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segunda-feira, dezembro 11, 2006

* CACÁ BUENO, ENFIM, CHEGA AO TÍTULO DA STOCK CAR.

Depois de três vices, piloto assume a coroa de campeão de Giuliano Losacco

SÃO PAULO – Depois de três segundos lugares consecutivos, Cacá Bueno (RC Competições) sagrou-se neste domingo, com toda justiça, campeão da Stock Car V8. Dramático, o título chegou na emocionante prova de encerramento da temporada em Interlagos, com a 100ª vitória de Ingo Hoffmann (AMG) na categoria e o pódio completado por Antonio Jorge Neto, companheiro de equipe de Cacá, e Guto Negrão (Medley). Quarto no grid, Cacá - um dos seis líderes da prova – superou até uma punição de passagem pelos boxes por conduta antidesportiva. De acordo com os comissários desportivos, ele foi o responsável pelo acidente nos primeiros momentos que retirou da prova Hoover Orsi, até então segundo colocado no campeonato. O bicampeão Giuliano Losacco (Medley), que chegou a ter o tri nas mãos quando Cacá recebeu a penalidade, abandonou logo em seguida por quebra do motor na 14ª volta.

"Meu carro estava muito bom para a corrida. Aliás, foi assim o ano todo. Meu maior problema sempre foram os treinos classificatórios, tanto que por pouco não fiquei fora dos 10 que brigaram pela pole aqui em Interlagos", explicou. Sobre o toque com Hoover, disse que não é obrigado a evitar uma batida. "Eu estava em linha reta. O Hoover é que veio para cima de mim. Como a disputa poderia valer o título, os comissários decidiram me punir. "O título e o vice do Neto no campeonato foram um presente para a equipe. Agora, quero mais é comemorar", afirmou.

Um dos favoritos, o pole Felipe Maluhy não durou muito na liderança. Depois das primeiras voltas, foi superado por Hoover e Cacá e, mais tarde, se envolveria em alguns toques que acabaram com suas chances – terminou apenas em 13º. O incidente entre Hoover e Cacá foi o primeiro mais sério de uma corrida repleta de alternativas, tanto que Ingo – saindo em 7º -, Negrão – apenas o 14º no grid – e Jorge Neto – partindo duas posições atrás -, se transformariam em destaques da corrida. No meio de tanta confusão, Luís Felipe Gama chegou a liderar até a quebra do diferencial do carro da Scuderia 111.

Losacco cumprimentou Cacá ainda na pista, enquanto o novo campeão festejava com sua torcida. "Ele fez por merecer, sem dúvida. Venceu quatro corridas e correu por uma equipe que conseguiu a dobradinha. Mesmo num ano em que nunca pareceu ser o nosso, por pouco não cheguei ao tri. Estava ultrapassando o Maluhy na freada do Esse do Senna quando o motor quebrou na reduzida", explicou Losacco, que fechou a temporada na quinta colocação.

Como consolo, Losacco vai receber um Astra como prêmio por ter sido o melhor representante da marca Chevrolet. Foi a sua última corrida pela Medley, já que a partir de amanhã se integrará à Vogel/Texaco como parceiro de Thiago Camilo. A Medley passará a ser defendida por Ricardo Maurício e Marcos Gomes, que participam nesta segunda-feira em Interlagos dos testes com os pneus nacionais que serão utilizados pela categoria em 2007. Guto Negrão correrá pela recém-criada WA, também comandada tecnicamente por Andreas Mattheis.

Mesmo sem o tri de Losacco, a Medley festejou o terceiro lugar de Guto Negrão – seu melhor resultado neste ano. Com mais 16 pontos, ele subiu para 8º na classificação final com 231 pontos. "Foi uma prova complicada, porque larguei no meio do pelotão e muita gente embolada na minha frente. Mas o carro estava equilibrado, o que me permitiu fazer várias ultrapassagens. Quando estava em segundo, o Ingo era melhor nas retas e não deu para acompanhá-lo. No final, cometi meu único erro e o Neto conseguiu a ultrapassagem. Mas, tudo bem, ele é quase como um irmão para mim", ressalvou. Sobre a transferência para a WA, Negrão não esconde a ansiedade. "Será muito bom ajudar a desenvolver uma nova equipe e, ao mesmo tempo, contribuir para a adaptação do Maurício e do Gomes. Tenho certeza que estarei na luta pelo título em 2007", avisou.

O resultado da prova foi este:

1º) Ingo Hoffmann (ML, SP), 27 voltas em 46min06s914 (média de 151,37 km/h)
2º) Antonio Jorge Neto (ML, SP), a 0.210
3º) Guto Negrão (CA, SP), a 1.933
4º) Popó Bueno (CA, RJ), a 11.580
5º) Alceu Feldmann (CA, PR), a 14.146
6º) Allam Khodair (CA, SP), a 19.117
7º) Mateus Greipel (CA, SC), a 19.540
8º) Cacá Bueno (ML, RJ), a 19.706
9º) Thiago Marques (VB, PR), a 20.564
10º) Ricardo Mauricio (ML, SP), a 25.182
11º) David Muffato (VB, PR), a 25.558
12º) Pedro Gomes (VB, SP), a 28.388
13º) Felipe Maluhy (ML, SP), a 29.597
14º) Nonô Figueiredo (CA, SP), a 29.699
15º) Juliano Moro (ML, RS), a 31.932
16º) Raul Boesel (VB, PR), a 32.983
17º) Rodrigo Sperafico (CA, PR), a 34.360
18º) Christian Conde (ML, SP), a 36.919
19º) Paulo Salustiano (CA, SP), a 42.237
20º) Mano Rola (CA, CE), a 50.436
21º) Alan Chanoski (ML, PR), a 1:08.351
22º) Fábio Carreira (VB, SP), a 1 volta
23º) Luciano Burti (VB, SP), a 1 volta
24º) Christian Fittipaldi (CA, SP), a 1 volta

ML: Mitsubishi Lancer
VB: Volkswagen Bora
CA: Chevrolet Astra

A classificação final dos playoffs:

1º) Cacá Bueno, 257 pontos
2º) Antonio Jorge Neto, 251
3º) Hoover Orsi, 248
4º) Felipe Maluhy, 247
5º) Giuliano Losacco, 244
6º) Thiago Camilo, 237
7º) Alceu Feldmann, 235
8º) Guto Negrão, 231
9º) Rodrigo Sperafico, 223
10º) Ricardo Maurício, 216

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Fotos: Miguel Costa Jr.

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