COMPRE AGORA

segunda-feira, agosto 07, 2006

* NELSINHO PIQUET CONQUISTA SEGUNDA VITÓRIA NA HUNGRIA E FAZ HISTÓRIA NA GP2.




Brasileiro tornou-se o primeiro piloto da categoria a vencer as duas corridas do final de semana e ainda marcar pontos pela pole e as duas melhores voltas

HUNGARORING – Duas corridas, dois cenários diferentes, o mesmo vencedor. O brasileiro Nelsinho Piquet (Oi / Unibanco) entrou para a história da Fórmula GP2, neste domingo (dia 6), ao tornar-se o primeiro piloto da categoria a vencer as duas provas do final de semana, além de somar pontos pela conquista da pole position e o registro das melhores voltas de cada etapa.

Depois da vitória arrasadora na 16ª etapa, realizada sábado (5), no circuito de Hungaroring (HUN), o piloto da Piquet Sports voltou ao lugar mais alto do pódio na prova de hoje, completando as 23 voltas em 45min59s804. Debaixo de muita chuva, Nelsinho chegou quase 13 segundos à frente do britânico Lewis Hamilton, o segundo colocado.
O marco do brasileiro na categoria ganhou destaque, especialmente, porque cada corrida teve uma história diferente. Na prova de sábado, com pista seca, ele dominou com soberania e venceu com mais de 30 segundos de vantagem para o alemão Timo Glock, que ocupou o segundo posto.

Na etapa de hoje, a chuva muito forte mudou completamente o cenário da disputa. Em virtude do regulamento da categoria, Nelsinho largou em oitavo e soube superar os obstáculos e a pista escorregadia para chegar a mais uma conquista.
A prova teve sua largada com Safety Car. Como o italiano Giorgio Pantano saiu da pista e danificou seu carro, ele teve de largar dos boxes e Nelsinho já subiu uma posição. Quando o carro de segurança deixou a pista, após três voltas, Nelsinho já pulou para quarto, depois que Jose Maria Lopes escapou e ele ultrapassou dois carros. Em seguida, o brasileiro subiu para o terceiro lugar, depois da batida do compatriota Xandinho Negrão. Quando Alex Premat rodou, Nelsinho pulou para segundo. Na sexta volta, o então líder Adam Carroll bateu na proteção de pneus e o brasileiro assumiu a ponta e chegou a sua terceira vitória no ano sem ser ameaçado.

"Sou o primeiro piloto a completar um final de semana perfeito e espero que seja o primeiro de muitos", vibrou Nelsinho. "Estava realmente muito perigoso na pista hoje e eu fiquei satisfeito quando soube que teríamos a largada lançada. Então, eu larguei de forma segura. Depois ultrapassei dois carros e, quando cheguei à liderança, apenas tentei me manter concentrado e focado", ressaltou o brasileiro de 21 anos.

"Tudo funcionou bem na corrida e agora eu espero conseguir o mesmo na Turquia", completou Nelsinho, lembrando que a próxima rodada da GP2 será realizada dentro de duas semanas no circuito de Istambul (dias 26 e 27). Restando quatro provas para o final do campeonato, o brasileiro diminuiu a diferença para o rival Lewis Hamilton para apenas 11 pontos.

A soberania de Nelsinho no difícil circuito húngaro foi acompanhada de perto pelo pai, o tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet. O sobrenome realmente já faz parte da história da pista. Vinte anos atrás, Piquet venceu a primeira etapa realizada em Hungaroring, depois de uma brilhante ultrapassagem por fora em Ayrton Senna.

Os melhores na 17ª etapa:

1. Nelsinho Piquet (BRA) 23 voltas em 45min59s804
2. Lewis Hamilton (GB) a 12s921
3. Alexandre Premat (FRA) a 26s202
4. Ernesto Viso (VEN) a 26s872
5. Timo Glock (ALE) a 27s231
6. Ferdinando Monfardini (ITA) a 41s114
Os brasileiros Xandinho Negrão e Lucas di Grassi não completaram


Volta mais rápida: Nelsinho Piquet (1min51s716 – 13ª volta)

Classificação atual do campeonato:

1. Lewis Hamilton (GB) 87 pontos
2. Nelsinho Piquet (BRA) 76
3. Alexandre Premat (FRA) 56
4. Timo Glock (ALE) 50
5. Ernesto Viso (VEN) 42
6. Gianmaria Bruni (ITA) 33
7. José Maria Lopez (ARG) 30
8. Giorgio Pântano (ITA) 28
9. Adam Carroll (GB) 26
10. Michael Ammermuller (ALE) 25


ReUnion Press
Fernanda Gonçalves
Milla Delfino


Nenhum comentário: