COMPRE AGORA

quarta-feira, janeiro 24, 2007

* LANÇADO EM LAS VEGAS, AUDI R8 CHEGA EM OUTUBRO NO BRASIL.


Derivado do modelo de competição que venceu cinco vezes a tradicional corrida 24 Horas de Le Mans, o Audi R8 vem equipado de série com motor V8 FSI de 420 hp, tração quattro e carroceria em alumínio. Acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos

O superesportivo da Audi foi a maior atração do último salão de Paris, em setembro do ano passado, e agora está sendo oficialmente apresentado para a imprensa mundial em Las Vegas, onde permanecerá até os primeiros dias de fevereiro. Em fins de maio, começa a ser vendido na Europa; em setembro, nos Estados Unidos; e, em outubro, chega ao nosso mercado
Um marco da alta performance e do design exclusivo está sendo lançado mundialmente em Las Vegas, nos Estados Unidos, para alegria dos admiradores de superesportivos de alto luxo. O novo Audi R8, com seus genes de campeão, é fabricado na unidade da montadora de Neckarsulm, na Alemanha, e foi destaque do Paris Motor Show, no final do ano passado. O modelo foi apresentado pela primeira vez há três anos no Salão do Automóvel de Frankfurt, como o protótipo "Le Mans Quattro", derivado do modelo de competição R8, que já venceu cinco vezes a tradicional corrida 24 Horas de Le Mans. O superesportivo da marca dos quatro anéis chega ao Brasil em outubro.

Equipado com motor V8 FSI, de 420 hp de potência, tração integral permanente quattro e carroceria em alumínio com tecnologia Audi Space Frame, o modelo é uma máquina de performance e dinamismo. Como primeiro esportivo da marca com motor central, o novo R8 combina a experiência vitoriosa das pistas com um design inovador e a competência tecnológica da montadora.
Exterior

A primeira vista, o novo R8 mostra toda sua categoria. O superesportivo tem uma traseira robusta e musculosa, que parece pronta a partir em disparada, como um corredor na linha de largada. O posicionamento do motor, atrás do cockpit, é típico dos veículos de competição. A posição central do propulsor permite melhor distribuição de peso, com 44% na dianteira e 56% na traseira.
O corpo do veículo oferece uma imagem extremamente compacta. A parte frontal e a curva baixa do teto foram traçadas de maneira a formar uma única linha arredondada, que identifica ainda mais o seu design. A lateral também tem desenho único: uma linha que passa acima dos pára-lamas e a linha de cintura conectam a frente, as laterais e a traseira. Por sua vez, estas linhas, aliadas às entradas, proporcionam um desenho plástico e destacam as grandes rodas.

O motor FSI V8, localizado antes do eixo traseiro, é uma verdadeira escultura tecnológica e pode ser admirado através de uma grande abertura de vidro na traseira ou mesmo de dentro do habitáculo. O modelo tem 1,90 m. de largura e apenas 4,43 m. de comprimento e 1,25 m. de altura, proporções de um verdadeiro esportivo. A distância entre-eixos de 2,65 m. oferece muito espaço na cabine e para o motor localizado longitudinalmente atrás dos assentos. Atrás das portas, entre os pára-lamas e o teto, há um direcionador de ar de grande superfície, chamado "sideblade", que refrigera o motor V8.
A grade frontal trapezoidal, característica da Audi, tem à esquerda e à direita grandes entradas de ar adicionais. É a primeira vez que os quatro aros da marca são colocados sobre o capô do motor, acima da grade. Os faróis, com cobertura de cristal transparente, têm inovadora tecnologia LED. O R8 é o primeiro automóvel fabricado em série que oferece, como opcional, a possibilidade de equipar todas as funções dos faróis principais (luz alta, baixa, diurna e dos piscas) com tecnologia LED. Estas três letras são a abreviação de "light-emitting diodes" (diodos emissores de luz) e representam uma tecnologia que oferece vantagens adicionais e vida útil maior para os sistemas luminosos.

Já que requerem um espaço menor de montagem que os faróis convencionais, as unidades LED permitem aos designers maior liberdade de desenho. A natureza, por exemplo, serviu de inspiração para o desenvolvimento dos faróis do R8. A unidade luminosa assemelha-se a um pinheiro. E a forma dos refletores localizados no interior do farol para luz alta foi inspirada no desenho arquitetônica da Ópera de Sydney. Em contraste a elas, as luzes diurnas são bandas luminosas estreitas.

A combinação de linhas côncavas e convexas acentua a silhueta da traseira quando observamos o veículo de uma perspectiva lateral. A terceira luz de freio ocupa quase toda a largura do teto e constitui o final do capô transparente do motor. Outro destaque visual é um equipamento opcional que ilumina indiretamente o compartimento com LEDs de cor branca, o que possibilita visualizar o coração deste esportivo mesmo no escuro.

Duas grandes aberturas difusoras no pára-choque traseiro mostram a importância do desenho aerodinâmico do veículo. As quatro saídas de escape redondas estão colocadas em pares, à direita e esquerda, e por cima das aberturas difusoras.

Para auxiliar no controle da ação do vento, o R8 incorpora um spoiler traseiro que emerge automaticamente. Este elemento contribui para manter o veículo mais estável. Quando a velocidade do modelo diminui, o spoiler traseiro é recolhido automaticamente para a carroceria.
Construída totalmente em alumínio, a carroceria do R8 é fabricada segundo o método de construção Audi Space Frame (ASF), uma síntese perfeita entre peso mínimo e máxima rigidez, que alcança uma excepcional relação peso-potência de apenas 3,71 kg por hp.
Interior

A arquitetura do cockpit é totalmente voltada para o condutor. O painel de instrumentos localizado acima do console central está ligeiramente inclinado em direção ao piloto. Outra característica já típica dos esportivos Audi é o volante com a parte inferior achatada, o que permite acesso mais confortável ao esportivo.

A escolha dos materiais também determina a atmosfera funcional do modelo. Os assentos são recobertos com uma combinação de couro e Alcantara ou ainda há opção de usar somente couro. Como alternativa, o R8 pode também vir equipado com bancos do tipo "concha", desenvolvidos especialmente para a versão quattro GmbH. Ambos ocupantes desfrutam de uma sensação insuperável de espaço, em um nível surpreendente para a categoria dos superesportivos. Atrás dos bancos há espaço para grandes bolsas de viagem e até para duas sacolas de golfe. O compartimento de bagagem na dianteira tem capacidade de 100 litros. Existe também a possibilidade personalizar o interior do carro, com numerosos elementos e acabamentos diferenciados.

Motor
Extrema potência, máximo torque e um ronco fascinante são as características básicas do motor que equipa o novo R8. Com oito cilindros e 420 hp de potência, a evolução da tecnologia FSI, a mesma que garantiu numerosas vitórias ao carro de corrida R8, alcançou um ponto culminante no novo superesportivo da marca.

Os números impressionam: a 7.800 rpm, o motor de 4,2 litros gera 420 hp.O torque máximo é de 430 Nm, disponível entre 4.500 e 6.000 rpm. Ao menos 90 por cento do torque máximo está disponível em uma ampla faixa de rotação, entre 3.500 e 7.600 rpm. Com isto, o propulsor proporciona máxima aceleração em quase todo tipo de situação ao volante. A performance do modelo também impressiona: o R8 acelera de 0 a 100 km/hora em 4,6 segundos e tem velocidade máxima de 301 km/hora.

O motor aposta no princípio das altas rotações, que podem chegar à máxima de 8.250 rpm. As vantagens são a grande potência em marchas mais altas, a suavidade e respostas rápidas em todas as situações. Vale ressaltar também a agilidade e o som do motor, similar ao ronco dos veículos de competição.

O sistema de lubrificação por cárter seco do Audi R8 - outra tecnologia originária das pistas de corrida - permite a instalação do V8 em uma posição mais baixa, o que garante um centro de gravidade também mais baixo e mais dinâmica na condução.

Duas caixas de câmbio estão disponíveis: a manual de seis velocidades ou, como opcional, o câmbio seqüencial Audi R tronic. Outra influência do mundo das pistas é a troca de marchas através de paddles no volante.

Com a tecnologia "shift by wire" os tempos do câmbio são mais curtos e há uma excelente relação peso-potência, ao mesmo tempo que se mantém reduzido o tamanho da caixa de câmbio. O modo "Sport" garante maior prazer de dirigir, com trocas mais rápidas. Adicionalmente, pode-se optar pelo modo "Automatic".

Devido à grande potência, o modelo vem equipado com a tração integral permanente quattro, que distribui a força motriz, entre os eixos dianteiro e traseiro, através de embreagem viscosa. No Audi R8, o sistema da tração quattro foi ajustado de acordo com a localização central do motor.

Chassis

A suspensão conta com braços transversais duplos, tanto na traseira quanto na dianteira, compostos em alumínio forjado. Na frente, eles são triangulares. Na parte de trás, um braço triangular em cima e um braço triangular embaixo com barra de direção se encarregam de proporcionar um ótimo controle das rodas. Esta geometria é um requisito indispensável para obter agilidade, precisão de direção e do comando do volante.

Adicionalmente, a direção hidraúlica se encarrega de oferecer ótimas respostas ao motorista. Molas e amortecedores têm ajuste mais rígido para melhor dinâmica de condução, oferecendo também um surpreendente nível de conforto, principalmente quando se opta pelo sistema de amortecimento adaptável "Audi Magnetic Ride". Isto se deve a uma tecnologia inovadora que usa no lugar do óleo convencional para amortecedores, um fluido magnético cuja viscosidade pode ser influenciada por um campo eletromagnético. Graças a este efeito, pode se modificar, a qualquer momento e a uma velocidade vertiginosa, as características de amortecimento, aplicando-se uma voltagem no fluido.

O sistema "Audi Magnetic Ride" cria com isto uma força de amortecimento para cada situação de condução e otimiza assim a comodidade e a dinâmica da direção. A análise é feita por um computador em milésimos de segundo. O piloto pode escolher entre dois programas de condução, caso deseje guiar de maneira mais esportiva (com viscosidade inferior do fluido magnético) ou dando mais ênfase ao conforto.

O Audi R8 vem equipado com rodas de 18 polegadas, de série, e com rodas de 19 polegadas como opcional. Os pneus são 235/40 na frente e até 285/35 na traseira, para "colar" o modelo ao solo.

Equipamentos

Os itens de série do Audi R8 já atendem aos consumidores mais exigentes. O modelo vem equipado com faróis de xenon plus, lanternas traseiras e luzes diurnas com tecnologia LED, rodas de alumínio de 18 polegadas, sistema de áudio com monitor de sete polegadas, alarme e interior em couro e Alcântara, entre outros.

Como opcional destaque para o sistema de áudio Bang & Olufsen, que oferece 465 watts de potência e 12 auto-falantes especialmente desenhados. Um sistema de compensação dos ruídos, baseado em um microfone, ajusta o som do carro até quando há mudança das condições da pista e da velocidade.

O "Acoustic Parking System", sistema que auxilia nas manobras de estacionamento, disponibiliza uma câmera na traseira para facilitar as manobras. Com monitor grande, colorido e teclado MMI, o sistema de navegação combina facilidade e funcionalidade. São oferecidas também alternativas para as rodas e pneus, que podem ser 235/35 na dianteira até 295/30 na traseira. Para a carroceria, há opção de oito cores, do Branco Ibis até o Preto Phantom com efeito perolizado.

O Audi R8 é fabricado em uma pequena linha de montagem recém inaugurada na fábrica da Audi em Neckarsulm. A produção, desde a construção até a montagem final, segue um estilo artesanal. Pequenas equipes de especialistas controlam cada passo e a qualidade dos componentes. Deste modo, garantem que cada veículo fabricado - são no máximo 15 por dia - tenha um alto nível para satisfazer as exigências dos consumidores desta categoria de automóveis.

Charles Marzanasco Filho, Mtb 12.079
Assessoria de Imprensa Audi Brasil

Nenhum comentário: