COMPRE AGORA

sexta-feira, junho 30, 2006

* STOCK CAR: PROGRAMAÇÃO DA QUARTA ETAPA DA STOCK CAR BRASIL 2006 COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA




Treinos têm início às 8h30, em Interlagos

São Paulo - A quarta etapa da Stock Car Brasil 2006 acontece neste final de semana, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. Pilotos e equipes de três categorias, Stock Car V8, Stock Car V8 Light e Stock Jr., vão acelerar forte em busca de importantes pontos na briga pelos títulos da temporada. A programação oficial começa nesta sexta-feira, a partir das 8h30, com os primeiros treinos livres oficiais, sendo que estão previstas duas sessões da V8 e Light e quatro da Jr. No domingo, as provas começam às 10h25, com a segunda prova da Stock Jr. , seguida da Stock Light, a partir das 11h30, e fechando com a Stock Car V8, às 13h03, esta com transmissão ao vivo pelo Canal SporTV. Os ingressos para a quarta etapa serão vendidos no domingo, a partir das 7 horas, nas bilheterias do autódromo, com valor de R$ 25,00.


Após uma paralisação de mais de 40 dias, a principal categoria do automobilismo nacional volta a ser atração. Mesmo em clima de Copa do Mundo, pilotos e equipes da V8, Light e Jr. prometem acelerar forte para conseguir o topo do pódio. Na Stock Car V8, por exemplo, o objetivo é somar pontos para estar dentro do Playoff decisivo, a partir da nona etapa, apenas com os dez mais bem classificados até o momento. Já a Light chega à sua primeira metade e o equilíbrio mostra que ninguém quer desperdiçar a chance de conseguir pontos. A Stock Jr. também está bem apertada em suas duas classes, Pro e Máster, sendo o momento ideal para abrir uma vantagem, seja ela qual for.

Na ponta da Stock Car V8, a liderança é do sul-mato-grossense Hoover Orsi, com Volkswagen Bora, que soma 56 pontos. Em segundo está o carioca Cacá Bueno, com Mitsubishi Lancer, 50 pontos, seguido por seu companheiro de equipe, o paulista Antônio Jorge, também com Mitsubishi Lancer, 41 pontos. Nesta etapa, a programação de treinos prevê dois treinos livres na sexta-feira, sendo um de 45 minutos (dois grupos) e outro de 90 minutos (máximo de 20 voltas), e um treino classificatório no sábado, de 90 minutos (máximo de 16 voltas), antes da Super Classificação.

Já na Stock Car Light a disputa está ainda mais apertada. O paulista Marcos Gomes lidera a categoria de preparação para a Stock Car V8 com 50 pontos, vindo logo em seguida Rafael Daniel, também de São Paulo, com 48. Outro paulista, Daniel Landi, ocupa a terceira colocação, com 45 pontos, enquanto o paranaense Liko Kaesemodel aparece em quarto lugar com 39. Como se vê, a categoria está bastante equilibrada e deverá mostrar isso já a partir das sessões de treino. Vale ressaltar que a Light terá sua tomada de tempos no sábado, às 13h10.

A Stock Jr. também tem apresentado emoção de sobra. A categoria estreante da Stock Car Brasil 2006 tem sido marcada por provas empolgantes e que são definidas nos últimos metros. Serão mais duas provas, ambas válidas pela quarta etapa, com destaque para os líderes das classes Pro e Máster. Na Pro, Cássio Homem de Mello (SP) está em primeiro, com 315 pontos, enquanto Felipe Polehtto (RJ) aparece em segundo lugar, 306,5. Já na Máster, Amilcar Collares (RJ) está na frente, com 305,5 pontos, seguido de Linneu Linardi (SP), 271,5.

Classificações

Stock Car V8: 1º Hoover Orsi (Volkswagen/MS), 56 pontos; 2º Cacá Bueno (Mitsubishi/RJ), 50; 3º Antônio Jorge Neto (Mitsubishi/SP), 41; 4º Alceu Feldmann (Chevrolet/PR), 32; 5º Giuliano Losacco (Chevrolet/SP), 26; 6º Thiago Camilo (Chevrolet/SP), 22; 7º Ingo Hoffmann (Mitsubishi/SP), David Muffato (Volkswagen/PR) e Guto Negrão (Chevrolet/SP), 20; 10º Popó Bueno (Chevrolet/SP), 17 pontos; 11º Rodrigo Sperafico (Chevrolet/SP) e Felipe Maluhy (Mitsubishi/SP), 16; 13º Ricardo Maurício (Chevrolet/SP), 14; 14º Pedro Gomes (Volkswagen/SP), Duda Pamplona (Mitsubishi/RJ) e Nonô Figueiredo (Chevrolet/SP), 12; 17º Paulo Salustiano (Chevrolet/SP), 6; 18º Ruben Fontes (Chevrolet/GO) e Diogo Pachenki (Chevrolet/PR), 5; 20º Jader David (Chevrolet/SP), Wanderley Reck (Chevrolet/MT) e Luiz Carreira (Chevrolet/SP), 4; 23º Gualter Salles (Chevrolet/RJ), Ricardo Etchenique (Mitsubishi/SP) e Mano Rola (Chevrolet/CE), 3; 26º Felipe Gama (Chevrolet/SP), 2; 27º Chico Serra (Volkswagen/SP).

Stock Car Light: 1º Marcos Gomes, 50 pontos; 2º Rafael Daniel, 48; 3º Daniel Landi, 45; 4º Liko Kaesemodel, 39; 5º Daniel Serra, 28; 6º Jéferson Endo, 25; 7º Afonso Bastos e Tiago Gonçalves, 23; 9º Paulo Bonifácio, 20; 10º Lucas Schowambach, 17; 11º Norberto Gresse, 16; 12º Ariel Barranco, 15; 13º Filipe Nogueira, 13; 14º Cristiano Frederico, 12; 15º Gustavo Sondermann, 10; 16º Renato Russo, 9; 17º Gustavo Sucolotti, 8; 18º Otávio Mesquita, 7; 19º Fábio Ebrahim e Fernanda Parra, 5; 21º Giuseppe Vecci, 3; 22º Alexandre Izzo e Rodrigo Stefanini, 2; 24º Leonardo Burti, 1.

Stock Jr. : Pro 1º Cássio Homem de Mello (SP), 315 pontos; 2º Felipe Polehtto (RJ), 306,5; 3º Cauê Carvalho (SP), 296; 4º Rafael Negrão (SP), 265; 5º Thiago Riberi (SP), 257; 6º Pedro Boesel (PR), 220; 7º Emerson Reck (MT), 189,5; 8º Guilherme de Conto (SP), 186; 9º Maria Cristina Moreira (RJ), 163; 10º Artur Herchcovitch (SP), 137; 11º Leandro Camargo (GO), 100; 12º Rafael Oliveira (SC) e Mario Romancini (SP), 97; 14º Wilson Júnior (PR), 88; 15º Alex Ribeiro (AM), 87; 16º Eduardo Cimirro (RS), 86; 17º Juliana Carreira (SP), 85; 18º Christian Mohr (SC), 84; 19º Adriano Griecco (SP), 83; 20º Caio Travaglini (SP), 52,5; 21º Giuliano Pilagallo (PR), 44; Máster 1º Amilcar Collares (RJ), 305,5 pontos; 2º Linneu Linardi (SP), 271,5; 3º Jason Oliveira (SP), 271; 4º João Federowicz (RJ), 204; 5º Christian Sérgio (SP) e Wanderley Reck (MT), 100; 7º José Spada (SP), 92; 8º Rodrigo Stephanini (MS), 8.

A Stock Car Brasil tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet, Volkswagen e Pirelli e co-patrocínio da Bosch, Mitsubishi, Texaco e Medley. Apoios de Cobreq, Fremax, Transzero e Binno.

Mais informações no site www.stockcar.com.br
Departamento de Comunicação da Stock Car Brasil:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga
Fotos: Carlos Pandolfe

* STOCK CAR: DUDA PAMPLONA PRESTA HOMENAGEM A PIERO GANCIA.

Duda Pamplona e equipe homenageiam
Piero Gancia, primeiro campeão brasileiro


Quarenta anos atrás o número 23, que identifica o Mitsubishi Stock Car de Duda Pamplona, já era conhecido dos fãs do automobilismo: naquela época o italiano Piero Gancia vencia corridas com seu Alfa Romeo Giulia identificado por esse numeral e tornou-se o primeiro Campeão Brasileiro de Pilotos. Competindo contra modelos importados e nacionais muitos deles mais potentes e velozes, Gancia se impôs pela regularidade enquanto seu perfil aristocrático garantiu-lhe outro título, o de "Gentleman das Pistas Brasileiras". Para celebrar essa conquista, Duda Pamplona e a equipe Officer MotorSport prestarão uma homenagem a Gancia no próximo domingo, em Interlagos, poucos antes da largada da quarta etapa do Campeonato Brasileiro mais importante da atualidade.

"Quando a equipe Officer MotorSport decidiu homenagear o primeiro campeão brasileiro de pilotos a repercussão no automobilismo foi enorme. Fui pesquisar mais sobre o assunto na internet e descobri que além de inúmeras vitórias nas pistas, Piero Gancia também ajudou muito o nosso esporte durante os anos que foi presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo", declarou Duda Pamplona ao chegar a Interlagos esta manhã.

A homenagem de Duda e sua equipe será realizada no domingo pela manhã e terá a presença de outros campeões brasileiros que já confirmaram presença, entre eles Emílio Zambello – que foi companheiro de equipe de Gancia -, Bird Clemente, Jan Balder e Bob Sharp entre eles. Segundo Fábio Gaia, o reconhecimento a Piero Gancia completa a filosofia da Officer MotorSport:
"Nossa proposta básica é apoiar valores novos, mas reconhecendo o trabalho daqueles que construíram as bases do automobilismo que nós praticamos hoje".


Sobre a Officer

Fundada há 20 anos, a Officer é uma das pioneiras no mercado brasileiro de distribuição de produtos de informática. Sua trajetória de sucesso se funde à história nacional da tecnologia; atualmente a companhia credita seu sucesso ao relacionamento com as 17 mil revendas que compõem sua carteira, e a preocupação em oferecer inovação tecnológica, soluções e ferramentas de negócios que atendam as necessidades dos parceiros. Atualmente, a Officer trabalha com marcas como HP, Microsoft, IBM, Apple, CA, Oracle, Adobe, APC, Corel, Citrix, Engetron, Epson, Fujitsu, Itaucom, Intel, Lexmark, LG, Logitech, Macromedia, Novell, Phillips, Sadig, Samsung, Sony, Symantec e Xerox.

Sobre a equipe Officer MotorSport

A Officer MotorSport nasceu em 2003 com o objetivo de unir a paixão por automobilismo ao incentivo às categorias nacionais e reconhecimento de novos talentos. Criado pela Officer, distribuidora de produtos de informática, o time conta com o apoio de grandes nomes da indústria de tecnologia como HP, Intel, Microsoft, Samsung e Oregon.

Foto: Divulgação/Bruno Terena
Assessoria de Imprensa da equipe Officer MotorSport
Jornalista responsável: Wagner Gonzalez

* STOCK CAR: KANAAN ANUNCIA NOVO PATROCÍNIO NA STOCK JR.

Durante a etapa deste fim de semana da Stock Jr, em Interlagos, os carros da Kanaan Racing terão os adesivos da Klein Tools, uma das maiores fábricas de ferramentas dos Estados Unidos, que também patrocina a equipe de Tony Kanaan na Fórmula Indy, a Andretti Green Racing. O carioca Felipe Polehtto e o paranaense Guilherme De Conto, os representantes de Kanaan na categoria, partem para mais uma rodada dupla no circuito paulista estampando os novos apoiadores.

"Será a primeira vez que corro em Interlagos, mas acho que quatro voltas serão suficientes para pegar o traçado. Eu consegui meu primeiro pódio em Campo Grande e a expectativa é diferente agora. Cheguei aqui em São Paulo pensando na vitória", enfatizou De Conto. Polehtto, que venceu a última etapa em Campo Grande, também está otimista. "A nossa expectativa é brigar pela vitória e, conseqüentemente, ter uma boa pontuação no campeonato. Interlagos é uma ótima pista que gosto bastante de guiar", explicou o carioca, vice-líder da temporada, apenas 8,5 pontos do líder.

Os carros dos dois pilotos levam as cores e o desenho do capacete do campeão da Fórmula Indy 2004. Polehtto e De Conto participaram da "Seletiva Tony Kanaan" no início do ano e conquistaram uma temporada na Stock Jr, categoria que faz parte do "circo" da Stock Car V8.

Acompanhe a programação:

Sexta-Feria (30)
1º treino – 8h30 às 8h50
2º treino – 10h50 às 11h10
3º treino – 13h10 às 13h30
4º treino – 15h30 às 15h50


Sábado (1)
1ª classificação – 8h
2ª classificação – 10h20
1ª prova – 14h40


Domingo (2)
2ª prova – 10h25


ANDERSON MARSILI

* STOCK JR: CÁSSIO HOMEM DE MELLO DEFENDE A LIDERANÇA DA STOCK JR. EM SÃO PAULO.

Piloto volta ao autódromo onde venceu as duas primeiras provas do campeonato

SÃO PAULO – O paulista Cássio Homem de Mello (Terra / LoJack/Instituto Barrichello-Kanaan/GFS) disputa a 4ª etapa da Stock Car Jr. neste final de semana (dias 1 e 2 de julho), em Interlagos (SP), e defende a liderança da competição. Após seis provas (a categoria sempre realiza duas baterias por etapa), Cássio está com 315 pontos e já conquistou duas poles, três vitórias e um total de quatro pódios.

O autódromo paulista traz boas recordações para o piloto. Na 1ª etapa, em abril, quando a categoria fez sua estréia, Cássio venceu as duas provas.
"Em todas as pistas, o objetivo é entrar para brigar pela vitória. Estou confiante, mas acho que será uma etapa difícil, principalmente porque estarei com 20 kg a mais no carro", destacou o piloto, lembrando que pela regra da categoria, os melhores na etapa anterior sempre têm o acréscimo de lastro em seus carros, com o objetivo de tornar o campeonato mais competitivo.

Na rodada passada, realizada em Campo Grande (MS), Cássio venceu a primeira corrida e terminou em quarto na segunda prova, disputada com muita chuva. O piso molhado também pode se repetir em São Paulo.

"A chuva em Campo Grande me mostrou que ainda preciso adquirir mais experiência nessas condições, por outro lado, evolui bastante nessa corrida. Se chover em Interlagos não será tão ruim, porque no molhado o peso extra no carro não faz tanta diferença", lembrou.

"De qualquer forma, a expectativa é muito grande por correr em casa e na pista que melhor conheço. O objetivo é manter a liderança do campeonato e brigar por mais pódios", finalizou Cássio, de 21 anos.

A Stock Jr. foi criada nesta temporada e corre nos mesmos finais de semana que a Stock Car V8 e a Stock Car Light.

Veja a programação para a rodada em Interlagos:

Sexta-feira (dia 30)
8h30 às 8h50 – 1º Treino Livre
10h50 às 11h10 – 2º Treino Livre
13h10 às 13h30 – 3º Treino Livre
15h30 às 15h50 – 4º Treino Livre


Sábado (dia 1)
8h00 às 8h20 – Treino Classificatório (7ª prova)
10h20 às 10h40 – Treino Classificatório (8ª prova)
14h40 – Largada 7ª prova


Domingo (dia 2)
10h25 – Largada 8ª prova


Os melhores no campeonato, após três etapas (seis corridas):
1. Cássio Homem de Mello 315 pontos
2. Felipe Polehtto 306,5
3. Cauê Carvalho 296
4. Rafael Negrão 263
5. Thiago Riberi 257
6. Pedro Boesel 220

REUNION PRESS
FERNANDA GONÇALVES
Fotos: Sergio Sanderson / Carsten Horst

* STOCK CAR LIGHT: VOLTA A INTERLAGOS É POSITIVA PARA FERNANDA PARRA.

Pela primeira vez em sua temporada de estréia na Stock Car, piloto da equipe Katalogo Racing correrá em uma pista que já conhece, e com um carro ao qual já está habituada

A volta da Stock Car Light ao Autódromo de Interlagos para a quarta etapa da temporada – neste domingo, a partir das 11h30 – é considerada positiva para a piloto da equipe Katalogo Racing Fernanda Parra. Estreante na competição, Fernanda viverá nesta prova uma situação diferente daquelas que enfrentou nas primeiras três etapas do ano, já que conhece bem o circuito paulista e se sente mais habituada ao carro da Stock Light do que no início do ano.

"Para ser competitivo no automobilismo é preciso conhecer o carro e a pista. Nas três etapas anteriores, eu estava sempre em desvantagem em um desses fatores, por ser este meu ano de estréia na categoria", explicou Fernanda. "Na primeira prova, em São Paulo, conhecia o circuito, mas não o carro. Na segunda, em Curitiba, não era íntima da pista e tinha pouca experiência com o Stock Light. Em Campo Grande, foi mais difícil ainda porque o traçado era completamente novo para mim, e não estava em boas condições por causa da chuva", disse a piloto.

Apesar das dificuldades naturais de uma temporada de estréia, Fernanda vem se destacando nas etapas iniciais e marcou pontos em suas duas primeiras corridas pela Stock Light. "Meu objetivo para essa volta a Interlagos é, novamente, pontuar. A cada corrida me sinto mais à vontade com o carro e estou bastante satisfeita com a evolução que temos conseguido", completou a piloto.

A programação da Stock Light em Interlagos é a seguinte:

Sexta-Feira
09h00 – 09h45: 1º Treino Livre Oficial (2º Grupo)
09h50 – 10h35: 1º Treino Livre Oficial (1º Grupo)
13h40 – 14h25: 2º Treino Livre Oficial (2º Grupo)
14h30 – 15h15: 2º Treino Livre Oficial (1º Grupo)


Sábado
08:30 – 09h15: 3º Treino Livre Oficial (2º Grupo)
09:20 – 10h05: 3º Treino Livre Oficial (1º Grupo)
13:10 – 14h10: Treino Classificatório


Domingo
11h30: Largada


Inova Comunicação – Rafael Durante
Foto de divulgação: André Santos

* STOCK CAR: FRANCÊS DA STOCK CAR AVISA -: BRASIL VAI CHORAR DE NOVO.



Chefe da equipe de Giuliano Losacco diz que seleção de Zidane passará às semifinais na Alemanha

SÃO PAULO – Em meio às centenas de brasileiros que estarão na torcida por Ronaldinho Gaúcho e companhia neste sábado nos boxes de Interlagos, onde a Stock Car está promovendo a quarta etapa da temporada, uma voz solitária se erguerá pelo time comandado por Zinedine Zidane. O francês Patrick Grandidier, chefe da equipe de Giuliano Losacco e Guto Negrão, assistirá à partida vestido de azul e com o coração dividido, mas com uma convicção. "Como na final de 1998, o Brasil vai chorar de novo. A França ganhará por 2 a 1", aposta.

Natural de Briey, cidadezinha na região de fronteira com a Alemanha, Patrick veio para o Brasil em 2001 para trabalhar na Equipe Medley. Até então, havia passado 17 anos na Fórmula 1 como mecânico da Larrousse, Footwork, Arrows e Jordan. Foi como funcionário da Jordan, então defendida por Ralf Schumacher e Damon Hill, que assistiu à fatídica decisão. "O jogo coincidiu com o GP da Inglaterra. Vimos o jogo num telão instalado na sede da equipe, que ficava dentro de Silverstone", lembra Patrick.

Naquele ano, Losacco morava em Monza, na Itália, e ainda tentava trilhar o caminho que leva à Fórmula 1 como piloto de Fórmula Renault da equipe Tatuus. "Aquela partida foi completamente atípica por causa do problema envolvendo o Ronaldinho. A escalação do Edmundo chegou a ser anunciada e os jogadores se abalaram com a convulsão do Ronaldinho. É verdade que a França atuou muito bem, mas o Brasil não rendeu o que podia por tudo o que aconteceu antes do jogo", ressalva Losacco.

Desta vez, o bicampeão da Stock Car espera que tudo seja diferente. "A França merece respeito, será um adversário difícil, mas o Brasil é muito forte. Ganha mesmo quando não apresenta aquilo que se espera dele. O Dida, por exemplo, parece que conta com alguma proteção especial. Os adversários chegam na cara dele e chutam para fora", espanta-se Losacco, torcedor do Palmeiras. Segundo ele, as chances do Brasil crescerão se Robinho estiver recuperado e for escalado entre os titulares. "Ele é mais ágil que o Adriano e dá mais movimentação ao ataque."

Casado com a brasileira Patrícia e com o filho Bruninho às vésperas de completar o primeiro aniversário, Patrick garante que não ficará triste em caso de uma derrota. Só não acredita nela. "Minha casa em Ribeirão Preto fica cheia de gente para ver a Copa na minha tela grande. São parentes da minha mulher, amigos e até funcionários da casa, todos torcendo pelo Brasil. O problema é que a França cresceu bastante contra a Espanha, depois de um início ruim na primeira fase. Uma final contra o Brasil era tudo o que os franceses desejavam, inclusive o presidente Jacques Chirac. Mas nos encontramos antes e alguém terá de ir embora para casa. Infelizmente para os brasileiros, não será a França..."

Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Fotos: Miguel Costa Jr.

* STOCK CAR: O IMPORTANTE É LARGAR NA FRENTE.

Pilotos que sobem no pódio na Stock Car V8 largam sempre entre os primeiros

No automobilismo moderno, a maioria das corridas são definidas logo em seu começo. Desta forma, os treinos de classificação têm adquirido uma importância cada vez mais fundamental, principalmente nas categorias em que as provas são curtas e sem pit-stop programado. É pensando nisso que o paulista Allam Khodair (Bennamed/Sorriso/Monroe) está montando a sua estratégia para os treinos oficiais que terão início nesta sexta-feira (30/6) em Interlagos, zona sul de São Paulo (SP), preparatórios para a quarta etapa da Stock Car V8, que terá largada as 13 horas de domingo (02/7), com transmissão ao vivo pelo canal SporTV.

"Em qualquer categoria, largando bem na frente, nas três primeiras filas, mesmo não tendo um excelente carro, você vai fazendo uma corrida planejada, estratégica e técnica, e tem grande chance de chegar à frente. Você faz uma corrida à parte, com todo mundo andando forte e com a pista mais livre, e acaba se livrando do bolo, do enrosco", acredita Allam Khodair, um dos pilotos mais rápidos da Stock Car, que em Curitiba largou da sétima posição e mesmo assim não pontuou.

Para se ter uma noção da importância de se largar na frente na Stock Car, o pódio das duas provas realizadas com pista seca, em São Paulo e Curitiba (PR), foi formado somente por pilotos que participaram da Super Classificação, ou seja, que largaram das cinco primeiras filas. "A história mostra que o mais importante mesmo é você partir das cinco primeiras posições", alerta o piloto da Bennamed/ Sorriso/Monroe, que quer trabalhar bastante nos dois treinos livres, pensando mais no acerto de seu Astra para aproveitar bem a performance dos pneus zero km. "No primeiro treino vamos ver mecanicamente algo diferente para ter um melhor desempenho na classificação. Vamos trabalhar para o uso dos pneus novos na classificação", define Khodair.

Em virtude do peso do treino classificatório no resultado das corridas, a organização da Stock Car V8 mudou pela terceira vez nesta temporada a formatação das práticas cronometradas, para encontrar um critério mais justo e igualitário. "A organização está procurando a receita perfeita de classificação, o que é muito difícil. O novo sistema de classificação dá a mesma condição de pista para todos.

Então, ficará mais equilibrado. No entanto, se alguém quebrar ou tiver algum problema, não tem outra chance", opina Allam Khodair.

A nova programação de treinos prevê duas práticas livres na sexta-feira, sendo uma de 45 minutos para cada grupo com metade dos pilotos inscritos, e outra de 90 minutos, reunindo todos os concorrentes, mas com direito ao máximo de 20 voltas. No sábado será realizado o treino classificatório, de 90 minutos de duração, com todos os carros juntos percorrendo o máximo de 16 voltas. Na Super Classificação participam apenas os dez mais rápidos, para reordenar as cinco primeiras filas do grid de largada.

A programação da Stock Car V8 em São Paulo é:

30/6 – Sexta-feira
11:20 – 12:05 1º Treino Livre (2º Grupo)
12:10 – 12:55 1º Treino Livre (1º Grupo)
16:00 – 17:30 2º Treino Livre (máximo 20 voltas)


01/7 - Sábado
10:50 – 12:20 1º Treino Classificatório (máximo 16 voltas)
12:50 – 13:00 Super Classificação


02/7 - Domingo
13:00 - Largada


Allam Khodair corre na Stock Car V8 com os apoios de Bennamed/Sorriso/Monroe/ Keiper Recaro/Colombo/Big TV
Visite www.allamkhodair.com.br
MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú
Foto: Carsten Horst

quinta-feira, junho 29, 2006

* STOCK CAR: STOCK LIGHT ENCERRA PRIMEIRA METADE DA TEMPORADA EM INTERLAGOS.

Campeonato tem apenas nove etapas e exige
dois descartes, o que aumenta a tensão na disputa.


O título da Stock Car leva cerca de oito meses para ser decidido, o que geralmente acontece somente na última etapa da temporada, por vezes envolvendo até mais de um piloto. Mas o calendário mostra que a competição não é assim tão longa. A corrida deste domingo (02), que será disputada em Interlagos (SP), é a quarta da temporada. O equivalente a 45% do campeonato, que possui apenas nove etapas. Considerando que o regulamento exige o descarte dos dois piores resultados de cada um, dá para entender porque os pilotos entram na pista como se estivessem decidindo um título por corrida.

Essa empolgação garante boas corridas e traz uma baita dor de cabeça aos pilotos. É preciso estar sempre atento para escapar das manobras abusadas dos adversários e evitar acidentes que comprometam a disputa pelo título. O paulista Paulo Bonifácio, que começou a temporada como um dos favoritos, segue exatamente a cartilha da cautela para se aproximar dos líderes, depois de dois abandonos em três corridas. Na única vez em que recebeu a bandeirada em 2006, em Curitiba, ficou com a segunda posição.

"Nós mostramos nos treinos e na prova de Curitiba que temos boas condições de brigar pelo título. Só não podemos é perder mais pontos. Acabei envolvido num acidente em Interlagos e tive um problema no carro em Campo Grande. Gastei meus dois descartes. O jeito agora é pensar apenas em chegar ao fim das provas e pontuar bem, porque temos força para isso", afirma o piloto, que está em nono na tabela, com 20 pontos. Seus principais adversários, que comandam a tabela, ainda precisam descartar resultados.

O líder do campeonato é Marcos Gomes, com 50 pontos, seguido por Rafael Daniel, com 48, e Daniel Landi, com 45. "O campeonato não permite erros e estamos entrando na fase mais delicada. São seis corridas pela frente, qualquer deslize pode comprometer um ano inteiro de trabalho. E no nosso caso o plano é pontuar sempre daqui em diante", analisa Boni, que soma quatro temporadas de experiência na Stock Car Light. A corrida deste domingo está prevista para as 11h30.

Crédito foto: Luca Bassani.
Dinho Leme Comunicação

* STOCK CAR: CARRO MAIS LEVE AUMENTA OTIMISMO DE SALUSTIANO PARA PROVA DE INTERLAGOS.

Remontagem deixou o carro da equipe Bennamed/Sawary/Nicoboco mais competitivo

Um carro 10 quilos mais leve, com um novo câmbio e amortecedores com uma nova configuração são as armas que Paulo Salustiano terá na quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8, neste domingo em Interlagos. Mesmo sendo o mais bem colocado entre os estreantes, Salustiano espera subir na tabela do torneio, onde está em 17º. "Já aprendi bastante em três etapas, como mostra a 10ª colocação que obtive em Campo Grande, e isso me fez mudar de objetivo. Antes, era marcar os primeiros pontos; agora, ser um dos 10 pilotos que vão disputar o campeonato".


Mesmo sabendo que sua meta é dificílima, Salustiano não faz por menos. "Pode ser que eu não chegue lá, mas tenho de tentar. E a única maneira de ficar entre os 10 é dando o melhor de mim a cada corrida. Os 10 classificados só serão definidos na oitava etapa, mas o ideal é chegar lá mais cedo para ter mais chances na fase final. Se vou conseguir ou não, não sei, mas quero ter certeza de que se ficar fora, não terá sido por omissão", diz o piloto da equipe Bennamed/Sawary/Nicoboco, que foi vice-campeão da Stock Light em 2005. "Sei que tenho muito a aprender na Stock V8. Mas andar com os melhores pilotos do Brasil é um grande estímulo para evoluir cada vez mais".

Salustiano considera a volta a Interlagos um fator favorável. "É uma pista em meu carro rende bem, como se viu na pré-temporada, quando fiz o 10º melhor tempo. O meu engenheiro, o Miguel Ferreira, vai testar os amortecedores na sexta-feira, mas se eles não forem tão bons quanto os anteriores, vamos voltar logo ao acerto que tínhamos na pré-temporada e aprimorá-lo ainda mais".

Salustiano aproveitou a longa interrupção do Brasileiro para aprimorar a forma física. "Estou melhor do que no começo do ano", revela o piloto, que sofreu uma cirurgia para extrair dois dentes e teve de ficar uma semana parado. "Foi complicado, mas agora não corro mais o risco de ter complicações em fins de semana de corrida", declarou o piloto, que voltou aos treinos de kart há duas semanas, logo que recebeu alta. "Peguei pista seca e chuva, e deu para sentir que o corpo e os reflexos estão em ordem".

Rafael Durante
Foto: Carsten Horst

* WTCC CHEGA AO BRASIL.







Pela primeira vez, a etapa do maior campeonato mundial de carros de turismo chega ao Brasil. O WTCC ocorrerá entre os dias 30/06 e 02/07, em Curitiba. A atual campeã BMW compete com 12 Séries 3.

Após o bem sucedido renascimento do Campeonato Mundial de Carros de Turismo da FIA (WTCC) no ano passado, a categoria inicia sua segunda temporada em 2006. O período entre 1987 e 2005 viu os melhores pilotos de carros de turismo do mundo lutando pelo título máximo nessa categoria, e foi sempre um piloto do BMW que levou o título de campeão mundial.

Seguindo as pistas deixadas por Roberto Ravaglia (ITA), que venceu 19 anos atrás pilotando um BMW M3, Andy Priaulx (GBR) chegou ao posto máximo de campeão no final da temporada do ano passado. Mas isto não foi tudo: o BMW conseguiu também levar o título de construtores com o BMW 320i, enquanto o piloto "corsário" do BMW Marc Hennerici (ALE) levou o Troféu dos Pilotos Independentes (Independents Trophy).

* FORMULA GP2: NELSINHO PIQUET É O MAIS RÁPIDO NO TREINO DESTA TARDE EM PAUL RICARD.

Piloto conclui testes no circuito francês entre os primeiros colocados

Paul Ricard - Mesmo não havendo corridas da GP2 durante as semanas de Copa do Mundo e enquanto a F-1 corre no Canadá e Estados Unidos, os pilotos da categoria voltaram a se encontrar nesta terça e quarta-feira, dias 27 e 28, no circuito de Paul Ricard, na França, para dois dias de treinos coletivos. Nelsinho Piquet (Autotrac / Oi / Unibanco) foi o mais rápido na sessão desta tarde com o tempo de 1min13seg774. No combinado, o brasileiro foi o segundo, atrás apenas do argentino José Maria Lopez (1min13seg728).

Na sessão da manhã de ontem, Nelsinho completou 35 voltas e foi o segundo mais rápido, registrando o tempo de 1min15seg369. No período da tarde, o filho do tricampeão mundial de Fórmula 1 fez sua melhor volta em 1min15seg365, terminando em décimo lugar. Hoje, na parte da manhã, o piloto da Piquet Sports ficou em terceiro e foi o mais veloz no fim dos treinos.

"Esses dois dias de treinos foram muito produtivos. A equipe trabalhou bastante no acerto do carro e acredito que teremos um bom resultado na próxima corrida. Quero vencer em Magny-Cours e manter um bom desempenho até o final da temporada", declarou Nelsinho.

A próxima rodada da GP2 acontece em Magny-Cours, na França, nos dias 15 e 16 de julho.

Confira os tempos da manhã desta quarta-feira:

1. José Maria Lopez (ARG) 1min13seg728 (39 voltas)
2. Timo Glock (ALE) 1min13seg845 (36)
3. Nelsinho Piquet (BRA) 1min13seg853 (43)
4. Andréas Zuber (AUT) 1min13seg892 (59)
5. Ernesto Viso (VEN) 1min13seg967 (22)
6. Gianmaria Bruni (ITA) 1min14seg101 (57)
7. Franck Perera (FRA) 1min14seg110 (45)
8. Lucas Di Grassi (BRA) 1min14seg185 (38)
9. Adam Carroll (GB) 1min14seg279 (25)
10. Luca Filippi (ITA) 1min14seg463 (38)
14. Xandinho Negrão (BRA) 1min14seg645 (54)


Veja os tempos da tarde:

1. Nelsinho Piquet (BRA) 1min13seg774 (42 voltas)
2. José Maria Lopez (ARG) 1min13seg802 (39)
3. Timo Glock (ALE) 1min13seg911 (39)
4. Clivio Piccione (MON) 1min14seg042 (28)
5. Lewis Hamilton (GB) 1min14seg310 (36)
6. Adam Carroll (GB) 1min14seg431 (42)
7. Andreas Zuber (AUT) 1min14seg667 (44)
8. Lucas Di Grassi (BRA) 1min14seg802 (37)
9. Giorgio Pantano (ITA) 1min14seg858 (39)
10. Adrian Valles (ESP) 1min14seg882 (45)
14. Xandinho Negrão (BRA) 1min14seg988 (45)


Combinado :

1. José Maria Lopez (ARG) 1min13seg728
2. Nelsinho Piquet (BRA) 1min13seg774
3. Timo Glock (ALE) 1min13seg845
4. Andréas Zuber (AUT) 1min13seg892
5. Ernesto Viso (VEN) 1min13seg967
6. Clivio Piccione (MON) 1min14seg042
7. Gianmaria Bruni (ITA) 1min14seg101
8. Franck Perera (FRA) 1min14seg110
9. Lucas Di Grassi (BRA) 1min14seg185 (38)
10. Adam Carroll (GB) 1min14seg279
11. Lewis Hamilton (GB) 1min14seg310
15. Xandinho Negrão (BRA) 1min14seg645


ReUnion Press
Milla Delfino

* STOCK CAR: FITTIPALDI E MALUHY CORREM A 4ª ETAPA EM INTERLAGOS NO EMBALO DA COPA.

De olho no desempenho da seleção brasileira de futebol, pilotos da equipe Terra Avallone prometem muita velocidade e disputa no autódromo paulista

SÃO PAULO – O circuito de Interlagos, em São Paulo, recebe a 4ª etapa da Stock Car V8, neste domingo (2 de julho), em clima de Copa do Mundo. Com o Brasil nas quartas-de-final do mundial de futebol, os pilotos também vão para o ataque e prometem muita disputa na briga por uma vaga no playoff final da categoria (que vai reunir os 10 primeiros depois da 8ª etapa).

Na equipe Terra Avallone, Christian Fittipaldi e Felipe Maluhy chegam com boas expectativas para a corrida, especialmente porque na 1ª etapa do ano, realizada no circuito paulista, Maluhy foi o pole position.


O time, no entanto, terá novidades. Como Fittipaldi corre pela Grand-Am (campeonato norte-americano de turismo), nesta quinta-feira (29), em Daytona, ele não poderá participar dos treinos livres na sexta-feira (30) em Interlagos. O piloto vai chegar à noite em São Paulo e só vai para a pista no sábado (1), direto para a classificação.

Para substituí-lo na sexta, a equipe convidou o jovem piloto Daniel Landi, atualmente o terceiro colocado na Stock Light. "O Landi é um piloto com potencial e que em breve deve estar na categoria principal. Por isso, decidimos convida-lo e estamos contentes por tê-lo no time", comentou o chefe da equipe José Avallone Neto.

Como Fittipaldi só estará na pista no sábado, o piloto ficou satisfeito com a decisão da categoria em mudar o sistema dos treinos classificatórios. Agora, haverá apenas uma sessão no sábado e, em seguida, os 10 primeiros disputam a Super Pole. Na sexta, os pilotos terão apenas treinos livres.

"Independentemente do fato de eu só chegar no sábado, eu já era a favor dessa mudança desde o início do campeonato, porque acho que precisamos ter mais treinos livres", comentou Fittipaldi. "Espero uma boa corrida e vou fazer de tudo para tentar colocar o carro na Super Pole. O Felipe foi o pole na 1ª etapa, então acho que teremos um carro bem acertado".

Neste mais de um mês em que a categoria ficou sem corridas, o que menos o piloto fez foi ficar parado. Christian correu duas etapas pela Grand-Am (6 Horas de Watkins Glen e a etapa de Mid-Ohio), disputou a tradicional 24 Horas de Le Mans e nesta quinta tem pela frente as 250 Milhas de Daytona de Grand-Am.

Já o companheiro Maluhy aproveitou a folga no calendário para cuidar da parte física e psicológica. "Cuidei muito do meu corpo e mente. Pedalo muito, durmo bem e me alimento da melhor maneira possível. Comecei a jogar golfe há seis meses e isso me ajuda muito a trabalhar a concentração", explicou.

Em 11º no campeonato, Maluhy busca um bom resultado para voltar a estar entre os 10 primeiros. "Meu objetivo é fazer uma boa volta na classificação e terminar entre os cinco primeiros. Aprendemos com a primeira etapa e vamos ter um carro mais consistente na corrida", declarou o pole na prova de abril.

O líder da Stock Car V8 é o piloto sul-mato-grossense Hoover Orsi. Cacá Bueno, vencedor da última etapa, em Campo Grande (MS), está em segundo. Os treinos têm início nesta sexta (30), a partir das 11h20. No domingo, a prova será transmitida ao vivo pelo SporTV, às 13 horas.

Veja a programação para a etapa de São Paulo da Stock Car V8:

Sexta-feira (dia 30)
11h20 às 12h05 – 1º Treino Livre (Grupo 2)
12h10 às 12h55 – 1º Treino Livre (Grupo 1)
16h00 às 17h30 – 2º Treino Livre (máximo 20 voltas)


Sábado (dia 1)
10h50 às 12h20 – 1º Treino Classificatório (máximo 16 voltas)
12h50 às 13h00 – Super Classificação


Domingo (dia 2)
13h00 – Largada 4ª etapa


Classificação do campeonato, após três etapas: 1. Hoover Orsi, 56 pontos; 2. Cacá Bueno, 50; 3. Antonio Jorge Neto, 41; 4. Alceu Feldmann, 32; 5. Giuliano Losacco, 26; 6. Tiago Camilo, 22; 7. Ingo Hoffmann, David Muffato e Guto Negrão, 20; 10. Popó Bueno, 17; 11. Felipe Maluhy e Rodrigo Sperafico, 16.

REUNION PRESS
FERNANDA GONÇALVES
FOTOS: CARSTEN HORST

* F-3 SUL-AMERICANA: RAZIA ESPERA REPETIR EM CURITIBA VITÓRIAS DO INÍCIO DA TEMPORADA.

Recordista do circuito Raul Boesel, piloto foi o ganhador das duas etapas disputadas na capital paranaense no mês de março

Com três vitórias na atual temporada da Fórmula 3 Sul-Americana e o recorde de duas das três pistas que sediaram provas da categoria em 2006 (Curitiba e Brasília), o piloto baiano Luiz Razia (Razia Sports/Cia Athletica) espera voltar ao alto do pódio na rodada dupla deste fim de semana, que será realizada no Autódromo Internacional de Pinhais, na Grande Curitiba. Ganhador das duas primeiras corridas do ano, também disputadas em Curitiba, e de uma das etapas de Brasília, Razia ocupa a vice-liderança do campeonato com 30 pontos e tem como objetivo deixar o circuito Raul Boesel mais próximo do líder, Mário Moraes, que soma 48.

"Acredito na vitória e vou para Curitiba para diminuir a diferença para o Mario Moraes, que voltou a ficar em 18 pontos depois que cai para último na corrida de domingo em Brasília, por causa da quebra de uma das velas do motor", disse o piloto, que era o líder quando parou nos boxes. "Temos um bom carro para essa pista e as duas vitórias no início do ano nos deixam mais confiantes em, pelo menos, chegar ao pódio. Marcar muitos pontos e terminar ambas as provas na frente do Marinho será o objetivo natural para as próximas corridas", completou.

O bom trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe Dragão Motorsport no carro de Luiz Razia pôde ser confirmado na última semana, quando ele ficou a apenas um décimo de segundo do recorde oficial do Autódromo de Interlagos para carros da Fórmula 3. "Fizemos um treino muito produtivo na semana passada, e só não baixei extra-oficialmente o recorde de Interlagos porque cometi um pequeno erro na minha volta mais rápida. Mesmo assim, o objetivo de fazer uma checagem geral do carro foi cumprido, e vamos para Curitiba em condições de brigar na frente", acredita o piloto.

A rodada dupla da Fórmula 3 Sul-Americana deste fim de semana vai integrar a etapa brasileira do WTCC, Campeonato Mundial de Turismo, que estréia no Brasil. A programação das duas categorias para este fim de semana é a seguinte:

Sexta-feira (30/6)
12h00 a 12h30: Treino livre F-3
13h45 a 14h15: Treino livre F-3
15h00 a 15h30: Treino livre FIA WTCC
16h45 a 17h15: Classificação F-3 8ª etapa (sábado)


Sábado (01/07)
09h00 a 09h30: Treino livre FIA WTCC
09h45 a 10h15: Classificação F-3 9ª etapa (Domingo)
12h00 a 12h30: Treino Livre FIA WTCC
13h30: Corrida 8ª etapa F.3 (30 minutos)
15h00 a 15h30: Classificação FIA WTCC


Domingo (02/07)
09h00 a 09h15: Warm-up FIA WTCC
09h30 a 09h45: Warm-up F-3
12h05: Corrida 1 - FIA WTCC (14 voltas)
13h15: Corrida 2 - FIA WTCC (14 voltas)
14h35: Corrida 9ª etapa F.3 (30 minutos)


Inova Comunicação – Rafael Durante
Foto de divulgação: Luca Bassani

* STOCK CAR: ALLAM KHODAIR ENTUSIASMADO PARA ANDAR NA FRENTE EM INTERLAGOS.

Piloto foi o autor da quarta volta mais rápida na primeira corrida em Interlagos e o que figurou mais constantemente entre os primeiros em todos os treinos.

A Stock Car Brasil vai voltar a Interlagos neste final de semana (01 e 02/7), reprisando as emoções da rodada de abertura do principal certame do automobilismo nacional. Por ser em São Paulo, onde a categoria tem um dos maiores públicos, e onde se concentram a maioria dos patrocinadores e equipes, esta quarta etapa será uma das três corridas mais importantes do ano. "Por isso, do ponto de vista promocional, é muito importante ter um bom resultado em Interlagos", aponta o paulista Allam Khodair (Bennamed/Sorriso/Monroe), autor da quarta volta mais rápida na primeira corrida e o que figurou mais constantemente entre os primeiros em todos os treinos. A prova terá largada as 13 horas, com transmissão ao vivo pelo canal SporTv.

O entusiasmo de Allam Khodair está fundamentado no bom set up que a equipe catarinense Boettger Competições tem para o seu Astra, e pelo fato de que em todos os treinos realizados em Interlagos, o jovem piloto de 25 anos de idade figurou sempre entre os mais rápidos. Nos treinos coletivos antes da abertura do campeonato foi sempre um dos cinco primeiros e nas práticas oficiais foi o 11º no primeiro treino cronometrado, o quarto na segunda sessão, o oitavo no terceiro treino classificatório, garantindo um lugar na sexta fila do grid de largada após mesclarem os tempos, com uma marca apenas 0s268 atrás do pole position. "Quero voltar a ter um bom desempenho nos treinos e na corrida, como vem acontecendo desde a primeira etapa, justamente em São Paulo", torce Khodair.

Na primeira corrida de sua segunda temporada na Stock Car, Khodair teve um carro rápido, e só não chegou ao pódio em virtude das disputas acirradas do pelotão intermediário. "Saí da sexta fila e fui conquistando posições até chegar no quinto posto. E enquanto estive na pista, fiz a quarta volta mais rápida. Faltaram detalhes para que eu tivesse um bom resultado final", contou o representante da Bennamed/Sorriso/Monroe. Para atingir o seu objetivo de subir ao pódio, o piloto quer trabalhar mais no acerto de seu Astra com pneus novos. "Quero largar na frente. Vamos trabalhar no acerto do carro em cima das necessidades na classificação. Largando mais na frente evito participar de confusões", planeja Allam.

A programação da Stock Car V8 em São Paulo é:

SEXTA-FEIRA - 30 DE JUNHO
11:20 – 12:05 1º Treino Livre Stock Car V8 (2º Grupo)
12:10 – 12:55 1º Treino Livre Stock Car V8 (1º Grupo)
16:00 – 17:30 2º Treino Livre Stock Car V8 (máximo 20 voltas)


SÁBADO - 01 DE JULHO
10:50 – 12:20 1º Treino Classificatório Stock Car V8 (máximo 16 voltas)
12:50 – 13:00 Super Classificação Stock Car V8


DOMINGO - 02 DE JULHO
13:03 LARGADA


Allam Khodair corre na Stock Car V8 com os apoios de Bennamed/Sorriso/Monroe/ Keiper Recaro/Colombo/Big TV
Visite
www.allamkhodair.com.br

MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú
Foto: Sergio Sanderson

quarta-feira, junho 28, 2006

* PILOTOS ACHAM QUE FALTA VELOCIDADE AO BRASIL.

Especialistas das pistas se queixam da lentidão do time de Parreira


SÃO PAULO – Embora assumindo a falta de conhecimento mais profundo no campo da técnica e da estratégia, os pilotos brasileiros acreditam que a Seleção Brasileira carece daquilo que é exatamente a especialidade deles: a velocidade. Bruno Senna, da Fórmula 3 inglesa, Xandinho Negrão, da Fórmula GP2, Giuliano Losacco e Guto Negrão, ambos da Stock Car, dizem que o time de Carlos Alberto Parreira precisa aumentar o ritmo nas próximas fases.

A opinião de cada um deles:
Giuliano Losacco

"Gostei muito do jogo. Achei o time bom. A equipe de Gana no ataque era muito ruim."
"A equipe do Brasil está legal. Fiquei feliz com o Ronaldo, que conseguiu quebrar mais um recorde. Além disso, os jogadores de Gana se atrapalhavam demais nas finalizações; quando chutavam, era sempre em cima do Dida, que realizou uma defesa muito bonita com o pé".
"Se o Robinho estiver recuperado, deve voltar ao time. Ele dá mais velocidade ao time e tem lugar na vaga do Adriano. No jogo passado deu certo e acho que pode acontecer de novo".

Bruno Senna

"Para dizer a verdade, achei o jogo até meio chato, mas o importante foi ganhar. Deu até tempo para cozinhar aqui no meu apartamento em Londres. O time brasileiro é muito parado, parece que está guardando as energias para as próximas partidas.
"Acho também que a defesa andou vacilando e pode pagar caro contra adversários mais fortes. No fundo, o Brasil está jogando para o gasto e se preservando para as próximas fases. Não é uma equipe bonita de ver. Só espero que tenham ritmo quando for preciso. O Robinho pode ser o cara para dar velocidade, mas talvez seja melhor deixá-lo no banco e colocá-lo quando o outro time estiver cansado."

Xandinho Negrão

"Fui correndo ver o jogo depois dos treinos da Fórmula GP2 em Paul Ricard, na França. Foi uma partida difícil, estamos apanhando para ganhar de seleções que não são das mais fortes. É muito pancadão da defesa para o ataque, sem passar pelo meio de campo. O Brasil ganhou porque finaliza muito melhor que Gana.
"O meio de campo não está funcionando bem e, por isso, o jogo não flui com velocidade. O Ronaldinho Gaúcho não jogou o que se esperava dele, principalmente no primeiro tempo, mas melhorou no segundo. Sempre se espera que ele dê show, o que nem sempre acontece. Acho que o Brasil sentiu falta do Robinho na segunda etapa, quando ele poderia ter causado um estrago na defesa da Gana por causa de sua rapidez. É uma arma que precisa ser aproveitada na próxima partida."

Guto Negrão

"Foi legal pela vitória, mas o time é muito lento. Quem dá velocidade são o Robinho e o Juninho Pernambucano, que tocam a bola com mais rapidez e se mexem mais. Espero que joguem na próxima partida e consigam fazer a ligação entre o meio de campo e o ataque, algo que está faltando. Nas quartas-de-final, se eu fosse o Parreira, entraria com os dois nos lugares do Adriano e do Zé Roberto.
"Quem não está jogando nada é o Ronaldinho Gaúcho, mas quem vai ter peito para sacá-lo?"


Márcio Fonseca (MTb 14.457)

* MERCADO:VENDAS DE LUBRIFICANTES NOS POSTOS ESSO AUMENTAM COM CAMPANHA “SUPER TROCA SHOW DE BOLA”


Resultados positivos comprovam sucesso da campanha

Vendas cresceram 10% no primeiro mês da ação promocional

Lançada em 1º de maio, a campanha "Super Troca Show de Bola" já apresenta resultados positivos. Com a ação promocional as vendas de lubrificantes nos postos de serviços Esso credenciados cresceram 10% em Maio comparado ao mês de Abril. No total, no mês de Maio, foram comercializados 896 mil litros de lubrificantes.

E a "Super Troca Show de Bola" continua! Até o final da Copa do Mundo, o consumidor que optar pela troca de óleo com Mobil 1 0W-40, Mobil Super S 15W-50, Mobil Super HP 20W-50, o "Inimigo da Borra", ou pelo Esso Uniflo 20W-50 ganhará uma bola de futebol de couro e/ou camisa verde e amarela para torcer pelo Brasil (confira tabela abaixo).

Segundo o coordenador de marketing da ExxonMobil Lubricants & Specialties, Sandro Brito, o resultado da campanha superou as expectativas. "Foi uma aposta consciente, pois tínhamos a certeza que a união do futebol com os produtos Esso e Mobil era garantia de sucesso. Esperamos continuar registrando crescimento em nossas vendas nos postos credenciados Esso até o final desta promoção", adicionou.

O Mascote

Bob Lube, o personagem sucesso de público, sempre presente nas ações promocionais nos postos de serviços, ganhou sua versão em desenho e foi escalado para ser o mascote da campanha.

Prêmios:

Troca com Mobil 1 = bola + camiseta
Troca com Mobil Super S = bola
Troca com Mobil Super HP SM = camiseta
Troca com Esso Uniflo = camiseta


REUNION Press
Cláudia Freiesleben

* STOCK CAR: SÃO PAULO RECEBE A QUARTA ETAPA,PROGRAMAÇÃO COMEÇA NA SEXTA-FEIRA EM INTERLAGOS.






São Paulo - Depois de uma parada de mais de 40 dias, a Stock Car Brasil volta a movimentar seu circo com a quarta etapa do ano. No dia 2 de julho, o Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, recebe a quarta etapa da principal categoria do automobilismo nacional. A disputa na capital paulista, a segunda do ano, reunirá os melhores pilotos e equipes da Stock Car V8, Stock Car V8 Light e Stock Jr. A programação oficial começa nesta sexta-feira, dia 30, com os primeiros treinos livres das três categorias. No domingo, o evento terá início às 10h25, com a segunda prova da Stock Jr., vindo depois, às 11h30, a Stock Light, e às 13 horas, a Stock V8, com transmissão ao vivo pelo Canal SporTV. Os ingressos para a quarta etapa serão vendidos no domingo, a partir das 7 horas, nas bilheterias do autódromo, com valor de R$ 25,00.

A Stock Car Brasil chega à sua quarta etapa do ano em clima de Copa do Mundo. Afinal, todo o circo dividirá sua atenção com os preparativos para a competição e o desempenho da seleção brasileira na Copa da Alemanha. Isso, entretanto, não significa que as disputas serão menos emocionantes que as demais. A briga pelos pontos tem sido ferrenha em todas as categorias e a expectativa não é diferente para a prova de domingo no autódromo de Interlagos.

Na Stock Car V8, a liderança é do sul-mato-grossense Hoover Orsi, com Volkswagen Bora, que soma 56 pontos. Em segundo está o carioca Cacá Bueno, com Mitsubishi Lancer, 50 pontos, seguido por seu companheiro de equipe, o paulista Antônio Jorge, também com Mitsubishi Lancer, 41 pontos. Nesta etapa, a programação de treinos prevê dois treinos livres na sexta-feira, sendo um de 45 minutos (dois grupos) e outro de 90 minutos (máximo de 20 voltas), e um treino classificatório no sábado, de 90 minutos (máximo de 16 voltas), antes da Super Classificação.

A classificação da V8, após três etapas, está assim: 1º Hoover Orsi (Volkswagen/MS), 56 pontos; 2º Cacá Bueno (Mitsubishi/RJ), 50; 3º Antônio Jorge Neto (Mitsubishi/SP), 41; 4º Alceu Feldmann (Chevrolet/PR), 32; 5º Giuliano Losacco (Chevrolet/SP), 26; 6º Thiago Camilo (Chevrolet/SP), 22; 7º Ingo Hoffmann (Mitsubishi/SP), David Muffato (Volkswagen/PR) e Guto Negrão (Chevrolet/SP), 20; 10º Popó Bueno (Chevrolet/SP), 17 pontos; 11º Rodrigo Sperafico (Chevrolet/SP) e Felipe Maluhy (Mitsubishi/SP), 16; 13º Ricardo Maurício (Chevrolet/SP), 14; 14º Pedro Gomes (Volkswagen/SP), Duda Pamplona (Mitsubishi/RJ) e Nonô Figueiredo (Chevrolet/SP), 12; 17º Paulo Salustiano (Chevrolet/SP), 6; 18º Ruben Fontes (Chevrolet/GO) e Diogo Pachenki (Chevrolet/PR), 5; 20º Jader David (Chevrolet/SP), Wanderley Reck (Chevrolet/MT) e Luiz Carreira (Chevrolet/SP), 4; 23º Gualter Salles (Chevrolet/RJ), Ricardo Etchenique (Mitsubishi/SP) e Mano Rola (Chevrolet/CE), 3; 26º Felipe Gama (Chevrolet/SP), 2; 27º Chico Serra (Volkswagen/SP).

Light e Stock Jr.

Na Stock Car Light a disputa está ainda mais apertada. O paulista Marcos Gomes lidera a categoria de preparação para a Stock Car V8 com 50 pontos, vindo logo em seguida Rafael Daniel, também de São Paulo, com 48. Outro paulista, Daniel Landi, ocupa a terceira colocação, com 45 pontos, enquanto o paranaense Liko Kaesemodel aparece em quarto lugar com 39. Como se vê, a categoria está bastante equilibrada e deverá mostrar isso já a partir das sessões de treino. Vale ressaltar que a Light terá sua tomada de tempos no sábado, às 13h10.

A pontuação da Stock Car Light após três etapas é a seguinte: 1º Marcos Gomes, 50 pontos; 2º Rafael Daniel, 48; 3º Daniel Landi, 45; 4º Liko Kaesemodel, 39; 5º Daniel Serra, 28; 6º Jéferson Endo, 25; 7º Afonso Bastos e Tiago Gonçalves, 23; 9º Paulo Bonifácio, 20; 10º Lucas Schowambach, 17; 11º Norberto Gresse, 16; 12º Ariel Barranco, 15; 13º Filipe Nogueira, 13; 14º Cristiano Frederico, 12; 15º Gustavo Sondermann, 10; 16º Renato Russo, 9; 17º Gustavo Sucolotti, 8; 18º Otávio Mesquita, 7; 19º Fábio Ebrahim e Fernanda Parra, 5; 21º Giuseppe Vecci, 3; 22º Alexandre Izzo e Rodrigo Stefanini, 2; 24º Leonardo Burti, 1.

Emoção é o que não tem faltado também na Stock Jr. A categoria estreante da Stock Car Brasil 2006 tem sido marcada por provas empolgantes e que são definidas nos últimos metros. Serão mais duas provas, ambas válidas pela quarta etapa, com destaque para os líderes das classes Pro e Máster. Na Pro, Cássio Homem de Mello (SP) está em primeiro, com 315 pontos, enquanto Felipe Polehtto (RJ) aparece em segundo lugar, 306,5. Já na Máster, Amilcar Collares (RJ) está na frente, com 305,5 pontos, seguido de Linneu Linardi (SP), 271,5.

Na Stock Jr. a classificação é a seguinte: Pro 1º Cássio Homem de Mello (SP), 315 pontos; 2º Felipe Polehtto (RJ), 306,5; 3º Cauê Carvalho (SP), 296; 4º Rafael Negrão (SP), 265; 5º Thiago Riberi (SP), 257; 6º Pedro Boesel (PR), 220; 7º Emerson Reck (MT), 189,5; 8º Guilherme de Conto (SP), 186; 9º Maria Cristina Moreira (RJ), 163; 10º Artur Herchcovitch (SP), 137; 11º Leandro Camargo (GO), 100; 12º Rafael Oliveira (SC) e Mario Romancini (SP), 97; 14º Wilson Júnior (PR), 88; 15º Alex Ribeiro (AM), 87; 16º Eduardo Cimirro (RS), 86; 17º Juliana Carreira (SP), 85; 18º Christian Mohr (SC), 84; 19º Adriano Griecco (SP), 83; 20º Caio Travaglini (SP), 52,5; 21º Giuliano Pilagallo (PR), 44; Máster 1º Amilcar Collares (RJ), 305,5 pontos; 2º Linneu Linardi (SP), 271,5; 3º Jason Oliveira (SP), 271; 4º João Federowicz (RJ), 204; 5º Christian Sérgio (SP) e Wanderley Reck (MT), 100; 7º José Spada (SP), 92; 8º Rodrigo Stephanini (MS), 8.

A Stock Car Brasil tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet, Volkswagen e Pirelli e co-patrocínio da Bosch, Mitsubishi, Texaco e Medley. Apoios de Cobreq, Fremax, Transzero e Binno.

Mais informações no site www.stockcar.com.br
Departamento de Comunicação da Stock Car Brasil:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga
Fotos: Carlos Pandolfe

* F3: BRASILEIROS SUPERAM OS DESAFIOS DE MONDELLO PARK NA F-3 INGLESA.

Circuito é muito travado e não oferece pontos de ultrapassagem,
o que aumentou a importância dos treinos classificatórios
.


São 3.502 metros de extensão e um total de 14 curvas. Os números são suficientes para mostrar como é complicado ultrapassar no circuito de Mondello Park, na Irlanda, que recebeu neste domingo (25) a quarta rodada dupla da temporada da Fórmula 3 Inglesa. Bruno Senna e Alberto Valerio, os dois representantes brasileiros da categoria, sentiram na pele as dificuldades do traçado. A pista é uma das mais travadas do calendário e largar na frente é fundamental para conseguir um bom resultado.

Na primeira etapa do fim de semana, os dois conseguiram boas posições no grid e andaram na frente. Na segunda, partindo um pouco mais atrás, ficaram presos nos adversários e não avançaram durante a prova. No fim, um saldo positivo. Senna alcançou uma vitória e um quinto lugar e continua na briga direta pelo título. Valerio, estreante na Fórmula 3 Inglesa, somou mais alguns pontos na classificação do campeonato, com um oitavo lugar na primeira prova.

O resultado só não foi melhor para Alberto Valerio porque ele não teve nem chances de arriscar uma ultrapassagem sobre o sétimo colocado, Jonathan Kennard. "Quem tentou passar acabou se dando mal na corrida. Eu estava mais rápido que ele, mas não dava para forçar uma manobra e era mais prudente manter a posição", comentou. "Foi um bom resultado, considerando que a pista tem muitas curvas complicadas e eu não conhecia o traçado", afirmou o piloto da equipe brasileira Cesario Formula.

A expectativa de Alberto Valerio é alcançar seu melhor resultado na temporada dentro de duas semanas, no dia 16 de julho, em Snetterton. "Já fiz três dias de testes naquela pista e temos alguma experiência no circuito. Acredito que existe a possibilidade de um grande resultado em Snetterton e se tudo der certo dá até para subir ao pódio", revelou o mineiro, bastante animado. Antes da próxima etapa, a programação prevê uma sessão de testes em Pembrey.

O inglês John Booth, chefe de equipe da Manor Motorsport (que lidera a Fórmula 3 Européia), esteve nos boxes da equipe neste fim de semana e pôde colaborar com o trabalho do experiente Augusto Cesario. "Existem muitas diferenças entre correr na Europa e na América do Sul, mas a Cesario Formula tem feito um ótimo trabalho. O que ajuda bastante é o fato de Alberto Valerio ser veloz e aprender rápido. Conheço a equipe há muitos anos e foi um prazer poder participar desta etapa", disse John Booth.

O campeonato (após 8 corridas):

1 Mike Conway, 113 pontos
2 Bruno Senna, 108
3 Oliver Jarvis, 88
4 Maro Engel, 68
5 Yelmer Buurmann, 64
12 Alberto Valerio, 12


Dinho Leme Comunicação

* STOCK CAR: MANO ROLA PLANEJA PONTUAR NOVAMENTE, DESTA VEZ EM INTERLAGOS.

Cearense segue otimista para quarta etapa da Stock V8

O piloto Mano Rola ( Banco Pine/ Newland/ EIT/ Trana/ T&A/ Construtora Carioca) conquistou seus primeiros pontos noCampeonato Brasileiro de Stock Car V8 em Campo Grande, e planeja ampliar sua pontuação em Interlagos neste final de semana.

O tetracampeão cearense de turismo estreou na Stock V8 exatamente em Interlagos, e na ocasião surpreendeu a todos, pois mesmo com sua pouca experiência na categoria principal, correu como um veterano levando seu carro até a bandeirada final. Naquela corrida faltou muito pouco para Mano somar seus primeiros pontos.

"Ainda estou aprendendo o caminho das pedras no Stock V8, que requer uma tocada muito mais delicada. O carro é muito sensível e a impossibilidade dos treinos privados complica bastante a adaptação", falou Mano. "Aos poucos vou cumprindo meus objetivos na nossa equipe. Tenho conseguido levar o carro até o final, e espero sair de São Paulo com mais alguns pontos no bolso", falou o piloto.

Mano ainda elogiou a mudança no sistema de classificação, que agora permitirá a equipe um maior tempo pra fazer os ajustes para as corridas. No novo sistema a sexta-feira agora é reservada somente para os treinos livres, em duas sessões.

Na primera sessão pela manhã os carros serão divididos em dois grupos, e na parte da tarde todos pilotos treinarão juntos, mas com o limite de 20 voltas. No sábado acontecerá a tomada de tempos com os pilotos tendo direito a no máximo 16 voltas, e os dez melhores tomarão parte no Top qualify, que define o pole position.

Programação da Stock V8 para etapa de São Paulo:

Sexta-Feira 30/06
1º Treino Livre (Grupo 2) - 08:30 às 09:15
2º Treino Livre (Grupo 1) - 09:20 às 10:05
3º Treino Livre - 12:40 às 14:10 (Máximo de 20 voltas)


Sábado 01/07
Treino de Classificação - 10:50 às 12:20 (Máximo de 16 voltas)
Top Qualify - 13:10 às 14:10


Domingo 02/07
Largada - 13:00


JV5Racing
João Vasconcelos
foto crédito: João Vasconcelos

* STOCK CAR: CHEGOU A HORA DE PONTUAR DIZ HYBERNON.

Depois de lutar como gladiador para terminar no MS, cearense quer pontuar em SP

O piloto cearenses Hybernon Cysne (Construtora Marquise/ Newland/ Beach Park/ Capitalize Fomento/ EIT/ Aspectho/ Banco Pine/ Trana/ Construtora Carioca), lutou como um gladiador para concluir a prova em Campo Grande (MS), e mesmo sendo atirado para fora da pista, voltou à corrida e concluiu sua primeira prova no ano.

Passado o primeiro objetivo de terminar, Hybernon diz que agora em Interlagos (SP) chegou a hora de pontuar. Nas duas primeiras etapas do ano o piloto sofreu acidentes que o impediram de concluir as provas, mas depois de Campo Grande o piloto acredita que a má fase já passou.

"Por duas vezes fiquei fora por problemas mecânicos e acidentes, mas em Campo Grande afastamos de vez a 'má fase'", disse o cearense.

Hybernon declarou que está contando os dias para voltar à ação, já que o intervalo entre a 3ª e 4ª etapas do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 são de exatos 41 dias. A categoria não permite treinos privados, e os pilotos já estão ansiosos por encerrar este longo período de inatividade.

"Não vejo a hora de entrar na pista de Interlagos. Com a mudança no sistema de treinos livres e de classificação estou até ainda mais ansioso, já que agora nossa equipe poderá trabalhar com mais calma no melhor set-up", declarou o piloto que defende a escuderia paranaense Powertech.
Programação da Stock V8 para etapa de São Paulo:


Sexta-Feira 30/06
1º Treino Livre (Grupo 2) - 08:30 às 09:15
2º Treino Livre (Grupo 1) - 09:20 às 10:05
3º Treino Livre - 12:40 às 14:10 (Máximo de 20 voltas)


Sábado 01/07
Treino de Classificação - 10:50 às 12:20 (Máximo de 16 voltas)
Top Qualify - 13:10 às 14:10


Domingo 02/07
Largada - 13:00


JV5Racing
João Vasconcelos
foto crédito: João Vasconcelos

* ARRANCADA: RECORDISTA BRASILEIRO RECEBE PREMIAÇÃO.


Homem mais rápido do Brasil recebe prêmio de Campeão Paulista de Arrancada pela terceira vez consecutiva.

O piloto Alejandro Sánchez (Flash Power/Power Plus), o principal nome do esporte Arrancada no Brasil por deter os recordes de 201 e 402 metros, e de velocidade em um quilômetro, receberá nesta quarta-feira (28/6) o seu troféu de Campeão Paulista de Arrancada em 2005, na categoria Dragster. A solenidade da FASP (Federação Paulista de Automobilismo) será realizada a partir das 19 horas no auditório das Faculdades Oswaldo Cruz, na Barra Funda, em São Paulo (SP).

Líder dos Campeonatos Paulista e Paranaense deste ano, Alejandro Sánchez vai receber pela terceira vez consecutiva o título de Campeão Paulista. "Quero aproveitar o meu bom momento no esporte, para incentivar ainda mais a prática da Arrancada em circuitos oficiais e seguros. Por isso, junto com um grupo de esportistas, estou iniciando um trabalho para tentarmos viabilizar provas na reta do circuito antigo de Interlagos, onde poderemos ter uma pista oficial de 402 metros para aceleração e mais segurança", planeja o piloto da Flash Power/Power Plus. "A reta poderá ser alargada e receber carros com mais de 2.000 hps, que poderão acelerar lado a lado com toda a segurança. Está na hora da maior cidade da América do Sul ter a sua pista exclusiva para Arrancada", enfatiza Alejandro "Flash Power". Os estudos já foram iniciados, e a reta poderá ter 1.100 metros de extensão, apenas 2% de inclinação, 18 metros de largura, área para boxes, estacionamento, e total segurança para pilotos e público, que terão benfeitorias para seu conforto, como banheiros, lanchonete e arquibancadas.

Com seu Dragster Top Alcohol de 2.800 cavalos de potência, Sánchez detém o recorde brasileiro de Arrancada, com a incrível marca de 5s954s na pista de 402 metros do Autódromo de Curitiba, atingindo a velocidade final de 363,77 km/h. Para reta de 201 metros, o recorde também é dele, com o tempo de 5s203 em Interlagos. O piloto da Flash Power/Power Plus também é dono do recorde brasileiro de velocidade, com a média horária de 310,66 km em reta de um quilômetro lançado no Festival Brasileiro de Velocidade, com um Porsche 993, biturbo de 3,8 litros.

A próxima etapa do Campeonato Paulista de Arrancada será no dia 23 de julho, novamente na reta do box do Autódromo de Interlagos.

Os campeões e vice-campeões paulistas de Arrancada em 2005 foram:

DRAGSTER
CAMPEÃO : ALEJANDRO EDGARD SANCHEZ
VICE-CAMPEÃO : VALTER SILVÉRIO COSTA JUNIOR


TDO – TRAÇÃO DIANTEIRA ORIGINAL
CAMPEÃO : SAMUEL BARBOSA DOS SANTOS
VICE-CAMPEÃO : REINALDO PASCON


TDS – TRAÇÃO DIANTEIRA SUPER
CAMPEÃO : JOÃO AUGUSTO SERRA
VICE-CAMPEÃO : MARCIO DINARTE ABREU FERNANDES


TTO – TRAÇÃO TRASEIRA ORIGINAL
CAMPEÃO : ALEX AMOROSO
VICE-CAMPEÃO : PERSEU ALARCON


TBOD – TRAÇÃO DIANTEIRA TURBO ORIGINAL TOP
CAMPEÃO : ALEXANDRE HENRIQUE DA SILVA
VICE-CAMPEÃO : SANDRO LUIS DE FREITAS


TBOT – TRAÇÃO TRASEIRA TURBO ORIGINAL
CAMPEÃO : MARCELO CARDOSO BERNAL
VICE-CAMPEÃO : ROGÉERIO DE SOUZA


TTS-A – TRAÇÃO TRASEIRA SUPER - A
CAMPEÃO : MAURICIO CURSINO RODRIGUES


TTS-B – TRAÇÃO TRASEIRA SUPER - B
CAMPEÃO : ROGÉRIO TADEU RASCIO
VICE-CAMPEÃO : LUIZ FERNANDO BAPTISTA


FL – FORÇA LIVRE PROTÓTIPO
CAMPEÃO : CÉSAR DEGREAS
VICE-CAMPEÃO : WILLIAN JORGE DA SILVA


TBSD – TRAÇÃO DIANTEIRA TURBO SUPER
CAMPEÃO : RICARDO SETSUO UNO
VICE-CAMPEÃO : PAULO JOSÉ CASTAGNA


IMPORTADOS
CAMPEÃO : ELCIO PELLEGRINI JUNIOR
VICE-CAMPEÃO : ELOY CANTERAS NETTO


HOT RODS
CAMPEÃO : JOSÉ EDUARDO LIOI
VICE-CAMPEÃO : DAVISON LIMA ORSINI


TBOD LIGHT – TRAÇÃO DIANTEIRA TURBO ORIGINAL LIGHT
CAMPEÃO : CARLOS EDUARDO NASCIMENTO
VICE-CAMPEÃO : MARCIO EVANGELISTA PINTO


MasterMidia Marketing Ltda
Contato: J. A. Otazú
Fotos: Fabio Falix