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domingo, outubro 19, 2008

Superleague: Corinthians consegue os melhores resultados na temporada
Antonio Pizzonia terminou na quarta posição nas duas corridas em Portugal

O Corinthians conseguiu bons resultados na quarta rodada da Superleague Formula, modalidade do automobilismo também conhecida por futebol sobre quatro rodas. Nas provas deste domingo (19/10) em Estoril, Portugal, Antonio Pizzonia conquistou dois quartos lugares. “Por detalhes deixamos de subir no pódio. Tivemos o segundo melhor aproveitamento do final de semana”, assinalou o brasileiro.

A vitória na sétima etapa ficou com o inglês Liverpool, enquanto que a oitava prova da temporada ficou com o árabe Al-Ain. Com as boas performances, o time paulista passou a ocupar a décima posição no certame, com 169 pontos. “Dois quartos lugares foi bom demais. Foi uma média de resultados muito boa”, comemorou Pizzonia. A liderança é do chinês Beijing Gouan (Davide Rigon), com 271 pontos. O Flamengo (Tuka Rocha) continua no 16º posto, com 130 pontos.

Pit Stop foi decisivo

No primeiro tempo, como os promotores denominam a primeira corrida da rodada dupla - por ser disputada em 45 minutos como no futebol -, a competição foi decidida fora de campo. Com o time do Roma liderando desde a pole position até a parada obrigatória para troca de pneus, o francês Franck Perera teve problema em uma roda e perdeu muito tempo, retornando apenas na terceira posição, atrás do Liverpool e do Milan.
Quem também se deu bem no pit stop foi o Corinthians. Largando da oitava posição Antonio Pizzonia já saiu da primeira curva em sexto. Quando começaram as paradas ele subiu para segundo e posteriormente assumiu a liderança. “Mudamos o carro radicalmente de ontem para hoje e fomos na direção certa”, comentou o representante do ‘Timão’. 

Com uma estratégia perfeita, na volta de seu pit stop Pizzonia ganhou uma posição e pulou para quinto. “Sozinho, o carro estava muito rápido. Por isso voltei na frente do Porto”, explicou. Com 30 minutos de corrida o brasileiro era o piloto mais rápido da competição e foi se aproximando do Liverpool, Milan, Roma e Beijing. E faltando dez minutos para o encerramento, os quatro pilotos estavam separados por apenas 4s5. 

Com 40 minutos de corrida o Corinthians ganha o duelo com o líder do campeonato (Beijing Gouan) e conquista a quarta posição na 26ª volta, bem próximo do pódio. “Aqui é difícil ultrapassar. É complicado porque os carros são grandes e a pista é estreita em muitos pontos”, observou Pizzonia. Nos cinco minutos finais ele ainda pressionou o carro do Roma, mas não conseguiu a terceira posição. “O único problema é que eu perdia muita pressão aerodinâmica quando chegava atrás de alguém. Vamos mudar para a segunda corrida, pois dificilmente andarei sozinho”, lembra o fato do grid ser totalmente invertido em relação ao resultado da primeira prova para a programação final. O Flamengo terminou em 11º.

Confusões no pit stop

No ‘segundo tempo’, a prova foi bastante movimentada, e novamente os pit stops definiram várias posições. Largando da 15ª posição, o Corinthians saiu da primeira curva já no 11º posto. Com treze minutos Pizzonia estava em sétimo, e quatro minutos depois já subia para quinto. “O carro estava bem parecido com a primeira corrida. Fizemos algumas alterações para melhorar no tráfego e ficou bom”, lembrou. 

Com 22 minutos e 12 voltas completadas, o escrete paulista aproveitou a entrada dos primeiros carros para a troca de pneus para andar em terceiro, a 12s6 do líder. Aos 25 minutos quase acontece o desastre para o Corinthians. Ao entrar para o seu pit stop, o carro do box anterior estava saindo e o brasileiro teve que parar, para depois prosseguir e trocar os pneus. “Perdi cinco segundos com isso, senão, dava para ter ido ao pódio”, reclamou.

Com o tempo perdido Antonio voltou à pista em oitavo, e três voltas depois ganhava uma posição. Com 33 minutos ele ultrapassou novamente o italiano Davide Rigon (Beijin Gouan) e pulou para sexto. Aos 37 minutos já apareceu em quinto e na penúltima volta ultrapassou o Borussia. “Melhoramos o carro com tanque cheio e pneus usados”, disse Pizzonia. Na última volta ainda tentou alcançar o Galatasaray e recebeu a bandeirada a apenas três décimos de segundo do pódio, selando a rodada com o melhor desempenho no campeonato. O Flamengo terminou em décimo.

A próxima etapa do campeonato do futebol a 300 km por hora será em Vallelunga (Itália), dia 2 de novembro.

Os primeiros na sétima etapa foram:

1) Liverpool (Inglaterra), 46min44s582;
2) Milan (Itália), a 0s948;
3) Roma (Itália), a 2s067;
4) Corinthians (Brasil), a 3s108;
5) Beijing Gouan (China), a 8s918;
6) Atlético de Madrid, a 9s243;
11) Flamengo (Brasil), a 1min14s376.

Os primeiros na oitava etapa foram:

1) Al Ain (Emirados Árabes Unidos), 45min59s268;
2) Milan (Itália), a 1s859;
3) Galatasaray (Turquia), a 5s447;
4) Corinthians (Brasil), a 5s749;
5) Beijing Gouan (China), a 15s566;
6) Borrussia Dortmund (Alemanha), a 17s757;
10) Flamengo (Brasil), a 40s439.

Confira como está o campeonato após oito etapas:

1) Beijing Gouan (China), 271 pontos;
2) PSV Eindhoven (Holanda), 236;
3) Liverpool (Inglaterra), 235;
4) Milan (Itália), 216;
5) Sevilha (Espanha), 199;
6) Roma (Itália), 190;
7) Anderletch (Bélgica), 189;
8) Galatasaray (Turquia), 180;
9) Tottenham Hotspur (Inglaterra), 173;
10) Corinthians (Brasil), 169;
11) Al Ain (Emirados Árabes Unidos), 167;
12) Basel (Suíça), 161;
13) Porto (Portugal), 145;
14) Borussia Dortmund (Alemanha), 143;
15) Glasgow Rangers (Escócia), 132;
16) Flamengo (Brasil), 130;
17) Olympiacos (Grécia), 110;
18) Atlético de Madrid, 93.

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