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quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Conheça o motor Renault RS27 para a temporada 2012 da Fórmula 1

O motor Renault RS27 é utilizado na Fórmula 1 desde a temporada de 2007. Este propulsor é um V8, atmosférico, capaz de desenvolver uma potência máxima de aproximadamente 750 cavalos.

O RS27 foi reconhecido como um dos mais confiáveis motores do grid de 2011, sendo capaz de percorrer mais de 3.000 km, com uma perda mínima de potência entre o início e o final de sua vida útil.


Especificações do motor
· Denominação: RS27-2012 
· Configuração: 2.4 litros V8 
· Número de cilindros: 8 
· Número de válvulas: 32 
· Cilindrada: 2.400 cc 
· Peso: 95 kg 
· Ângulo do V: 90° 
· Rotação máxima: 18.000 rpm 
· Combustível: TOTAL 
· Óleo: TOTAL 
· Potência: >750 cavalos 
· Velas: descarga semi-superficial 
· Ignição: indutiva de alta energia
· Pistões: liga de alumínio 
· Bloco do motor: liga de alumínio
· Virabrequim: liga de aço nitrado com contrapeso em liga de tungstênio
· Bielas: liga de titânio


Regulamento de motores para 2012
► Configurado a 90°, limitado a 18.000 rpm e 96 kg, o motor V8 atmosférico foi implementado desde o início da temporada de 2007 com uma especificação fixa. Entretanto, são permitidas modificações a fim de melhorar sua integração com o chassi, resolver problemas de confiabilidade ou ainda por razões “justas e imparciais”.
► O KERS (Kinetic Energy Recovery System - Sistema de Recuperação de Energia Cinética) está autorizado, mas não é obrigatório. Uma unidade do KERS, completamente carregada, pode fornecer 400 kJ de energia, proporcionando uma potência máxima equivalente a 60 kW, o que permite um ganho de potência de aproximadamente 80 cavalos durante seis a sete segundos por volta.
► Cada piloto terá direito a oito motores ao longo desta temporada, e isso mesmo com o novo calendário de 20 provas, ou seja, uma a menos que em 2011.
► O torque do motor só pode ser gerado pelo uso normal do acelerador pelo piloto e não por um mapeamento do motor ou pontos específicos pré-programados no curso do pedal do acelerador.
► Esta “programação do pedal do acelerador” só pode ser utilizada para afinar o equilíbrio do tipo de pneus instalado no carro, o que significa que as únicas mudanças autorizadas serão definidas pelos parâmetros “seco” ou “molhado”.
► Para que o motor seja utilizado da forma mais eficaz possível, neste ano, a aspiração adicional está proibida. 
► O controle do motor não deve ser influenciado pela posição da embreagem, ou de um movimento ou da colocação em funcionamento.
► O regime de controle da marcha lenta não pode ultrapassar 5.000 rpm.
► A ignição, a alimentação e o acelerador não podem ser utilizados para controlar artificialmente a velocidade do motor ou modificar sua reatividade em uma faixa de rotação superior a 1.000 rpm abaixo da rotação máxima.
► Os sistemas de escapamento não podem comportar mais de duas saídas, compostas cada uma de um tubo de escape voltado para a traseira, através do qual todos os gases de escapamento devem passar.
► O motor deve ser utilizado em modo de 8 ou 4 cilindros. Nenhuma outra utilização está autorizada.





Fonte: Renault

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