COMPRE AGORA

sexta-feira, dezembro 26, 2008


Crise faz equipes gastarem menos com apresentações de carros

A pompa, o luxo e as luzes que tradicionalmente marcam as apresentações dos novos carros das equipes da Fórmula 1 ficaram para trás. Em tempos de crise econômica mundial, os modelos que entrarão nas pistas durante a temporada 2009 serão mostrados ao público de forma discreta: a Toyota, por exemplo, utilizará somente a internet para fazê-lo, enquanto Renault, Williams e BMW estrearão seus monopostos em testes particulares.

Devido à crise financeira que se instalou no planeta e já causaram a saída da Honda na Fórmula 1, as escuderias estão sendo obrigadas a reduzir custos até mesmo na apresentação de seus veículos. Portanto, grandes festas como a que foi organizada pela McLaren para exibir seu carro de 2007, com fogos de artifício, atuações do Circo do Sol e gastos da ordem de 4 milhões de euros (cerca de R$ 13 mi), estão descartadas para o ano que vem.

Nesse contexto, salta aos olhos a iniciativa da Toyota, que realizará uma exibição virtual para comemorar o lançamento do TF109 o modelo será mostrado em 15 de janeiro no site oficial do time japonês, somente indo à pista do circuito de Algarve, em Portugal, cinco dias depois.

O recém-inagurado autódromo lusitano também foi o local escolhido para o debute do novo carro da Renault, apresentado com Fernando Alonso e cia. a custos que, segundo o diário espanhol Marca", chegam somente a 7 mil euros por dia (R$ 23 mil). O FW31, veículo 2009 da Williams, também estará à disposição do público de forma inédita em uma pista: a equipe inglesa recorreu aos preços acessíveis do aluguel da de Portimao, mais uma localizada em solo português.

McLaren na fábrica; Ferrari e BMW seguem programação: Das três principais escuderias da Fórmula 1 na última temporada, somente a McLaren mudará sua programação no que toca à apresentação de seu novo carro. Ao contrário do luxo dos anos anteriores, a escuderia inglesa promoverá o MP4-24 sem muita pompa, no Centro Tecnológico de Woking, sua sede.

Ferrari e BMW, que já não costumavam gastar muito para exibir seus monopostos, manterão suas respectivas políticas. Enquanto a equipe italiana deixará os jornalistas observarem seu modelo 2009 em Maranello, a alemã levará o F1.09 ao circuito de Valência, onde serão realizadas voltas de instalação.

fonte: Gazeta Press

Nenhum comentário: