COMPRE AGORA

quarta-feira, janeiro 31, 2007

* F-1: COM O NOVO R27, NELSINHO PIQUET É O TERCEIRO MAIS VELOZ NOS TESTES EM VALÊNCIA.



Piloto de testes da ING Renault F1 Team, o brasileiro completou apenas 31 voltas, em virtude das condições de tempo ruim, mas conseguiu um importante resultado para o time francês

Valência – Nove equipes e 14 pilotos da Fórmula 1 iniciaram nesta terça-feira (dia 30) mais uma sessão de testes desta pré-temporada em Valência, na Espanha. Os treinos são importantes para as escuderias, que iniciam os preparativos com os novos carros para a temporada 2007.
O brasileiro Nelsinho Piquet, piloto de testes da ING Renault F1 Team, treinou com o novo R27, apresentado na última semana, e terminou em terceiro lugar. Com apenas 31 voltas completadas, ele só ficou atrás do bicampeão Fernando Alonso, da McLaren, e Kimi Raikkonen, da Ferrari. Os dois, entretanto, deram muito mais voltas que o brasileiro.

Alonso conquistou o melhor tempo da sessão em 1min12s538 e completou 96 voltas. Raikkonen virou em 1min13s533 e deu 48 voltas. O melhor giro de Nelsinho foi registrado em 1min13s550.
A escuderia francesa também testou com o italiano Giancarlo Fisichella, que terminou em sétimo lugar (1min13s871). Além de Nelsinho, outro brasileiro na pista foi Rubens Barrichello, da Honda, que ficou em oitavo lugar (1min14s018).

A sessão em Valência foi marcada pelo mau tempo, com chuva, e os pilotos só tiveram pista seca no final do dia. As condições climáticas levaram a equipe Renault a estender seu programa de testes até sexta-feira (2), aumentando em um dia sua permanência na Espanha. O time francês tem como objetivo ganhar quilometragem com o novo carro e continuar testando diferentes opções de acerto.

Nelsinho já havia "experimentado" o R27 durante um curto shakedown no início do mês, na Inglaterra. Mas foi apenas um teste em reta e agora o piloto teve a chance de sentir melhor as reações do novo carro da equipe, atual bicampeã da Fórmula 1.

"No final, foi um dia de muito trabalho. Só começamos o programa de testes perto do final da sessão, quando o tempo melhorou", contou Nelsinho, de 21 anos.

"Na minha opinião, foi um bom treino e parece que agora começamos o trabalho de verdade. Estes testes são importantes para a equipe e ainda há muito a ser feito até o início das corridas", completou o brasileiro.

Confira os tempos desta terça-feira em Valência (cronometragem ING Renault F1 Team):

1. Fernando Alonso (McLaren) 1min12s538 (96 voltas)
2. Kimi Raikkonen (Ferrari) 1min13s533 (48)
3. Nelsinho Piquet (Renault) 1min13s550 (31)
4. Franck Montagny (Toyota) 1min13s672 (38)
5. Jarno Trulli (Toyota) 1min13s752 (54)
6. Nick Heidfeld (BMW) 1min13s863 (56)
7. Giancarlo Fisichella (Renault) 1min13s871 (37)
8. Rubens Barrichello (Honda) 1min14s018 (35)
9. Sebastian Vettel (BMW) 1min14s047 (81)
10. Kuzuki Nakajima (Williams) 1min14s527 (79)
11. James Rossiter (Honda) 1min14s638 (43)
12. Takuma Sato (Super Aguri) 1min15s684 (31)
13. Mark Webber (Red Bull Racing) 1min15s729 (32)
14. Luca Badoer (Ferrari) 1min20s030 (47)

Fernanda Gonçalves
Milla Delfino

* F-1:RAIKKONEN TESTA PELA PRIMEIRA VEZ COM A NOVA FERRARI.

Kimi Raikkonen pilotou o carro de 2007 da Ferrari pela primeira vez na terça-feira, quando seu substituto na McLaren, o bicampeão Fernando Alonso, foi o mais rápido nos treinos em Valência.

Um porta-voz da Ferrari disse que o finlandês completou 47 voltas, concentrando em trabalho de desenvolvimento.

Raikkonen foi o segundo mais rápido, com uma volta de 1min13s529, contra o melhor tempo de Alonso, de 1min12s563.

Alonso parou na pista faltando cinco minutos para o fim da sessão, e segundo a equipe teve um pequeno problema de vazamento de óleo.

O teste de terça-feira foi o primeiro em que todas as principais equipes testaram seus novos carros ao mesmo tempo. O piloto de testes Nelsinho Piquet foi o terceiro mais rápido com a campeã Renault, com o tempo de 1min13s550.

A Renault decidiu fazer mais um dia de testes devido ao tempo ruim. Choveu no início dos treinos de terça-feira.

"Foi bastante frustrante hoje, esperar que as condições da pista melhorassem", disse o italiano Giancarlo Fisichella. "Basicamente perdemos um dia de trabalho".

Jarno Trulli sentiu pela primeira vez o gostinho do novo Toyota TF107. "Ainda é muito cedo para julgar, mas minhas primeiras impressões foram positivas", disse ele.

fonte : Reuters(Por Alan Baldwin)

* FERRARI LANÇA 612 SCAGLIETTI <<60TH ANNIVERSARY>>.

A apresentação desta série especial faz parte do conjunto de iniciativas previstas pela marca italiana, para assinalar o seu 60.º aniversário.

A Ferrari vai lançar uma série especial, limitada a 60 unidades, do 612 Scaglietti, no âmbito das comemorações dos seus 60 anos.

O 612 Scaglietti será proposto com um exterior em dois tons, combinando cores utilizadas em alguns dos modelos mais emblemáticos da marca do «cavallino rampante». No interior, o elemento de destaque é um tejadinho em vidro electrocromático, cujo grau de opacidade é variável.

No sentido de realçar a exclusividade desta série, cada modelo terá um símbolo no túnel central, representativo de um dos 60 eventos históricos escolhidos para celebrar o aniversário da marca.

fonte:AutoHoje

* 500 MILHAS DE DAYTONA: MONTOYA DESCARTA RETORNO PARA A FORMULA 1.

Vencedor das 500 Milhas de Daytona, o colombiano Juan Pablo Montoya parece totalmente satisfeito fora da Fórmula 1. Considerado uma decepção pela McLaren, o sul-americano se despediu da escuderia inglesa no meio da última temporada, dando lugar para o espanhol Pedro de la Rosa.

Disputando corridas nos Estados Unidos, entre elas disputas em divisões de acesso da Nascar, Montoya garante que não voltaria para a principal categoria do automobilismo mundial. "Já consegui tudo o que queria na Fórmula 1. Lógico que seria muito bom ter conquistado um campeonato, mas não deu", analisou o piloto.

Ele explicar estar em outra fase de sua carreira. "Se vice quer competir como se estivesse atrás de um safety car, vai lá e faça isso, mas eu só quero mesmo é me divertir", explicou, com alta dose de sinceridade.

fonte:Gazeta Esportiva

* DTM: MERCEDES CONFIRMA HAKKINEN.

A Mercedes anunciou a continuidade de Mika Hakkinen na sua formação principal no DTM deste ano. O futuro do finlandês chegou a estar em dúvida depois da decepcionante temporada que conheceu em 2006, apesar de se esperar que mantivesse o seu lugar na equipa HWA.

"É agradável continuar a fazer parte da família Mercedes-Benz e importante manter a parceria que tenho com eles há bastante tempo. Os meus resultados em 2006 não reflectem o meu verdadeiro pontecial e o objectivo é rectificar. Quero mostar do que sou capaz no DTM", comentou Hakkinen a propósito.

"As minhas três subidas ao pódio e duas voltas mais rápidas em duas provas mostram que ainda sou rápido. Quero lutar pela vitória se tudo correr sem problemas", acrescentou o ex-Campeão do Mundo de Fórmula 1.

A confirmação de Hakkinen surge em simultâneo com os testes que a Mercedes realizou com o seu novo Classe C AMG do DTM no Autódromo do Estoril. Um primeiro ensaio onde a equipa contou sempre com tempo seco, apesar das baixas temperaturas, e onde o finlandês participou .

fonte: MotorOnline(Portugal)

* F-INDY: "CIRCUITO MISTO PODE DECIDIR O TÍTULO", DESTACA KANAAN.

Nesta quarta-feira começa a pré-temporada em Daytona, na Flórida.

A pré-temporada 2007 da Fórmula Indy começa nesta quarta-feira, 31, no famoso circuito de Daytona, na Flórida. É o primeiro treino oficial do ano para as equipes e pilotos testarem as novas mudanças antes da abertura oficial, dia 24 de março, em Homestead, Miami. O brasileiro Tony Kanaan, campeão da categoria em 2004 e vice em 2005, inicia seu 5º ano com a equipe Andretti Green Racing e está motivado."Agora, o ano começa pra valer!".

Com a inclusão de cinco provas em circuitos mistos no calendário 2007, os testes em Daytona ganharam bastante importância nesse início de trabalho. "Nós teremos poucos treinos coletivos, por isso é importante aproveitarmos esses dias em Daytona. São cinco provas em circuito misto e isso pode decidir o título", lembra Kanaan.

O brasileiro e outros 16 pilotos inscritos para os testes de quarta e quinta-feira (1) já usarão as principais mudanças desse ano, entre elas, os motores Honda de 3.5 litros, ao contrário do 3 litros usados no ano passado, e o combustível com 100% etanol.

Em Daytona, Kanaan acredita ser "uma chance de avaliarmos essas novidades simulando as provas que teremos em circuito misto. Apesar do chassi ser o mesmo do oval, o carro sofre diversas alterações e vamos buscar os melhores acertos para esse tipo de traçado", explicou o baiano, de 32 anos, que testou em Daytona no final do ano passado. "Fizemos um teste que me deixou empolgado. Torci para voltarmos", completou. O traçado misto de Daytona utiliza as curvas 3 e 4 do lendário oval, onde sua principal característica é a inclinação do asfalto. São 2.73 milhas de extensão e 10 curvas.

Programação:

Quarta-Feira (31)
1º treino – 13h às 15h (horário de Brasília)
2º treino – 16h às 20h

Quinta-Feira (1)
1º treino – 13h às 15h
2º treino – 16h às 20h

Anderson Marsili
Assessor de Imprensa

* AMERICAN LE MANS SERIES: HÉLIO CASTRONEVES PILOTARÁ O PORSCHE RS SPYDER NA 12 HORAS DE SEBRING.

O brasileiro Hélio Castroneves pilotará um dos Porsche RS Spyder incritos na 12 Horas de Sebring, prova que abrirá a temporada 2007 do campeonato American Le Mans Series (ALMS). A corrida, uma das mais tradicionais do calendário internacional, acontecerá no dia 17 de março.

Castroneves testou o RS Spyder no final de 2006 e está participando dos testes de pré-temporada em Sebring. A Penske Motorsports, sua equipe na Indy Racing League, é parceira da Porsche na construção do RS Spyder e também atua como equipe oficial da fábrica no ALMS.

Castroneves venceu duas vezes a 500 Milhas de Indianápolis e em 2006 ganhou a Mil Milhas Brasileiras formando quarteto com Nelson Piquet, Nelsinho Piquet e o francês Christophe Bouchut.

Neste ano, a Porsche terá nove pilotos de fábrica em quatro campeonatos internacionais: ALMS e Grand Am Series, ambos disputados nos Estados Unidos, mais o FIA GT mundial e o Le Mans Series europeu. No ano passado, pela primeira vez na história do ALMS, um único fabricante ganhou dois títulos de pilotos em classes diferentes. O alemão naturalizado belga Sascha Maassen foi o campeão da LMP2 com o RS Spyder, enquanto o alemão Jörg Bergmeister conquistou pela segunda vez o título da classe GT2 com um 911 GT3 RSR. Além deles, a Porsche terá os pilotos Timo Bernhard (Alemanha), Romain Dumas (França), Marc Lieb (Alemanha), Emmanuel Collard (França), Patrick Long (Estados Unidos), Ryan Briscoe (Austrália) e Richard Lietz (Áustria). No ALMS, o RS Spyder número 6 será pilotado por Maassen/Briscoe, com Collard atuando como terceiro piloto em Sebring. O carro número 7 será pilotado por Bernard e Dumas, com Castroneves completando o trio.

Castroneves foi um dos pilotos que participaram dos testes de pré-temporada do ALMS em Sebring, na Flórida. Além dos dois RS Spyder de fábrica, esteve presente uma terceira unidade pertencente à Dyson Racing Team, que correrá com o número 16. Os pilotos confirmados são o norte-americano Chris Dyson e o inglês Andy Wallace.

FOTO: O brasileiro Hélio Castroneves ao volante do Porsche RS Spyder da Penske Motorsports durante os testes de pré-temporada em Sebring. Crédito: divulgação Porsche.

Stuttgart Sportcar
Importador Oficial Porsche
www.porsche.com.br

Luiz Alberto Pandini

* A1 GP: LUIZ RAZIA INTEGRA A EQUIPE BRASILEIRA NA AUSTRÁLIA.

Atual campeão da Fórmula 3 Sul-Americana substituirá o paulista Tuka Rocha na etapa deste fim de semana, em Sidney

O piloto baiano Luiz Razia (Razia Sports / Cia Athletica), atual Campeão Sul-Americano de Fórmula 3, vai integrar a equipe brasileira no Grande Prêmio de Sidney da A1 GP, que será realizado no próximo fim de semana (4/2) na capital da Austrália. Convidado por Emerson Fittipaldi e Fernando Paiva, que comandam a equipe brasileira, Razia substituirá o paulista Tuka Rocha e chega nesta terça-feira (30/1) à cidade com boas expectativas para a estréia em uma das principais categorias do automobilismo mundial.

"Esta é uma oportunidade única e agradeço muito ao Emerson e ao Fernando pelo convite", disse Razia. "Pretendo continuar integrando a equipe brasileira nas demais etapas da temporada e pretendo aproveitar os treinos para conhecer o carro, o circuito e o funcionamento do time. Ainda não sei se vou correr em Sidney ou em qualquer outra etapa, já que o piloto titular é o Rafa Matos, mas vou para a Austrália com o objetivo de ajudar a equipe brasileira, no que for possível, a conquistar um bom resultado", acrescentou.

Aos 17 anos, Luiz Razia é um dos pilotos mais promissores da nova geração do automobilismo nacional. Em apenas duas temporadas completas, ele disputou a Fórmula Renault Brasileira e acumulou vitórias na Fórmula 3 Sul-Americana e Fórmula 3000, além de ter feito testes na World Series e na GP2. Eleito por jornalistas do segmento o melhor piloto do país na categoria Fórmula em 2006 – recebeu o Capacete de Ouro oferecido pela revista especializada Racing –, ele planeja disputar a temporada completa da GP2 neste ano.

"Ainda não defini qual será meu destino em 2007, mas por enquanto vou pensar apenas nesta oportunidade de ouro que estou tendo na A1 GP. Meu grande objetivo agora é ajudar o time brasileiro a conseguir um resultado expressivo na Austrália e, quem sabe, nas demais corridas do ano, para que possamos subir algumas posições na tabela até o fim do campeonato", acrescentou Razia.

A etapa deste fim de semana será a sétima da temporada 2006/2007 da A1 GP, a Copa do Mundo do Automobilismo. A equipe da Alemanha – que tem como piloto titular Nico Hülkenberg e é gerenciada pelo empresário dos irmãos Schumacher, Willi Weber –, é a atual líder do campeonato com 65 pontos. A França – dos pilotos Nicolas Lapierre e Loic Duval e campeã da primeira temporada da categoria –, está em segundo com 43. O Brasil ocupa a 16ª posição na tabela, com cinco pontos.

Inova Comunicação – Rafael Durante

Foto: Fabio Oliveira

* SALA DE CONCERTOS MOTORIZADA: SISTEMA DE SOM DO AUDI S8 É ELEITO DOS MELHORES EM TESTE COMPARATIVO.

• Com a ajuda de integrante da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a revista Quatro Rodas publicou reportagem especial que elegeu o sofisticado sistema de som Bang & Olufsen do Audi S8 como o mais fiel reprodutor de músicas dentro de um automóvel.

• Veículo conta com 14 alto-falantes e 1.100 watts de potência; sistema capta todas as variações de intensidade e diferentes instrumentos da música clássica.
Um teste comparativo feito pela Revista Quatro Rodas, com quatro modelos luxuosos ou superesportivos, escolheu o sistema de som do Audi S8 como o melhor entre os veículos avaliados. O projeto acústico do sedã de luxo alemão, criado com exclusividade pela empresa dinamarquesa Bang & Olufsen, superou os equipamentos do Volvo C70 Cabriolet, da Ferrari 599 GTB Fiorano e do Mercedes-Benz S500L. A reportagem foi publicada na edição 561, de janeiro de 2007.

A escolha foi feita com a ajuda de um especialista, o músico Ovanir Buosi, primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Acostumado a ouvir – e a tocar- música afinadíssima, ele ficou impressionado com a qualidade de reprodução dos equipamentos e para a "audição" motorizada em cada veículo, levou alguns de seus Cds preferidos de música clássica.

O teste no Audi S8 foi feito ao som da Nona Sinfonia de Gustav Mahler, uma obra para orquestra grande, executada com perfeição pelos 107 integrantes da Orquestra de Chicago, com regência do maestro Pierre Boulez. No primeiro movimento conjunto de violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, o músico ficou impressionado com a fidelidade do sistema de som do Audi S8. "Ele consegue captar o que foi gravado", afirma. "Na gravação existe um microfone para cada seção da orquestra, e é isso que se ouve aqui. Consigo perceber que o trompete está ali, um pouco mais para trás", fala Buosi, apontando para um lugar imaginário sobre o motor.

A qualidade acústica percebida pelo especialista vem do sistema Bang & Olufsen Advanced. A empresa dinamarquesa, que existe desde 1925 e é referência no mundo do áudio e vídeo, nunca antes havia equipado um veículo. Só aceitou equipar o Audi S8 porque pôde participar do projeto do carro desde o início do desenvolvimento, já que instalar um sistema de som em um automóvel é um verdadeiro desafio para os engenheiros acústicos.

Como comprova o teste da revista, o resultado sonoro no sedã alemão é perfeito. O sistema do Audi conta com 14 alto-falantes: um subwoofer para baixas freqüências; quatro woofers que reproduzem sons graves; cinco midranges para médios; e quatro tweeters que respondem pelos agudos. Cada um dos 14 alto-falantes tem seu próprio amplificador. São 1.100 watts, no total.

O efeito surround deste sistema conta com cinco canais, em duas zonas distintas (dianteira e traseira), como um home-theater. Além do design elegante e funcional, característica inerente dos produtos da Bang, o sistema do S8 conta com um diferencial: tweeters com lentes acústicas, que irradiam o som em um ângulo de 180 graus, que somado à posição estudado dos outros alto-falantes, permite que todas as pessoas a bordo do veículo ouçam o mesmo som.

O painel do carro foi projetado para incorporar o sistema de som, com tela indicativa embutida no console. Um botão centraliza todos os comandos, facilitando o controle do motorista. Os alto-falantes são blindados, para conseguir o melhor efeito sonoro somente para dentro da cabine.

O sistema Bang & Olufsen do Audi S8 foi comparado ao projeto acústico do Volvo C70, com amplificadores Alpine, 14 alto-falantes Dynaudio e 910 watts de potência; ao equipamento da Ferrari 599 GTB, com 11 alto-falantes feito pela Bose; e ao conjunto de 14 alto-falantes e amplificadores com 600 watts de potência, projetado pela americana Harman Kardon para o Mercedes-Benz S500L. No ranking do gosto pessoal do clarinetista Ovanir Buosi, o eleito como melhor é o Bang & Olufsen do Audi, seguido do Alpine/Dynaudio do Volvo, do Harman Kardon do Mercedes e do Bose da Ferrari.

Jornalista responsável: Charles Marzanasco Filho
Assessoria de Imprensa Audi Brasil

STOCK LIGHT TAMBEM SE MOVIMENTA PARA A TEMPORADA 2007.


A expectativa é de muito mais equilíbrio na categoria de acesso para a V8

São Paulo - A Stock Car Light está pronta para repetir, na temporada 2007, o equilíbrio e a disputa do ano passado, quando confirmou o talento de jovens pilotos como Marcos Gomes, Daniel Serra, Daniel Landi, Rafael Daniel, Lico Kaesemodel, entre outros. A categoria de acesso da Copa Nextel Stock Car também se agita nos bastidores e a negociação é intensa para acerto das equipes e pilotos. Mesmo neste momento de mudanças, as principais equipes de 2006 estão, em sua maioria, próximas das definições. A certeza é uma só: a Stock Car Light segue em evolução e promete um campeonato muito forte. A temporada prevê nove etapas em 2007, com início no dia 22 de abril, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo.

Para os organizadores, a perspectiva é muito positiva para a Stock Car Light na temporada 2007. "A categoria é hoje a segunda força do automobilismo de carros de turismo do país. Isso, como é natural, acaba despertando o interesse de pilotos e patrocinadores, provocando a evolução a cada ano. Estamos pensando em, aos poucos, criar condições para que a Light seja protagonista em alguns eventos", explica Carlos Col, diretor-presidente da Vicar, realizadora da Copa Nextel Stock Car.

Melhor equipe da Light, garantindo o título com Marcos Gomes, a Nova-RR Promoções, do Rio de Janeiro, já definiu um de seus dois pilotos. Será o paranaense Ariel Barranco, que segue mais uma temporada no time comandado por Jorge de Freitas. "Já está tudo certo com o Barranco e as coisas estão bem adiantadas com o Bragantini Jr.", explica o chefe de equipe. Fazendo uma previsão para o ano, ele não tem medo de dizer que a categoria será ainda mais competitiva. "Vai ser muito mais equilibrada, sem dúvida. Isso é fruto do trabalho de todos e da evolução alcançada nos últimos anos", ressalta.

A Full Time Sports, vice-campeã da Stock Car Light, também segue nesta linha. O paulista Gustavo Sondermann, oitavo colocado na classificação geral final em 2006, já está certo e as negociações com o segundo piloto estão bem adiantadas. "Esta fase é de acertos mesmo. Temos o Sondermann garantido e em breve deveremos anunciar o segundo nome", explica o chefe de equipe Maurício Ferreira. Ele também aponta para o fortalecimento da categoria. "A Light está sempre crescendo e isso foi mais significativo nos três últimos anos. Há muita gente interessada e não tenho dúvida que continuaremos com muita disputa", completa.

A WB Motorsport, que ficou em terceiro lugar, também já acertou com o paulista Paulo Bonifácio, o Boni, que finalizou o campeonato na 13ª colocação. Washington Bezerra, chefe da equipe, pensa agora no segundo nome para 2007. "Estávamos acertados somente com o Boni. Agora nossa meta é encontrar um segundo piloto", explica o dirigente.

A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Mais informações no site www.stockcar.com.br
Departamento de Comunicação da Copa Nextel Stock Car:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324

quinta-feira, janeiro 25, 2007

* F-1: NELSINHO PIQUET PARTICIPA DA APRESENTAÇÃO DA EQUIPE RENAULT NA HOLANDA.

A atual bicampeã da Fórmula 1 apresentou nesta quarta-feira seu novo carro e os pilotos para a temporada 2007. O evento contou com a presença da imprensa e 600 convidados VIPs

Amsterdã – Atual bicampeã do Mundial de Pilotos e Construtores, a ING Renault F1 Team apresentou nesta quarta-feira (dia 24), em Amsterdã, na Holanda, seu novo carro, o R27, e a estrutura com a qual disputará mais uma temporada da Fórmula 1, onde espera manter sua supremacia e os resultados que deram ao time 16 vitórias nos 37 Grandes Prêmios disputados nos dois últimos anos.

O evento, que contou com a presença da imprensa e 600 convidados VIPs, marcou um momento especial na carreira do jovem piloto brasileiro Nelsinho Piquet. Depois de conquistar títulos e vitórias nas principais categorias de base do automobilismo mundial, ele foi apresentado oficialmente como piloto de testes da escuderia francesa e esteve ao lado dos titulares Giancarlo Fisichella e Heikki Kovalainen.

"Este é o passo mais importante da minha carreira e estou muito feliz por fazer parte de uma equipe vencedora e com o profissionalismo e tradição da Renault. Será um ano de aprendizado e quero ajudar muito a equipe a se manter no topo da Fórmula 1", declarou Nelsinho, de 21 anos, que já realizou com sucesso alguns testes pela escuderia, no final da temporada passada, quando esteve sempre entre os mais rápidos.

Durante a apresentação, a Renault mostrou sua identidade visual para a temporada 2007, com a pintura na carenagem do R27 ganhando novas cores, em especial o branco e laranja do novo patrocinador, o Grupo ING, uma das maiores empresas financeiras do mundo, e que também estará dando nome à escuderia neste campeonato.

O país escolhido para a apresentação do time, sede do grupo financeiro, também agradou Nelsinho, que tem nacionalidade holandesa, já que a mãe do piloto, Sylvia, nasceu no país. Além disso, o brasileiro já participou com sucesso de alguns eventos na Holanda. Em 2003, ele conquistou a pole position e subiu ao pódio no tradicional Marlboro Masters de Fórmula 3, realizado em Zandvoort.

"Fiquei feliz com a escolha de Amsterdã para a apresentação do novo carro. Tenho uma forte ligação com o país, já que minha mãe é holandesa. Além disso, fui pole position e segundo colocado no GP Marlboro Masters de F-3 e também já participei de um festival em Roterdã", lembrou Nelsinho.

Durante o lançamento, os membros da escuderia frisaram que 2007 não será um ano de transição e que o objetivo é continuar lutando por vitórias e títulos.
"O sucesso nos campeonatos de 2005 e 2006 colocou a Renault num patamar de grande força da Fórmula 1. Nosso êxito na categoria é a excelência que procuramos em todas as áreas de nossa operação. O bicampeonato é uma prova concreta de que a Renault pode vencer em uma competição exigente, onde para o sucesso é preciso qualidade, técnica e confiabilidade", declarou o presidente da equipe, Alain Dassas.

"Este não é um ano de transição para a ING Renault F1 Team. Sempre dizemos que o time é o que importa e o sucesso vem do espírito de equipe que nos une. 2007 será uma oportunidade fantástica para provar exatamente isso", frisou o chefe da escuderia, Flavio Briatore. "Há algumas grandes mudanças para essa temporada, não apenas na Renault, mas em todo o grid. Acreditamos nas nossas escolhas e estamos confiantes de que elas nos ajudarão a ter mais sucesso em 2007", completou o dirigente.

O novo carro será impulsionado por um motor V8 de 2.4 litros, batizado de RS27. Na parte aerodinâmica, a escuderia deu um passo à frente em termos de eficiência e na busca de novas soluções que serão implementadas em várias áreas para melhorar a performance do carro dentro das regras da categoria. O carro também apresenta uma nova caixa de câmbio de sete velocidades dotada de ‘mudança de marcha instantânea’, e foi projetada com máxima flexibilidade de ajustes a fim de que suas características dinâmicas possam se adequar aos pneus Bridgestone Potenza que serão usados por todos os times em 2007.

O R27 completou seu primeiro shakedown oficial na semana passada e durante dois dias os pilotos estiveram em ação no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha. Foram completados cerca de 2.000 km nos testes e os resultados foram bastante satisfatórios, mostrando que a Renault deverá ter outro carro rápido e confiável para essa temporada.

Fernanda Gonçalves
Milla Delfino

* F-TRUCK: FORD RACING TRUCKS/DF MOTORSPORT MANTÉM SEU TRIO DE PILOTOS.

Campeão Beto Monteiro, chefe de equipe Djalma Fogaça e vencedor Luís Zappelini formam trio oficial da Ford em 2007

A Ford Racing Trucks/DF Motorsport vem com tudo para a temporada 2007 da Fórmula Truck, e confirma oficialmente a renovação de seus três pilotos que integraram a equipe em 2006, o paulista Djalma Fogaça, chefe da equipe, o pernambucano Beto Monteiro, campeão pela Ford em 2004, e o catarinense Luís Zappelini, em seu segundo ano correndo por este time.

Em 2006 a Ford tinha uma relativa desvantagem em relação aos concorrentes, que era o uso do motor mecânico, contra os novos motores eletrônicos dos adversários. Apesar do Ford Cargo já contar com os motores eletrônicos em sua versão de produção, a Ford Racing Trucks colocará apenas em 2007 esta tecnologia em seus Trucks, o que trará de volta a mais alta competitividade da equipe. "Vamos brigar pelo título, este é o pensamento! Em 2006, mesmo com desvantagens, conseguimos uma vitória e vários pódiuns, e agora em igualdade, o título é o único objetivo", avalia Fogaça, que acumula as funções de piloto e chefe de equipe da DF Motorsport.

Beto Monteiro, campeão em 2004 e único representante do Nordeste na categoria, também fará de tudo para colocar a Ford na frente, e destaca a competência da equipe. "Os Ford Cargo têm resistência, e o novo motor eletrônico somará a potência, que é um fator indispensável, e assim teremos um Truck ideal para voltarmos ao topo. Mas o que pode fazer mesmo a diferença é a estratégia, como já foi provado em algumas etapas, onde mesmo com equipamento inferior nós levamos a melhor sobre a maioria", destaca o pernambucano.

O catarinense Luís Zappelini por sua vez deseja transformar sua regularidade de 2006 em vitórias este ano, já que não vence uma prova desde 2005, na etapa de Curitiba.

"O ano passado foi difícil com desvantagens e problemas nas horas erradas, pois tentávamos andar no limite e o motor não suportava, mas com a chegada do motor eletrônico, nós teremos um conjunto vencedor este ano", aponta Zappelini.

A Ford Racing Trucks/DF Motorsport tem o apoio de Motorcraft/ DuPont/ HDS MecPar/ Sigma Lo Jack/ Baltec/ Kraucher/ JR Acessórios/ Mahle/ Eaton/ Cummins/ BorgWarner/ Tanksul/ Usiparts.

fotos:Orlei Silva/ Fabrizio Borboni

J.OTAZÚ

quarta-feira, janeiro 24, 2007

* DAKAR 2007: EQUIPE FAZ COLETIVA DE CHEGADA EM SÃO PAULO.

Equipe Petrobras Lubrax termina o Dakar 2007 completa e faz coletiva na chegada ao Brasil.

Na edição que marcou os 20 anos de participação da Equipe Petrobras Lubrax no Rally Dakar, os três veículos da equipe brasileira comemoraram a chegada ao Lago Rosa após vencer os 9 mil quilômetros do mais difícil rali do mundo. Desde 1999, trata-se da única equipe a competir nas três principais categorias do Dakar: carros, motos e caminhões. Voltar foi mais fácil, mas não menos corrido: os membros do time voaram de Dakar (Senegal) para Madrid (Espanha), e de lá vieram para São Paulo. Na chegada à capital paulista, todos foram direto para a primeira coletiva de imprensa após o Rally. Categoria Carros:

É muito comum dizer que alcançar o destino final da mais difícil prova off-road do mundo já é uma vitória - e de fato é -, mas o time fez mais. Nos carros, Klever Kolberg, que ao lado de André Azevedo completa 20 anos da prova, deu uma aula de superação. "Foi um rali especialmente difícil para mim e o Eduardo Bampi. Uma coincidência de problemas mecânicos quase arruinou nossa prova, mas conseguimos nos recuperar e fizemos a segunda metade da corrida sempre entre os mais rápidos", disse Klever. Em duas décadas de Dakar, poucas vezes o piloto teve tantos problemas como em 2007. Por outro lado, a experiência acumulada também lhe permitiu uma recuperação como só os veteranos da pista conseguem fazer. Ao lado do navegador Eduardo Bampi, o piloto do Mitsubishi Pajero Full da Equipe Petrobras Lubrax chegou entre os 20 mais rápidos do mundo em quatro etapas, e ainda garantiu a melhor colocação de um brasileiro numa etapa da categoria -12º lugar.

Mas a primeira parte do rali não foi nada fácil. Klever e Bampi saíram bem de Portugal, mas logo na primeira etapa africana, no deserto do Marrocos, a história mudou. Uma quebra no extensor da caixa de direção --resolvida pela própria dupla-- e em seguida uma quebra mais grave, da mang a de eixo, obrigou os dois a esperarem longas horas por socorro. Em seguida, foram três etapas de recuperação, sem maiores problemas, a não ser a dificuldade de pilotar com concorrentes mais lentos à frente, sempre com muita poeira, o que aumenta o risco das ultrapassagens.

Na chegada à Mauritânia, o Mitsubishi brasileiro já estava em 21º, mas aí veio o pior dos dias. Assaltados em Zouérat, a dupla partiu para Atar em uma etapa que não esqueceria tão cedo. Tudo começou com a quebra de um diferencial traseiro. Dessa vez. o socorro não chegou. Devido a uma terrível coincidência, vários outros carros que se utilizavam da mesma equipe de apoio de Klever e Bampi tiveram o mesmo problema, mas estavam parados antes. Quando o caminhão chegou, mais tarde, já não havia mais peças ou possibilidade de qualquer outro apoio. A dupla precisou se virar, saiu do percurso original da prova para conseguir ajuda e só chegou ao acampamento de madrugada, recebendo várias horas de penalizaçã o, o que os fez despencar na tabela.

Nesse meio tempo (da espera pelo socorro) o caminhão de André passou pela dupla, mas Klever preferiu não pedir ajuda para não interferir na classificação do caminhão da Equipe Petrobras Lubrax, que disputava quilômetro a quilômetro a terceira posição. No dia seguinte, Klever e Bampi se viram entre os últimos da prova e, logo no início da etapa, encontraram um "engarrafamento" de carros atolados na passagem mais difícil de dunas do rali. A busca por uma alternativa levou a dupla a um caminho ainda mais duro, o que custou mais algum tempo.
A partir daí, as classificações boas vieram, a colocação na tabela foi subindo e tudo correu bem.

Mas, como as penalizações anteriores haviam sido muito duras, já não era mais possível reverter na pilotagem o tempo perdido. "Andar entre os veículos de fábrica nos últimos dias, relembrando das enormes dificuldades anteriores, já fez da chegada à Dakar uma vitória", completa Klever.

Categoria Caminhões:

O irmão mais velho de Jean, André Azevedo, ao lado do navegador Maykel Justo e do tcheco Mira Martinec, disputou cada dia de igual para igual com os mais rápidos caminhões do mundo, e mais uma vez deixou o Brasil entre os cinco melhores na classificação geral. O veículo Tatra da equipe Petrobras Lubrax terminou em quinto lugar, após uma briga dura pelo pódio. Foi uma colocação de respeito, ainda mais se levando em consideração que o trio teve problemas em 5 das 14 especiais disputadas. Ao todo, André, Maykel e Mira perderam cerca de 140 minutos parados. Na classificação final, ficou a pouco mais de duas horas do segundo colocado. "Isso mostra que, se pelo menos parte dos problemas não tivesse ocorrido, poderíamos ter chegado ao pódio, que era nosso objetivo inicial", comenta André. Ainda mais porque a navegação de Maykel Justo foi muito boa, e não houve nenhuma perda significativa de tempo por conta disso na prova toda.


Mas o piloto da equipe ressalta que, desde a estréia, o caminhão da equipe vem fazendo bonito. "Em 1999, nosso primeiro ano, já fomos terceiro colocados e, quando não tivemos problemas mecânicos, sempre chegamos entre os cinco primeiros", fala André. Em nove participações entre os caminhões, a equipe Petrobras Lubrax já chegou ao vice-campeonato, em 2003, e conquistou um terceiro, dois quartos, um quinto, um sexto e um décimo --além de três abandonos-- o que mostra uma regularidade e um número de bons resultados que não é nada fácil de ser mantido em um rali da dificuldade do Dakar.


Para o futuro, André diz que a equipe tem de aguardar novas regras que estão sendo prometidas pelo diretor de caminhões da prova, que pensa em definir melhor as sub-categorias, talvez implementando a divisão dos veículos entre Prodution e Super Prodution. O piloto espera que, no entanto, não venham muitas alterações no prazo final prometido, que é primeiro de ju nho. "Estaria muito em cima", avalia. De qualquer forma, o trio acredita muito no potencial do time e do caminhão utilizado, da marca tcheca Tatra. "É um caminhão com potencial para até vencer o Dakar".

Categoria Motos:

Nas motos, Jean Azevedo venceu a 14ª etapa, obtendo a segunda vitória em etapas do Dakar em sua carreira (a primeira foi em 2005). Seus dois êxitos em especiais são os únicos de brasileiros até hoje na categoria Motos, em 29 edições do rali. O paralelo mais usado é que a dificuldade de ganhar uma etapa no Dakar corresponde a uma vitória em um GP de Fórmula-1. "Foi muito bom porque recompensou o trabalho da equipe, o meu empenho e também o do Geraldo Lima, meu mecânico", disse Jean.


"Tinha o objetivo de chegar entre os cinco primeiros, mas tive graves problemas que me obrigaram a mudar de objetivo". Na sexta etapa, a moto de Jean sofreu uma pane elétrica, deixando o piloto parado no me io do deserto por quase oito horas, até ser resgatado pela equipe de apoio. No dia seguinte, uma falha na conexão de combustível com o tanque traseiro fez com que a gasolina vazasse, e Jean acabou perdendo uma hora pedindo combustível aos demais concorrentes para conseguir terminar a etapa. O brasileiro, que até então ocupava a décima posição na tabela geral, caiu para 79º. "Passei então a fazer uma corrida de recuperação, pensando no melhor que poderia fazer em cada etapa". Jean conseguiu a proeza de ficar entre os dez mais rápidos em todas as etapas da segunda metade da prova. Das 14 etapas cronometradas, ele esteve no top ten em 10 delas. Para finalizar, a vitória no penúltimo dia, no trajeto entre Tambacounda e Dakar, no Senegal.


Os problemas que o brasileiro teve ao longo da prova foram qualificados por ele como "falta de sorte", e não falhas mecânicas de sua KTM, que em sua opinião se comportou muito bem na média. "No Dakar não tem jeito . Diria que, para conseguir um bom resultado, tem que haver uma somatória de 50% de pilotagem, 40% de equipamento e 10% de sorte", afirma Jean, que acabou em 25º na classificação geral.


Esta participação também traz para a equipe e seus fornecedores uma série de informações técnicas e estratégicas que são o passo inicial da preparação da equipe para a temporada de 2007 e a participação no Rally Dakar 2008. Além do Dakar, a Equipe Petrobras Lubrax possui planos para disputar os campeonatos Paulista e Brasileiro de Rally Cross-Country, o Rally dos Sertões 2007 e também algumas etapas do Mundial de Rally, como as do Egito e de Dubai, que foram disputados por Jean Azevedo em 2006. Outra prova que pode entrar na agenda dos brasileiros é o Rally da Argentina, também válido pelo Mundial.

Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Pearson, Banco Mercedes-Benz, Mer cedes-Benz Caminhões, Renov, Mercedes Seguros, MANN-FILTER, Planac Informática, Sadia, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Artfix, Base 84 e Dakar Promoções.

fotos: CARLOS PANDOLFE

Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax
Claudia Santos / Leonardo Nishihata/ Lino Bocchini

* F-1: MCLAREN COMEÇA TREINOS NESTA QUARTA-FEIRA

A McLaren começa nesta quarta-feira, no Circuito de Valência, sua primeira semana de treinos com Fernando Alonso e Lewis Hamilton como pilotos titulares. Os dois realizarão testes durante três dias e aproveitarão para fazer os últimos acertos no MP4-22, novo carro que será utilizado na temporada 2007.

A escuderia inglesa planejou um total de 17 dias de treinamentos até o começo do Mundial de Fórmula 1, no próximo dia 18 de março, em Melbourne, no Grande Prêmio da Austrália.

Nos treinos desta quarta e quinta-feira, que serão realizados com as portas fechadas para o público, os pilotos terão que conciliar os testes com seus compromissos promocionais. Alonso participará de um programa de televisão e de uma sessão fotográfica. Na sexta-feira, os torcedores poderão ver Fernando Alonso e Lewis Hamilton ao vivo no Circuito da Catalunha.

Nos dias 30 e 31 deste mês e no primeiro dia de fevereiro, Renault, Ferrari, BMW, Williams, RBR, Honda, Toyota e Super Aguri se juntarão a McLaren em treinamentos mais completos para a disputa da temporada 2007.

fonte: GloboEsporte.com

* F-1: RAIKKONEN ESTRÉIA PELA FERRARI COM TESTES EM VALLELUNGA.

Kimi Raikkonen fez sua estréia pela Ferrari na terça-feira com seu primeiro teste pela equipe italiana em um circuito de Vallelunga.

Cerca de 50 torcedores se amontoaram nas arquibancadas do circuito próximo a Roma quando o finlandês de 27 anos, que substituiu o heptacampeão Michael Schumacher na equipe, entrou na pista com o 248 F1 do ano passado.

"A primeira impressão foi boa, mas eu preferia ter feito mais voltas no seco", disse Raikkonen segundo a agência de notícias italiana Ansa.

"Foi bom, eu estava um pouco empolgado mas foi bom estar em um carro de novo".

Felipe Massa, seu colega na Ferrari, testou o novo F2007 ao mesmo tempo com céu nublado e sob chuvas ocasionais.

A Ferrari disse que Raikkonen, duas vezes vice-campeão com a McLaren, completou 39 voltas com o melhor tempo de 1min15s226. Massa deu 74 voltas com o melhor tempo de 1min14s493.
Raikkonen, que não conseguiu vencer nenhuma corrida com a McLaren no ano passado após sete vitórias em 2005, disse que é difícil comparar as duas equipes.

"Muitas coisas são diferentes", disse o finlandês, que espera testar o novo carro na próxima semana.

A temporada de Fórmula 1 começa na Austrália no dia 18 de março.

A Ferrari desistiu dos planos de testar em Mugello, muito mais perto de sua fábrica em Maranello, por causa da previsão de mau tempo nos próximos três dias.




fonte: REUTERS

* LANÇADO EM LAS VEGAS, AUDI R8 CHEGA EM OUTUBRO NO BRASIL.


Derivado do modelo de competição que venceu cinco vezes a tradicional corrida 24 Horas de Le Mans, o Audi R8 vem equipado de série com motor V8 FSI de 420 hp, tração quattro e carroceria em alumínio. Acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos

O superesportivo da Audi foi a maior atração do último salão de Paris, em setembro do ano passado, e agora está sendo oficialmente apresentado para a imprensa mundial em Las Vegas, onde permanecerá até os primeiros dias de fevereiro. Em fins de maio, começa a ser vendido na Europa; em setembro, nos Estados Unidos; e, em outubro, chega ao nosso mercado
Um marco da alta performance e do design exclusivo está sendo lançado mundialmente em Las Vegas, nos Estados Unidos, para alegria dos admiradores de superesportivos de alto luxo. O novo Audi R8, com seus genes de campeão, é fabricado na unidade da montadora de Neckarsulm, na Alemanha, e foi destaque do Paris Motor Show, no final do ano passado. O modelo foi apresentado pela primeira vez há três anos no Salão do Automóvel de Frankfurt, como o protótipo "Le Mans Quattro", derivado do modelo de competição R8, que já venceu cinco vezes a tradicional corrida 24 Horas de Le Mans. O superesportivo da marca dos quatro anéis chega ao Brasil em outubro.

Equipado com motor V8 FSI, de 420 hp de potência, tração integral permanente quattro e carroceria em alumínio com tecnologia Audi Space Frame, o modelo é uma máquina de performance e dinamismo. Como primeiro esportivo da marca com motor central, o novo R8 combina a experiência vitoriosa das pistas com um design inovador e a competência tecnológica da montadora.
Exterior

A primeira vista, o novo R8 mostra toda sua categoria. O superesportivo tem uma traseira robusta e musculosa, que parece pronta a partir em disparada, como um corredor na linha de largada. O posicionamento do motor, atrás do cockpit, é típico dos veículos de competição. A posição central do propulsor permite melhor distribuição de peso, com 44% na dianteira e 56% na traseira.
O corpo do veículo oferece uma imagem extremamente compacta. A parte frontal e a curva baixa do teto foram traçadas de maneira a formar uma única linha arredondada, que identifica ainda mais o seu design. A lateral também tem desenho único: uma linha que passa acima dos pára-lamas e a linha de cintura conectam a frente, as laterais e a traseira. Por sua vez, estas linhas, aliadas às entradas, proporcionam um desenho plástico e destacam as grandes rodas.

O motor FSI V8, localizado antes do eixo traseiro, é uma verdadeira escultura tecnológica e pode ser admirado através de uma grande abertura de vidro na traseira ou mesmo de dentro do habitáculo. O modelo tem 1,90 m. de largura e apenas 4,43 m. de comprimento e 1,25 m. de altura, proporções de um verdadeiro esportivo. A distância entre-eixos de 2,65 m. oferece muito espaço na cabine e para o motor localizado longitudinalmente atrás dos assentos. Atrás das portas, entre os pára-lamas e o teto, há um direcionador de ar de grande superfície, chamado "sideblade", que refrigera o motor V8.
A grade frontal trapezoidal, característica da Audi, tem à esquerda e à direita grandes entradas de ar adicionais. É a primeira vez que os quatro aros da marca são colocados sobre o capô do motor, acima da grade. Os faróis, com cobertura de cristal transparente, têm inovadora tecnologia LED. O R8 é o primeiro automóvel fabricado em série que oferece, como opcional, a possibilidade de equipar todas as funções dos faróis principais (luz alta, baixa, diurna e dos piscas) com tecnologia LED. Estas três letras são a abreviação de "light-emitting diodes" (diodos emissores de luz) e representam uma tecnologia que oferece vantagens adicionais e vida útil maior para os sistemas luminosos.

Já que requerem um espaço menor de montagem que os faróis convencionais, as unidades LED permitem aos designers maior liberdade de desenho. A natureza, por exemplo, serviu de inspiração para o desenvolvimento dos faróis do R8. A unidade luminosa assemelha-se a um pinheiro. E a forma dos refletores localizados no interior do farol para luz alta foi inspirada no desenho arquitetônica da Ópera de Sydney. Em contraste a elas, as luzes diurnas são bandas luminosas estreitas.

A combinação de linhas côncavas e convexas acentua a silhueta da traseira quando observamos o veículo de uma perspectiva lateral. A terceira luz de freio ocupa quase toda a largura do teto e constitui o final do capô transparente do motor. Outro destaque visual é um equipamento opcional que ilumina indiretamente o compartimento com LEDs de cor branca, o que possibilita visualizar o coração deste esportivo mesmo no escuro.

Duas grandes aberturas difusoras no pára-choque traseiro mostram a importância do desenho aerodinâmico do veículo. As quatro saídas de escape redondas estão colocadas em pares, à direita e esquerda, e por cima das aberturas difusoras.

Para auxiliar no controle da ação do vento, o R8 incorpora um spoiler traseiro que emerge automaticamente. Este elemento contribui para manter o veículo mais estável. Quando a velocidade do modelo diminui, o spoiler traseiro é recolhido automaticamente para a carroceria.
Construída totalmente em alumínio, a carroceria do R8 é fabricada segundo o método de construção Audi Space Frame (ASF), uma síntese perfeita entre peso mínimo e máxima rigidez, que alcança uma excepcional relação peso-potência de apenas 3,71 kg por hp.
Interior

A arquitetura do cockpit é totalmente voltada para o condutor. O painel de instrumentos localizado acima do console central está ligeiramente inclinado em direção ao piloto. Outra característica já típica dos esportivos Audi é o volante com a parte inferior achatada, o que permite acesso mais confortável ao esportivo.

A escolha dos materiais também determina a atmosfera funcional do modelo. Os assentos são recobertos com uma combinação de couro e Alcantara ou ainda há opção de usar somente couro. Como alternativa, o R8 pode também vir equipado com bancos do tipo "concha", desenvolvidos especialmente para a versão quattro GmbH. Ambos ocupantes desfrutam de uma sensação insuperável de espaço, em um nível surpreendente para a categoria dos superesportivos. Atrás dos bancos há espaço para grandes bolsas de viagem e até para duas sacolas de golfe. O compartimento de bagagem na dianteira tem capacidade de 100 litros. Existe também a possibilidade personalizar o interior do carro, com numerosos elementos e acabamentos diferenciados.

Motor
Extrema potência, máximo torque e um ronco fascinante são as características básicas do motor que equipa o novo R8. Com oito cilindros e 420 hp de potência, a evolução da tecnologia FSI, a mesma que garantiu numerosas vitórias ao carro de corrida R8, alcançou um ponto culminante no novo superesportivo da marca.

Os números impressionam: a 7.800 rpm, o motor de 4,2 litros gera 420 hp.O torque máximo é de 430 Nm, disponível entre 4.500 e 6.000 rpm. Ao menos 90 por cento do torque máximo está disponível em uma ampla faixa de rotação, entre 3.500 e 7.600 rpm. Com isto, o propulsor proporciona máxima aceleração em quase todo tipo de situação ao volante. A performance do modelo também impressiona: o R8 acelera de 0 a 100 km/hora em 4,6 segundos e tem velocidade máxima de 301 km/hora.

O motor aposta no princípio das altas rotações, que podem chegar à máxima de 8.250 rpm. As vantagens são a grande potência em marchas mais altas, a suavidade e respostas rápidas em todas as situações. Vale ressaltar também a agilidade e o som do motor, similar ao ronco dos veículos de competição.

O sistema de lubrificação por cárter seco do Audi R8 - outra tecnologia originária das pistas de corrida - permite a instalação do V8 em uma posição mais baixa, o que garante um centro de gravidade também mais baixo e mais dinâmica na condução.

Duas caixas de câmbio estão disponíveis: a manual de seis velocidades ou, como opcional, o câmbio seqüencial Audi R tronic. Outra influência do mundo das pistas é a troca de marchas através de paddles no volante.

Com a tecnologia "shift by wire" os tempos do câmbio são mais curtos e há uma excelente relação peso-potência, ao mesmo tempo que se mantém reduzido o tamanho da caixa de câmbio. O modo "Sport" garante maior prazer de dirigir, com trocas mais rápidas. Adicionalmente, pode-se optar pelo modo "Automatic".

Devido à grande potência, o modelo vem equipado com a tração integral permanente quattro, que distribui a força motriz, entre os eixos dianteiro e traseiro, através de embreagem viscosa. No Audi R8, o sistema da tração quattro foi ajustado de acordo com a localização central do motor.

Chassis

A suspensão conta com braços transversais duplos, tanto na traseira quanto na dianteira, compostos em alumínio forjado. Na frente, eles são triangulares. Na parte de trás, um braço triangular em cima e um braço triangular embaixo com barra de direção se encarregam de proporcionar um ótimo controle das rodas. Esta geometria é um requisito indispensável para obter agilidade, precisão de direção e do comando do volante.

Adicionalmente, a direção hidraúlica se encarrega de oferecer ótimas respostas ao motorista. Molas e amortecedores têm ajuste mais rígido para melhor dinâmica de condução, oferecendo também um surpreendente nível de conforto, principalmente quando se opta pelo sistema de amortecimento adaptável "Audi Magnetic Ride". Isto se deve a uma tecnologia inovadora que usa no lugar do óleo convencional para amortecedores, um fluido magnético cuja viscosidade pode ser influenciada por um campo eletromagnético. Graças a este efeito, pode se modificar, a qualquer momento e a uma velocidade vertiginosa, as características de amortecimento, aplicando-se uma voltagem no fluido.

O sistema "Audi Magnetic Ride" cria com isto uma força de amortecimento para cada situação de condução e otimiza assim a comodidade e a dinâmica da direção. A análise é feita por um computador em milésimos de segundo. O piloto pode escolher entre dois programas de condução, caso deseje guiar de maneira mais esportiva (com viscosidade inferior do fluido magnético) ou dando mais ênfase ao conforto.

O Audi R8 vem equipado com rodas de 18 polegadas, de série, e com rodas de 19 polegadas como opcional. Os pneus são 235/40 na frente e até 285/35 na traseira, para "colar" o modelo ao solo.

Equipamentos

Os itens de série do Audi R8 já atendem aos consumidores mais exigentes. O modelo vem equipado com faróis de xenon plus, lanternas traseiras e luzes diurnas com tecnologia LED, rodas de alumínio de 18 polegadas, sistema de áudio com monitor de sete polegadas, alarme e interior em couro e Alcântara, entre outros.

Como opcional destaque para o sistema de áudio Bang & Olufsen, que oferece 465 watts de potência e 12 auto-falantes especialmente desenhados. Um sistema de compensação dos ruídos, baseado em um microfone, ajusta o som do carro até quando há mudança das condições da pista e da velocidade.

O "Acoustic Parking System", sistema que auxilia nas manobras de estacionamento, disponibiliza uma câmera na traseira para facilitar as manobras. Com monitor grande, colorido e teclado MMI, o sistema de navegação combina facilidade e funcionalidade. São oferecidas também alternativas para as rodas e pneus, que podem ser 235/35 na dianteira até 295/30 na traseira. Para a carroceria, há opção de oito cores, do Branco Ibis até o Preto Phantom com efeito perolizado.

O Audi R8 é fabricado em uma pequena linha de montagem recém inaugurada na fábrica da Audi em Neckarsulm. A produção, desde a construção até a montagem final, segue um estilo artesanal. Pequenas equipes de especialistas controlam cada passo e a qualidade dos componentes. Deste modo, garantem que cada veículo fabricado - são no máximo 15 por dia - tenha um alto nível para satisfazer as exigências dos consumidores desta categoria de automóveis.

Charles Marzanasco Filho, Mtb 12.079
Assessoria de Imprensa Audi Brasil

* COPA CLIO FUNDA ASSOCIAÇÃO DE PILOTOS E EQUIPES E CONFIRMA A DISPUTA DA TEMPORADA 2007.

Terceira maior categoria do automobilismo nacional, o campeonato inicia uma nova fase, com nova administração

São Paulo – Foi fundada na última quarta-feira (dia 17 de janeiro) a Associação de Pilotos e Equipes da Copa Clio Brasil, após reunião em São Paulo. O evento contou com a presença dos principais representantes da categoria, que a partir de 2007 inicia uma nova fase. Depois de cinco anos de sucesso e grid cada vez mais cheio, a categoria irá andar por conta própria. Ainda não está definido, no entanto, se o campeonato irá continuar com o nome do modelo da Renault.
Após a reunião, 27 carros já estão confirmados no grid. A adesão à associação, no entanto, poderá aumentar ainda mais. A categoria vai correr junto com os Campeonatos Brasileiro de Marcas e Pilotos e Brasileiro de Endurance. Serão 10 etapas, com destaque para a prova de abertura, no dia 11 de março, como preliminar do WTCC (Campeonato Mundial de Turismo), em Curitiba (PR).

A idéia da associação surgiu na última etapa da temporada 2006 da Copa Clio, quando a Renault anunciou sua saída como promotora do Speed Show. Liderados por Luciano Kubrusly e Marcos Paioli, pilotos e equipes reuniram-se imediatamente para buscar soluções para que o campeonato continuasse em 2007. Ao final da reunião de quarta-feira, Kubrusly foi eleito o presidente da associação e Paioli ficou com o cargo de vice-presidente.

"Logo após a corrida, no domingo, nos unimos e desde então estamos investindo o nosso tempo e procurando parceiros para dar andamento ao campeonato", comentou Kubrusly. Pelo acordo, as equipes a princípio custearão a temporada, mas a associação vai trabalhar para viabilizar alguns patrocínios.

A busca de investimentos, parceiros e todo o cuidado com a imagem da categoria ficará sob a responsabilidade da ReUnion Sports & Marketing, agência com vasta experiência em marketing esportivo e que atua no automobilismo brasileiro e Mundial há 14 anos.

"No final de 2006, fomos a empresa escolhida pela Renault para organizar a categoria. Logo após, ficamos tristes com a decisão da montadora em deixar o evento definitivamente. No entanto, este trabalho com a associação nos deu um novo ânimo e será muito gratificante poder ajudar essa categoria tão importante e forte do nosso automobilismo. É um desafio que irá nos motivar muito ao longo do ano", afirmou Geraldo Rodrigues, diretor da ReUnion Sports.

Vice-presidente da associação, Paioli também classificou o momento como uma vitória pessoal. "Foi um trabalho que envolveu horas de dedicação e muitas reuniões, mas com a associação colocamos a pedra fundamental, que vínhamos idealizando desde que recebemos a notícia sobre a saída da Renault. Para mim, em particular, é uma vitória formar essa associação, com esse número de participantes", destacou Paioli, que aumentará de dois para quatro o número de carros de sua equipe no grid. "Estou apostando na categoria", completou.

O objetivo do grupo é realizar a temporada de forma séria, independente e eficaz. Rubens Carcasci, que já atuou e atua na organização de importantes eventos automobilísticos, será o Diretor Operacional da associação e irá gerenciar a categoria, administrando as empresas contratadas e atendendo o interesse de equipes e pilotos.

"O Luciano e alguns outros pilotos tiveram uma iniciativa muito rápida logo que a Renault anunciou sua saída. A associação é conseqüência do que já vinha sendo conversado. Tivemos a adesão de 27 carros e com isso sabemos que o campeonato terá condições de ser viabilizado, dentro da proposta de correr ao lado de outras duas categorias, junto com o Toninho de Souza. Daqui para frente só vamos trabalhar para melhorar e crescer com o que já temos", afirmou Carcasci.

A associação contou com o importante apoio da Interlagos Eventos, comandada por Antônio de Souza, que há mais de quatro décadas trabalha com o esporte, e será a responsável pela realização das provas. A empresa cuidará de toda a relação com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), aluguel das pistas, montagem do evento, geração de imagem, cronometragem, troféus, negociação com as federações, entre outros.

Inicialmente, todas as etapas da temporada serão transmitidas pelo canal a cabo SporTV e há a possibilidade que o evento seja ao vivo com a chegada de novos apoiadores. Também está sendo negociada a transmissão em um canal aberto.

Notícias, novidades e resultados da categoria poderão ser acompanhados pelo site oficial (www.copacliobrasil.com.br). A Copa Clio Brasil é atualmente a terceira maior categoria do automobilismo nacional em audiência e público, atrás apenas da Stock Car Brasil e da Fórmula Truck. A categoria corre com carros Renault Clio de rua adaptados para competição.

Veja o calendário provisório para a temporada 2007:

11 de Março – Curitiba (PR)
15 de Abril – Brasília (DF)
27 de Maio – Porto Alegre (RS)
01 de Julho – Londrina (PR)
05 de Agosto – Campo Grande (MS)
02 de Setembro – São Paulo (SP)
30 de Setembro – Santa Cruz do Sul (RS)
04 de Novembro – Curitiba (PR)
16 de Dezembro – São Paulo (rodada dupla)

ReUnion Press
Fernanda Gonçalves / Milla Delfino

* JOÃO PAULO DE OLIVEIRA CONTRATADO PELA FÓRMULA NIPPON EM 2007.

Brasileiro voltará a fazer uma temporada completa em monopostos pela Kondo Racing

O Japão sempre teve uma forte ligação com o Brasil no automobilismo, na maioria das vezes entre equipe japonesa e piloto brasileiro, e a tradição é mantida mais do que nunca com o paulista João Paulo de Oliveira. Depois de ser Campeão Japonês de Fórmula 3 em 2005 e competir o ano passado pela Super GT (principal categoria de turismo japonesa), deixando ótimas impressões, o piloto recebeu o convite da equipe Kondo Racing para disputar a temporada 2007 da Fórmula Nippon, a categoria mais potente de monopostos do oriente. "Tenho condições de conquistar bons resultados com o time. Os carros sofreram mudanças aerodinâmicas para este ano e a equipe vai ter que se adaptar e poderá se equiparar às outras. Estou muito otimista", declarou João Paulo, que viajou nesta terça-feira (23/1) para o Japão.

Campeão de Fórmulas em três continentes diferentes (Fórmula 3 Sul-americana em 2001, Alemã em 2003 e Japonesa em 2005), João Paulo optou por ampliar sua atuação na terra do sol nascente, e agora tentará bons resultados em sua primeira temporada na F-Nippon. Com nada menos que 450hp de potência nos motores Honda e Toyota, a categoria é considerada a GP2 Series do oriente, sempre com grid de 22 monopostos e um calendário com nove etapas (calendário abaixo). "É um carro muito veloz, e já tive a oportunidade de testá-lo por duas equipes e fazer uma corrida, e gostei bastante", relembra.

No ano passado a Kondo foi a equipe que colocou em evidencia o japonês Sakon Yamamoto, antes do mesmo estrear na Fórmula 1 através da Super Aguri. Para esta temporada, a equipe terá João Paulo de Oliveira e o japonês Seiji Ara, experiente piloto que compete desde 2001 no certame. O brasileiro foi contratado pela performance que apresentou em outros times, já que nunca testou pela Kondo. "Confio no trabalho deles, da mesma forma que eles confiaram em mim, para realizarmos uma boa temporada. Precisamos ter um carro rápido na classificação e equilibrado para as corridas, que tem 300 km de duração e pit stop, como na Fórmula 1. Só depois dos testes de pré-temporada é que vou conseguir me situar dentro do grid", explica.

A Toyota permanece como fornecedora de motores para a equipe. "Os motores Honda e Toyota são muito parecidos, com desempenho bem similar. O Honda tem mais velocidade final, no entanto consome mais. O Toyota tem mais aceleração e consome menos. Então, a diferença de desempenho está atrelada ao tipo de pista e na estratégia de corrida, como na Fórmula 1", revela Oliveira.

Categoria que já revelou vários pilotos para a Fórmula 1, João Paulo sabe que a Fórmula Nippon pode ser o caminho para ganhar uma chance na categoria máxima do automobilismo mundial, mas prefere manter os pés no chão. "Eu vejo a F-Nippon como uma grande chance para fazer bons resultados e agradar alguém que possa me levar para a Fórmula 1, mas isso dependerá de muitos fatores, inclusive até para voltar a testar por alguma equipe", comenta o brasileiro, que testou pela Williams no começo de 2006. "Vou continuar fazendo meu trabalho e vamos ver o que aparece", resume o piloto de 25 anos de idade.

O calendário do Campeonato Japonês de Fórmula Nippon 2007 é:

1- 01/04 – Fuji
2- 15/04 – Suzuka
3- 20/05 – Motegi
4- 10/06 – Okayama
5- 08/07 – Suzuka
6- 26/08 – Fuji
7- 16/09 – Sugo
8- 21/10 – Motegi
9- 18/11 - Suzuka

J.Otazú

* MOTO: FATTO É A NOVA ORGANIZADORA DOS CAMPEONATOS BRASILEIROS.

Empresa será responsável pelas provas de Motocross, Motovelocidade e Supermoto; meta é ampliar exposição na mídia

Novidades no mundo de competições em duas rodas. A partir de 2007, a Fatto Promoções e Eventos, nova empresa que chega ao mercado, será a responsável pela organização e promoção dos campeonatos brasileiros de motocross, motovelocidade e supermoto. A CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) fará a supervisão das provas.

Ao todo serão oito etapas de motocross, 10 de motovelocidade (duas por final de semana) e cinco de supermoto. As corridas serão realizadas em oito estados (RS, SC, PR, SP, MS, MG, ES e RJ). A cidade de Indaiatuba, no interior de São Paulo, assistirá a abertura da temporada com a primeira etapa do Brasileiro de Motocross dias 3 e 4 de março. Estão sendo esperados cerca 350 pilotos de todo o país.

As mudanças na execução das principais e mais importantes provas motociclísticas do país só trarão benefícios para pilotos, equipes e patrocinadores. "O foco é aumentar a visibilidade do esporte, com maior exposição na imprensa. Estamos negociando com emissoras de TV aberta para a transmissão das corridas. Também estamos conversando com revistas especializadas em moto para que ampliem a cobertura. Outra meta é atrair mais público para as pistas", afirmou Philippe Thiriet, um dos sócios da Fatto.

Os campeonatos organizados pela Fatto têm patrocínio de Honda e Mobil e co-patrocínio de Yamaha, Volkswagen Caminhões, Pro Tork e Pirelli.

Campeonato Brasileiro de Motocross

1ª Etapa - Indaiatuba (SP)
03-04 de março
2ª Etapa - Coxim (MS)
24-25 de março
3ª Etapa - Carlos Barbosa (RS)
28-29 de abril
4ª Etapa - Santa Luzia (MG)
02-06 de junho
5ª Etapa - Cachoeiro de Itapemirim (ES)
23-24 de junho
6ª Etapa - Paraná
21-22 de julho
7ª Etapa – Santa Catarina
18-19 de agosto
8ª Etapa - Casimiro de Abreu (RJ)
15-16 de setembro

Campeonato Brasileiro de Motovelocidade

1ª e 2ª etapas
São Paulo-SP
17-18 de março
3ª e 4ª etapas
Santa Cruz do Sul-RS
05-06 de maio
5ª e 6ª etapas
Cascavel-PR
28-29 de julho
7ª e 8ª etapas
Campo Grande-MS
29-30 de setembro
9ª e 10ª etapas
São Paulo-SP
17-18 de novembro

Campeonato Brasileiro de Supermoto

1ª etapa
03-04 de fevereiro
2ª etapa
21-22 de abril
3ª etapa
09-10 de junho
4ª etapa
01-02 de setembro
5ª etapa
01-02 de dezembro

FATTO Promoções e Eventos

VIPCOMM Assessoria de Imprensa

terça-feira, janeiro 23, 2007

* PROGRAMA LIMITE, DA ESPN BRASIL, EXIBE REPORTAGEM ESPECIAL COM GUILHERME SPINELLI.

O piloto da Mitsubishi Racing fala sobre as conquistas da temporada 2006 e relembra outras vitórias da carreira, como o Rally dos Sertões 2003.

O piloto Guilherme Spinelli, da equipe Mitsubishi Racing, faz um balanço da temporada 2006 no "Limite, o Melhor da Velocidade", programa de automobilismo da ESPN Brasil (NET/canal 70), que vai ao ar às 2h da manhã desta quarta-feira. O programa será reapresentado na quarta-feira, às 9h e às 16h45, e na sexta-feira (26/01), às 8h30.

A conquista do Tetracampeonato Brasileiro de Rally Cross Country no final de 2006, ao lado do navegador Marcelo Vivolo, será um dos temas da conversa entre o piloto e o repórter Eduardo Elias, assim como os títulos da Mitsubishi Cup e da Copa Baja.

Guiga relembra também o primeiro título no Rally dos Sertões, em 2003, e fala ainda sobre a experiência que teve de trocar a terra pelo asfalto, em setembro do ano passado, quando venceu as 3 Horas de Londrina, prova válida pelo Campeonato Brasileiro de Endurance.

Apresentado por João Carlos Albuquerque e com comentários de Mauro Cezar Pereira e Flávio Gomes, o Limite é o programa semanal da ESPN Brasil que traz a cobertura completa dos esportes automobilísticos.

fotos: Carsten Horst

REUNION PRESS
RÉGIS CAVINATO

segunda-feira, janeiro 22, 2007

* CURRÍCULO DE AYRTON SENNA EM 3D.

Assista o vídeo do currículo de Ayrton Senna no link http://www.sedentario.org/blog/?page_id=3528

Colaboração: Paulinho Heavy

* EQUIPE MITSUBISHI / OLD BOYS FOI A VENCEDORA DO GP CIDADE DE SÃO PAULO

A bordo de um Lancer, o quarteto formado por Ingo Hoffman/Leandro de Almeida/Eduardo Souza Ramos/Guilherme Spinelli venceu também a 2ª bateria da prova

A equipe Mitsubishi/Old Boys foi a vencedora do GP Cidade de São Paulo, realizado neste domingo (21/01) no Autódromo José Carlos Pace em Interlagos. O quarteto formado por Ingo Hoffman/Leandro de Almeida/Eduardo Souza Ramos/Guilherme Spinelli venceu as duas baterias de três horas de duração a bordo de um silhouette Lancer e na somatória de pontos das duas baterias levou o troféu GP Cidade de São Paulo com 57 pontos conquistados.

" A prova foi ótima. Conseguimos completar as seis horas sem grandes problemas. O carro é fácil e muito prazeiroso de pilotar, mesmo com a chuva. Ficamos felizes por podermos mostrar que um Mitsubishi não é resistente somente na terra", contou Guilherme Spinelli que também fez questão de elogiar a prova. "Acho que a idéia foi muito boa e esse formato de seis horas divididas em duas baterias faz com que mais carros tenham chance de se recuperar e terminar a prova.
Com certeza este formato atrairá mais competidores no ano que vem. Eu só acho que o regulamento deveria ser aberto também para carros importados, pois dessa forma engrossaria o grid em nível e qualidade", sugeriu o piloto.

O Ômega de Nélio Weiss/Belmiro Jr., que depois de terminar a primeira bateria na 11ª colocação, fez uma prova de recuperação na segunda rodada e chegou ao segundo lugar. A equipe garantiu a segunda posição também no resultado geral da corrida. A terceira colocação ficou com o Aldee Spyder de Paulo Kato/Sérgio Pistilli, que obteve um quinto e um sexto lugar nas duas baterias.

Resultado da 2ª bateria do GP Cidade de São Paulo:

Final
1º Eduardo S.Ramos/Ingo Hoffman/Guilherme Spinelli/Leandro de Almeida (Lancer - STN2), 89 voltas em 3h00min16s596
2º Nélio Weiss/Belmiro Jr. (Ômega - STN2), a 5 voltas
3º Leonardo Burti/Amadeu Rodrigues/Elias Nascimento (Ômega - STN2), a 8 voltas
4º Pedro Queirolo/Marcello Sant´anna (Aldee – EPN), a 8 voltas
5º Guilherme Simoceli/João Carloni Neto/Paulo Aidar/Sergio Burger (Aldee – EPN), a 8 voltas
6º Paulo Kato/Sergio Pistili (Aldee – EPN), a 9 voltas
7º Leandro Costa/Robson Duarte/Dieckle Backer (Aldee – EPN), a 9 voltas
8º Felipe Crespo/Carlos Crespo/Cássio Paoletti (Ômega - STN2), a 10 voltas
9º César Camargo/Carlos Benedetti (Aldee – EPN), a 10 voltas
10º Marcos Paioli/Graziela Paioli/Renato Pereira (Corsa - STN1), a 10 voltas
11º Gelson Massing/Anailson Ruy/Flavio Matias (Aldee – EPN), a 11 voltas
12º Adeodato Volpi Neto/Gerson Borini (Montana - STN1), a 15 voltas
13º Giocondo Rossi Neto/Sérgio Ventura (Aldee – EPN), a 15 voltas
14º Marcelo Nogueira/Rodnei Mazieri/Guilherme Haddad (Aldee – EPN), a 15 voltas
15º Marco Antonio Eckart/ Jorge Sawaya (Aldee – EPN), a 17 voltas
16º Roberto Martinez/Luiz Celso Freitas (Aldee – EPN), a 22 voltas
17º Rolf Gemperli/Roberto Posses/André Posses (Ômega - STN2), a 24 voltas
18º Carlos Asciutti/Vinicius Nunes/Matheus Maccari (Aldee – EPN), a 55 voltas
19º Idenis Souza/Francisco Moreira (Voyage - STN1), a 70 voltas

Classificação final do GP Cidade de São Paulo.

1º Souza Ramos/Spinelli/Ingo/Almeida, 57 pontos
2º Weiss/Belmiro Jr, 37
3º Kato/Pistilli, 36
4º Simoncelli/Carloni/Haddad/Burger, 35
5º Queirollo/Sant´Anna, 33
6º Paioli/Paioli/Pereira, 33
7º Costa/Duarte/Backer, 31
8º Gemperli/R Posses/A Posses, 31
9º Camargo/Benedetti, 30
10º Volpi Neto/Borini, 29
11º Martinez/Freitas, 29
12º Burti/Rodrigues/Nascimento, 27
13º Massing/Anailson/Matias, 23
14º F.Crespo/C. Crespo/Paoletti, 20
15º Eckard/Sawaya, 20
16º Nogueira/Mazieri/Haddad, 19
17º Rossi Neto/Ventura, 17
18º Souza/Moreira, 13
19º Asciutti/Nunes/Maccari, 9
20º Claudio Martins/Ricardo Alvare/Roberto Santos, 6 pontos

O GP Cidade de São Paulo tem organização e supervisão do Automóvel Clube Paulista e da Federação de Automobilismo de São Paulo e conta com o apoio de Mitsubishi, Grand Mercure Hotel, SP Turismo e Prefeitura da Cidade de São Paulo.

fotos: Marcelo Soares

Assessoria GP Cidade de São Paulo
Rodrigo Favoretto / Thalita Nadry