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terça-feira, dezembro 16, 2008

CORREIAS, TENSIONADORES E MANGUEIRAS: 
REVISÃO E MANUTENÇÃO PREVENTIVA 
SÃO FUNDAMENTAIS NAS VIAGENS DE FÉRIAS

Com o início das férias escolares e a aproximação das festas de final de ano, milhões de pessoas colocam os seus carros nas estradas em busca das sonhadas férias. Mas, para muitos, o sonho se transforma em pesadelo poucos quilômetros depois, com uma quebra inesperada, horas a espera de socorro e uma grande conta na oficina.
 
Para evitar esses transtornos, a Gates - um dos maiores fabricantes mundiais de correias, tensionadores e mangueiras - reuniu algumas dicas práticas de inspeção e manutenção preventiva da sua linha de produtos. Em poucos minutos, é possível garantir uma viagem livre de vazamentos, superaquecimentos e panes por quebra de correia.
 
 Mangueiras e Abraçadeiras
 
Expostas ao calor intenso sob o capô, poluição e vibrações do motor, as mangueiras e abraçadeiras merecem uma atenta inspeção visual, principalmente se tiverem mais de um ano ou 60.000 km.
 
No sistema de arrefecimento, é importante procurar vazamentos nas conexões das mangueiras com o radiador, vaso de expansão, bloco do motor, etc. Se houverem, confira o aperto das abraçadeiras. Caso não resolva, o ideal é trocá-las e, se preciso, também as mangueiras.
 
Todas as mangueiras do veículo (sejam de água, combustível, freios, fluido da direção hidráulica, ar-condicionado, etc.) precisam estar com a borracha perfeita, sem sinais de trincas, malha aparente, desgastes, deformações ou amolecimentos.
 
Ao encontrar esses problemas, o ideal é trocar a peça e garantir que a origem da falha foi sanada. Por exemplo, um mau funcionamento da bomba d'água, vazamento de óleo sobre a mangueira ou quebra de um suporte que gerou o desgaste por contato direto.
 
 
Tensionadores e Polias
 
Na maioria das vezes, os tensionadores e polias das correias "avisam" quando estão com problemas. O primeiro sinal é o aparecimento de ruídos estranhos no funcionamento do motor, principalmente quando as luzes estão acesas e o desembaçador ligado, o ar-condicionado no máximo ou ao virar o volante, nos carros com direção hidráulica.
 
Para procurar falhas nesses componentes, o ideal é ligar o carro, todo o sistema de iluminação e, se houver, acionar o ar e a direção. Com o sistema "carregado", passe a procurar por ruídos anormais e as suas origens, além de folgas ou vibrações excessivas, desalinhamentos, trincas e amassados, vazamentos de graxa ou engripamentos.
 
 
Atenção nas Correias
 
Nas últimas férias, um levantamento das concessionárias de rodovias de São Paulo apontou a quebra da correia sincronizadora (dentada) como a principal falha mecânica atendida pelas equipes de apoio. Sinais claros de falta de inspeção e troca preventiva da peça.
 
A Gates recomenda que a correia sincronizadora seja trocada sempre de acordo com as indicações do fabricante do veículo ou, em média, a cada 40.000 km (correias em Cloropreno, para veículos fabricados até 1995) ou 60.000 km, no caso da nova geração em HNBR. Antes de viajar, o ideal é pedir ao mecânico que faça uma inspeção visual da peça e do tensionador. 
 
Mas não é apenas a correia dentada que pode deixar um carro pelo caminho. Como acionam componentes vitais, como o alternador ou até o ventilador do radiador (nos mais antigos), as correias V e micro V também merecem uma atenção especial. É importante trocá-las dentro dos períodos indicados ou, em média, a cada 40.000 km.
 
Na inspeção visual, é importante buscar sinais de trincas na borracha, desgastes irregulares, vitrificação, desprendimento de partes, trabalho em posição forçada, desalinhamento em relação às polias e até se pedras ou outras sujeiras não entraram nos canais da correia. Nos sistemas antigos, também é preciso ajustar a folga.
 
 
Líder Mundial em Correias
 
Fundada nos Estados Unidos em 1911, a Gates é líder mundial em correias. Presente no Brasil há 40 anos, produz uma ampla linha de mangueiras, tensionadores e correias. É a maior fornecedora de correias e tensionadores para as montadoras nacionais e oferece a mais completa linha de correias do mercado de reposição.
 
Douglas Cavallari - Taller Comunicação

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