COMPRE AGORA

quinta-feira, dezembro 11, 2008

Abeiva

Associadas registram queda de 43% nas vendas em novembro

11/12/2008 – As importadoras oficiais filiadas à Abeiva – Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores – BMW, Chana, CN Auto, Chrysler, Dodge, Effa Motors, Ferrari, Jeep, Kia Motors, Maserati, Pagani, Porsche, SsangYong e Suzuki – emplacaram em novembro 1.824 unidades, quantidade 43,6% inferior ao mês anterior, quando 3.236 veículos foram entregues aos consumidores finais. Em relação a novembro de 2007, porém, o índice de crescimento é de 33,2% - 1.824 unidades contra 1.369.

No acumulado de janeiro a novembro de 2008 em relação a igual período do ano anterior, no entanto, os registros de emplacamento acusam aumento de 203,4%. São 28.026 unidades contra 9.237 veículos.

Os números de vendas no atacado, por sua vez, mostraram uma queda menor. Com 2.046 unidades comercializadas, em novembro no atacado, a queda foi de 21,7% ante aos 2.616 veículos vendidos em outubro último. Assim como em emplacamentos, as vendas no atacado em novembro foram 12,4% superiores a igual período de 2007 – 2.046 unidades contra 1.819 importados.

No acumulado do ano, as vendas no atacado em 2008 alcançaram 29.642 unidades, 173,8% mais em relação aos 10.825 veículos em 2007.

Segundo Jörg Henning Dornbusch, presidente da Abeiva, “embora a crise esteja se mostrando mais acentuada nos Estados Unidos e na Europa, obviamente o mercado brasileiro ressentiu a onda de pessimismo. De qualquer forma, as nossas associadas estão se esforçando ao máximo para que os importadores oficiais cheguem às vendas totais em 2008, no atacado, em 32 mil unidades, como havíamos anunciado no início do segundo semestre. Para isso, todas as associadas estão mantendo seus preços inalterados, com exceção dos produtos 09/09 que receberam, por exemplo, atualizações tecnológicas, o chamado facelift, no caso de algumas importadoras”.

Com a venda no atacado, em novembro, de 2.046 unidades, e o acumulado de janeiro a novembro de 29.642 veículos, as associadas à Abeiva significaram, respectivamente, uma participação de 1,45% e 1,14% do mercado interno brasileiro.

Textofinal de Comunicação Integrada
Koichiro Matsuo – MTb 13 224

Nenhum comentário: