COMPRE AGORA

quinta-feira, junho 22, 2006

* F3: FORMULA 3 INGLESA COMEÇA SEQUENCIA DE CORRIDAS EM MONDELLO PARK.

Circuito irlandês, que é conhecido por ser muito estreito e dificultar as
ultrapassagens, abre uma série de cinco etapas em nove finais de semana
.

As três primeiras etapas da Fórmula 3 Inglesa trouxeram uma boa carga de trabalho aos pilotos e equipes da categoria. Mas o que se viu até aqui não pode nem ser comparado ao que os competidores vão enfrentar nas próximas nove semanas. Serão dez provas em cinco rodadas duplas durante este período. Começando neste fim de semana, em Mondello Park, na Irlanda. Há quem goste da seqüência de corridas. O brasileiro Alberto Valerio, da equipe Cesario Formula, é um deles. "O período entre as etapas era muito grande e praticamente não tivemos testes nos intervalos. Agora teremos a oportunidade de continuar o desenvolvimento do carro num espaço menor de tempo", afirma.

A disputa pelo título também deve esquentar em Mondello Park. O inglês Mike Conway tomou a primeira posição no campeonato do brasileiro Bruno Senna e parte para as provas irlandesas com a necessidade de defender a liderança e manter a vantagem que conquistou na rodada dupla anterior. O circuito, por sinal, tem algumas semelhanças com o de Pau, na França, onde foram disputadas as últimas corridas. "Eu vi a corrida do ano passado e pude perceber que a pista é bem travada, cheia de ondulações, com velocidades baixas. Parece mais um kartódromo", analisa o mineiro Alberto Valerio.

Para se ter uma idéia, em Mondello Park os carros devem atingir velocidades mais baixas do que no traçado urbano de Pau. Uma das desvantagens de Alberto Valerio é o fato de boa parte dos pilotos ter treinado na pista na temporada anterior e no início do ano, enquanto ele ainda nem conhece o desenho do circuito. Uma situação que ele tem enfrentado bem ao longo do ano, com o apoio da equipe Cesario Formula, inteiramente formada por integrantes brasileiros. "De qualquer forma, as informações que pegamos em Pau, que tem características parecidas, podem ajudar demais aqui na Irlanda", comenta.

O que deixa a equipe brasileira bastante otimista são as seis horas de treinos que vão anteceder as corridas. Tempo suficiente para conhecer o traçado e ensaiar os ajustes. "Nosso maior problema vem sendo o treino classificatório, porque nas corridas o carro da Cesario Formula vem sempre muito bem. Nossa meta aqui é melhorar a posição de largada, principalmente por se tratar de uma pista de ultrapassagens complicadas", revela Alberto Valerio, que faz sua temporada de estréia na Fórmula 3 Inglesa.

O campeonato (após 6 corridas):

1 Mike Conway 86
2 Bruno Senna 79
3 Oliver Jarvis 57
4 Maro Engel 57
5 Yelmer Buurman 54
6 Stephen Jelley 36
13 Alberto Valerio 9


Dinho Leme Comunicação

Nenhum comentário: