COMPRE AGORA

domingo, dezembro 10, 2006

* COM POLE E RECORDE DA PISTA, MALUHY LUTA PELO TÍTULO DA STOCK CAR V8 NESTE DOMINGO EM INTERLAGOS.


Piloto da equipe Terra Avallone larga da primeira colocação pela terceira vez na temporada. O companheiro Tarso Marques, depois de ter o semi-eixo traseiro quebrado, parte da 15ª posição

São Paulo – Melhor tempo no classificatório, o mais veloz na Super Classificação e um novo recorde para o circuito. O paulista Felipe Maluhy, da equipe Terra Avallone, não deu chance aos adversários e conquistou neste sábado (dia 9) a pole position para a 12ª e última etapa da Stock Car V8, que acontecerá neste domingo (10) a partir das 11 horas no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. A prova será transmitida ao vivo pela Rede Globo.

Maluhy "bateu" os principais rivais na briga pelo título e cravou o tempo de 1min38s180, superando em dois décimos o recorde anterior da pista de Interlagos, estabelecido por Thiago Camilo em 2004. O piloto terá ao seu lado na primeira fila o sul-mato-grossense Hoover Orsi, vice-líder da temporada. Rodrigo Sperafico larga em terceiro e o líder Cacá Bueno sai em quarto.
O bicampeão Giuliano Losacco, que está empatado com Maluhy em terceiro lugar no campeonato, vai largar apenas da 18ª posição.

O resultado deu tranqüilidade para o piloto da Terra Avallone partir em busca de seu primeiro título na principal categoria do automobilismo brasileiro. Mas Maluhy sabe que ainda terá uma dura corrida pela frente. "Conquistar a pole ajuda, é um incentivo a mais, mas o importante agora é trabalhar para ter um carro que dure a prova toda. Você ter um carro bom para uma volta é uma coisa, para 30 é outra", comentou o piloto, destacando os pneus como uma das preocupações na etapa deste domingo.

"O asfalto está se desfazendo, porque o recapeamento para a Fórmula 1 foi mal feito e não sabemos o quanto isso vai dificultar na corrida para os pneus, não conseguimos avaliar durante os treinos", lembrou Maluhy, que largou na frente três vezes este ano, a primeira delas também em Interlagos e a outra na Argentina. O paulista esteve em nove das 12 Super Poles de 2006.
"Sabemos o caminho a seguir no acerto para a prova e estamos preparados. Com certeza vai ser uma corrida dinâmica, com muita gente querendo vencer e duelos por posições até a última volta", acredita o piloto, de 29 anos.

Para Maluhy, a "receita" para a etapa é uma só: calma. "Estou tranqüilo. Acho que já fiz o que tinha de fazer nesta temporada, que era chegar aqui disputando o título, entre os melhores. Claro que vou pra cima, quero ganhar esse título, mas não me sinto pressionado. Tenho certeza de que já cumpri bem a minha missão".

Cinco pontos atrás de Cacá Bueno, caso vença e o rival chegue em segundo, Maluhy empatará em pontos com o piloto da RC. Como o regulamento diz que o Play Off é um campeonato a parte, para Maluhy, está muito claro que o critério de desempate deve ser os resultados obtidos nesta fase da competição. "Isso está muito claro no regulamento. Portanto, dependo só do meu resultado. De qualquer forma, torço para que não haja empate, para que não exista margem para discussões".

Para finalizar, o piloto também agradeceu o trabalho da equipe. "Eles foram fantásticos. Todos estão de parabéns".

A felicidade da equipe Terra Avallone só não foi maior, porque o companheiro de Maluhy, o paranaense Tarso Marques, sofreu um susto durante o classificatório e perdeu a chance de estar entre os 10 primeiros.

A quebra do semi-eixo traseiro, por fadiga do material, provocou a queda de uma das rodas. O excesso de carga ainda ocasionou a quebra do outro semi-eixo e o carro de Tarso ficou sem as duas rodas traseiras em pleno treino.

"Desde ontem, o carro estava fazendo um barulho estranho na parte traseira, mas não tínhamos encontrado o problema. Foi tudo muito de repente e tomei um susto. Felizmente havia uma área de escape grande e não bati. O motor também estava ruim e vamos trocá-lo para a prova, mas mesmo assim acho que tínhamos chance de estar entre os 10 primeiros", afirmou o piloto, que venceu há três semanas a etapa do Rio de Janeiro.

Os melhores no grid em Interlagos:

1º) Felipe Maluhy (MITSUBISHI LANCER, SP), 1min38s180, média de 157.99 Km/h
2º) Hoover Orsi (VOLKSWAGEN BORA, MS), 1min38s246
3º) Rodrigo Sperafico (CHEVROLET ASTRA, PR), 1min38s279
4º) Cacá Bueno (MITSUBISHI LANCER, RJ), 1min38s333
5º) Luciano Burti (VOLKSWAGEN BORA, SP), 1min38s357
6º) Allam Khodair (CHEVROLET ASTRA, SP), 1min38s533
7º) Ingo Hoffmann (MITSUBISHI LANCER, SP), 1min38s561
8º) Felipe Gama (CHEVROLET ASTRA, SP), 1min39s067
9º) Juliano Moro (MITSUBISHI LANCER, RS), 1min39s275
10º) Valdeno Brito (CHEVROLET ASTRA, PB), 1min55s514
15º) Tarso Marques (MITSUBISHI LANCER, PR), 1min38s660

Pontuação dos 10 primeiros: 1. Cacá Bueno, 249 pontos; 2. Hoover Orsi, 248; 3. Felipe Maluhy e Giuliano Losacco, 244; 5. Thiago Camilo, 237; 6. Antonio Jorge Neto, 231; 7. Rodrigo Sperafico e Alceu Feldmann, 223; 9. Guto Negrão, 215; 10. Ricardo Maurício, 210.

Fotos: Carsten Horst

REUNION PRESS
FERNANDA GONÇALVES / MILLA DELFINO

Nenhum comentário: