COMPRE AGORA

sexta-feira, outubro 21, 2005

MERCADO: CHEGOU O NOVO VECTRA.




GM apresenta o Novo Vectra e já tem em sua carteira 4.000 mil veículos encomendados por compradores de todo o Brasil
Edison Ragassi

Brasília, a capital do País, foi o cenário escolhido pela General Motors para apresentar à imprensa especializada o seu mais recente produto: o Novo Chevrolet Vectra. A escolha da cidade foi feita para simbolizar a nacionalidade do carro: 100% brasileiro.
Fabricar o sedã exigiu desenvolvimento de uma nova plataforma, que aproveitou itens do modelo antigo. Ele até poderia ter outro nome, mas por questões mercadológicas permaneceu Vectra, pois segundo pesquisas é lembrado e respeitado pelos consumidores.
Um dos pontos marcantes do veículo é a aparência. Os engenheiros e designers conseguiram imprimir uma identidade visual moderna e inovadora, o que agradou os jornalistas presentes ao evento.
Também lançaram, com exclusividade, para equipar a versão topo de linha, o propulsor 2.4 16V Flexpower, que consome álcool, gasolina e a mistura dos dois em qualquer proporção (com gasolina tem a potência máxima de 146 cavalos de força a 5.200 rpm e torque de 23,1 kgfm a 4.000 rpm, abastecido com álcool a potência fica em 150 cv a 5.200 rpm e o torque sobe para 23,7 kgfm a 4.000 rpm).
Ainda incorporaram acessórios como: sensor de chuva, espelhos escamoteáveis acionados eletricamente, painel de instrumentos eletrônico com iluminação feita por leds, controle do sistema de som no volante acionado pelos polegares, rodas de 16 e de 17 polegadas e pneus 215/45 R17. O que também chamou a atenção foi compartimento de bagagem que acomoda 526 litros de carga.
Segundo os executivos da fábrica de São Caetano do Sul, o projeto consumiu investimentos que somaram R$ 500 milhões. “Ele atende às necessidades do consumidor que busca um automóvel único, com estilo inovador, tecnologia de ponta, conforto e alta qualidade, mas com custo compatível à realidade brasileira”, afirmou, Ray Young, presidente da companhia.
Além das inovações, o preço é um grande trunfo da empresa frente aos concorrentes. O interessado no carro pode optar por versões com motorização 2.0L Flexpower, que variam entre R$ 59.990,00 a R$ 72.990,00. Para efeito de comparação, o Toyota Corolla, um dos principais concorrentes, equipado com motor 1.8L tem preço inicial de R$ 60.040,00 e a versão topo linha custa R$ 77.134,00. Já o Novo Vectra com propulsor 2.4L é comercializado só com transmissão automática e o custo varia de R$ 79.990,00 a R$ 84.990,00 e os principais concorrentes como o VW Passat (preço sugerido R$124.699,00) são importados.
Impressões ao dirigir
Durante o evento, os organizadores promoveram testes com o Novo Vectra em um trajeto de 60 Km pela Capital Federal. Bem planejado, o percurso passava por longas retas e alguns locais onde o asfalto continha várias ondulações.
A versão 2.4 realmente empolgou. O motor tem ronco suave, aceleração rápida e a transmissão automática precisa, quase não é sentido o pequeno tranco nas mudanças de marchas. O conjunto de suspensão é macio e transmite segurança nas curvas e ondulações.
Infelizmente, não havia trecho que permitisse andar acima de 80 Km/h, e apesar do carro exigir mais força no pé direito, não foi possível atender o pedido.
Em termos de dirigibilidade, o 2.0L é bem parecido com o irmão mais forte, porém as reações são mais lentas, tanto na versão automática como na manual. Resultado previsível, já que a diferença de potência gira em torno de 25 cavalos (2.0 8V abastecido com gasolina desenvolve 121 cv a 5.200 rpm e torque de 18,3 kgfm a 2.600 rpm, com álcool a potência é de 127,6 cavalos de força a 5.200 rpm e o torque sobe para 19,6 kgfm a 2.400 rpm), nada que comprometa o conjunto da obra.
Entra os executivos, um dos mais empolgados é o vice-presidente José Carlos Pinheiro Neto, “quando lançamos a segunda geração do Vectra em 1996 a Chevrolet criou um novo segmento de mercado que influenciou toda a indústria automobilística nacional. Agora novamente o Vectra vem para fazer parte da história dos automóveis no Brasil como um dos seus melhores, senão o melhor veículo criado e produzido no País, por brasileiros, para brasileiros e para o mundo”, declarou de maneira enfática.
Os modelos necessitam de avaliações mais apuradas, mas em principio, a GM conseguiu uma grande vitória e acertou no lançamento do sedã que disputa espaço no segmento de luxo, pois o consumidor gostou.
No dia 03 de setembro, a empresa iniciou a pré-venda do modelo. A ação encerrou no último dia 11 de outubro. Neste período foram encomendadas mais de 4.000 unidades do Novo Vectra.

Nenhum comentário: