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segunda-feira, junho 26, 2006

* RALLY PAULISTA: SUCESSO APESAR DA "BUROCRACIA" POLÍTICA.

Foi realizada neste final de semana, na cidade de Bragança Paulista (SP), a terceira etapa do Campeonato Paulista de Rally de Velocidade. A prova que deveria acontecer em trechos previamente escolhidos, compreendidos em estradas da zona rural de Bragança, precisou ser totalmente alterada a apenas 48 horas antes do início por conta de solicitações estapafúrdias, para não dizê-las insanas, que continham desde a exigência de cheque calção até um vultuoso seguro, no valor de R$ 500.000,00, que diga-se de passagem é duas vezes mais alto do que o valor de todos os carros participantes da prova.

O que causou maior espanto, é que em casos de acidentes acontecidos com carros, pilotos e terceiros durante a prova, já conta com seguro obrigatório pago por todos os participantes no ato da inscrição. Não se entende o porque do nobre secretário tentar gerir valores a serem imputados.

Não bastasse os fatos monetários que dificultavam, por si só a realização do evento conforme havia sido exaustivamente preparado durante todo o mês, veio o nobre secretário discutir a credibilidade da FASP – Federação de Automobilismo de São Paulo e seu representante constituído para a prova, Sr. Marcelo Levy. Fato este, que por não ter sido convencido de sua existência, por que os organizadores não dispunham da ATA que nomeava nosso querido e respeitado Presidente Sr. Rubens Carpinelli, tratados por todos como Professor. Dando por cancelada a prova após esta constatação.

Mesmo com todos estes contratempos, nesta etapa do Paulista de Rally de Velocidade pode se fazer notar a eficiência da equipe da KGA Eventos que definiu novo roteiro em menos de 48 horas. Levantamento, planilha, assentamentos nos trechos escolhidos e até mesmo algumas mudanças, diminuindo para seis o número de especiais e reduzindo em 200 metros a final do segundo trecho. No total o rally ficou com 46,47 km, 44,54 km de especiais (trechos cronometrados) e 1,93 km de deslocamento.

No entanto, deve-se ressaltar que a prova foi atípica, disputada em terreno mais apropriado para o cross-country e, realizada em uma propriedade privada, graças a boa vontade de um empreendedor local, Sr. Marcelo Rossi cuja a intenção é construir três pistas off-road na Fazenda do Trigo, local onde foi realizada a etapa. "Agradecemos ao Silvio Abravanel e ao Marcelo Rossi por nos ajudarem a realizar o evento e sentimos muito que a prova tenha sido realizada neste tipo de terreno e longe da população, uma vez que o secretário de segurança da cidade não nos deu outra alternativa", afirma Ivan Bertagna, diretor de prova.

Quanto à prova, a briga pelas primeiras posições ficou entre Douver Paganini / Reinaldo Jr. e Luiz Facco / Walace Schmidt, que até nas penalizações se equipararam: Facco / Schmidt no controle de chegada e Paganini / R.F. Jr. por queimar a largada. No final, a dupla Paganini / R. F. Jr. levou a melhor e venceu, tanto na geral como na A6.

Na A6, uma bela surpresa a dupla Eduardo Dal Maso e Maurício Mota mesmo forfetando (na gíria do rally não terminando uma especial) conquistou a segunda colocação. Dal Maso estava muito animado pois volta às competições off-road após 20 anos.

A categoria N2 está se tornando cada vez mais forte e mais competitiva do certame paulista, com três vencedores diferentes em três etapas realizadas: Haroldo e Cid Soares, em Piracaia; Patrick e Pablo Pinzan, em Serra Negra e, Luiz Facco / Walace von Schimdt, em Bragança Paulista. Nesta mesma categoria temos outra dupla que volta depois de 20 anos e já conquistando bons resultados – Pippo Gentile e Ricardo Gaspar – que terminaram a prova na segunda colocação e de quebra com um ponto extra por ter feito o melhor tempo da última especial.

Dois abandonos marcaram a competição: Ernesto Farias e Igor Spacek que bateram na primeira especial e Patrick e Pablo Pinzan, vencedores em Serra Negra, por problemas mecânicos. O Rally de Bragança Paulista também sentiu a falta dos irmãos Soares que estavam em Minas, disputando a quarta etapa do Mineiro de Velocidade.

Resultado oficial da prova:

A6
1) 101-Douver Paganini / R. F. Junior (VW GOL), em 52min40s6;
2) 115-Dal Maso / Mauricio Mota (vw voyage), a 10min27s3;

N2
1) Luiz Facco / Walace von Schmidt (PEUGEOT 206), em 52min54s1;
2) Pippo Gentile / Ricardo Gaspar (PEUGEOT 206), a 59s6;
3) Francisco Vital / Rodrigo König (PALIO 2001), a 1min30s2;
4) Gustavo Mantovani / Luís Lange (PALIO), a 1min35s3;
5) Alexandro Quim / Jonas Gonçalves (VW GOL), a 3min37s;
6) Vander Ide / Seide Okuda (vw gol), a 5min56s5

Classificação do campeonato após três etapas:

N2

Pilotos
Haroldo Soares, 18 pontos
Pippo Gentile, 17
Luis Facco, 16
Vander Ide, 11
Patrick Pinzan, 10
Alexandro Quim, 9
Fernando Alfaya, 5
Gustavo Mantovani, 5
Fabio Jorge, 4

Navegadores
Cid Soares, 18 pontos
Ricardo Gaspar, 17
Walace Schmidt, 16
Seide Okuda, 11
Pablo Pinzan, 10
Fernando Fernandes, 5
André Alfaya, 5
Luís Lange, 5
Igor Spacek, 4
Jonas Gonçalves, 4

A6

Pilotos
Douver Paganini, 30 pontos
Helena Deyama, 11
Ernesto Faria, 8
Eduardo Dal Maso, 8

Navegadores
Reinaldo Junior, 30 pontos
Alberto Fadigatti, 11
Fabiano Rennó, 8
Maurício Mota, 8

O Campeonato Paulista de Rally de Velocidade é organizado pela KGA Eventos, com supervisão da FASP - Federação de Automobilismo de São Paulo e apoios Stamptec Indústria e Comércio de Peças Estampadas Ltda., da Revista Universo Rally, Sucos Jandaia e ABENDE – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção.
Necar Comunicação e Eventos - Assessoria do Campeonato Paulista de Rally de Velocidade


Texto: Décio Ribeiro / Vera Moraes
Foto: Vera Moraes

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