que o Super GT500, cuja denominação sugere que eles tem 500 hps. Por causa das mazelas do traçado, será muito importante o planejamento da troca de pilotos e reabastecimento no meio da competição.
"Temos que montar a estratégia correta para terminarmos com um bom resultado, pois nesta corrida estamos correndo com um peso extra de 50 quilos, em virtude da vitória na etapa anterior".

No ano passado João Paulo foi o terceiro mais rápido nos treinos livres em Sugo, só que na classificação o seu então companheiro de equipe bateu e destruiu o carro deles. Com outro carro montado as pressas em cima da base de um modelo 2005, João Paulo largou em último e ainda pontuou, com a terceira volta mais rápida. "Isto é passado, era outro carro e outro companheiro de equipe. Estamos bem entrosados e vindo de uma bela vitória. Então, estamos confiantes em terminar bem e subir mais na tabela de classificação, pois estamos bem próximos dos líderes", avisa o brasileiro, lembrando que 24 pontos estarão em jogo, e ele está 17 pontos atrás dos líderes.

A classificação do Campeonato Japonês de Super GT500 após quatro etapas está assim:

1. Ralph Firman (GBR) / Daisuke Ito (JAP), Honda NSX, 37
2. Dominik Schwager (ALE) / Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX, 37
3. Richard Lyons (IRL) / Satoshi Motoyama (JAP), Nissan Fairlady Z, 36
4. Toranosuke Takagi (JAP) / Yuji Tachikawa (JAP), Toyota Lexus SC430, 34
5. Michael Krumm (ALE) / Tsugio Matsuda (JAP), Nissan Fairlady Z, 33
6. Bjorn Wirdheim (SUE) / Tatsuya Kataoka (JAP), Toyota Lexus SC430, 22
7. Loic Duval (FRA) / Fábio Carbone (BRA), Honda NSX, 22
8. João Paulo de Oliveira (BRA) / Seiji Ara (JAP), Nissan Fairlady Z, 20
9. Andre Lotterer (ALE) / Juichi Wakisaka (JAP), Toyota Lexus SC430, 19
10. Ryo Michigami (JAP) / Takashi Kogure (JAP), Honda NSX, 16
11. Benoit Treluyer (FRA) / Kazuki Hoshino (JAP), Nissan Fairlady Z, 15
12. Sebastien Philippe (FRA) / Masataka Yanagida (JAP), Nissan Fairlady Z, 13
13. Takeshi Tsuchiya (JAP) / Manabu Orido (JAP), Toyota Lexus SC430, 13
14. Peter Dumbreck (GBR) / Naoki Hattori (JAP), Toyota Lexus SC430, 10
15. Katsutomo Kaneishi (JAP) / Toshihiro Kaneishi (JAP), Honda NSX, 6
16. Andre Couto (POR) / Katsuyuki Hiranaka (JAP), Toyota Lexus SC430, 3

MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú

quinta-feira, julho 26, 2007

* ANTONIO PIZZONIA ESTRÉIA NA STOCK CAR NA ETAPA DE LONDRINA.

O piloto estará na equipe WIN Motorsport, ao lado de Renato Jader


Londrina (PR) - A família da Copa Nextel Stock Car tem mais um integrante importante. A partir da quinta etapa, programada para este domingo, dia 29, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR), o piloto amazonense Antônio Pizzonia, ex-Jaguar e Williams da Fórmula 1, fará parte da principal categoria do automobilismo nacional. O “Jungle Boy” defenderá a equipe estreante WIN Motorsport (Volkswagen), comandada por Mauro Vogel, ao lado do paulista Renato Jader. Mesmo fazendo sua estréia somente na quinta das 12 corridas da temporada, a equipe busca uma vaga entre as 16 mais bem classificadas e, assim, assegurar uma vaga na Copa Nextel do ano que vem.

No início da semana, Pizzonia fez testes em Campo Grande (MS), conforme prevê o regulamento para quem faz estréia na categoria. “O objetivo é classificar e aproveitar ao máximo para aprender o mais rápido possível. Vou trabalhar para ajudar minha equipe neste objetivo”, afirma o piloto, que nunca disputou nenhuma categoria nacional, mas chegou a fazer testes com um stock no ano passado, em Curitiba. Pizzonia espera também ser reconhecido como um dos melhores da categoria turismo e não apenas como ex-piloto da F-1. Pizzonia correrá com o número 1, já o campineiro Renato Jader continuará a utilizar o número 25.

Jader, campeão da Stock Light em 2005, por seu lado, também acredita que com o trabalho em equipe os dois pilotos podem evoluir juntos. “Temos que trabalhar duro este ano para, juntos ajudarmos a equipe a se classificar. É hora de semear. Frutos: só ano que vem. Vamos pensar no time, que é o mais importante”, afirmou.

Com a chegada de Antônio Pizzonia, a Copa Nextel Stock Car conta agora com sete pilotos que disputaram a F-1 nas últimas décadas. Ele se junta a Ingo Hoffmann, Chico Serra, Luciano Burti, Tarso Marques, Enrique Bernoldi e Ricardo Zonta. Mais do que isso, ratifica sua condição de opção para pilotos que querem competir em uma categoria forte sem precisar deixar o país.

Os treinos começam na sexta-feira, dia 27, com duas sessões para cada categoria. No sábado, o treino classificatório da Jr. será às 10h05, com 30 minutos de duração. Em seguida, a partir das 10h50, começará a tomada de tempos da Copa Nextel Stock Car, com 90 minutos e limite de até 20 voltas. Os dez melhores tempos disputarão a Super Classificação, das 12h50 às 13 horas, para a definição do pole position da quinta etapa. No domingo, a Stock Jr. abre o dia às 10h40, enquanto a Copa Nextel está marcada para as 12 horas.

Atrações

As atrações da etapa de Londrina começam nesta quinta-feira, com um jogo de futebol no Estádio do Café reunindo pilotos e ex-jogadores, a partir das 14 horas, e a tradicional carreata pelas ruas e avenidas da cidade, começando às 20 horas. Participarão do futebol os pilotos Alceu Feldmann, Thiago Camilo, Cacá Bueno, Popó Bueno, Allam Khodair, Marcos Gomes, Paulo Salustiano, Daniel Serra, Gualter Salles, Mateus Greipel, Duda Pamplona, Guto Negrão e Antônio Pizzonia.

A carreata começará às 20 horas, percorrendo as ruas de Londrina. A concentração será na Praça dos Japoneses, a partir das 19h. A saída está programada para as 20h e seguirá o seguinte percurso: Avenida Santos Dummont, Avenida JK, sobe a Avenida Higienópolis, volta pela Avenida Higienópolis, Rua Pará, Rua Goiás e desce pela Avenida Castelo Branco até a Cervejaria Fábrica 1.

A carreata contará com Ricardo Maurício, Medley/A. Mattheis (Chevrolet), Carlos Alves, Manthecorp Motorsports (Volkswagen), Cacá Bueno, Eurofarma RC (Mitsubishi) e Guto Negrão, Vivanz 307 Racing (Peugeot). A ação também terá a presença dos pilotos Cauê Carvalho, Cássio Homem de Mello e Thiago Riberi da Stock Jr., e dos atletas que representaram o país nos Jogos Pan-Americanos: Diogo Silva e Natália Falavigna, ouro e prata no taekwondo, respectivamente.

A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Pirelli e Caixa, com co-patrocínio de TAM, Medley, Bosch, Texaco e Petrobras.


Departamento de Comunicação da Copa Nextel Stock Car:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324

* KANAAN E CÂMARA TESTAM PELA FÓRMULA INDY EM KENTUCKY.

Brasileiros representam a Andretti Green no speedway de 1,5 milhas

Tony Kanaan terá a companhia do compatriota Jaime Câmara nos testes da Fórmula Indy em Kentucky. Além da Andretti Green, representada pelos dois brasileiros, estarão no oval que faz parte do calendário da categoria as equipes Ganassi e Panther, do também brasileiro Vitor Meira. O teste acontece nesta quinta-feira (26) à noite porque a prova no tri-oval de 1,5 milha será a 4ª disputa sob luzes artificiais da categoria em 2007. O GP de Kentucky acontece no dia 11 de agosto, uma semana após o GP de Michigan, próxima corrida.
“Estou bem feliz por mais essa convocação da Andretti Green, pois acredito que tenho plantado uma semente, e posso colher os frutos mais para frente. Meu objetivo é subir para a Fórmula Indy no ano que vem, por isso é mais uma chance de mostrar meu trabalho”, destacou Câmara, que defende a mesma AGR na Indy Pro Series. “Treinar com o Tony também ajuda muito, pois ele pode me passar muitas dicas e orientações. Meu objetivo é ajudar ao máximo a equipe, pois essa etapa de Kentucky será fundamental para a disputa do campeonato O pessoal da equipe sempre me elogiou nos outros testes que fizemos juntos, por isso quero manter esse bom trabalho”, emendou o brasileiro.

Kanaan também destacou a importância dos testes nesse oval. “O GP de Kentucky será decisivo para a nossa equipe na briga pelo título da temporada. Será mais uma etapa noturna, sendo que a temperatura e as condições do tempo mudam muito. Nós teremos o reforço do Jaime, um piloto que realizou ótimos testes sempre que foi requisitado. Portanto, teremos um dia cheio nesta quinta”, comentou o campeão 2004 e vice em 2005.

A relevância destacada por Kanaan também se deve à disputa das duas equipes que ocupam as quatro primeiras posições no campeonato, a Andretti Green e a Ganassi, nos chamados "speedway", por ter a extensão de 1,5 milha. A Ganassi venceu três provas neste tipo de oval, duas com Dan Wheldon (Homestead e Kansas) e uma com Scott Dixon (Nashville), contra uma vitória da Andretti Green, justamente nas mãos de Tony (Japão).

AndersonMarsili
Assessor de Imprensa

* SELETIVA DE KART PETROBRAS ANUNCIA PREMIAÇÃO EM DINHEIRO NO BRASILEIRO.

Serão oferecidos prêmios de R$ 1.250,00 para quem garantir a primeira

vaga na Graduados A e também para o classificado da Graduados B.


A semana que antecede as corridas do Campeonato Brasileiro de Kart é uma das mais intensas para pilotos e equipes. Principalmente, em razão do grande número de treinos para a competição. São eles que começam a apontar os favoritos ao título e não tem sido diferente no circuito Lauro de Freitas, em Salvador (BA), onde nesta sexta (27) e sábado (28) será realizada mais uma edição da competição. Além do prestígio de levar a taça para casa, os pilotos disputam também três vagas na final da Seletiva de Kart Petrobras. Os dois primeiros da Graduados A e o vencedor da Graduados B estarão classificados.

Pelo que se viu até o momento, os prognósticos devem se confirmar no fim de semana, com os nomes mais fortes andando na frente. A briga na Graduados A empolga pela experiência de seus protagonistas. A lista ganhou recentemente a presença de Denis Navarro, piloto da Fórmula 3 Sul-Americana, que esteve na decisão em 2006. Ele vai concorrer ao lugar contra jovens como Rafael Suzuki e Dennis Dirani, que ainda não competem em carros de corrida, mas dominam o kart com tanta facilidade quanto ele. Outro que vem do automobilismo é Guilherme de Conto (correu de Stock Jr. em 2006).

O que eles querem mesmo é concorrer com os catorze melhores pilotos do país na final, no circuito de Piracicaba (SP), em novembro, em busca do prêmio de R$ 100 mil oferecido ao campeão. Só que desde já eles podem começar a contar com um cheque. O primeiro classificado da Graduados A e o piloto que garantir a vaga pela Graduados B receberão R$ 1.250,00 cada. O cheque é mais um fator de motivação para as corridas. Pela classe dos pilotos entre 14 e 16 anos, a Graduados B, os principais pilotos também começaram a mostrar força.

Entre eles, estão Pedro Rodrigues e o maranhense Marcelo Medeiros, que quando mais jovem disputava a etapa da Seletiva em Imperatriz (MA), sempre superando pilotos mais experientes, embora não tivesse a idade mínima necessária para chegar à final. A lista de catorze pilotos para a decisão já começou a ser formada e até o momento tem os nomes de César Ramos, Felipe Guimarães, Gabriel Dias, Douglas Hiar e Alexandre Ruiz Filho.

Dinho Leme Comunicação

quarta-feira, julho 25, 2007

* GM DIVULGA PRIMEIRAS FOTOS DO SEU NOVO CARRO, O CHEVROLET VECTRA GT.


Modelo será lançado no mercado brasileiro em setembro deste ano, com expectativa inicial de venda de 15 mil unidades por ano

O novo Vectra GT, a ser lançado em setembro deste ano, está plenamente inserido no conceito de plataforma global da empresa e a expectativa inicial da General Motors do Brasil é de uma comercialização de 15 mil unidades do modelo por ano.

"Nosso novo modelo se situará na categoria dos modelos ‘Premium’ e tem como objetivo oferecer ao consumidor o que existe de melhor no que diz respeito à tecnologia automotiva mundial", destaca Ray Young, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul.

José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, acrescenta que o novo carro "oferecerá muitas novidades ao consumidor, confirmando sua posição histórica de ter sempre a linha mais completa, constituída pelos veículos mais modernos, seguros e confortáveis do País".
Com uma personalidade visual única, graças ao seu design com linhas características bastante arrojadas e modernas, o veículo será produzido na fábrica de São Caetano do Sul (SP), exclusivamente na configuração hatchback de quatro portas. O modelo será equipado com o já consagrado motor de quatro cilindros "Flexpower", de oito válvulas e 2.0 litros de capacidade volumétrica.
Posicionamento do Vectra GT

"O Vectra GT estará posicionado no mercado brasileiro entre os modelos Chevrolet Astra hatchback – líder absoluto de vendas desde seu lançamento, em 1998 -, e o sedã Vectra, solidificando a atual linha Chevrolet no País, em especial no segmento dos hatchbacks médios", destaca Marcos Munhoz, diretor geral de Marketing e Vendas da GM.

Ele acrescenta que o novo modelo, totalmente novo e diferenciado no mercado brasileiro, se destinará a pessoas com perfil na faixa social classe "A", com elevado poder aquisitivo e situadas, em média, com idade entre 30 e 50 anos. "O Vectra GT tem um design marcante e, portanto, atingirá justamente o público ansioso por novidades no mundo automobilístico", complementa Marcos Munhoz.

A General Motors Corporation (NYSE: GM), maior fabricante de veículos do mundo, tem sido líder do mercado mundial por 76 anos consecutivos. Fundada em 1908, a GM emprega atualmente 284.000 funcionários ao redor do mundo. Com sua sede principal em Detroit, a GM manufatura seus carros e veículos comerciais em 33 países. Em 2006, os consumidores compraram globalmente cerca de 9,1 milhões de carros e comerciais GM, comercializados com as marcas: Buick, Cadillac, Chevrolet, GMC, GM Daewoo, Holden, Hummer, Opel, Pontiac, Saturn e Vauxhall. A subsidiária da GM OnStar é a líder da indústria em segurança veicular, proteção e serviços de informação. Mais informações sobre a GM podem ser encontradas no site www.gm.com.
Fotos: Eduardo Évora

Carlos A. Pereira de Souza
Fabiano Mazzeo
Renato Acciarto
Renato Luti

* RALLY DOS SERTÕES: QUASE TUDO PRONTO PARA O INÍCIO DA 15ª EDIÇÃO.

Em exatos 15 dias, será dado o início da maior prova de rally das Américas.

Faltando apenas 15 dias para o início do Rally dos Sertões 2007, organizadores e patrocinadores já têm quase tudo pronto para a maior prova off-road do automobilismo na América Latina, que terá uma distância de aproximadamente cinco mil quilômetros. A Goodyear, patrocinadora oficial pelo terceiro ano consecutivo, já organizou e definiu toda sua estrutura de apoio aos competidores, profissionais e clientes.

Ao todo, seis estados receberão os mais variados veículos: Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia e Sergipe. No dia 09 de agosto, a largada será dada em Goiânia (GO), e durante os oito dias seguintes passará ainda por mais três capitais: Palmas (TO), Aracaju (SE) e Salvador (BA), esta última sendo o ponto final do evento, no dia 17 do mesmo mês, depois de 4.776 km percorridos. Pensando neste longo e desgastante percurso, a Goodyear novamente levará sua tecnologia de ponta e suporte aos competidores.

No dia 8 de agosto, na região do Prólogo e Largada Promocional, na capital goiana, a Goodyear terá uma área VIP para recepção de clientes convidados e uma área técnica para atendimento dos competidores. Durante a competição, a fabricante seguirá a competição com caminhão de apoio, onde oferecerá aos inscritos na prova os pneus para rally a preços especiais. Além disso, a empresa também disponibilizará um caminhão com equipe técnica que dará suporte técnico e fará a montagem e desmontagem dos pneus, inclusive de caminhões, e balanceamento das rodas.
Há seis anos, a Goodyear entrou nas competições fora-de-estrada no Brasil com os pneus da linha Wrangler e desde 2005 patrocina o Rally Internacional dos Sertões. Este envolvimento tem servido principalmente para o desenvolvimento tecnológico, que é amplamente reconhecido pelo respeito e aceitação que a empresa e os produtos têm recebido do público.

Confira a programação do Rally dos Sertões:

5/8 - Abertura da Secretaria de Prova (14h às 18h)
6/8 - Secretaria de Prova / Vistorias técnicas
7/8 - Secretaria de Prova / Vistorias técnicas
8/8 - Prólogo, largada promocional e show do Jota Quest
9/8 - Largada de Goiânia (GO) / Minaçu (GO) – 590 Km
10/8 - Minaçu (GO) / Palmas (TO) – 683 Km
11/8 - Palmas (TO) / Alto Parnaíba (MA) – 485 Km * Etapa Maratona
12/8 - Alto Parnaíba (MA) / São Raimundo Nonato (PI) – 643 Km
13/8 - São Raimundo Nonato (PI) / Barra (BA) – 493 Km * Etapa Maratona
14/8 - Barra (BA) / Lençóis (BA) – 504 Km
15/8 - Lençóis (BA) / Senhor do Bonfim (BA) – 478 Km
16/8 – Senhor do Bonfim (BA) / Aracaju (SE) – 486 Km
17/8 - Aracaju (SE) / chegada em Salvador (BA) – 404 Km
18/08 - Festa de premiação
Foto: Theo Ribeiro

MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú

* PILOTOS DA STOCK CAR DESISTEM DA VIAGEM DE AVIÃO A LONDRINA.

Ricardo Maurício e Marcos Gomes seguem de carro para a quinta etapa

SÃO PAULO – A atual crise do sistema aéreo nacional já está provocando reflexos até na Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro. Temendo os repetidos atrasos na partida dos vôos, os paulistas Ricardo Maurício e Marcos Gomes, companheiros na Equipe Medley, decidiram seguir de carro para Londrina, onde a quinta etapa da temporada será disputada neste domingo no Autódromo Internacional Ayrton Senna.

Vencedor da corrida de abertura do calendário em Interlagos, o vice-líder Ricardo Maurício chegou a marcar viagem para a manhã da quinta-feira, embora seu primeiro compromisso na cidade – uma carreata pelas principais avenidas do centro – esteja programado para o período da noite. No entanto, foi convencido por Marcos Gomes a trocar o avião pelo automóvel.

"Cancelei minhas reservas porque não quero correr o risco de ficar preso por horas numa sala de embarque", justificou Gomes, nono colocado na classificação do campeonato.

Maurício e Gomes, no entanto, garantem que não estão preocupados com a questão da segurança no aeroporto mais movimentado do País. "Não acredito que esteja mais perigoso viajar de avião nestes dias. O que pega mesmo é o problema da organização e dos constantes atrasos e cancelamentos", observa Maurício. Gomes reconhece que o momento inspira precaução, depois da tragédia da semana passada, mas concorda com a avaliação do parceiro. "Não estou com medo de viajar de avião. Só não quero correr o risco de perder meus horários", completa.

Os pilotos da Equipe Medley estão entre os Top 10, que decidiriam o título nas últimas quatro provas caso a fase classificatória estivesse terminada. Maurício está a apenas sete pontos de Thiago Camilo (Vogel/Texaco) e sonha com um resultado no norte paranaense que praticamente ratifique sua passagem aos playoffs. "Uma vitória seria o ideal, mas um pódio também já me deixaria em posição confortável e em condições de administrar o resultado nas próximas três provas. Não basta entrar entre os 10; é preciso começar a fase decisiva entre os primeiros", lembra Maurício.

No ano passado, defendendo a Katalogo Racing, Maurício largou e chegou em 6º. "Gosto do circuito, que é muito técnico por causa das diferentes curvas. Além disso, os carros do Andreas Mattheis (diretor-técnico da Medley) sempre andaram bem na pista. Só torço para que não chova. No molhado, os níveis de segurança caem praticamente a zero por causa do spray provocado pelos carros e pela falta de área de escape nas curvas no fim das retas dos boxes e oposta. São curvas onde você freia virando o volante. Qualquer descuido e a batida é inevitável", conclui.

foto: Miguel Costa Jr.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

* TROLLER TRILHA 23 PROMOVE PASSEIO PARA ILHABELA.

A concessionária autorizada Troller Trilha 23 vai promover no próximo final de semana, dias 28 e 29 de julho, um passeio aos apaixonados por off-road. A aventura será em Ilhabela, conhecida por suas trilhas, praias, natureza exuberante e condições favoráveis para esportes náuticos como mergulho e kitesurf.

O passeio, escolhido pelo coordenador do evento Ricardo Pavani, conta com duas etapas. A primeira, no dia 28 de julho, os participantes vão se concentrar às 8 h no posto BR na Airton Senna, com saída marcada pontualmente às 8h30, de onde o comboio segue para a cidade de Salesópolis até alcançar São Sebastião pela famosa estrada da Petrobrás, um caminho com um visual maravilhoso e sem grandes dificuldades até Ilhabela. Por volta das 13h30, já na praia de Jabaquara, os aventureiros vão desfrutar o local por 1 hora e na seqüência o almoço. O grupo vai ficar hospedado na Pousada Villarejo, um hotel diferenciado com uma excelente estrutura para receber o grupo. À noite os aventureiros ficam com horário livre para conhecer a região.

No segundo dia, o comboio sai às 8h45 para a praia de Castelhanos na região Leste da ilha. A trilha é de nível médio, com subidas íngremes, pedras, atoleiros e dois riachos. Conta com um visual exuberante do mar e da Mata Atlântica. "Elaboramos uma trilha de grau médio assim vamos agradar a todos tanto os iniciantes como aqueles mais experientes em trilhas e expedições", explica Pavani.

O almoço acontece por volta das 14h em um restaurante aconchegante, com excelente comida caseira feita por pescadores da região. Previsto para retornar a São Paulo por volta das 15h30.

Os interessados pelo passeio pagam R$ 220,00 (por pessoa em quarto duplo na Pousada Villarejo e café da manhã). Haverá guias e apoio técnico durante todo o percurso. Preços especiais para crianças. Mais informações pelo telefone 11-5112-2323 ou no e-mail pavani_rp@hotmail.com, clube23@trilha23.com.br com Ricardo Pavani.

Importante levar: agasalhos, calçados confortáveis, roupas de banho, protetor solar, repelente, boné, bebida (consumo próprio), cinta para reboque, rádios PY (que podem ser alugados) ou talk about e principalmente espírito de equipe.

Textofinal de Comunicação Integrada
Koichiro Matsuo - MTb 13.224
Patrícia Xavier

segunda-feira, julho 23, 2007

* F1: ALONSO VENCE TUMULTUADO GP DA EUROPA; MASSA É O 2º.

Fernando Alonso venceu neste domingo o tumultuado GP da Europa. Faltando cinco voltas para o final, o bicampeão ultrapassou Felipe Massa, da Ferrari, que liderou a maior parte da prova.

Massa terminou em segundo, seguido por Mark Webber, que pôs a Red Bull no pódio pela segunda vez na história da equipe.

Menos de um minuto após o início da prova, uma forte chuva caiu sobre o circuito de Nürburgring, levando seis carros a saírem da pista na curva 1: Vitantonio Liuzzi (STR), Scott Speed (STR), Nico Rosberg (Williams), Adrian Sutil (Spyker), Jenson Button (Honda) e Lewis Hamilton (McLaren). Desses, apenas Hamilton conseguiu voltar para a pista, após seu carro ser içado por um guindaste. O piloto, que começou a prova em décimo após sofrer acidente na classificação, terminou a corrida em nono e, pela primeira vez desde sua estréia na Fórmula 1 no ínicio deste ano, não subiu ao pódio.

Após os acidentes em série, o safety car entrou na pista e em seguida a prova foi interrompida por cerca de 15 minutos. Houve nova largada, com a presença do safety car. Poucos minutos depois, a chuva parou, mas voltou faltando menos de dez voltas para o término da corrida.

Devido à condição climática, todos os carros passaram pelos boxes pelo menos quatro vezes para troca de pneus e alguns deles, como Nick Heidfeld, da BMW, chegaram a fazer seis paradas.

Kimi Räikkönen, da Ferrari, que largou na pole, teve problemas com o carro e abandonou a 26 voltas do final. Rubens Barrichello, da Honda, foi o 11º colocado.

Com o resultado da prova, a décima da temporada, Hamilton se mantén na liderança do campeonato, com 70 pontos, Alonso fica em segundo, com 68 pontos, Massa passa para a terceira colocação, com 59 pontos e Räikkönen cai para quarto, com 52 pontos. No Mundial de Construtores a McLaren continua na ponta, com 138 pontos, seguida pela Ferrari, com 111 pontos.

A próxima corrida acontece na Hungria, em 5 de agosto.

Veja abaixo o resultado do GP da Europa:

1. Fernando Alonso (McLaren) - 10 pontos
2. Felipe Massa (Ferrari) +8.1" - 8 pontos
3. Mark Webber (Red Bull) +65.6" - 6 pontos
4. Alexander Wurz (Williams) +65.9" - 5 pontos
5. David Coulthard (Red Bull) +73.6" - 4 pontos
6. Nick Heidfeld (BMW) +80.2" - 3 pontos
7. Robert Kubica (BMW) +82.4" - 2 pontos
8. Heikki Kovalainen (Renault) a uma volta - 1 ponto
9. Lewis Hamilton (McLaren) a uma volta
10. Giancarlo Fisichella (Renault) a uma volta
11. Rubens Barrichello (Honda) a uma volta
12. Anthony Davidson (Super Aguri) a uma volta
13. Jarno Trulli (Toyota) a uma volta

Abandonaram:
Kimi Räikkönen (Ferrari)
Takuma Sato (Super Aguri)
Ralf Schumacher (Toyota)
Markus Winkelhock (Spyker)
Jenson Button (Honda)
Adrian Sutil (Spyker)
Nico Rosberg (Williams)
Scott Speed (STR)
Vitantonio Liuzzi (STR)

fonte : GP BRASIL

* BMW SCHOLARSHIP COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA EM VALÊNCIA.

Primeiro grupo da fase inicial terá a participação do brasileiro Giancarlo Vilarinho. Pilotos disputam apoio oficial da BMW.

A pista que tradicionalmente recebe os testes da principal categoria do automobilismo mundial, a Fórmula 1, agora está totalmente reservada para garotos que acabam de deixar o kart. Ao longo das próximas três semanas, a BMW colocará em prova cerca de sessenta jovens do mundo inteiro, entre 14 e 18 anos de idade, que estarão em Valência, na Espanha, tentando despertar a atenção dos olheiros da montadora alemã. A proposta oficial do BMW Scholarship, que começa nesta segunda-feira (23), é oferecer aprendizado aos pilotos para temporada seguinte. Mas tem por trás o desejo da fabricante de encontrar um talento que será apoiado na seqüência da carreira.

O próprio formato do evento deixa claro qual é a meta. Nesta fase inicial, serão três grupos. O primeiro nos dias 23 e 24 de julho, o segundo nos dias 3 e 4 de agosto e o último nos dias 8 e 9 de agosto. Aqueles que mais impressionarem neste período serão convocados para uma nova bateria de testes, em outubro, para definir quais os pilotos que passarão a receber apoio oficial da BMW. Haverá representantes brasileiros nos três grupos. No primeiro, será Giancarlo Vilarinho, de 15 anos, que aparece com grandes chances em razão do bom trabalho de desenvolvimento feito ao longo da temporada. Ele está treinando na Fórmula BMW Norte-Americana desde janeiro.

"Venho me preparando para o BMW Scholarship desde o começo do ano. Passei a maior parte do primeiro semestre nos Estados Unidos, testando muito para conhecer o carro, além de acompanhar minha equipe nas corridas da Fórmula BMW para entender ainda melhor a categoria", comenta Giancarlo Vilarinho. A opção de não correr, além de positiva para seu desenvolvimento, respeita também um item do regulamento do BMW Scholarship. Só podem participar do evento competidores que ainda não tenham estreado no automobilismo. Há uma pequena tolerância de até quatro provas em categorias menores, como Skip Barber ou Jim Russell, consideradas escolas.

É em razão deste ponto que a experiência adquirida por Giancarlo Vilarinho pode fazer a diferença. "Eu já acompanhei o BMW Scholarship em outra oportunidade. Certamente o Giancarlo Vilarinho está chegando em boas condições. Ele já conhece o carro, conseqüentemente entra na pista mais confiante, sabe o que fazer. Pode ser um diferencial positivo", afirma o manager do piloto, Paulo Carcasci, que o acompanhou em todas as atividades neste ano, inclusive nas duas quebras de recorde no circuito de Putnam Park, em Indianápolis. A questão é que há mais envolvido no BMW Scholarship e o brasileiro precisa caprichar também fora da pista.

Olhares atentos

Para se ter uma idéia, no primeiro dia de atividades os pilotos sequer entram no traçado. Começam a manhã com aula teórica completa, seguida de instruções sobre troca de marcha, o ponto mais importante para quem chega do kart. Depois do almoço, recebem dicas sobre a utilização dos freios e trajetória de corrida. Um papo que só vai fazer sentido no dia seguinte, quando eles entram no carro para uma série de atividades, incluindo treinos livres (sem cronometragem) e até simulação de largada. Comandando e observando tudo isso estarão os instrutores da BMW. Uma equipe chefiada pelo alemão Jorg Muller (ex-piloto de testes da Fórmula 1).

Eles decidem por critérios absolutamente técnicos quem passa para a segunda fase e quem pode voltar para casa. A prática é típica de peneiras de futebol. Os contemplados recebem um e-mail com novas instruções cerca de dois dias depois do evento. Aqueles que não foram além do normal nem são comunicados.

"Com certeza, é um evento exigente, porque o que está em jogo é algo muito valioso. Receber um contrato com uma montadora que está envolvida na Fórmula 1, com esta idade, é uma coisa que pode render muito no futuro. Eles já apoiaram outros pilotos no passado que chegaram à Fórmula 1. Então, é uma chance que deve ser aproveitada", revela Giancarlo Vilarinho. Independente do resultado, ele já tem seu caminho traçado. Vai disputar a Fórmula BMW Norte-Americana em 2008 pela equipe que detém o título da categoria, a EuroInternational, que também comandou seus testes nesta temporada.

Os carros da Fórmula BMW utilizados no teste possuem câmbio seqüencial de seis marchas e motor BMW. Podem atingir até 200 km/h. São preparados especialmente para receber pilotos que acabam de deixar o kart. Aliás, este é um dos principios da categoria. Somente jovens até 21 anos de idade podem competir, protegendo os mais novos daqueles que têm mais experiencia. Todas as atividades serão realizadas no Circuit de la Comunitat Valenciana Ricardo Tormo, elogiado por todas as equipes de Fórmula 1 por ser uma pista muito boa para testes. Entre os principais eventos do autódromo está a etapa do mundial de MotoGP.

Dinho Leme Comunicação

* F-INDY: "TINHA CARRO CAPAZ DE VENCER!", DIZ KANAAN APÓS MID-OHIO.


Tony Kanaan salvou um final de semana que parecia findado ao esquecimento. Na largada do GP de Mid-Ohio, 12ª etapa da Fórmula Indy, o brasileiro teve de fazer uma manobra para não bater na sua companheira de equipe Danica Patrick — a norte-americana espalhou na primeira curva após a largada — , mas acabou atingindo outro piloto da Andretti Green, Marco Andretti, que capotou. O incidente derrubou o brasileiro da terceira para a 17ª colocação. Desde então, Tony andou muito forte e, quando não encontrou adversários, conseguia virar rápido.

Com uma estratégia diferente, Kanaan chegou a assumir a ponta e abriu quase dez segundos de vantagem para o segundo colocado, o compatriota Helio Castroneves, da Penske. Após seu último abastecimento, o baiano retornou atrás do inglês Darren Manning, da AJ Foyt. O ritmo mais lento do inglês e as travadas curvas do autódromo prejudicaram Kanaan, que perdia quase um segundo por volta em relação a Scott Dixon, Helio Castroneves e Dario Franchitti. A corrida acabou sendo decidida na última visita aos boxes. Dixon venceu, seguido por Franchitti, Castroneves e Kanaan.

"Não tinha nada que eu podia fazer (sobre o acidente). A Danica errou e esparramou na curva, tive que frear forte e comecei a rodar. Infelizmente, peguei o Marco do outro lado. Eu sinto muito pelo Marco, pois sobrou para ele. Jamais queria que acontecesse isso justamente com meus companheiros de equipe", explicou o brasileiro. Sobre a corrida, Kanaan avaliou seu desempenho. "Com certeza eu tinha um carro capaz de ganhar a prova, mas ficamos apenas em quarto. Isso é meio frustrante! Este circuito é muito difícil de ultrapassar, e isso atrapalhou demais. Minha equipe fez um excelente trabalho nos pits e nas estratégias, e eu tentei fazer o máximo na pista", comentou.

Com o GP de Mid-Ohio encerrado, a Fórmula Indy finaliza uma série de cinco corridas em cinco finais de semana consecutivos. Agora, a 13ª etapa, das 17 no total, acontece no dia 5 de Agosto, o GP de Michigan.

Foto: Dana Garret/Indycar

AndersonMarsili
Assessor de Imprensa

* GP2: BRUNO SENNA ABANDONA CEDO GP DA EUROPA.

Toque na primeira volta deixa brasileiro fora da segunda prova em Nürburgring

SÃO PAULO – Durou apenas uma volta a participação de Bruno Senna na 11ª etapa da Fórmula GP2. Depois de uma largada voadora, que o levou do 15º lugar no grid para a 10ª posição, um toque no carro do venezuelano Ernesto Viso danificou irremediavelmente a sua suspensão dianteira direita. Era o fim da segunda corrida do GP da Europa, na preliminar da Fórmula 1 em Nürburgring.

"Foi uma batidinha leve, mas bastou para quebrar a suspensão. Eu tinha saído muito bem e o carro parecia bem melhor que na prova do sábado", explicou Bruno, que ainda acumulou outro prejuízo. Com os resultados do fim de semana, o piloto da Arden International caiu da 4ª para a 7ª colocação no campeonato.
A abertura da segunda metade do calendário foi vencida pelo espanhol Javier Villa (Racing Engineering), que partiu da pole e comandou as 24 voltas sem sofrer ameaças. Apesar da queda na classificação geral, Bruno demonstra tranqüilidade quanto à segunda metade do ano. "Está muito embolado perto de mim. Só preciso voltar a pontuar, o que espero aconteça já nas próximas etapas", comentou.

O campeonato voltará a ser movimentado dias 4 e 5 de agosto, na Hungria. O circuito é ainda desconhecido de Bruno Senna, que deve fazer o reconhecimento de Hungaroring na próxima quarta ou quinta-feira. "Vou andar com uma Ferrari de rua. Não é a mesma coisa, mas sempre ajuda."

O resultado da 11ª etapa:

1 – Javier Villa (Espanha), Racing Engineering, 24 voltas em 41m36s640
2 – Kohei Hirate (Japão), Trident Racing, a 3s589
3 – Kazuki Nakajima (Japão), DAMS, a 4s056
4 – Pastor Maldonado (Venezuela), Trident Racing, a 7s710
5 – Timo Glock (Alemanha), iSport, a 9s301
6 – Lucas di Grassi (Brasil), ART GP, a 10s508
7 – Giorgio Pantano (Itália), Campos GP, a 14s375
8 – Ernesto Viso (Venezuela), Racing Engineering, a 19s401
9 – Roldán Rodríguez (Espanha), Minardi Piquet Sports, a 21s272
10 – Xandinho Negrão (Brasil), Minardi Piquet Sports, a 22s211

Classificação: 1, Timo Glock, 53 pontos; 2, Lucas di Grassi, 46; 3, Luca Filippi, 35; 4, Giorgio Pantano, 28; 5, Pastor Maldonado e Kazuki Nakajima, 25; 7, Bruno Senna, 24; 8, Javier Villa, 21; 9, Andreas Zuber, 20; 10, Mike Conway, 13.

Imprensa Bruno Senna

* KART: FÁBIO FOGAÇA AMPLIA LIDERANÇA NO CAMPEONATO DE ALDEIA DA SERRA.

Sorocabano largou da pole position e vence segunda prova no campeonato

O sorocabano Fábio Fogaça ampliou a sua liderança no Campeonato Aldeia da Serra de Kart, que teve a sua quarta etapa realizada no último sábado (21/7) no Kartódromo Internacional de Aldeia da Serra, em Barueri (SP), passando a somar 63 pontos contra 38 do carioca Yuri Alves, vice-líder e atual campeão brasileiro da modalidade. Ele largou da pole position e conquistou sua segunda vitória no certame, completando as 25 voltas em 14min03s558. "Estou contente por ter vencido e ampliado a minha margem no campeonato, mas foi uma corrida muito difícil", contou o filho de Djalma Fogaça, piloto e chefe da equipe Ford Racing Trucks/DF Motorsport na Fórmula Truck.

No treino de classificação Fábio Fogaça conquistou a pole position entre os Graduados com a marca de 33s560, enquanto Thiago Torres, o segundo mais rápido, marcou o tempo de 33s943. Na corrida, Fogacinha largou bem, mas a partir da terceira volta começou a ter problemas com o câmbio, que quebrou a quinta marcha. No meio da corrida um concorrente tentou uma ultrapassagem em local inapropriado e acabaram se chocando, provocando a quebra da carenagem e amassando o escapamento do kart do sorocabano. "Não deu para entender o que ele quis fazer naquela curva. Ainda bem que eu não fiquei fora da corrida", desabafou o piloto da Roda Motors.
Mesmo com a queda de rendimento do motor depois do acidente, que permitiu que Thiago Torres ganhasse os dois pontos pela volta mais rápida com 33s469, Fábio Fogaça ainda conseguiu completar a prova na primeira posição e pode comemorar o fechamento da primeira metade do campeonato com ampla vantagem. A 5ª etapa do Campeonato Aldeia da Serra de Kart será realizada dia 22 de setembro.

Os seis primeiros na categoria RD 135 Graduados do Campeonato de Aldeia da Serra, após três etapas são:
1. Fábio Fogaça, 63;
2. Yuri Alves, 38;
3. Thiago Torres, 31;
4. Danilo Ramalho, 30;
5. Alan Sinthes, 13;
6. Paulo Salustiano, 12.
Fotos: Mastermidia
Mastermidia
J.Otazú

* GP2: VILLA VENCE E GLOCK ABRE VANTAGEM NA LIDERANÇA.

Xandinho Negrão é 10º na "sprint race" do GP da Europa

SÃO PAULO – O espanhol Javier Villa soube tirar proveito do regulamento e conquistou neste domingo em Nürburgring (Alemanha) sua segunda vitória na Fórmula GP2 em 2007. Oitavo colocado na abertura da rodada dupla do GP da Europa, o piloto da Racing Engineering largou na pole, beneficiado pelo formato de grid invertido dos oito primeiros da véspera, e liderou as 24 voltas da "sprint race" – corrida com 2/3 da duração da primeira. O alemão Timo Glock (iSport) terminou em 5º e ampliou a vantagem sobre o vice-líder Lucas di Grassi, 6º na bandeirada e único brasileiro a chegar à zona de pontos. Xandinho Negrão (Medley) foi o 10º e Bruno Senna (Arden) abandonou na primeira volta.

Villa saiu bem e distanciou-se rapidamente dos perseguidores. O mais próximo era Adrian Zaugg (Arden), mas o sul-africano ficou fora da prova depois de receber um toque na ultrapassagem de Kohei Hirate (Trident Racing). A partir de então, o segundo lugar foi intensamente entre Hirate e outro japonês, Kazuki Nakajima (DAMS), que fechou em terceiro e subiu ao pódio na mesma posição pela quarta vez consecutiva.

Embora sem pontuar, Xandinho Negrão voltou a fazer uma corrida consistente e sem erros depois de partir em 12º. "Mexemos bastante no carro, principalmente na suspensão dianteira, e o rendimento melhorou em comparação com a primeira corrida. No início, levei um chega-pra-lá do meu companheiro e fiquei atrás dele. Eu era mais rápido, mas não encontrei a oportunidade de superá-lo e nem achei prudente tentar uma manobra mais arriscada por causa de um 9º lugar", comentou.

Xandinho disse que, mesmo sem ter conseguido subir na classificação do campeonato, largar e terminar as duas provas foi importante. "Acho que fiz uma boa prova no sábado. Mesmo caindo para as últimas posições por ter saído da pista para evitar uma batida num carro que rodou à minha frente, me recuperei bem, fiz várias ultrapassagens e andei num ritmo bom mesmo com o carro ruim. Poderia ter terminado talvez até entre os oito primeiros e tido uma melhor sorte hoje, quando o carro esteve legal", concluiu.

O resultado da prova:

1 – Javier Villa (Espanha). Racing Engineering, 24 voltas em 41min36s640
2 – Kohei Hirate (Japão), Trident Racing, a 3s589
3 – Kazuki Nakajima (Japão), DAMS, a 4s056
4 – Pastor Maldonado (Venezuela), Trident Racing, a 7s710
5 – Timo Glock (Alemanha), iSport, a 9s301
6 – Lucas di Grassi (Brasil), ART GP, a 10s508
7 – Giorgio Pantano (Itália), Campos GP, a 14s375
8 – Ernesto Viso (Venezuela), Racing Engineering, a 19s401
9 – Roldán Rodríguez (Espanha), Minardi Piquet Sports, a 21s272
10 – Xandinho Negrão (Brasil), Minardi Piquet Sports, a 22s211

A nova classificação: 1, Timo Glock, 53 pontos; 2, Lucas di Grassi, 46; 3, Luca Filippi, 35; 4, Giorgio Pantano, 28; 5, Pastor Maldonado e Kazuki Nakajima, 25; 7, Bruno Senna, 24; 8, Javier Villa, 21; 9, Andreas Zuber, 20; 10, Mike Conway, 13; 21, Xandinho Negrão, 1 ponto.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

* GP2: LUCAS DI GRASSI COMPLETA RODADA EM NURBURGRING SOMANDO MAIS UM PONTO NO CAMPEONATO.




Depois do pódio na etapa de sábado, brasileiro foi o sexto neste domingo em Nurburgring e segue na vice-liderança isolada da competição

NURBURGRING – Onze provas, quatro pódios, pontos marcados em 10 etapas e a vice-liderança isolada na temporada 2007 da Fórmula GP2. Com esse bom desempenho o brasileiro Lucas di Grassi, da equipe ART Grand Prix, completou neste final de semana (dias 21 e 22) a primeira metade do campeonato deste ano, após a rodada realizada em Nurburgring (Ale).

Depois do segundo lugar na etapa de sábado, Lucas partiu da sétima posição neste domingo (seguindo o que prevê o regulamento, onde os oito primeiros na primeira corrida largam em posições invertidas). Mesmo levando um toque de Giorgio Pantano logo na primeira volta, o que danificou um pouco seu carro, Lucas conseguiu permanecer na pista e terminou a 11ª etapa em sexto lugar, somando mais um ponto no campeonato.

O alemão Timo Glock foi o quinto e permanece na liderança, com 53 pontos. Lucas, com 46, é o vice-líder e melhor brasileiro na competição.
A vitória neste domingo ficou com o espanhol Javier Villa, que partiu da pole position e completou as 24 voltas em 41min36s640. A próxima rodada da GP2 será realizada nos dias 4 e 5 de agosto na Hungria.
"Logo depois da largada, o Pantano me jogou para fora da pista e o carro ficou um pouco ruim depois da batida. O Glock aproveitou a confusão e nos ultrapassou neste momento", contou Di Grassi, de 22 anos.

"Mesmo sem estar 100%, meu carro tinha um bom desempenho, mas aqui é muito difícil de ultrapassar. Além disso, o Glock não cometeu nenhum erro", analisou o brasileiro.

"Mas conseguimos mais um pontinho e, no geral, foi um bom final de semana. Estou a apenas sete pontos do Glock, na vice-liderança isolada e o meu carro se mostrou mais veloz que o da iSport nesta corrida. Então isso é um bom sinal para a rodada na Hungria daqui duas semanas", completou o piloto paulista.

Confira os melhores e a posição dos brasileiros na 11ª etapa:

1. Javier Villa Racing Engineering 24 voltas em 41min36s640
2. Kohei Hirate Trident Racing + 3s589
3. Kazuki Nakajima DAMS + 4s056
4. Pastor Maldonado Trident Racing + 7s710
5. Timo Glock iSport International + 9s301
6. Lucas di Grassi ART Grand Prix + 10s508
7. Giorgio Pantano Campos Grand Prix + 14s375
8. Ernesto Viso Racing Engineering + 19s401
9. Roldan Rodriguez Minardi Piquet Sports + 21s272
10. Xandinho Negrão Minardi Piquet Sports + 22s211
Bruno Senna Arden International Não completou
Melhor volta: Sebastien Buemi

Classificação do campeonato, após 11 etapas: 1. Timo Glock, 53 pontos; 2. Lucas di Grassi, 46; 3. Luca Filippi, 35; 4 Giorgio Pantano, 28; 5. Pastor Maldonado e Kazuki Nakajima, 25; 7. Bruno Senna, 24; 8. Javier Villa, 21; 9. Andreas Zuber, 20; 10. Mike Conway, 13.

Fotos: Andrew Ferraro

ReUnion Press
Fernanda Gonçalves

* F-BMW ALEMÃ: GERONIMI É O 10º COLOCADO NA SEGUNDA CORRIDA EM NURBURGRING.


Brasileiro também está em décimo lugar no campeonato e é o quarto melhor estreante

Nurburgring – Em sua primeira temporada com monopostos, o paulista Tiago Geronimi vem colhendo bons resultados. Em oito corridas da Fórmula BMW Alemã, ele terminou seis delas entre os 10 primeiros. Neste domingo (dia 22), repetiu o feito. O piloto, da equipe Eifelland-Racing, cruzou a linha de chegada na décima posição na prova que completou a 4ª etapa em rodada dupla da competição no circuito de Nurburgring (Ale).

A vitória ficou mais uma vez com o espanhol Daniel Campos, companheiro de Geronimi, que já havia vencido a corrida de sábado (21), quando o brasileiro foi o sétimo. Jens Klingmann terminou em segundo e segue na liderança da competição, agora com 331 pontos.
Com 154 pontos, Tiago está em décimo na tabela de classificação e é o quarto no campeonato de estreantes. "Fiz uma boa largada e de 14º pulei para o nono lugar. Ainda cheguei a brigar pela oitava posição, mas o rendimento do carro piorou e fui ficando para trás. Não sei o que aconteceu, mas não conseguia andar rápido", comentou o piloto, de apenas 18 anos.

Apesar de estar entre os top 10 na maioria das provas, o piloto quer mais. "Por ser o meu primeiro ano, está sendo um bom campeonato, mas quero chegar entre os seis. Para isso, precisamos melhorar nossa performance na classificação e largar mais à frente", destacou.

Na próxima semana, os 24 pilotos da F-BMW Alemã voltam à pista para a disputa da 5ª etapa em Zandvoort (Hol), pista desconhecida por Geronimi. "Nunca estive lá, mas já vou começar a coletar dados sobre o circuito para já chegar com informações sobre a pista", finalizou.

Confira o resultado da oitava prova do ano:

1. Daniel Campos-Hull (ESP/Eifelland Racing) 21min23s012
2. Jens Klingmann (Leimen/Eifelland Racing) a 3s791
3. Adrien Tambay (FRA/Josef Kaufmann Racing) a 5s554
4. Philipp Eng (AUT/ADAC Berlin- Brandenburg) a 6s582
5. Marco Wittmann (Markt Erlbach/Josef Kaufmann Racing) a 7s675
6. Maximilian Wissel (Hörstein/GU-Racing Team International) a 10s540
7. Jens Höing (Berlin/GU-Racing Team International) a 14s321
8. Mathijs Harkema (HOL/Josef Kaufmann Racing) a 14s458
9. Henry Surtees (GB/ADAC Berlin-Brandenburg) a 15s185
10. Tiago Geronimi (BRA/Eifelland Racing) a 18s953
13. Pedro Bianchini (BRA/ADAC Berlin-Brandenburg) a 20s892

Classificação do campeonato, após 8 de 18 provas:

1. Klingmann (331 pontos), 2. Campos-Hull (315), 3. Wittmann (282), 4. Eng (264 Punkte), 5. Quinn (233), 6. Tambay (221), 7. Harkema (178), 8. Wissel (171), 9. Mirocha (159), 10. Geronimi (154), 11. Pommer (136), 12. Höing (112), 13. Seidlitz (110), 14. Glansdorp (94), 15. Curridor (90), 16. Varbitcaliev (86), 17. Dietrich (76), 18. Wagner (76, retired), 19. Gaitan (68), 20. Walter (66), 21. Bianchini (50), 22. Zettl (50), 23. Hylkema (48), 24. Surtees (24), 25. Harnagea (8).

O campeonato de estreantes está assim:

1. Wittmann (282 pontos), 2. Tambay (221), 3. Mirocha (159), 4. Geronimi (154), 5. Pommer (136), 6. Seidlitz (110), 7. Glansdorp (94), 8. Curridor (90), 9. Varbitcaliev (86), 10. Wagner (76), 11. Walter (66), 12. Bianchini (50), 13. Zettl (50), 14. Hylkema (48), 15. Surtees (24)

ReUnion Press
Fernanda Gonçalves / Milla Delfino / André Stepan