COMPRE AGORA

quinta-feira, junho 22, 2006

* DAKAR 2007: EQUIPE PETROBRAS LUBRAX GARANTE VAGA NO DAKAR 2007

Brasileiros comemoram 20 anos de participações consecutivas no Rally Paris-Dakar

Na semana passada a organização do Rali Dakar divulgou que as inscrições para a 29ª edição da competição haviam se encerrada por excesso de competidores. Na segunda-feira, dia 19 de junho a Equipe Petrobras Lubrax, a única no mundo a competir nas três categorias – moto, carro e caminhão – recebeu a confirmação de um representante da organização que está garantida a sua 20ª participação consecutiva no Dakar.

"Com esta confirmação a Equipe Petrobras Lubrax dá início a uma conquista muito importante para o Brasil. Em um ano que os brasileiros poderão comemorar um possível hexacampeonato da seleção, nós festejaremos nossa vigésima participação consecutiva no rali", disse o piloto de caminhão André Azevedo que já acumula um título de campeão na categoria moto maratona em 1991 e um vice-campeonato na categoria caminhão em 2003 no Rally Paris-Dakar. A Equipe Petrobras Lubrax conta com Klever Kolberg no volante da Pajero Full e Eduardo Bampi na navegação do carro. André Azevedo e Maykel Justo formam a dupla de caminhão da equipe e completando o time o irmão mais novo de André, Jean Azevedo que pilota a moto KTM.

Para este ano a equipe programa alguns eventos para festejar a data comemorativa não só para o grupo, mas para o Brasil, que já pode dizer que tem a experiência de duas décadas no rali mais desafiador do mundo e alguns títulos na bagagem: André Azevedo: vice-campeão do Rally Paris-Dakar - Cat. Motos 600 cc (1990); campeão do Rally Paris-Dakar - Cat. Motos Maratona (1991); vice-campeão do Rally Paris-Dakar - Cat. Motos Maratona Monocilindro (1994); vice-campeão do Rally Dakar-Agades-Dakar - Cat. Motos Produção (1997); vice-campeão do Rally Paris-Dakar - Cat. Caminhões (2003); Klever Kolberg: Campeão do Rally Paris-Dakar - Cat. Motos Maratona (1993); vice-campeão do Rally Paris-Moscou-Pequim - Cat. Motos Maratona (1995); vice-campeão do Rally Granada-Dakar - Cat. Carros Maratona (1999); vice-campeão Rally Paris-Dakar-Cairo - Cat. Carros Maratona (2000); vice-campeão do Rally Paris-Dakar - Cat. Carros Super Production Diesel (2002) Jean Azevedo: campeão Paris-Dakar – Cat Moto Production (1997); bicampeão do Rally Paris-Dakar Cat. Moto Production (2003)

Poucas vagas para o Dakar 2007

A notícia que as inscrições para todas as categorias do Dakar haviam se encerrado em apenas duas semanas por excesso de competidores e poucas vagas deixou alguns esportistas desolados. Apesar de ser algo recorrente nos últimos anos, muitos sonham em realizar a primeira participação no evento, mas como os organizadores da competição precisam seguir a cartilha não há como inserir todos aqueles que querem competir no deserto do Saara. É preciso um número máximo de equipes em cada categoria para que não haja nenhum problema na matemática do rali.

Este ano a organização limitou as vagas para as categorias em: 240 vagas para moto, 185 vagas para carros e 80 para caminhões. E em apenas duas semanas eles já haviam recebido, 330 inscrições para motos, 240 para carros e mais de 100 para caminhões.

De acordo com André Azevedo, a organização chega a estes números máximos pela logística necessária para a segurança, a alimentação e o combustível. Outro fator relevante, de acordo com o piloto, é o tempo gasto na largada com tantos competidores. "No inicio do rali, quando todos competidores ainda estão na prova, só de largada às vezes demora mais de 5 horas entre a primeira moto e o último caminhão", destacou o piloto campeão do Dakar.

Outro elemento importante nessa conta é o fato de que algumas federações internacionais de automobilismo e de motociclismo impõe regras na quantidade de horas que não se pode competir sem a luz do sol nas provas de cross-country. Por isso, em algumas etapas da última edição do Dakar a organização resolveu inovar na largada das motos: os últimos largaram primeiro dando mais chance de luz aos mais lentos da categoria. O normal para a largada é a ordem de chegada no dia anterior.

O crédito das imagens é de Charles Maindru

Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Eurofarma, Banco Mercedes-Benz, Mercedes-Benz Caminhões, Mercedes Seguros, Planac Informática, Sadia, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Artfix e Dakar Promoções.


Karin Hetschko
Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax

Nenhum comentário: