COMPRE AGORA

quinta-feira, janeiro 18, 2007

* DAKAR 2007: RALLY ENTRA EM SUA RETA FINAL.

por Lino Bocchini, de Ayoûr El Atrôus (Mauritânia)
Uma legítima boutique no centro de Kayes, em Mali
Foto: Henrique Skujis

O navegador Eduardo Bampi se diverte com os camelos do deserto
Foto: Lino Bocchini

Enquanto isso, vida dura para os mecânicos do Mitsubishi Pajero
Foto: Maindru

Após um dia tranquilo, prova recomeça com etapa na savana

Nessa quinta-feira os motores voltam a roncar de verdade no Rally Lisboa-Dakar. Após uma quarta-feira atípica, com apenas um deslocamento (trecho não válido para o tempo geral), devido a alterações no trajeto por motivos de segurança, os pilotos voltam a acelerar pra valer. A especial do dia (trecho cronometrado) terá 257 quilômetros, pouco se comparado às etapas gigantes na Mauritânia dos últimos dias. Isso, porém, não significa nenhum refresco. Os pilotos largam em Ayoûr El Atrôus, já no finzinho da Mauritânia, e desembocam no Mali. A chegada será na cidade de Kayes.

"As estradinhas do Mali são totalmente destruídas. A paisagem de certa forma lembra a do Rally dos Sertões, mas o caminho é mais duro do que na prova brasileira", comenta o piloto André Azevedo. Daqui para frente, os pilotos que disputam posição, como o próprio André, que luta para alcançar o terceiro lugar (pódio), devem arriscar tudo e acelerar fundo. Depois da 12ª etapa, restam apenas mais três especiais, sendo a última muito curta, quase uma comemoração nas areias da litorânea Dakar.

A Mauritânia castigou os pilotos do Dakar. Não houve etapa fácil, nem curta. Dos 510 veículos que largaram de Lisboa, apenas 314 continuam na prova. A categoria com maior atrito é a das motos: 245 largaram, e somente 142 continuam. Agora o circo do rally faz uma breve passagem pelo Mali, de apenas um dia. Trata-se de um país também colonizado pela França e que, de acordo com a lista de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da ONU de 2006, consegue ser ainda mais pobre do que a Mauritânia.

Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Pearson, Banco Mercedes-Benz, Mercedes-Benz Caminhões, Renov, Mercedes Seguros, MANN-FILTER, Planac Informática, Sadia, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Artfix, Base 84 e Dakar Promoções.

Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax
Claudia Santos / Leonardo Nishihata/ Lino Bocchini

Nenhum comentário: