COMPRE AGORA

sexta-feira, outubro 31, 2008

GP BRASIL DE FÓRMULA 1
Pilotos não abrem mão da cachaça brasileira

São Paulo (SP) - Milionários e famosos, os pilotos da Fórmula 1 não levam em consideração o rótulo de celebridades na hora de fazerem exigências nos lugares em que se hospedam durante a temporada. Pelo menos é isso que afirmam os responsáveis por alguns hotéis de São Paulo, que receberão os membros das escuderias participantes do Grande Prêmio do Brasil. A única exigência é que exista caipirinha de sobra, feita com a legítima cachaça brasileira.

"Eles (os pilotos) são pouco exigentes. Mas não pode faltar caipirinha, é claro", atesta o gerente geral do Hotel Transamérica, Charles Giudici, evidenciando o apreço dos pilotos pelo destilado brasileiro. No hotel Grand Hyatt, onde se hospedarão membros de Ferrari, Honda, McLaren, Williams, Force India, Red Bull e Toyota, também vai disponibilizar a bebida típica. Fora isso, a uma cama de massagem.
O hotel também oferecerá aos membros das equipes uma cesta com frutas brasileiras, acompanhadas de cartões em inglês explicando a origem do caju, da fruta do conde, da banana ouro e da jabuticaba, ingredientes do banquete.

Toalhas de sobra

Já o Hotel Sofitel, localizado no bairro do Ibirapuera, hospeda a Renault, que tem como único pedido um grande número de toalhas. Os membros da escuderia francesa levam estas toalhas para o autódromo, mas as devolvem após o evento.
Além das toalhas, a equipe francesa consome um grande número de lanches e utiliza com freqüência a lavanderia. Tanto que o Sofitel disponibilizará uma equipe especial só para cuidar das roupas da Renault.
No ano passado, o uso da lavanderia gerou um episódio curioso no hotel. Ao se hospedar no Sofitel, a Renault fez o pedido de lavagem de todas as roupas, incluindo o protetor auricular. Contudo, a equipe do hotel não sabia que o item usado na orelha poderia ser lavado, o que causou uma pequena confusão. Em 2008, porém, os representantes do Sofitel garantem que a história será diferente, pois agora já estão preparados para lavar todas as roupas. Inclusive o protetor.

Espaço à vontade

Entre suas 396 acomodações – todas já ocupadas -, o Hotel Transamérica reserva alguns de seus andares para os pilotos da Fórmula 1. Mas, assim como os pedidos das escuderias, a divisão do espaço também não excede o necessário.
"Procuramos manter as equipes em acomodações sempre próximas uma das outras. Depende do número de acomodações, mas dois ou três andares são suficientes por equipe", explica Charles Giudici, gerente do hotel que hospedará a Williams e os membros da FOM (Formula One Manegement).
Já a Renault é um pouco mais espaçosa: terá à disposição cinco andares do Sofitel, com 12 apartamentos em cada piso.

Bem comportados
Com dinheiro de sobra no bolso e sempre cercados por lindas mulheres – vide os paddocks de cada corrida -, os pilotos da Fórmula 1 não pecam por excessos e dificilmente fazem festas nos hotéis durantes suas estadas.
Pelo menos é isto que afirmam os responsáveis pelos hotéis paulistanos - sempre cuidadosos a respeito de informações sobre seus hóspedes ilustres. Os gerentes garantem: os pilotos de Fórmula 1 são discretos na hora de se divertirem e entre os membros das equipes imperam a seriedade e o foco na corrida do domingo. Festa só depois do dever cumprido.

"Devemos lembrar que a Fórmula 1 é um evento esportivo e, por isso, exige muita concentração e disciplina – não só dos pilotos como de toda a equipe. Por isso, eles mantêm uma rotina rígida, que exige cuidados como dormir bem, ter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos. Em razão disso, as festas e eventos ficam para depois da corrida e são organizadas pelas próprias escuderias", diz o Hilton São Paulo Morumbi.
Resta saber se, com cama de massagem, caipirinha no copo e a certeza de mais um ano de faturamento alto, os pilotos não vão mesmo derrapar nas festas brasileiras.

fonte: GazetaEsportiva

PISTA DE INTERLAGOS É NOVIDADE PARA OS QUATRO
PILOTOS QUE DISPUTAM CONTRATO COM A BMW

Os dois brasileiros e os dois canadenses que brigam pelo título de Estreante do Ano terão apenas um treino livre para conhecer a pista de Interlagos.

A disputa pelo título de Estreante do Ano da Fórmula BMW Americana, no próximo domingo (2), será o aperitivo para quem estiver nas arquibancadas de Interlagos (SP) esperando pela decisão da Fórmula 1, entre Felipe Massa e Lewis Hamilton. E esta briga, a dos garotos mais novos, promete: serão dois brasileiros e dois canadenses em busca da conquista, que rende contrato de piloto oficial da BMW para 2009, no mesmo programa que já revelou Sebatian Vettel (mais jovem vencedor da história da Fórmula 1).

É o que buscam os brasileiros Giancarlo Vilarinho, de 16 anos, e Alexandre Ruiz, de 17. São eles os concorrentes dos canadenses Gianmarco Raimondo, de 17, e Mikael Grenier, de 16. Um quarteto que terá uma disputa muito equilibrada neste fim de semana. Principalmente porque nenhum deles conhece o circuito de Interlagos. Os dois representantes da casa já treinaram com outros carros na pista, mas jamais chegaram a correr oficialmente no circuito.

"Não tem jeito de compensar o fato de não conhecer o traçado, mas pelo menos é igual para todo mundo, o que deve deixar a briga mais interessante", afirma Giancarlo Vilarinho, quarto colocado entre os novatos, doze pontos atrás do líder, Gianmarco Raimondo. "O que a gente pode fazer é caminhar pela pista na véspera dos treinos e foi o que procurei fazer com o Paulo Carcasci (manager)", conta.

"Mas é uma situação que nós, os estreantes, estamos acostumados a enfrentar e só valoriza nossos resultados", acrescenta. Ainda mais quando se trata de uma etapa realizada na preliminar da Fórmula 1. Com a programação apertada, eles ficaram quase sem treinos. Os pilotos da categoria terão apenas uma sessão de treinos livres de meia hora, nesta sexta-feira (31), às 8h45.

Depois, a Fórmula BMW Americana parte direto para a tomada de tempo, às 17h25. A primeira corrida será no sábado (1) às 16h50 e a outra no domingo (2) às 10h00. Na única vez que a categoria correu na preliminar da Fórmula 1 neste ano, no Canadá, o resultado foi bom para Giancarlo Vilarinho: ele terminou em segundo, atrás do companheiro de equipe e já campeão Alexander Rossi, numa pista que também não conhecia.

A lista de inscritos para a Fórmula BMW Americana no Brasil:

6 Felipe Nasr (BRA) Amir Nasr Racing
7 Alfonso Toledano (MEX) Euro Junior Team
9 Giancarlo Vilarinho (BRA) EuroInternational
11 Daniel Juncadella (ESP) EuroInternational
12 Lucas Foresti (BRA) Amir Nasr Racing
16 Alexander Rossi (EUA) EuroInternational
17 Mikael Grenier (CAN) Apex-HBR Racing Team
19 Alexandre Ruiz (BRA) Apex-HBR Racing Team
20 Jorge Goncalvez (VEN) Apex-HBR Racing Team
26 David Ostella (CAN) EuroInternational
50 Gianmarco Raimondo (CAN) Autotecnica
66 Ollie Millroy (ING) Atlantic Racing Team
70 Ricardo Favoretto (BRA) Autotecnica

A programação do 37º Grande Prêmio do Brasil:

Sexta, 31 de Outubro

8:45 - 9:15 Treino Livre, Fórmula BMW Americana
10:00 - 11:30 Treino Livre, Fórmula 1
14:00 - 15:30 Treino Livre, Fórmula 1
15:40 - 16:15 Treino Livre Evento Suporte, Porsche Cup
16:30 - 17:00 Treino Livre Evento Suporte, Trofeo Maserati
17:25 - 17:55 Tomada de Tempo, Fórmula BMW Americana

Sábado, 1º de Novembro

11:00 - 12:00 Treino Livre, Fórmula 1
14:00 - 15:00 Tomada de Tempo, Fórmula 1
15:10 - 15:45 Sessão de Classificação Evento Suporte, Porsche Cup
15:55 - 16:25 Sessão de Classificação Evento Suporte, Trofeo Maserati
16:50 - 17:20 15ª etapa, Fórmula BMW Americana

Domingo, 2 de Novembro

10:00 - 10:30 16ª etapa, Fórmula BMW Americana
10:50 - 11:20 Evento Suporte, Trofeo Maserati
11:40 - 12:15 Evento Suporte, Porsche Cup
15h00 37º Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, 71 voltas

O campeonato após 14 de 16 etapas:

1 Alexander Rossi, 207 pontos
2 Ricardo Favoretto, 139
3 Gianmarco Raimondo, 116
4 Mikael Grenier, 111
5 Alexandre Ruiz, 110
6 Giancarlo Vilarinho, 104

A disputa de Estreante do Ano:

1 Gianmarco Raimondo, 116
2 Mikael Grenier, 111
3 Alexandre Ruiz, 110
4 Giancarlo Vilarinho, 104
5 David Ostella, 57
6 Velibor Jovanovic, 20

MAIS INFORMAÇÕES EM www.giancarlovilarinhoracing.com.br
Dinho Leme Comunicação
Assessoria de Imprensa

quinta-feira, outubro 30, 2008

Rubens Barrichello é o grande homenageado do Capacete de Ouro 2008


Piloto vai ser presenteado com um capacete comemorativo feito por Sid Mosca

O ano de 2008 foi marcante para Rubens Barrichello. O piloto da equipe Honda da Fórmula 1 estabeleceu no GP da Turquia o recorde de 257 participações em Grandes Prêmios oficiais na categoria máxima do automobilismo mundial. No GP Brasil, que acontece neste domingo (02/11), o brasileiro vai alcançar a marca de 270 provas. Para valorizar ainda mais tamanho feito, a Revista Racing vai homenageá-lo com um capacete especial feito por Sid Mosca na 12ª edição do Capacete de Ouro, prêmio mais tradicional do esporte a motor nacional. “Realizar mais esse trabalho com o Barrichello é um motivo de muito orgulho. Ainda mais porque acompanhamos a carreira dele desde o começo no kart”, afirma o famoso estilista de capacetes. A solenidade acontece a partir das 20 horas do dia 11 de novembro, no Teatro HSBC Brasil, em São Paulo.

Tradicionalmente Sid Mosca desenvolve o chamado Capacete de Ouro, presente em todas as edições da premiação. A peça deste ano será como sempre dourada e terá como base as linhas do casco original de Barrichello. “A partir do desenho original, vamos desenvolver uma pintura toda especial, comemorando as 270 provas”, conta. Esta não é a única homenagem de Mosca para o piloto este ano. “Fizemos o capacete especial das 257 corridas na Turquia e também para o GP Brasil de domingo. Vai ser uma coroação, fechar com chave de ouro nosso trabalho com ele este ano”, conta. O estilista de capacetes também vai desenvolver um desenho especial para Rubinho utilizar nas 500 milhas da Granja Viana, que acontece em novembro.

Além do capacete dedicado à Barrichello, o evento, que conta com 1500 convidados e a presença dos principais nomes do esporte no Brasil, fará uma homenagem para Felipe Massa e outra toda especial para Aurélio Batista Félix, idealizador e organizador da Fórmula Truck, que faleceu este ano. O Capacete de Ouro terá também a exposição de vários carros da Mitsubishi Cup e muitas outras surpresas. Pela primeira vez a celebração terá cobertura online, ao vivo e em tempo real no site da Revista Racing (www.revistaracing.com.br).

A premiação mantém seu formato de escolha dos vencedores. Após uma primeira fase em que os competidores foram selecionados por seus próprios resultados em seus respectivos campeonatos (computando as 10 melhores chegadas de cada um dentro das datas estipuladas pelo concurso), a segunda etapa consiste na escolha por parte de mais de 50 jornalistas especializados em automobilismo, entre os três finalistas de cada modalidade. Cada profissional da comunicação apontará seu favorito nas 13 categorias e os pilotos com maior número de votos serão os contemplados.

Os ingressos no valor de R$ 100,00 estão à venda através do telefone (11) 2165-8737 e no site do Capacete de Ouro. O Teatro HSBC Brasil localiza-se na Rua Bragança Paulista, 1281, Chácara Santo Antônio, São Paulo.

O Capacete de Ouro é uma realização da Revista Racing, com patrocínio de Mitsubishi Motors e apoio de Inarco, Dimep e Concept Blindagens.

MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú
Com recorde de participantes, 3º GP Bridgestone Brasil de Golf premia os vencedores


Mais de 100 golfistas participaram do torneio que também contou com a presença de pilotos da F-1


São Paulo – O 3º GP Bridgestone Brasil de Golf, realizado nesta quarta-feira (29), no Clube de Campo São Paulo, bateu dois novos recordes: número de participantes e valor arrecadado para o GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer). Mais de 100 jogadores disputaram o torneio beneficente na modalidade Stableford individual.

Na categoria masculina, com handicap de 0 a 20, Valter Taurisano Jr. faturou o 1º lugar, com 38 pontos, seguido por Eduardo Lara Campos (36). Já com handicap de 21 a 40, Fábio Parente acumulou 43 pontos e ficou em 1º, Per Parborg (41) foi o 2º colocado. No feminino (handicap de 0 a 40), Vera Quaresma e Sae Porce Lossano marcaram 33 pontos, mas, no desempate, Quaresma, que havia registrado mais pontos nos nove últimos buracos levou o troféu de melhor jogadora e Lossano foi 2º.

O Longest Drive foi conquistado por Stuart Duncan, com uma tacada que atingiu 319 jardas. Entre as mulheres, Vivian Golombek bateu 222 jardas. O Nearest to Pin ficou com Edward de la Paz com a distância de 1,20 m da bandeira.

Além dos jogadores, os pilotos da Fórmula 1, Nelsinho Piquet, David Coulthard e Mark Webber marcaram presença. Felipe Maluhy e Popó Bueno, da Copa Nextel Stock Car, Cássio Homem de Mello, da Copa Vicar, e Vinícius Sammarone, da Fórmula Renault Norte-Européia, também compareceram ao evento.Entre o valor arrecadado com as inscrições do torneio, as doações espontâneas e o leilão de uma caricatura de Coulthard, feita especialmente para o evento e autografada pelo piloto, o GRAACC arrecadou mais de R$ 55.000.

“O aumento do número de participantes e a constante presença de pilotos da F-1 é a prova da consolidação e da credibilidade deste evento que já se tornou parte do calendário paralelo da maior categoria do automobilismo mundial. Isso também se deve ao esforço da organização e ao envolvimento do GRAACC. Além disso, é importante ressaltar a presença dos patrocinadores que, em sua grande maioria, estão envolvidos com o torneio desde a primeira edição”, afirmou Cláudio Golombek, diretor técnico do GP.

Organizado pela Reunion Sports & Marketing, o 3º GP Bridgestone Brasil de Golf foi patrocinado pelas empresas Bridgestone, Martin-Brower, Mitsubishi Motors do Brasil e Colômbia Proexport. Entre os apoiadores estavam: Ogio, AOC, Gran Cru, Cristallo, Medial, Alfaiataria Paramount e Carrera.

Sobre o GRAACC - O GRAACC ( http://www.graacc.org.br) é uma organização sem fins lucrativos, criada com a missão de garantir às crianças e aos adolescentes com câncer, dentro do mais avançado padrão científico, o direito de alcançar todas as chances de cura com qualidade de vida. Realiza mensalmente uma média de 1.550 consultas médicas, 3.000 procedimentos ambulatoriais e 100 procedimentos cirúrgicos. Além do diagnóstico e tratamento do câncer infantil, o GRAACC atua no desenvolvimento do ensino e pesquisa, já que possui uma parceria com a equipe médica da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp).

Confira o resultado do 3º GP Bridgestone Brasil de Golf:

Categoria Masculino (handicap 0 a 20)
1º Valter Taurisano Jr (38 pontos)
2º Eduardo Lara Campos (36 pontos)

Categoria Masculino (handicap 21 a 40)
1º Fábio Parente (43 pontos)
2º Per Parborg (41 pontos)

Categoria Feminino (handicap 0 a 40)
1º Vera Quaresma (33 pontos)*
2º Sae Porce Lossano (33 pontos)*

Longest Drive
Stuart Duncan (319 jardas)
Vivian Golombek (222 jardas)

Nearest to Pin
Edward de la Paz (1,20 m)

*Critério de desempate: mais pontos feitos nos nove últimos buracos, ou seja, do 10º ao 18º.

MAIS INFORMAÇÕES
REUNION PRESS
MILLA DELFINO
Telefônica Speedy GT3 Brasil: Reveja a GT3 na TV Globo


Matéria veiculada no programa Auto Esporte traz detalhes da sexta rodada da temporada, disputada em Santa Cruz do Sul (RS)

O bom desempenho dos irmãos Wagner e Fabio Ebrahim, a nova configuração do Ford GT, as imagens do acidente de Cláudio Ricci e muitos outros detalhes sobre a sexta rodada do Telefônica Speedy GT3 Brasil estão disponíveis on demand no site do Programa Auto Esporte, da TV Globo.

A matéria do jornalista Tiago Toricelli sobre as corridas de Santa Cruz do Sul (RS) foi ao ar no último dia 20 de outubro, e pode ser revista através de um link na própria página da GT3 – que dá acesso, também, às demais matérias sobre a categoria já veiculadas no programa. O endereço é www.gt3.com.br/autoesporte.htm.

A próxima rodada dupla do Telefônica Speedy GT3 Brasil será realizada no dia 16 de novembro, no Autódromo Internacional de Curitiba. As duas últimas corridas do ano estão marcadas para os dias 30 de novembro, em São Paulo.


Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Texto: Rafael Durante
Fotos: Miguel Costa Jr.
Press Consultoria Ltda
Etapa final da competição entre Nelson Piquet e os finalistas do Fórmula Universia será transmitida em tempo real

Aficionados por corrida automobilística de todo o País poderão acompanhar a competição e um bate-papo entre o piloto, Luciano Burti e os jovens presentes, pelo endereço www.universia.com.br/formulauniversia


São Paulo, 30 de outubro — A etapa final do game on-line Fórmula Universia, realizada em São Paulo (SP), será transmitida em tempo real, para aficionados por corrida automobilística de todo País, pelo portal Universia, no endereço www.universia.com.br/formulauniversia, hoje, a partir das 15h 30.

Além da disputa final entre os cinco finalistas e Nelson Piquet, os usuários poderão assistir ao bate-papo entre o piloto, Luciano Burti, piloto da Stock Car e comentarista esportivo, os melhores classificados no game on-line, que estarão no evento, e universitários.

Organizado pelo Universia, patrocinador oficial da Equipe ING Renault F1 Team, o Fórmula Universia é um concurso cultural recreativo que, por meio de uma competição on-line do game de corrida automobilística Trackmania Nations Forever, permite aos admiradores da velocidade competir virtualmente, passando por fases classificatórias. Os cinco finalistas disputam a etapa final do game Fórmula Universia com Nelson Piquet e concorrem a prêmios. Os três primeiros colocados recebem, ainda, ingressos para o GP Brasil.



Informações e transmissão em tempo real: www.universia.com.br/formulauniversia


Sobre o Universia

O Universia é uma rede de cooperação universitária que reúne 1.090 instituições de ensino superior na América Latina e Península Ibérica. A Rede Universia atua em quatro eixos estratégicos: fomento à empregabilidade, incentivo à formação, desenvolvimento dos meios científico e acadêmico, e apoio às comunidades e eventos para o relacionamento universitário.

O objetivo da Rede Universia é contribuir com serviços de valor agregado às universidades, apoiando o desenvolvimento de projetos comuns e a geração de novas oportunidades para a comunidade universitária, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento sustentável dos países onde a Universia está presente.

O principal elemento integrador desta rede é o portal Universia, que desenvolve conteúdo e serviços gratuitos para o meio acadêmico, em línguas portuguesa e espanhola. O Portal está presente em 11 países: Espanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Porto Rico, Portugal, Venezuela e Uruguai, congregando aproximadamente 75% do público universitário.

Lançado no Brasil em março de 2002, o portal Universia (www.universia.com.br) conquistou em seis anos, a parceria com 256 universidades, alcançou a marca de 2,4 milhões de usuários cadastrados e uma média mensal de 1,1 milhão de usuários únicos (Fonte: Nielsen//NetRatings).

As informações e os produtos atendem aos pré-universitários, universitários, pós-universitários, docentes e gestores das instituições de ensino superior. Além de conteúdo, são oferecidos serviços relevantes para o público universitário, tais como: estágios e programas de trainee, cursos on-line, webmail, salas de aula virtuais, e informações sobre bolsas de estudo, intercâmbio, empreendedorismo, pesquisa científica, carreira, entre outros.

Universia
Joice Lima
Raquel Matrone
Instituto Dom Bosco recebe macacão oficial autografado pelo piloto de F-1 Robert Kubica
O piloto polonês de Fórmula 1 Robert Kubica visitou na tarde de ontem(29/10) o Instituto Dom Bosco, localizado no Bom Retiro, e doou à entidade um macacão oficial da Equipe BMW Sauber autografado por ele. Em sua chegada, Kubica assinou o livro de presença do Instituto, que também possui origem polonesa.

Durante a visita de cerca de uma hora, Kubica foi recebido por um coral formado por crianças assistidas pelo Dom Bosco, compartilhou sua experiência profissional com os presentes, respondeu perguntas dos pequenos e assistiu uma apresentação de capoeira, também realizada pelas crianças e jovens atendidas pelo Instituto. Junto Oscar Clarke, com o presidente da Intel Brasil, Robert Kubica entregou o macacão autografado ao diretor do Instituto Dom Bosco, Pe. Gutenberg dos Reis. A entidade poderá leiloar ou rifar o macacão para angariar fundos para os projetos sociais que mantém.
O Instituto Dom Bosco foi escolhido para receber o piloto polonês devido aos trabalhos de voluntariado realizados por colaboradores da Intel em comemoração ao aniversário de 40 anos da empresa, que é patrocinadora oficial da escuderia BMW Sauber. A entidade atende anualmente cerca de seis mil pessoas entre crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo.

A Intel, líder mundial de fabricação em silício, também é líder na fabricação de produtos para computadores, redes e comunicações. Mais informações sobre a Intel estão disponíveis em www.intel.com/pressroom.

Equipe de atendimento da Intel na Burson-Marsteller:
Alessandra Neris
Luci Anunciato
Raquel Vitorino


Vinicius Fiori
Innovation & Technology Practice
Burson-Marsteller Brasil

GP BRASIL DE FÓRMULA 1 :Um domingo de arrepiar

Por Castilho de Andrade

Interlagos está pronto para mais uma decisão da Fórmula 1, a quarta seguida. Só que, desta vez, um piloto brasileiro – Felipe Massa – está envolvido na disputa. E isso bastou para tornar o clima ainda mais elétrico e acirrado. De um lado, Lewis Hamilton, britânico, 23 anos, da McLaren/Mercedes, vestindo macacão branco. Do outro, Felipe Massa, 27 anos, da Ferrari, vestindo macacão vermelho. Hamilton leva 7 pontos de vantagem sobre Massa, 94 a 87.

Juntos, Hamilton e Massa venceram mais da metade das corridas do ano. Cada um ganhou cinco provas. Hamilton cravou mais poles: 7 a 5 e subiu ao pódio 10 vezes contra 9 de Massa. O brasileiro, entretanto, assinalou a volta mais rápida em duas corridas contra uma de Hamilton. Massa completou 299 voltas na liderança enquanto Hamilton andou 294 voltas na frente. Como se vê, o equilíbrio marcou a disputa entre os dois pilotos até em algumas falhas cometidas ao longo da temporada. A McLaren errou menos, daí a vantagem cômoda que assegura a Hamilton a condição de favorito ao título.

Massa tem chances? Tem. Primeiro depende de um bom trabalho da Ferrari, assegurando a primeira fila no treino de sábado e mantendo a dupla de pilotos na frente até o final. Fazendo a dobradinha – Massa/Raikkönen – a equipe terá então que torcer para a Renault, BMW/Sauber, Toyota, etc. colocarem seus carros entre os da Ferrari e os da McLaren. Não é fácil mas não é impossível. Convém recordar que a Ferrari disputa o Mundial de Construtores que lidera com 156 pontos contra 145 da McLaren.

O último encontro oficial entre as equipes da Fórmula 1 em Interlagos poderá dirimir as dúvidas que persistem sobre a temporada de 2009. A questão envolve quatro pilotos brasileiros. Rubinho Barrichello ainda não renovou seu contrato com a Honda que, por sua vez, já marcou um teste para Bruno Senna na segunda metade de novembro. Do lado da Renault não se sabe ainda quem pilotará para a escuderia. Tudo leva a crer que Fernando Alonso permanecerá já que Ferrari, McLaren e BMW/Sauber estão com as equipes fechadas para o ano que vem. Nelsinho Piquet, todavia, ainda é dúvida e circulam informações segundo as quais a equipe francesa poderia dar uma oportunidade para Lucas Di Grassi, piloto de testes. Neste caso, Nelsinho poderia ser cedido a outra equipe como a Toro Rosso. Ou, talvez, o próprio Di Grassi poderia ser emprestado para a Toro Rosso enquanto Nelsinho seria mantido na Renault. O GP do Brasil marcará também a despedida do escocês David Coulthard que iniciou a carreira em 1994 e soma 13 vitórias na Fórmula 1.

Entre as autoridades internacionais que confirmaram presença na corrida, um dos destaques é a britânica Tessa Jowell, ministra da Olimpíada de Londres (2012), que vem ao Brasil para conhecer o GP do Brasil (considerado o evento mais organizado de 2006) e para dar suporte ao piloto Lewis Hamilton. Em Interlagos, além de visitar todas as dependências do autódromo e acompanhar o trabalho da organização também deverá se encontrar com o prefeito Gilberto Kassab, o ministro do esporte Orlando Silva e Bernie Ecclestone.

Castilho de Andrade é Diretor de Imprensa do GP Brasil de Fórmula 1
Telefônica Speedy GT3 Brasil: Lamborghini Gallardo é finalista em votação do supercarro mais carismático do mundo
Enquete realizada com internautas promove confrontos diretos entre modelos de sonho do mundo inteiro.

A Copa Supercarros terá o superbólido da GT3 enfrentando o Ferrari Enzo na decisão pelo bólido mais fascinante da indústria
Uma das estrelas do Telefônica Speedy GT3 Brasil, o Lamborghini Gallardo vem mostrando que, além de um ótimo desempenho nas pistas, tem carisma e continua encantando os apaixonados por superesportivos. O site da revista especializada Autoesporte vem realizando nos últimos meses uma eleição para apontar o supercarro mais fascinante do mundo.
Depois de um longo confronto com vários modelos realizado por meio de pleitos eliminatórios na página eletrônica, a publicação apontou o Gallardo e o Ferrari Enzo como os dois finalistas da disputa dos chamados carros dos sonhos.

O último a ser derrubado pelo Lamborghini Gallardo foi o Dodge Viper, outro modelo também representado no Telefônica Speedy GT3 Brasil. O Lambo levou a melhor com 69% em mais de 1.400 votos. Já o Ferrari Enzo despachou o badalado McLaren F1 ao conquistar 54% das opiniões.
Para votar, basta visitar o site www.autoesporte.com.br e clicar no banner da Copa Supercarros. O sistema permite apenas um voto por computador.


Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Texto: Rafael Durante
Fotos: Miguel Costa Jr.
Press Consultoria Ltda

Nelsinho Piquet está motivado para GP do Brasil

Animado para correr em casa, ao lado da família e dos amigos, piloto está determinado a realizar boa prova em Interlagos

Nelsinho Piquet inicia nesta sexta-feira os preparativos para o Grande Prêmio do Brasil, que será realizado domingo, a partir das 15 horas, no autódromo de Interlagos. O piloto está bastante motivado para a prova, que marca sua estréia em casa no volante de um Fórmula 1.

"Não vejo a hora de correr em São Paulo. Sei que será ótimo correr em meu próprio país, ao lado da família e dos amigos. Isso é bastante motivador e estou realmente determinado a obter o máximo este fim de semana. Farei o melhor para me manter concentrado e vou trabalhar duro com meus engenheiros para garantir que tenhamos um carro realmente bom em Interlagos", afirma.

Segundo Nelsinho, as diversas ondulações existentes na pista exigem maior preocupação com os ajustes da suspensão. "Em Interlagos, o carro precisa ser flexível o suficiente para passar pelas ondulações e pelas zebras do segundo setor e ser reativo nas curvas fechadas e mudar com facilidade de direção. Trabalharemos no set-up do carro e na suspensão durante as três horas de treino livre na sexta-feira", informa.
O piloto garante não se sentir mais pressionado por correr em casa. "Não preciso nem dizer que estou determinado a fazer uma grande corrida. Mas não estou me pressionando mais por ser o GP do Brasil e por estar correndo em casa. Ao contrário, vou chegar com calma e usar os treinos livres para melhorar gradualmente o set-up do carro, de forma a estar da melhor maneira possível para a classificação e para a prova. Quero dar um passo de cada vez e obter um bom resultado", destaca Nelsinho.

Confira a programação do GP do Brasil

Sexta-feira, 31 de outubro
10h - Treino livre 01
14h - Treino livre 02

Sábado, 01 de novembro
11h - Treino livre 03
14h - Classificação

Domingo, 02 de novembro
15h - GP do Brasil

Alessandro Mendes

AT&T WILLIAMS E TECBRIL INVESTEM EM TRANSMISSÃO DO
GP DE FÓRMULA 1 DO BRASIL

Para divulgar os novos produtos de cuidados com o carro da linha High Performance Car Care da equipe AT&T Williams de Fórmula 1, a Tecbril - licenciada da marca no País - está patrocinando a transmissão ao vivo dos treinos e retransmissões do Grande Prêmio de Fórmula 1 no SporTV (canal 39) e no Grid Motor do SportTV2 (canal 38) e a transmissão ao vivo na Rádio Bandeirantes AM e FM. Essas ações são parte do investimento em propaganda e marketing de R$ 2 milhões destinados ao lançamento dos produtos.

A estratégia deflagrada pela AT&T Williams e a Tecbril neste último Grande Prêmio da temporada busca atingir a legião de adeptos e apaixonados da Fórmula 1 e o universo de fãs fiéis à marca.

Os produtos – em um total de 31 itens - começam a chegar ao mercado nacional a partir deste mês, em mais de 15 mil pontos de venda, incluindo lojas do segmento automotivo, autopeças, postos de gasolina, shopping de autopeças, lava-rápidos e algumas das principais redes de supermercados.

Por seus diferenciais, os produtos da linha High Performance, da equipe AT&T Williams de Fórmula 1, são considerados "cosméticos" da linha automotiva. Foram desenvolvidos para refletir a tecnologia de ponta que caracteriza a equipe de Fórmula 1 de Oxfordshire, Inglaterra.

No Brasil, são fabricados, distribuídos e comercializados pela TecBril, sob licença exclusiva. A TecBril é a terceira maior empresa do segmento de produtos de cuidados para o carro e faz parte do grupo TecFil, o maior fabricante de filtros automotivos da América Latina.

GP Comunicação
Fernando Martini / Débora Ferreira
Giovanna Picillo
PROGRAMAÇÃO PARA O GP BRASIL DE FÓRMULA 1Programação Provisória/ Provisional Timetable

SEXTA-FEIRA / FRIDAY - 31 de outubro / october 31

8:45 - 9:15
Treino Livre Evento Suporte / Support Event Free Practice
Formula BMW

10:00 - 11:30
Treino Livre / Free Practice (1st session)
F1

14:00 - 15:30
Treino Livre / Free Practice (2nd session)
F1

15:40 - 16:15
Treino Livre Evento Suporte / Support Event Free Practice
Porsche Cup

16:30 - 17:00
Treino Livre Evento Suporte / Support Event Free Practice
Trofeo Maserati

17:25 - 17:55
Sessão de Classificação Evento Suporte/ Support Event Qualifying Session
Formula BMW

SÁBADO / SATURDAY - 01 de novembro / november 01

11:00 - 12:00
Treino Livre / Free Practice (3rd session)
F1

14:00 - 15:00
Sessão de Classificação / Qualifying Session
F1

15:10 - 15:45
Sessão de Classificação Evento Suporte / Support Event Qualifying Session
Porsche Cup

15:55 - 16:25
Sessão de Classificação Evento Suporte / Support Event Qualifying Session
Trofeo Maserati

16:50 - 17:20
Evento Suporte / Support Race
Formula BMW

DOMINGO / SUNDAY - 02 de novembro / november 02

10:00 - 10:30
Evento Suporte / Support Race
Formula BMW

10:50 - 11:20
Evento Suporte / Support Race
Trofeo Maserati

11:40 - 12:15
Evento Suporte / Support Race
Porsche Cup

15:00
37º Grande Prêmio do Brasil, 71 voltas
37th Brazilian Grand Prix, 71 laps
F1

OBS : 1. Toda a programação está sujeita a modificações sem aviso prévio

This timetable is subject to changes without prior notice.

2. Abertura dos portões às 07:00
Gates open at 7:00a.m..
Imprensa GP Brasil
GP BRASIL DE FÓRMULA 1- INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO
Seguem abaixo informações úteis para o público que vai assistir ao 37º Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 no autódromo de Interlagos:

No Autódromo
As temperaturas no autódromo podem ser extremas. Portanto, recomenda-se:
* Vestir roupas leves e sapatos confortáveis; as distâncias são grandes e alguns pisos,irregulares.
* Levar um agasalho e, se possível, capa de chuva compacta. Por questões de segurança, não será permitida a entrada no autódromo portando guarda-chuva.
* Fazer uso de protetor solar, mesmo quando a área for coberta. Se a área for descoberta, sugerimos também o uso de boné.
* Haverá serviço de lanchonete em todos os setores, com despesas por conta do cliente. Por questões de segurança não será permitido o acesso ao autódromo de pessoas portando caixas de isopor ou objetos semelhantes, latas ou garrafas.
* Não é permitido nenhum tipo de gravação de som e/ou imagem para uso profissional ou para exibição pública ou para qualquer propósito comercial. Advertimos que a FOA (Formula One Administration Limited) detém os direitos de som e imagem de todas as etapas do Campeonato Mundial de Fórmula 1TM. Advertimos ainda que, como espectador, você poderá ser filmado e sua imagem utilizada na mídia.
* Os portões do autódromo abrem para o público às 7h. No domingo da corrida será permitido o acesso até 45 minutos antes da largada, confirmada para às 15h.
* Conforme determinado pelo Juizado da Infância e Juventude, a idade mínima permitida para acesso ao autódromo é de cinco anos. Crianças de cinco a 12 anos só poderão entrar no autódromo acompanhadas dos pais ou responsáveis e portanto ingresso próprio.
* Todos os ingressos oferecidos ao público são numerados respeitando os lugares disponíveis nas arquibancadas. Solicitamos a cooperação de todos no sentido de ocupar o assento correspondente ao ingresso.
* Se for dirigir, não beba. A nova lei seca brasileira torna ilegal dirigir com concentração a partir de dois decigramas de álcool por litro de sangue, ou o equivalente a uma latinha de cerveja.

Como chegar

*Todos os anos a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) prepara um esquema especial de transporte público, com ônibus que vão ao autódromo de Interlagos nos dias do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. Para saber os detalhes da operação, visite o site da CET (http://www.cetsp.com.br)
* SPTrans terá o serviço Expresso F1. Haverá cinco miniterminais com serviço de ônibus diretamente para o autódromo, sem paradas. Para mais informações visite o site da SPTrans (http://www.sptrans.com.br/).
*Para ir ao autódromo de Trem, haverá um esquema especial para a Linha 9-ESMERALDA, Osasco-Grajaú, onde a estação "AUTÓDROMO", está localizada na Rua Plínio Schmidt, a
aproximadamente a 600 m do setor G. Mais informações serão publicadas no site da CPTM (
http://www.cptm.sp.gov.br/).

Na entrada

Por motivos de segurança, é proibido o acesso ao autódromo portando bandeiras com mastro,guarda-chuva ou qualquer outro objeto que possa ser considerado perigoso, como os citadosacima.
Caso seja beneficiário de meia-entrada, tenha seus documentos à mão pois haverá fiscalização rigorosa no momento da entrada e a apresentação da documentação completa e do ingresso nominal não será dispensada em hipótese alguma. Os estudantes deverão comparecer ao local munidos de:
-Carteira de estudante
-Comprovante de matrícula ou do último pagamento da mensalidade
-RG original

Imprensa GP Brasil

quarta-feira, outubro 29, 2008

Superleague: Pizzonia quer levar o Corinthians ao pódio na Itália
Brasileiro aposta no desenvolvimento do carro para ir bem em Vallelunga

O futebol disputado a 300 km/h está de volta. Dezoito das principais equipes do futebol mundial, incluindo Corinthians, Flamengo, Milan, Porto, Atlético de Madrid e Liverpool, voltam às pistas neste fim de semana (01 e 02/11) para a disputa da quinta partida da Superleague Formula, a categoria que une a tecnologia do automobilismo e a paixão pelo esporte mais popular do mundo. As corridas válidas pela nona e décima provas da temporada acontecem no autódromo de Vallelunga, na Itália. Após bater na trave nos dois tempos de 45 minutos do jogo anterior – que é como a organização denomina as etapas de cada rodada dupla – e conquistar dois quartos lugares, o brasileiro Antonio Pizzonia quer levar o carro do Corinthians pela primeira vez ao pódio na competição. "Saímos com um saldo muito positivo das corridas passadas, com um aproveitamento muito grande de pontos. A expectativa e a intenção é a de subir no pódio em Vallelunga", afirma.

Para conseguir esses objetivos Pizzonia conta com a boa evolução e desempenho que o carro corintiano vem apresentando na competição. Nas últimas corridas, em Portugal, o bólido do Timão foi sempre um dos mais rápidos da pista. "Nós mudamos algumas coisas no carro e ele ficou muito bom. Acredito que também vai funcionar em Vallelunga e vamos começar lá com equipamento ainda melhor", espera o piloto.

O brasileiro retorna à pista de Vallelunga após muitos anos. A última vez que ele pilotou no circuito foi em 1999, quando disputava a Fórmula Renault européia. "Fiz duas provas lá e ganhei as duas. Agora quase 10 anos depois, espero voltar e repetir esses bons resultados", lembra o ‘Jungle Boy’ – garoto da selva -, como era conhecido na Europa no início de sua carreira.

Conhecendo as características do traçado italiano, o titular do Corinthians garante que uma boa posição no grid de largada vai ser muito importante neste fim de semana. "Esta é a pista mais estreita e difícil de ultrapassar de todo o calendário. Ir bem no treino de classificação vai ser fundamental para chegar na frente", ressalta.

O campeonato de futebol sobre quatro rodas é liderado por uma equipe considerada zebra no esporte bretão. O carro chinês do Beijing Gouan, guiado pelo italiano Davide Rigon, ocupa o topo da tabela com 271 pontos, seguido pelo PSV Eindhoven, da Holanda, e pelo Liverpool da Inglaterra. O Corinthians, em franca ascensão, ocupa a décima colocação e o Flamengo é o 16º. "Vamos tentar pontuar o máximo possível na Itália e subir ainda mais na tabela", completa Pizzonia.

Assim está a Superlegue Formula após oito etapas:

1) Beijing Gouan (China), 271 pontos;
2) PSV Eindhoven (Holanda), 236;
3) Liverpool (Inglaterra), 235;
4) Milan (Itália), 216;
5) Sevilha (Espanha), 199;
6) Roma (Itália), 190;
7) Anderletch (Bélgica), 189;
8) Galatasaray (Turquia), 180;
9) Tottenham Hotspur (Inglaterra), 173;
10) Corinthians (Brasil), 169;
11) Al Ain (Emirados Árabes Unidos), 167;
12) Basel (Suíça), 161;
13) Porto (Portugal), 145;
14) Borussia Dortmund (Alemanha), 143;
15) Glasgow Rangers (Escócia), 132;
16) Flamengo (Brasil), 130;
17) Olympiacos (Grécia), 110;
18) Atlético de Madrid, 93.

Visite
http://www.blogdopizzonia.zip.net/

Visite http://www.superleagueformula.com/

MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú
SENNA NARRA UMA VOLTA EM INTERLAGOS






LIVRO - VOLTA AO MUNDO EM 8.000 DIAS
1,5 milhão de km de carro por 71 países

Paulo Rollo fez o que 100% da geração dele sempre sonhou fazer: chutou o balde aos 25 anos e foi rodar a Europa de moto sem um plano definido.
Decisão acertada, pois logo entendeu que a vida lhe reservara algo maior do que conhecer o velho continente: seu destino era o mundo todo. Ter de bancar a si mesmo foi decisivo. Sem mesadas, o globe-trotter virou fotógrafo, jornalista, aventureiro, escritor, empresário.
Este paulista de 48 anos publica agora um livro que relata tudo o que viveu nesses 23 anos de expedições. Seus relatos de viagens e experiências podem ser um empurrão na vida de um adolescente sem objetivo e iniciativa, ou um interessante relato de uma vida na estrada. Volta ao mundo em 8.000 dias traz uma narrativa rica e emocionante. A publicação conta ainda com um DVD repleto de fotos, vídeos e reportagens.
Disponível pela internet: www.paulorollo.com ou pelo telefone (48) 3237 7406. R$ 45,00.
EQUIPES DA F-BMW AMERICANA COMEÇAM A CHEGAR AO BRASIL


Rodada dupla deste fim de semana, que será realizada na preliminar da F-1, definirá o mais novo piloto oficial da BMW. Dois brasileiros estão na briga


Não é apenas a Fórmula 1 que movimenta o autódromo de Interlagos. Nesta terça-feira (28), o autódromo de São Paulo (SP) começou a receber também os carros e a estrutura da categoria que fará a preliminar da decisão do campeonato mundial, a Fórmula BMW Americana. Entre os times que já se instalaram no circuito está a EuroInternational, vencedora dos três últimos campeonatos, que tem como pilotos o norte-americano Alexander Rossi, o canadense David Ostella e o brasileiro Giancarlo Vilarinho.

A antecedência tem seus motivos. Como o campeonato foi definido por antecipação, com vitória de Alexander Rossi, agora o time está totalmente concentrado em trabalhar para garantir o título de Estreante do Ano para Giancarlo Vilarinho. A conquista daria ao piloto brasileiro, de 16 anos de idade, um contrato de piloto oficial da BMW para 2009. Para tanto, ele precisa superar o líder e favorito à conquista, o canadense Gianmarco Raimondo, de 17 anos.

"Conheço o Gianmarco Raimondo desde que fizemos nossos primeiros testes na Fórmula BMW Americana", conta Giancarlo Vilarinho. "Ele começou o ano com melhores resultados, mas conquistei dois pódios na etapa passada e chego fortalecido para Interlagos, já que meu objetivo sempre foi conquistar o título de Estreante do Ano", comenta o brasileiro. A diferença entre eles é de doze pontos (com 60 ainda em jogo). Numa disputa que conta com outros dois nomes.

O canadense Mikael Grenier, segundo entre os novatos, e o brasileiro Alexandre Ruiz, terceiro, seguem na briga com Gianmarco Raimondo, o líder, e Giancarlo Vilarinho, o quarto colocado. "Nós quatro estamos muito próximos, mas aposto bastante no meu momento, que é bom, e no fato de estar decidindo este título no Brasil", acrescenta Giancarlo Vilarinho, que vai correr pela primeira vez no próprio país. Haverá uma corrida no sábado (1) às 16h50 e outra no domingo (2) às 10h00. Neste ano, ele soma quatro pódios (um deles em segundo lugar na preliminar do GP do Canadá de F-1).

Gian vs Gian: a outra decisão em Interlagos

Gianmarco Raimondo, 116 pontos
Equipe: Autotecnica
Número: 50
Idade: 17 anos
Nascimento: 28 de novembro de 1990
Local: Ontário, Canadá
Altura: 1m83
Peso: 70 kg
Site:
http://www.gianmarcoraimondo.com/

Giancarlo Vilarinho, 104 pontos
Equipe: EuroInternational
Número: 9
Idade: 16 anos
Nascimento: 2 de abril de 1992
Local: São Paulo, Brasil
Altura: 1m76
Peso: 69 kg
Site:
http://www.giancarlovilarinhoracing.com.br/

O campeonato após 14 de 16 etapas:

1 Alexander Rossi, 207 pontos (campeão)
2 Ricardo Favoretto, 139
3 Gianmarco Raimondo, 116
4 Mikael Grenier, 111
5 Alexandre Ruiz, 110
6 Giancarlo Vilarinho, 104
A disputa de Estreante do Ano:
1 Gianmarco Raimondo, 116
2 Mikael Grenier, 111
3 Alexandre Ruiz, 110
4 Giancarlo Vilarinho, 104
5 David Ostella, 57
6 Velibor Jovanovic, 20


MAIS INFORMAÇÕES EM http://www.giancarlovilarinhoracing.com.br/

Dinho Leme Comunicação
Assessoria de Imprensa
Vença na Fórmula 1 com a Ferrari da Candide



O GP Brasil arrancará os brasileiros de suas casas neste Domingo para torcer pelo brasileiro Felipe Massa da equipe Ferrari.

Para os amantes do automobilismo e da Ferrari a Candide traz exclusivamente para o público masculino uma réplica original do carro mais cobiçado do mundo. Modernos e disputados, as réplicas da Ferrari são vermelhas como as originais da equipe italiana. O design, os contornos, a intensidade do seu vermelho e seu símbolo inesquecível prova que a réplica da Candide é uma verdadeira máquina. Sua pintura especial e seu logotipo original confirmam que os modelos são autênticos em cada detalhe.

Ferrari F248 F1 da Candide: com bateria recarregável e recarregador.
Funciona por rádio controle e possui 7 funções.

Na escala 1:20 é Bivolt e o controle utiliza 2 pilhas AA - 6445 • R$ 99,99
Na escala 1:10 é Bivolt e o controle utiliza 1 bateria de 9V - 6448 • R$ 299,99
Na escala 1:7 é 110v e o controle utiliza 1 bateria de 9V - 6452 • R$ 499,99
Na escala 1:7 é 220v e o controle utiliza 1 bateria de 9V - 6462 • R$ 499,99
Ferrari F2005: com bateria recarregável e recarregador. Funciona por rádio controle e possui 7 funções. Acende luzes.
Na escala 1:20 é Bivolt e o controle utiliza 2 pilhas AA - 6446 • R$ 99,99


0800-557400 – http://www.candide.com.br/

Denise Bispo e Hellen Campos
HD PRESS ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

segunda-feira, outubro 27, 2008

Massa e Barrichello já treinam... na Granja Viana


Astros da Fórmula 1 aliviam ansiedade antes do GP do Brasil

SÃO PAULO – Às vésperas daquela que classifica como a corrida mais importante de sua vida, pelo menos até agora, Felipe Massa nem parecia que decidirá o seu primeiro título da Fórmula 1 domingo no GP do Brasil. Para surpresa geral, ele apareceu no final da tarde desta segunda-feira para os treinos livres das 500 Milhas da Granja Viana, a mais tradicional prova do kartismo brasileiro. E já encontrou o amigo Rubinho Barrichello às voltas com os trabalhos iniciais no kart para a prova.

Foi o final de uma longa segunda-feira para o vice-líder da Fórmula 1, que precisa descontar a vantagem de sete pontos favorável a Lewis Hamilton em Interlagos se quiser conquistar um campeonato que o Brasil não comemora desde 1991, quando Ayrton Senna alcançou o tri. Pela manhã, como “campeão do Unicef para as crianças brasileiras”, inaugurou uma sala de leitura com seu nome na Escola Estadual Dr. Francisco Brasiliense Fusco, no Campo Limpo. Depois, almoçou com jornalistas convidados da Ferrari, onde se mostrou tranqüilo diante das fortes emoções que o aguardam no final de semana.“Estou me preparando para essa prova como faço com todas as outras. Vou fazer de tudo para ganhar. Fora isso, não há o que eu possa fazer com coisas que não dependem de mim”, afirmou. Mas manifestou confiança no desempenho da Ferrari no circuito paulistano. “O carro será o mesmo das últimas provas, sem nenhuma novidade técnica. Mas aqui, onde condições são diferentes da China, andamos bem nos últimos anos”, lembrou. Sobre a importância da corrida, garantiu que não se sente nem um pouco pressionado. “Sou o franco-atirador, porque sei que não será fácil tirar essa diferença para o Hamilton. Vou ter a torcida do meu lado e posso voltar para casa todos os dias para dormir na minha cama.”

Na Granja Viana, Felipe confirmou que participará da 12ª edição das 500 Milhas ao lado do irmão Dudu e dos pilotos Xandinho Negrão, Allam Khodair, Vítor Guerin, Popó Bueno, Felipes Apezzato e um oitavo nome que permanece indefinido. “Ainda estou estudando as opções”, explicou Felipe, que venceu a edição pioneira de 2007 e pela segunda vez em 2002.

Rubinho Barrichello também já confirmou a formação de sua equipe, com a qual lutará pelo oitavo título. Correrá ao lado de Tony Kanaan, Felipe Giaffone e Renato Russo. “Para dizer a verdade, o Russo ainda nem sabe que vai andar com a gente, mas acho que não vai reclamar”, disse Rubinho, que não escondia a satisfação de voltar a fazer aquilo que mais gosta. “Isso aqui é que é bom. Se pudesse, andaria aqui todos os dias”, garantiu, enquanto acompanhava os treinamentos com o cronômetro na mão. “E vai ser ainda mais legal na quarta-feira. Vou trazer os mecas da Honda. Eles adoram andar aqui, porque esta é uma pista de kart de verdade, não um indoor”, explicou.

Outra equipe que chamou a atenção nos testes iniciais foi a integrada por Raul Boesel, campeão mundial de Endurance de 1987, e seus sobrinhos Pedro, Lu e George. “Não basta ser tio, tem de participar”, brincou Boesel, que atualmente de vira como DJ e vai animar a festa de encerramento de temporada da Ferrari no domingo. “Estou estranhando um pouco porque há muito não pilotava um kart. Acho que dá para contar em décadas, e não apenas em anos, o tempo que fiquei sem andar”, contou.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

domingo, outubro 26, 2008

CAPA DA EDIÇÃO PORTUGUESA DA REVISTA AUTOSPORT DANDO DESTAQUE AO PILOTO DA MCLAREN LEWIS HAMILTON


PIT BABES DO DIA

DTM termina em Hockenheim

Scheider campeão

Timo Scheider é o campeão do DTM 2008, depois de vencer a última corrida da temporada, em Hockenheim, à frente do seu principal adversário Paul Di Resta.

O piloto da Audi regressou à pista depois da segunda paragem nas boxes com três segundos de vantagem sobre Di Resta, tendo apenas que controlar o andamento do seu adversário da Mercedes. O piloto escocês já havia sido prejudicado por um toque de Mattias Ekstrom no arranque, e perdendo tempo a ultrapassar Martin Tomczyk após a segunda paragem.

Jamie Green completou o pódio, à frente do seu colega Bruno Spengler e Tom Kristensen, que chegou a passar pela liderança. Bernd Schneider, que fez a sua última corrida no DTM, terminou em sexto, depois de uma pequena batalha na fase final da corrida com Ekstrom. Martin Tomczyk terminou no último lugar pontuável.

Campeonato (classificação final): 1º Timo Scheider, 75 pontos; 2º Paul Di Resta, 71; 3º Mattias Ekstrom, 56; 4º Jamie Green, 52; 5º Bruno Spengler, 38; 6º Bernd Schneider, 34; 7º Martin Tomczyk, 32; 8º Tom Kristensen, 27.

fonte: AutoSport
TRANSPORTE DA FÓRMULA 1


FELIPE RODRIGUES
Da Gazeta de Piracicaba

O ar fresco das cinco horas da manhã de mais um sábado dá mostras de que, apesar do momentâneo clima agradável, mais um dia de sol quente vem por aí. Para os funcionários da Lubiani, o horário significa outra coisa: o término de uma das semanas mais importantes do ano. A empresa piracicabana é a responsável direta pelo transporte de carros e equipamentos que serão utilizados na última corrida do ano do campeonato da Fórmula 1, que acontece no autódromo de Interlagos, em São Paulo, no próximo final de semana.

Não tem como disfarçar a ansiedade. Tudo bem que o trabalho de transporte dos equipamentos da Fórmula 1 teve início na terça-feira e restam apenas três equipes (Toro Rosso, Red Bull e a Honda, do brasileiro Rubens Barrichello) para serem levadas do aeroporto de Viracopos, em Campinas, para a pista paulistana. Pouco importa. As conversas entre um gole e outro de café giram em torno da nova possibilidade de ver de perto as peças das máquinas, os carros e a pista que pode consagrar o piloto brasileiro Felipe Massa como novo campeão brasileiro da categoria, título que o país não comemora desde 1991.

Ao chegar ao aeroporto de Viracopos por volta das sete da manhã, a primeira cena que se vê é uma fileira de caminhões da Lubiani já com a carga, todos à espera do sinal verde para saída. São 37 só nesta viagem, como informa Jenival Dias Sampaio, diretor de Transportes e Operações da empresa. "No total, foram 90 que saíram daqui de Campinas durante a semana, outros 50 do porto de Santos e 12 do aeroporto de Guarulhos", explica. Falando grosso, mas sempre com bom-humor, Sampaio personifica a idéia de responsabilidade exigida na operação. "Isso aqui precisa de muito planejamento, nada pode dar errado", diz.

Este é o sétimo ano em que a Lubiani é a transportadora a levar os equipamentos da Fórmula 1 a Interlagos. Não é à toa que Sampaio, coordenador de toda operação, dormiu apenas quatro horas desde a última terça-feira. "É muita responsabilidade, embora seja mais um dia de trabalho como qualquer outro. O diferencial está exatamente neste planejamento", diz o motorista João Adão Paes Alves, de 57 anos, 35 deles na estrada. "A gente acordou cedo como sempre, vamos trabalhar como sempre, mas hoje é um dia em que a responsabilidade é maior", destaca José Luis Sabino, de 46 anos, 22 de profissão.

IMPACTANTE. Pouco antes das nove horas, a Polícia Rodoviária chega ao pátio do aeroporto de Viracopos. Um efetivo de 20 homens, em dez viaturas e dez motos fica responsável por escoltar o comboio da até a entrada do autódromo. São 37 caminhões que andarão uma distância de cerca de 110 quilômetros, sempre à uma velocidade média de 50 a 70 quilômetros por hora na Rodovia dos Bandeirantes e nas marginais Tietê e Pinheiros. "O trabalho do policiamento busca dar apoio à viagem", diz o tenente da Polícia Rodoviária Sanders Alves Romão.

O visual para quem vê de longe o comboio de caminhões pela estrada impressiona. A Polícia Rodoviária interdita entradas de postos de serviço e retornos, tudo para que os veículos, todos na primeira faixa da direita na rodovia, possam seguir sem problemas. Ao chegar em São Paulo, a escolta rodoviária dá lugar à Polícia Militar local, que realiza esquema semelhante. Os motoristas paulistanos que vissem a Marginal Pinheiros vazia, só com os caminhões enfileirados na faixa à esquerda da pista, poderiam achar que se tratava de alguma brincadeira. Nada não, só disciplina logística.

CHEGADA. Ao meio-dia, o primeiro caminhão chega na entrada do autódromo de Interlagos, em São Paulo. O percurso teve lá alguns percalços, como o trânsito abarrotado da rodovia dos Bandeirantes - até um acidente, sem relação com o comboio, aconteceu pelo caminho - mas, no geral, tudo correu bem. Ufa. Alguns funcionários comentam a grandiosidade da viagem, enquanto os motoristas não esperam para sentar ao chão e almoçar (alguns já serão chamados para levar o caminhão à região dos boxes, onde tudo será descarregado e o serviço enfim finalizado).

Mas, a parte complicada do trabalho não só se esgotou, como esgotou a todos. O cansaço é visível, mas recompensador. Para ajudar o astral, nada como contemplar o autódromo de Interlagos, ainda à espera dos ingredientes principais para o próximo espetáculo de automobilismo. A bela pista fica ainda mais charmosa ao se pensar que Piracicaba, afinal, ajudou uma vez mais a montar o tão famoso "circo da Fórmula 1".

Copa Nextel Stock Car: carro novo será a atração da temporada 2009
Novo modelo apresentará avanços na segurança, tecnologia, manutenção e design

Consolidada como a principal categoria do automobilismo nacional, a Copa Nextel Stock Car prepara-se para uma temporada 2009 ainda mais emocionante. Uma das atrações da próxima temporada será o lançamento do novo carro, que substituirá o atual projeto com nove anos de existência. Segurança, evolução tecnológica, custos baixos de manutenção e design moderno são as premissas do projeto desenvolvido pelos engenheiros Nicola Scimeca, ex-projetista da Dallara, e Gustavo Letho, da JL Competições, que promete tornar ainda mais forte a categoria.

"O modelo atual é bastante seguro e competitivo, mas precisávamos de um carro mais moderno e que acompanhasse o crescimento da categoria", explica Carlos Col, diretor presidente da Vicar Promoções Desportivas, realizadora da Stock Car. "O novo carro será ainda mais seguro, apresenta uma série de evoluções tecnológicas e design moderno com equalização da aerodinâmica. Além disso, buscamos a padronização e a maior durabilidade das peças para reduzir custos de manutenção para as equipes. Com certeza, teremos mais emoção nas provas da temporada 2009", completa.

A atenção redobrada para o desenvolvimento do carro tem sido uma das preocupações da Vicar. Tanto assim que a meta é completar cerca de 4,5 mil quilômetros de testes com o modelo, equivalente ao que um carro pode fazer na temporada. Isso possibilitará analisar cada detalhe e situação antes de chegar às mãos dos pilotos da Copa Nextel Stock Car. No comando do veículo na fase de testes está o piloto Felipe Giaffone, ex-piloto da Indy e hoje diretor da JL.

A segurança é um dos pontos fortes do novo modelo. Entre as novidades estão o banco do piloto em alumínio, com proteção lateral para a cabeça (o mesmo utilizado na Nascar), um design estrutural que facilita a retirada do capacete e imobilização do piloto, maior espaço lateral possibilitando a aplicação de materiais de absorção de impacto, posicionamento do piloto mais próximo do centro do carro, maior facilidade para entrada e saída do carro.

Paulo Gomes, primeiro campeão da Stock Car, é membro da comissão de segurança da categoria e tem acompanhado o desenvolvimento do novo carro. "Estamos virando uma página importante na categoria, da mesma forma que aconteceu em 2000, quando se mudou do Ômega para o chassis tubular. A Stock Car está sendo atualizada com o que há de melhor no mundo em termos de tecnologia em todos os aspectos. Em 2009, sem dúvida, começará outra fase significativa para a competição", explica o ex-piloto, pai de Pedro e Marcos Gomes, ambos na Copa Nextel Stock Car.

A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Goodyear e Caixa, com co-patrocínio de Medley, Bosch e Petrobras. As montadoras presentes são Chevrolet, Mitsubishi e Peugeot.

MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324
Suspensão quebra e Kanaan abandona o GP da Austrália

Tony acreditava em pódio antes do problema mecânico

O brasileiro Tony Kanaan ocupava a 5ª colocação no GP da Austrália, após largar na 8ª posição, quando a suspensão traseira direita do Dallara/Honda número 11 quebrou o obrigando a abandonar a etapa comemorativa da Fórmula Indy. No circuito de Surfer´s Paradise, o campeão da categoria de 2004 fazia uma boa prova e tinha chances de brigar para estar no pódio. No entanto, na volta 34 das 60 no total, o brasileiro tentava ultrapassar o norte-americano Ryan Hunter Reay quando a quebra aconteceu o impedindo de continuar na prova, apenas se arrastou aos boxes.

"Trabalhamos muitos nesses dias depois dos treinos não terem sido tão bons, e realmente tínhamos um grande carro na corrida. Infelizmente, a suspensão traseira direita quebrou e acabou com as nossas chances. Eu não bati em nada, simplesmente senti que tinha alguma coisa errada. Acho que terminaríamos no pódio e com certeza isso me deixa ainda mais decepcionado", comentou o baiano, 3º colocado na pontuação geral desse ano.

A vitória ficou com o australiano Ryan Briscoe, da Penske, que herdou a dianteira na volta 16 quando o seu compatriota, Will Power, pole-position, bateu sozinho no muro. Scott Dixon, da Ganassi, foi o segundo e Ryan Hunter Reay, da Rahal Letterman, completou o pódio. Com a realização da prova no "paraíso dos surfistas", a Fórmula Indy encerra a temporada 2008. A primeira corrida de 2009 será no dia 5 de abril, no circuito misto de St.Petersburg, na Flórida.

Confira o final do GP da Austrália:

1º. Ryan Briscoe (AUS/Penske), 1h45min50s3868
2º. Scott Dixon (NZL/Ganassi), a 0s5019
3º. Ryan Hunter-Reay (EUA/Rahal-Letterman), a 9s1179
4º. Alex Tagliani (CAN/Conquest), a 19s9844
5º. Oriol Servia (ESP/KV), a 20s4376
6º. Ernesto Viso (VEN/HVM), a 33s7249
7º. Hélio Castroneves (BRA/Penske), a 34s4931
8º. Hideki Mutoh (JAP/Andretti-Green), a 55s7467
9º. Graham Rahal (EUA/Newman-Haas-Lanigan), a 1min20s0592
10º. Dan Wheldon (ING/Panther), a 1min31s9002
11º. Justin Wilson (ING/Newman-Haas-Lanigan), a 1min31s9353
12º. Buddy Rice (EUA/Dreyer & Reinbold), a 1min33s9068
13º. Marco Andretti (EUA/Andretti-Green), a 1min38s3970
14º. Vitor Meira (BRA/Foyt), a 1 volta
15º. Bruno Junqueira (BRA/Dale Coyne), a 1 volta
16º. Dario Franchitti (ESC/Ganassi), a 1 volta
17º. AJ Foyt IV (EUA/Vision), a 2 voltas
18º. Danica Patrick (EUA/Andretti-Green), a 2 voltas
19º. Jaime Câmara (BRA/Conquest), a 2 voltas

Não terminaram:

Ed Carpenter (EUA/Vision), 57 voltas
Tony Kanaan (BRA/Andretti-Green), 34 voltas
Will Power (AUS/KV), 16 voltas
Townsend Bell (EUA/Dreyer & Reinbold), 8 voltas
Mário Moraes (BRA/Dale Coyne), 7 voltas


Anderson Marsili
Marsili Press Team

sábado, outubro 25, 2008


F. INDY:Tony Kanaan "deveria estar entre os seis primeiros"
Brasileiro reclama da decisão de não validar a sua última volta rápida
Tony Kanaan completou a sua última volta durante a segunda fase da classificação oficial do GP da Austrália, disputada na madrugada deste sábado (25), que o colocaria na disputa da superclassificação entre os os seis mais rápidos. No entanto, os comissários da Fórmula Indy disseram que quando Kanaan cruzou a linha de chegada a bandeira quadriculada já estava empunhada, portanto, não validando a sua última volta rápida.

O brasileiro discordou da decisão com base em sua posição de pista.
"Nosso carro deveria estar na superclassificação, mas os comissários disseram que eu cruzei a linha de chegada e recebi a bandeira quadriculada, então, minha última volta não contou. Isso está completamente errado porque eu estava colado no Dario (Franchitti) e eles validaram a volta dele. Então, não sei o que dizer a respeito disso. Vamos largar em oitavo, mas não estou nada feliz com essa situação", reclamou o campeão da categoria de 2004.


A disputa iniciou com os 24 pilotos divididos em dois grupos. Uma chuva fraca caiu nos arredores do circuito de Surfer´s Paradise trazendo um grande desafio para os pilotos, pois apenas as últimas três curvas e a reta dos boxes estavam molhadas, o restante do autódromo de 12 curvas estava completamente seco. Kanaan se classificou com o 2º melhor tempo do seu grupo. Já entre entre os doze, com a decisão da direção de prova, Kanaan finalizou na 8a colocação. A pole-position ficou com o anfitrião Will Power, da KV Racing, que dominou três dos quatro treinos, incluindo o oficial. Scott Dixon, campeão dessa temporada, larga ao seu lado.

Confira o grid de largada:

1 Power, Will 01:34.9451 Round 3
2 Dixon, Scott 01:35.7672 Round 3
3 Briscoe, Ryan 01:35.8007 Round 3
4 Franchitti, Dario 01:35.9336 Round 3
5 Hunter-Reay, Ryan 01:36.4030 Round 3
6 Castroneves, Helio 01:36.7425 Round 3
7 Tagliani, Alex 01:41.3122 Round 2
8 Kanaan, Tony 01:41.4023 Round 2
9 Wilson, Justin 01:42.0429 Round 2
10 Viso, EJ 01:42.9185 Round 2
11 Meira, Vitor 01:44.3348 Round 2
12 Moraes, Mario 01:51.5054 Round 2
13 Rahal, Graham 01:55.6155 Round 1
14 Andretti, Marco 01:52.2084 Round 1
15 Servia, Oriol 01:55.6628 Round 1
16 Mutoh, Hideki 01:53.3353 88 Round 1
17 Junqueira, Bruno 01:58.0183 Round 1
18 Wheldon, Dan 01:53.9160 Round 1
19 Carpenter, Ed 01:58.7664 Round 1
20 Camara, Jaime 01:54.0514 Round 1
21 Bell, Townsend 01:58.9264 Round 1
22 Rice, Buddy 01:54.3489 Round 1
23 Patrick, Danica - Sem tempo * Acidente
24 Foyt IV, AJ –Sem Tempo * Acidente
Novo capacete
O brasileiro Tony Kanaan correrá o GP da Austrália com uma nova pintura em seu capacete estilizada por Sid Mosca. Desta vez, Kanaan apoiará o projeto "Bota Pra Fazer" www.botaprafazer.org.br que busca despertar nos jovens uma atitude empreendedora, ou seja, na prática, é potencializar a sua criatividade, seja no trabalho, na faculdade, no bairro, na comunidade entre outros. E o movimento "Bota Pra Fazer" veio para ajudar quem tem iniciativa. A Endeavor, organização de apoio a empreendedores de alto impacto, lança nacionalmente o movimento "Bota pra Fazer" com o objetivo de inspirar os brasileiros a tirarem suas idéias do papel e a criarem novos negócios. O movimento foi criado porque estudioso perceberam que no mundo todo, grandes idéias são deixadas para trás por falta de estímulo ou de conhecimento. E isso, principalmente para um pais como no nosso, significa um grande desperdício de talento e inovação.


Além de Kanaan, grandes grandes empresários, como Luiz Seabra, fundador da Natura, Oskar Metsavah, da Osklen, Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, José Júnior, do AfroReggae, Nega Gizza, da Central Única de Favelas, Rodrigo Baggio, da CDI, e o fundador da Dell, o empresário Michael Dell divulgarão suas trajetórias para inspirar outros empreendedores.

GP da Austrália

Madrugada de Sábado (25) para Domingo (26)
0h40 - Corrida (60 voltas)
Ao Vivo pela BAND
Narração:Téo José
Comentários: Willy Hermann e Celso Miranda


Anderson Marsili
Marsili Press Team