COMPRE AGORA

segunda-feira, novembro 30, 2009

TROFEO MASERATI: Cleber Faria chega em segundo e é o novo campeão


Em uma corrida tumultuada e com duas intervenções do safety car, Faria foi perfeito e superou os dois primeiros colocados na pontuação

Corridas têm dessas coisas. Apesar de entrar na decisão do Itaipava Trofeo Maserati 2009 como o menos cotado entre os pilotos ainda com chances de conquistar o título, o paulista Cleber Faria contou com os maus resultados de seus adversários diretos Pedro Queirolo e André Posses para conquistar a segunda posição na última etapa da temporada e levantar o título, logo em seu segundo ano na categoria. Longe de ser uma surpresa, o título foi resultado da boa regularidade e da estratégia de campanha de Faria, um dos integrantes do Itaipava Racing Team. Prova disso é o fato de que seus adversários contaram, no final da temporada, três vitórias cada um, contra apenas uma do novo campeão, registrada em Curitiba.

Antes da largada, o primeiro colocado no Campeonato era o sempre rápido Queirolo, com 93 pontos, seguido pelo jovem e arrojado Posses, com 91. Faria vinha em terceiro, com 85. E tudo parecia conspirar a favor do líder na conquista para o título: além da vantagem de dois pontos, foi o mais rápido no primeiro treino livre, andou bem nas outras sessões e, na tomada de tempos, conseguiu a segunda posição no grid, ao lado de Renan Guerra, o pole position. Posses largou da 5ª posição e Faria da 7ª. Mas, aliada às dificuldades dos adversários, a tranquilidade de Cleber durante a prova tumultuada acabou fazendo a diferença.

Dado o sinal verde, o vento passou a soprar a favor de Faria. Logo na terceira volta, ao tentar impedir a ultrapassagem de Posses, que se colocou por dentro na Curva da Junção (que antecede à reta dos boxes), Queirolo trouxe o carro em direção à zebra e ambos derraparam lado a lado para fora da pista. Posses conseguiu retornar à corrida, mas perdeu muitas posições, o que praticamente tirou-o da disputa pela vitória. Para Queirolo, a campanha pelo título terminava ali, com o Maserati nº 13 parado sobre a grama. "Eu estava tranqüilo durante a prova. Podia chegar na frente do André Posses que seria o campeão. Cheguei a perder uma posição e continuava tranqüilo. Ainda nas primeiras voltas, na subida da Junção, o André tocou na minha roda traseira e acabamos rodando.
Mas fiquei feliz pelo título do Cleber, meu companheiro de equipe", afirmou Queirolo.
"Desde a largada sabia que ia ser difícil. Mas quando vi que o Pedro e o André tinham se enroscado, pensei que era a hora de eu ir para cima. Como desligo o radiocomunicador para manter a concentração, só fui saber o que tinha acontecido depois do final da prova", revelou Cleber Faria.

Na nona volta, ao tentar desviar do carro de Carlos Burza, que rodou na Curva do Pinheirinho, Vanuê Faria, irmão de Cleber, acabou batendo forte na proteção de pneus, mas sem conseqüências para os pilotos. A retirada do Maserati nº 105 de Vanuê, , bastante avariado, exigiu a entrada do safety car, provocando o reagrupamento dos carros. "Não torço para que os outros saiam da pista. Só me preocupo com a minha corrida. Mas dei sorte pela entrada do safety car. Isso me ajudou a chegar mais próximo dos carros que estavam à frente", observou o novo campeão.

Na relargada, autorizada somente na 12ª volta, Sérgio Laganá conseguiu a ultrapassagem sobre Renan Guerra na entrada do miolo da pista e assumiu a liderança da prova. Logo em seguida, os boxes foram abertos para as paradas obrigatórias de trocas de pilotos e de pneus.

A partir daí, a primeira posição ficou para Ricardo Ribeiro, o Ricca, seguido por Sérgio Laganá (que recebera o carro de Allam Hellmeister), Cleber Faria, Valter Rossete (companheiro de Fábio Grecco), Hypólito Martinez (Henrique Assumpção), Marcello Sant´anna e Alexandre Morsa.

A duas voltas do final, foi a vez de Rossete rodar sozinho na Curva do Lago, provocando a segunda entrada do safety car. Na relargada, as posições foram mantidas até a bandeirada, com Ricca, Faria, Sérgio Laganá, Alexandre Morsa e Sant´anna completando os cinco primeiros que subiram ao pódio. Para o vencedor da prova, o resultado foi novamente uma conseqüência da regularidade: "Vim dentro do meu ritmo. Não estava disputando nada, vim aqui só pra me divertir. Aí cheguei em primeiro e me diverti muito mais."

Ao final das oito etapas da temporada 2009 do Itaipava Trofeo Maserati, Cleber Farias foi o campeão somando 99 pontos, André Posses assegurou o vice com 96 e Pedro Queirolo terminou em terceiro, com 93.

Para Sérgio Laganá, a terceira posição foi uma compensação pela temporada cheia de imprevistos: "Tive um ano muito difícil. Não corri a etapa anterior, em Curitiba, porque meu carro estava completamente desmontado. Chegamos a Interlagos na sexta-feira e o carro ainda apresentava alguns problemas. Só fomos conseguir um bom acerto no sábado", relatou o piloto. "O Alan (Hellmeister), além de excelente piloto, é um excelente companheiro e fez um grande trabalho neste final de semana", completou. "O Sérgio teve um ano complicado e fico muito feliz por ele com este resultado, que trouxe um alívio bem grande", finalizou Hellmeister.

Confira o resultado da oitava etapa:

1º) Ricca (SP), 25 voltas em 51min26s380 (à média de 125,65 km/h)
2º) Cleber Faria ( , SP), a 0.385
3º) S.Laganá/A.Hellmeister ( , SP), a 5.737
4º) Alexandre Morsa ( , SP), a 34.975
5º) Marcello Sant'anna ( , SP), a 35.773
6º) Renan Guerra ( , SP), a 36.792
7º) H.Assunção/H.Martinez ( , SP), a 53.802
8º) M.Melo/W.Freire ( , SP), a 1:21.730
9º) André Posses ( , SP), a 1:22.099
10º) Roberto Laganá ( , SP), a 1:47.165
11º) S.Melo/C.Burza ( , SP), a 1:47.912
12º) E.Guedes/M.Skaf ( , SP), a 2:08.258
13º) V.Rossete/F.Greco ( , SP), a 2 voltas
14º) Ricardo Straus ( , SP), a 5 voltas
15º) Vanue Faria ( , SP), a 17 voltas
16º) Linneu Linardi ( , SP), a 20 voltas
17º) Pedro Queirolo ( , SP), a 22 voltas
Melhor Volta: M.Melo/W.Freire, 1min47s131 (144,79 km/h)

Classificação do campeonato de pilotos após a nove corridas disputadas:

1º) Cleber Faria, 99
2º) André Posses, 96
3º) Pedro Queirolo, 93 pontos
4º) Renan Guerra, 75
5º) Edu Guedes, 72
6º) Cláudio Dahruj, 68
7º) Marcelo Sant’Anna, 57
8º) Marçal de Melo, 55
9º) Marcelo Skaf, 53
10º) Bruno Garfinkel, 51
11º) Carlos Burza , 49
12º) Vanuê Faria, 44
13º) Samuel Neto, 39
14º) Henrique Assumpção, 36
15º) William Freire, 31
16º) Sergio Laganá, 26
17º) Alexandre Morsa, 23
18º) Hipólito Martinez, 21
19º) Ricardo Ribeiro, 20
20º) Ricardo Ribeiro, 17
21º) Rafael Derani, 14
22º) Fabio Greco, 14
23º) Valter Rossete, 13
24º) A.Hellmeister, 12
25º) Roberto Laganá, 11
26º) Ricardo Straus, 7
27º) Walter Derani, 7
28º) Lineu Linardi, 6
29º) Arthur Bragantini, 4
30º) M.Barros/R.Ferreira, 2
Fotos: Fernanda Freixosa
Reunion

ITAIPAVA GT3 BRASIL: Daniel/Dahruj vencem no encerramento da temporada

Apesar das nuvens cercando o Autódromo de Interlagos e da chuva que caiu na madrugada deste domingo (29) na zona Sul de São Paulo, a 16ª e última etapa da temporada 2009 do Itaipava GT3 Brasil aconteceu com pista seca, oferecendo ao público presente nas arquibancadas disputas ousadas entre os pilotos e suas supermáquinas. A vitória ficou com uma dupla estreante, Rafael Daniel/Cláudio Dahruj, que largou da pole position com o novíssimo Lamborghini LP 560, modelo que fez sua estréia mundial em categorias GT3 neste final de semana na capital paulista.
"O carro é novo e, por isso, enfrentamos alguns problemas no decorrer do final de semana. De qualquer forma, foi muito bom estrear com vitória. O Cláudio guiou muito bem hoje, mantendo um bom ritmo e fazendo um ótimo trabalho. Nossa idéia é começar a próxima temporada como terminamos esta: vencendo", afirmou Rafael Daniel. "Eu só tive o trabalho de administrar o ritmo. O Daniel é um piloto muito rápido e tudo que tive que fazer foi não permitir que nossa diferença para o segundo colocado fosse anulada. Por isso a equipe me avisava o tempo todo, e corri de olho no cronômetro", afirmou Dahruj, que vem do Itaipava Trofeo Maserati.

Em segundo lugar ficou a dupla vencedora de ontem, Valdeno Brito/Miguel Paludo, com o Porsche 997, garantindo para a WB Motorsport o título entre as equipes do Itaipava GT3 Brasil. "A corrida foi dura do início ao fim. Tive que segurar o Viper do (David) Muffato o tempo todo, e ele também estava muito rápido no miolo do circuito. Nossos companheiros de equipe (Hoover Orsi/Julio Campos) tiveram problemas com o carro e coube a nós a responsabilidade de fazer uma boa corrida e garantir o campeonato de equipes. O objetivo, felizmente, foi cumprido", disse Brito. "Uma vitória e um segundo lugar no final de semana não é nada mal. Estou muito feliz com a temporada que fizemos", afirmou Paludo.
Na bandeirada, o paraibano e o gaúcho cruzaram a linha de chegada na terceira posição, logo atrás do Ferrari F430 de Marcelo Hahn e Allam Khodair. Entretanto, minutos após a corrida, a direção de prova puniu a dupla da Blausiegel com a perda de 20 segundos no tempo total de prova por ultrapassar a linha branca que delimita a saída dos boxes para a pista, no início da Reta Oposta; a punição também foi aplicada à dupla vencedora, mas sem prejuízos em termos de posição. Já Khodair/Hahn caíram para o quarto lugar.

Prova movimentada - Na largada, Rafael Daniel manteve a ponta, enquanto Chico Serra (Bruno Garfinkel, Lamborghini Gallardo) foi superado pelo F430 de Khodair na freada do S do Senna. No entanto, o ex-piloto de F1 recuperou a vice-liderança na freada da Curva do Lago, na segunda volta. O safety car logo foi acionado por causa da batida de Pipo Derani (Walter Derani, Ferrari F430) na mesma curva.

Na relargada, Cláudio Ricci (parceiro de Rafael Derani) tentava subir de posição quando seu Ferrari F430 bateu lateralmente com o Porsche na primeira perna do S do Senna. O gaúcho levou a pior: obrigado a passar pela grama, Ricci voltou à pista à frente de dois outros Ferrari, e para evitar a batida, Nelson Merlo (parceiro de Lico Kaesemodel) e João Sant’Anna (companheiro de Fernando Poeta) rodaram para evitar a batida. O prejuízo maior ficou com Ricci, que abandonou a prova.

Depois disso, as atenções se voltaram à disputa pelo quarto lugar, com Valdeno suportando a intensa pressão de David Muffato (parceiro de Amilcar Collares) no potente Dodge Viper. Os dois carros chegaram a se tocar na freada do S do Senna, logo após a abertura da nona volta. No 12º giro, o outro Viper, de Leonardo Vital/Pedro Queirolo, ultrapassou o Ferrari Scuderia de Betinho Gresse/Chico Longo pela sexta colocação.

Quando foi aberta a janela obrigatória para troca de pilotos, Rafael Daniel fez sua parada quando tinha 25s3 de vantagem para Chico Serra. A disputa entre Brito e Muffato teve continuidade com seus companheiros: Collares conseguiu sair na frente de Paludo, mas o gaúcho recuperou a posição na freada para a Curva do Lago, na 21ª volta.

Dahruj voltou à pista alimentando uma diferença de 24s8 para Bruno Garfinkel. A chance de dobradinha inédita para a Scuderia 111 - que prepara os Lamborghini no Itaipava GT3 Brasil - acabou na 26ª volta, quando Garfinkel rodou na saída do Bico de Pato, voltando na quarta posição, e permanecendo nela até a bandeirada (com a punição a Hahn/Khodair, a dupla herdou o terceiro lugar).

Na parte final, Miguel Paludo começou a tirar a diferença para Marcelo Hahn, que até então era o segundo colocado. "O carro estava muito bom quando assumi a direção, com pouco desgaste. Passei o (Amilcar) Collares e estava andando rápido, olhando mesmo para o cronômetro para alcançar o Hahn", afirmou o gaúcho na entrevista coletiva após a cerimônia de pódio, antes de ser tornada oficial a punição à dupla do Ferrari número 16.

Confira o resultado da 16ª etapa:

1º) C.Dahruj/R.Daniel (LP, SP/SP), 34 voltas em 1h00min25s540 (média de 145,47 km/h)
2º) V.Brito/M.Paludo (PO , PB/RS), a 6s859
3º) B.Garfinkel/C.Serra (LA , SP/SP), a 23s070
4º) M.Hahn/A.Khodair (FE , SP/SP), a 26s707
5º) A.Collares/D.Muffato (VI , SP/PR), a 36s672
6º) C.Longo/B.Gresse (FS , SP/SP), a 51s900
7º) F.Poeta/J.Santanna (FE , SP/RS), a 1 volta
8º) P.Queirolo/L.Vital (VI , SP/SP), a 12 voltas
9º) L.Kaesemodel/N.Merlo (FE , PR/SP), a 16 voltas
10º) C.Faria/V.Faria (LA , SP/SP), a 24 voltas
11º) R.Derani/C.Ricci (FE , SP/RS), a 31 voltas
12º) H.Orsi/J.Campos (PO , MS/PR), a 32 voltas
13º) W.Derani/L.Derani (FE , SP/SP), a 33 voltas
Melhor Volta: C.Dahruj/R.Daniel, 1:36.750 (160,33 km/h)

Fonte: CRONOMAP

Legenda: LA - Lamborghini Gallardo; FE - Ferrari F430; PO - Porsche 997; VI - Dodge Viper; FS - Ferrari Scuderia; LP - Lamborghini LP 560

A classificação final do campeonato (com descartes):

1º) Rafael Derani/Cláudio Ricci, Ferrari F430, 209
2º) Marcelo Hahn/Allam Khodair, Ferrari F430, 181
3º) Ricardo Maurício, Porsche 997, 145
4º) Miguel Paludo, Porsche 997, 139
5º) Walter Derani, Ferrari F430, 119
6º) Fernando Poeta, Ferrari F430, 111
7º) Thiago Camilo, Porsche 997, 110
8º) Chico Longo, Ferrari Scuderia, 107
9º) Rodolpho Santos, Ferrari F430, 105
10º) Bruno Garfinkel, Lamborghini Gallardo, 96
Duda Rosa, Ferrari F430, 96
12º) Chico Serra, 86
13º) Daniel Serra, Ferrari Scuderia, 84
14º) Antônio Hermann, Porsche 997, 79
15º) Norberto Gresse, Porsche 997, 77
16º) Matheus Stumpf/Ramon Matias, Dodge Viper, 62
17º) Fábio Ebrahim, Ferrari F430, 56
18º) Ronaldo Freitas, Porsche 997, 48
Wagner Ebrahim, Dodge Viper, 48
20º) Hoover Orsi, Porsche 997, 45
21º) Clemente Lunardi, Ford GT, 35
22º) Alceu Feldmann, Porsche 997, 26
23º) J. Santanna, Ferrari F430, 22
24º) Beto Posses, Porsche 997, 21
L. Derani, Ferrari F430, 21
26º) Constantino Júnior, Ford GT, 20
Claudio Dahruj/Rafael Daniel, 20
28º) Valdeno Brito, 19
29º) Lico Kaesemodel, Porsche 997, 17
30º) Ricardo Rosset, Ford GT, 15
Júlio Campos, 15
32º) Nelson Merlo, Ferrari F430, 14
33º) C.Pasetti, Ferrari F430, 13
34º) Alceu Collares/David Muffato, 11
35º) Renato Stumpf, Dodge Viper, 6
Pedro Queirolo/Leonardo Vital, Dodge Viper, 6

Confira como terminou o campeonato de equipes:

1º) WB Motorsport (Porsche 997) - 400 pontos,
2º) CRT Brasil (Ferrari F430), 363
3º) Blausiegel (Ferrari F430), 216
4º) Scuderia 111 (Lamborghini Gallardo/LP 560), 154
5º) Via Itália (Ferrari Scuderia), 131
6º) Sul Racing (Ferrari F430), 123
7º) Scuderia Occhi (Dodge Viper), 68
8º) GT Racing (Ford GT), 57
9º) Avallone Motorsport (Dodge Viper), 56

Sobre o Itaipava GT3 Brasil: Realizado por SRO Latin America, o Itaipava GT3 Brasil tem patrocínio da Itaipava e co-patrocínio da Pirelli. A Petrobras é o combustível oficial da categoria.
fotos: Luca Bassani

ReUnion Press

ITAIPAVA GT3 BRASIL: BMG Porsche é campeã entre as equipes

Time que utiliza o esquema técnico da WB Motorsport garante título na última etapa da temporada

A última rodada dupla do Itaipava GT3 Brasil definiu, em Interlagos, o título que ainda restava aberto no campeonato. Com os resultados obtidos nas corridas deste sábado (28) e domingo (29) - incluindo uma vitória -, a BMG Porsche, comandada pelo esquema técnico do experiente Washington Bezerra, conquistou o título de campeã entre as equipes da temporada 2009.

O time dirigido por Bezerra e pelo também piloto Antonio Hermann conquistou a primeira posição na corrida do sábado com a dupla Miguel Paludo / Valdeno Brito, que ainda garantiu o segundo lugar na prova de domingo. Coroando uma rodada quase perfeita para a BMG Porsche, o time fechou a temporada com vantagem de 37 pontos para o segundo colocado, a CRT Brasil. "O segredo dessa conquista foi muito trabalho", definiu o chefe da equipe da Porsche. "Todos os dias do ano foram pensados para um resultado como esse se tornasse realidade e todos os integrantes do time são responsáveis por isso", avaliou.

Antonio Hermann destacou a qualidade do plantel de pilotos. "Foi uma temporada muito boa, na qual conquistamos cinco vitórias. E é conseqüência de muito trabalho, aliado a um time de pilotos muito talentosos, como Ricardo Maurício, Valdeno Brito e Miguel Paludo, entre outros. Também contamos com uma importante parcela de ajuda de Wilson Fittipaldi, que foi engenheiro de um dos carros. Outra cooperação importante veio da própria Porsche da Alemanha, que nos ajudou a entender melhor o carro", detalhou.

Wilson Fittipaldi também elogiou o desempenho do time patrocinado pelo Banco BMG. "Evoluímos muito durante o ano. Conhecemos a fundo o carro, que é muito competitivo e complexo. Foi muito bom trabalhar ao lado do Hermann do Washington nesta temporada", explicou.

Elogiando muito os pilotos que passaram pelo volante de seus carros, Bezerra destacou Miguel Paludo. "Se o Paludo estivesse conosco a temporada inteira, teria disputado o título com certeza", disse. Paludo não participou de quatro etapas da categoria (duas rodadas duplas), ainda no começo do ano. "Ele é muito inteligente como piloto, muito calmo e tem muito futuro", falou Washington.

O competidor gaúcho devolveu os elogios. "Apesar de ter sido um ano difícil em que, por diversas vezes, corremos com condições adversas, o Porsche 997 é um carro muito forte. Aprendi muito este ano com o Ricardo Maurício e com o Washington Bezerra, que é multicampeão também na Stock Car. Nossa regularidade no pódio foi essencial para a conquista da equipe BMG Porsche", garantiu o piloto.

Hermann e Bezerra são unânimes em dizer os objetivos do time para a próxima temporada. "Vamos brigar pelos títulos de equipes e também de pilotos, com certeza", disse, otimista, Hermann.

Confira o resultado final do campeonato de equipes do Itaipava GT3 Brasil:

1º) WB Motorsport (Porsche 997) - 400 pontos,
2º) CRT Brasil (Ferrari F430), 363
3º) Blausiegel (Ferrari F430), 216
4º) Scuderia 111 (Lamborghini Gallardo/LP 560), 154
5º) Via Itália (Ferrari Scuderia), 131
6º) Sul Racing (Ferrari F430), 123
7º) Scuderia Occhi (Dodge Viper), 68
8º) GT Racing (Ford GT), 57
9º) Avallone Motorsport (Dodge Viper), 56

Sobre o Itaipava GT3 Brasil: Realizado por SRO Latin America, o Itaipava GT3 Brasil tem patrocínio da Itaipava e co-patrocínio da Pirelli. A Petrobras é o combustível oficial da categoria.

foto: Luca Bassani

Site: www.gt3.com.br

ReUnion Press

Ana Beatriz conclui Desafio Internacional das Estrelas em 15o lugar

Ana Beatriz (Nova Schin /Bardahl /PowerZol /Healthy Choice) terminou em 15o lugar em sua primeira participação no Desafio Internacional das Estrelas, neste fim de semana, em Florianópolis, com a soma de seus resultados, 19º lugar na primeira bateria, realizada no sábado, 28, e 10º na segunda, realizada neste domingo, 29. O campeão foi Michael Schumacher, vencedor da primeira bateria, e o vice, Felipe Massa, vencedor da segunda.

Esta foi a primeira vez que uma mulher correu na prova festiva de kart promovida por Massa e disputada por pilotos top da Fórmula 1, da Fórmula Indy e de outras categorias nacionais e estrangeiras há cinco anos.

"Eu me sinto realizada por ter participado dessa prova especial, por ter corrido com pilotos com quem estarei na pista em breve, com pilotos que são amigos e com alguns dos ídolos mundiais do automobilismo. Apesar de eu ser uma estreante contra feras que já disputaram o Desafio várias vezes, foi uma experiência muito legal. E adoraria ser convidada para estar aqui novamente no ano que vem", diz Ana Beatriz, que se prepara para estrear na Fórmula Indy em 2010.

Na segunda bateria, ela correu com o motor e o carburador usados por Felipe Giaffone na véspera, definidos em sorteio após a primeira prova. "A performance do kart foi melhor. O carburador enchia demais nas ultrapassagens. Por isso perdi posições logo na largada, disputando com o João Paulo Oliveira. Mas, mesmo assim, deu para ganhar algumas posições. Eu me enrosquei com outros umas duas ou três vezes, mas isso é normal em uma prova com karts iguais e pilotos muito experientes. As disputas foram muito intensas e a corrida foi muito legal", descreve Ana Beatriz.

Na primeira bateria, ela saiu da 16ª posição, e largou bem, mas, na segunda volta, foi jogada para fora da pista por Xandynho Negrão, caiu para a 25ª e última posição, se recuperou e avançou até a 15ª posição. "Do meio para o fim, meu kart perdeu rendimento, porque a palheta do carburador quebrou", resume a piloto, que havia feito o nono tempo no primeiro treino classificatório.

"Dentro da pista foi um fim semana desafiador. Fora da pista, foi ótimo. O evento foi fantástico, em um ambiente muito bacana. Foi uma boa oportunidade para conversar com pilotos que correm em vários lugares do mundo. Até com o Michael Schumacher deu para trocar umas ideias. Isso enriquece. Foi uma honra participar do Desafio Internacional das Estrelas e quero parabenizar o Felipe Massa, o Carlinhos Romagnolli e toda a organização por realizar esse evento", conclui Ana Beatriz, a única mulher do mundo a vencer na Fórmula Renault e na Firestone Indy Lights, e a primeira brasileira a chegar a uma categoria top do automobilismo mundial.

500 milhas de Kart

No próximo fim de semana, em uma das equipes de Rubens Barrichello, Ana Beatriz participará das 500 Milhas de Kart, na Granja Viana, em Cotia (SP), também com patrocínio da Nova Schin, da Bardahl e da PowerZol, e com apoio da Healthy Choice.

Classificação final - Desafio Internacional das Estrelas 2009

1 Michael SCHUMACHER , 42 pontos
2 Felipe MASSA, 36
3 Vitor MEIRA, 26
4 Vitantonio LIUZZI, 25
5 Rubens BARRICHELLO, 23
6 Tony KANAAN, 19
7 Lucas Di GRASSI, 13
8 Marcos GOMES, 11
9 Max WILSON, 09
10 Antônio PIZZONIA, 08
Christian FITTIPALDI, 08
12 Nelsinho PIQUET, 07
Enrique BERNOLDI, 07
14 Duda PAMPLONA, 06
Ana BEATRIZ, 06
16 Ricardo ZONTA, 05
17 Tarso MARQUES, 04
João Paulo OLIVEIRA, 04
19 Mario MORAES, 02
Xandynho NEGRAO, 02
21 Luciano BURTI, 01
Popo BUENO, 00
Felipe GIAFFONE, 00
Eduardo BERLANDA, 00
Raphael MATTOS, 00

Resultado da 2ª Bateria

1º) 19 - Felipe Massa (SP), 28 voltas em 26:01.980 (média de 77,89 km/h)
2º) 1 - Michael Schumacher (D), a 0.087
3º) 27 - Vitor Meira (DF), a 1.301
4º) 11 - Rubens Barrichello (SP), a 1.915
5º) 80 - Marcos Gomes (SP), a 10.038
6º) 6 - Tonny Kanaan (BA), a 12.883
7º) 65 - Max Wilson (SP), a 15.159
8º) 7 - Christian Fittipaldi (SP), a 19.812
9º) 60 - Raphael Mattos (SP), a 19.961
10º) 21 - Bia Figueiredo (SP), a 20.031
11º) 20 - Vitantonio Liuzzi (I), a 20.804
12º) 16 - Enrique Bedrnoldi (PR), a 21.252
13º) 17 - João P Oliveira (SP), a 21.474
14º) 99 - Xandinho Negrão (SP), a 21.864
15º) 14 - Luciano Burti (SP), a 22.878
16º) 77 - Tarso Marques (PR), a 24.646
17º) 74 - Popó Bueno (RJ), a 25.471
18º) 8 - Eduardo Berlanda (SP), a 37.944
19º) 3 - Antonio Pizzonia (AM), a 1 volta
20º) 23 - Duda Pamplona (RJ), a 1 volta
21º) 50 - Nelsinho Piquet (DF), a 9 voltas
22º) 18 - Lucas Di Grassi (SP), a 12 voltas
23º) 5 - Mario Moraes (SP), a 21 voltas
24º) 10 - Ricardo Zonta (PR), a 26 voltas
25º) 15 - Felipe Giaffone (SP), a 26 voltas

Resultado da 1ª Bateria

1º) 1 - Michael Schumacher (D), 28 voltas em 26:28.571 (média de 76,58 km/h)
2º) 20 - Vitantonio Liuzzi (I), a 2.768
3º) 19 - Felipe Massa (SP), a 4.684
4º) 18 - Lucas Di Grassi (SP), a 5.553
5º) 27 - Vitor Meira (DF), a 6.727
6º) 11 - Rubens Barrichello (SP), a 7.989
7º) 6 - Tonny Kanaan (BA), a 8.288
8º) 3 - Antonio Pizzonia (AM), a 8.423
9º) 50 - Nelsinho Piquet (DF), a 16.237
10º) 23 - Duda Pamplona (RJ), a 17.775
11º) 10 - Ricardo Zonta (PR), a 26.208
12º) 77 - Tarso Marques (PR), a 26.671
13º) 16 - Enrique Bedrnoldi (PR), a 27.088
14º) 5 - Mario Moraes (SP), a 27.447
15º) 17 - João P Oliveira (SP), a 29.485
16º) 74 - Popó Bueno (RJ), a 30.511
17º) 14 - Luciano Burti (SP), a 33.342
18º) 15 - Felipe Giaffone (SP), a 38.662
19º) 21 - Bia Figueiredo (SP), a 39.039
20º) 8 - Eduardo Berlanda (SP), a 50.544
21º) 99 - Xandinho Negrão (SP), a 1 volta
22º) 80 - Marcos Gomes (SP), a 18 voltas
23º) 60 - Raphael Mattos (SP), a 25 voltas
24º) 7 - Christian Fittipaldi (SP), a 25 voltas
25º) 65 - Max Wilson (SP), a 27 voltas

foto: Miguel costa Jr.

Estela Craveiro
MTb 15.590
Assessoria de Imprensa da piloto Ana Beatriz

domingo, novembro 29, 2009

DESAFIO DAS ESTRELAS: Em vitória de Massa, Lucas abandona com problemas

Carburador tirou chance do piloto de disputar vitória no novo circuito de Florianópolis

Depois de chegar em quarto na primeira corrida do Desafio Internacional das Estrelas no sábado (28), Lucas Di Grassi (Clear/Eurobike/Schioppa) alimentava boas chances de conquistar o primeiro título na competição organizada por Felipe Massa. Um problema de desempenho em seu kart, no entanto, fez o piloto de testes da RenaultF1 abandonar a corrida, vencida por seu amigo Massa - Michael Schumacher chegou em segundo e conquistou seu segundo título no Desafio.

"Eu não conseguia carburar, o rendimento do kart caiu muito e comecei a perder posições. Não sei ainda o que aconteceu, se foi algum problema de pressão no carburador, ou alguma sujeira que possa ter entrado", falou Lucas, que já havia enfrentado o problema durante os treinos livres. A edição 2009 do Desafio foi disputada no novíssimo Arena Sapiens Parque, em Canasvieiras, no norte da ilha de Florianópolis. O desenho da pista, que reúne características de alguns dos melhores traçados usados pela Fórmula 1 (como Interlagos, Turquia, China e Barein), foi idealizado por Di Grassi com a ajuda de Felipe Massa. Em um encontro com o arquiteto Hermann Tilke - projetista de alguns dos circuitos da F1 - o brasileiro recebeu a "bênção" do alemão e a obra foi aprovada na íntegra.
"O evento foi muito legal, o Felipe e todos que organizaram aqui estão de parabéns. Não foi o melhor Desafio para mim, porque tive que abandonar a corrida. Mas uma hora teria que acontecer, porque nos outros anos estive sempre entre os primeiros e ano passado fui vice-campeão a um ponto do Rubinho (Barrichello). Espero que tenha sido o meu último problema enfrentado aqui. Já estou esperando pelo ano que vem. Gosto muito desta competição, de estar aqui entre amigos e gente que ama o meu esporte", elogiou o piloto, patrocinado por Clear, Eurobike e Schioppa.

O próximo compromisso de Lucas acontece na próxima semana na Espanha, onde o brasileiro testará com a Renault no circuito de Jerez de La Frontera.

Confira o site do piloto Lucas Di Grassi: www.lucasdigrassi.com.br

Fotos: Edison Vara

ReUnion Press

COPA CLIO:José Vitte é o campeão da temporada 2009



Rodolfo Pousa conquistou a vitória da última prova do ano, mas o 3º lugar foi suficiente para o Vitte conquistar seu primeiro título

Em uma corrida emocionante, José Vitte, piloto da equipe W Racing, conquistou seu primeiro título na Copa Renault Clio, ao chegar na terceira posição na última etapa da temporada 2009, disputada na manhã deste domingo (29), no
Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

O vencedor da prova, pela primeira vez na temporada, foi Rodolfo Pousa, que largou da pole position, liderou todas as 18 voltas e recebeu a bandeira quadriculada 12s721 à frente de Willians Farias, o segundo.
A corrida começou com pista úmida e trouxe uma boa briga entre o pole position Rodolfo Pousa e José Vitte, que largou na segunda posição. Dividindo curvas lado a lado, Pousa se manteve à frente enquanto Rolf Gemperli, em terceiro, assistia à disputa esperando um erro dos pilotos à frente, o que aconteceu na quarta volta. Vitte perdeu o controle do carro e foi ultrapassado por vários competidores, caindo para a sexta posição.

"Este final de semana foi muito tenso. Mesmo estando em segundo (na corrida) me sentia ameaçado. Depois, acabei escapando na saída do Lago e tive que manter a calma para não colocar tudo a perder. Fiquei fazendo conta e sabia que meu carro estava bom para o (piso) seco", revelou Vitte, durante a entrevista coletiva dos três primeiros colocados.

No sexto giro, com a entrada regulamentar do safety car na pista, quando a prova completou um terço do total de voltas, o pelotão se juntou novamente. Rodolfo Pousa garantiu mais cinco pontos para o campeonato por liderar a corrida naquele momento, com Gemperli logo atrás, ganhando quatro pontos. Edson do Valle, Willians Farias e Vitte completaram, respectivamente, os cinco primeiros que pontuaram nesta primeira etapa da prova. Até aquele momento, o piloto do Clio número 9 só não seria campeão se chegasse abaixo do oitavo lugar.

Na relargada, dada na sétima volta, Rolf tentou uma manobra pelo lado de fora do S do Senna, mas Pousa conseguiu se manter na liderança. A essa altura, Vitte era o 6º na corrida. Sem ser incomodado nas voltas seguintes, Pousa abriu boa vantagem, enquanto Farias investia sobre Rolf, pela segunda posição. Na 11º volta, Farias ultrapassou Gemperli por fora na entrada da curva do Laranjinha, mas recebeu o troco do piloto da W Racing na volta seguinte, na freada para o S do Senna.

Na 12ª passagem, Farias superou novamente a segunda posição de Rolf, que foi superado também por Edson do Valle. Na volta seguinte, superando o pelotão que se formava a partir do segundo colocado, Rolf retoma a vice-liderança da prova na freada do Senna, novamente, passando Do Valle e Farias em uma só manobra.
Três voltas mais tarde, o goiano tentou uma ultrapassagem sobre Rolf na entrada do Bico de Pato, mas o toque na traseira do carro do concorrente fez com que o segundo colocado rodasse e abandonasse a prova alguns metros adiante. Com as posições entre os primeiros colocados inalteradas até o final da prova, Pousa conquistou, finalmente, sua primeira vitória na temporada, seguido por Farias e Vitte, que com o resultado garantiu seu primeiro título na categoria.

"Finalmente conquistei uma vitória. Cumprimos nosso objetivo de disputar o título este ano. Conquistamos o vice-campeonato, o que já foi muito bom. Ano que vem, o objetivo é tentar disputar o título novamente", avaliou o vencedor da prova.
Ao ser indagado sobre como foram as últimas voltas da prova, o campeão da temporada revelou: "Estava um pouco apreensivo, mas as coisas foram acontecendo até eu chegar em terceiro lugar. Gostaria de agradecer à minha equipe e a todos que torceram por esse título". E agradeceu ao chefe da equipe W Racing, tetracampeã da categoria: " O (José) Córdova me ensinou muito a manter uma regularidade, o que foi essencial para a conquista do título."

Em resposta, Córdova elogiou seu piloto: "O Vitte hoje correu para ser campeão. Estou muito feliz com o quarto título de pilotos da equipe."

o resultado Confira da oitava etapa:

1º) Rodolfo Pousa (SP), 18 voltas em 40min16s118 (com média de 115,56 km/h)
2º) Willians Farias (PR), a 12s721
3º) José C Vitte (PR), a 17s174
4º) Raulino Kreis Jr (SC), a 18s354
5º) Luciano Kubrusly (SP), a 19s398
6º) Zigomar de Farias (SP), a 19s706
7º) Ulisses M da Silva (RJ), a 24s359
8º) Cesare Marrucci (SP), a 25s669
9º) Edson do Valle (GO), a 30s476
10º) Ydenis de Souza (SP), a 45s569
11º) Paulo Breim (SP), a 1min09s148
12º) Fabio Delamuta (SP), a 1min53s474
13º) Carlos Victorino (RJ), a 1 volta
14º) Rolf Gemperli (SP), a 2 voltas
15º) Roberto Santos (SP), a 8 voltas
16º) Wagner Cardoso (PR), a 10 voltas
Melhor Volta: Zigomar de Farias, 2min03s144 (125,96 km/h)
Fonte: CRONOMAP

Sobre a Copa Renault Clio: Realizada pela ReUnion Sports & Marketing, a Copa Renault Clio tem patrocínio da Renault, co-patrocínio da Pirelli e apoio de Scorro, Fremax, Ecopads, Elf, Marcazeta, Red Coil e Valeo.

Site: www.coparenaultclio.com.br

fotos: Fernanda Freixosa

ReUnion Press

ITAIPAVA GT BRASIL: Valdeno Brito volta com vitória

Ao lado de Miguel Paludo, paraibano garantiu a quinta vitória do Porsche 997 na temporada, em corrida repleta de disputas

Valdeno Brito retornou ao Itaipava GT3 com estilo. O paraibano, que forma dupla com Miguel Paludo no Porsche 997 neste final de semana em Interlagos, conquistou a quinta vitória para a WB Motorsport na temporada, em uma corrida que ofereceu ao espectador vários pegas por posições. Em segundo lugar, após intensa disputa, ficou o Ferrari F430 dos vice-campeões Marcelo Hahn/Allam Khodair, com Julio Campos/Hoover Orsi em terceiro, também com Porsche.

E Valdeno contou com grande ajuda de seu parceiro. Já na largada, Lico Kaesemodel (companheiro de Nelson Merlo no Ferrari F430) e Julio Campos - primeiro e segundo, respectivamente - foram superados pelo Porsche número 5 em uma bela manobra do gaúcho, por fora, na primeira perna do ‘S’ do Senna. Campos deu uma escapada na Curva do Lago, ao fim da Reta Oposta, para evitar uma batida com o Lamborghini de Cláudio Dahruj (parceiro de Rafael Daniel).

Nas primeiras voltas, Paludo liderava, com Dahruj em seu encalço. Na estréia mundial do LP 560, uma evolução do Lamborghini Gallardo, o americanense superou o gaúcho na abertura do quarto giro da prova. Mas as disputas continuavam. Dahruj não conseguia abrir distância, e na freada para o ‘S’ do Senna, na oitava volta, quatro pilotos entraram juntos na curva. Lico Kaesemodel vinha em terceiro e Pedro Queirolo, parceiro de Leonardo Vital no Dodge Viper, era o quarto colocado. Queirolo - que também lidera o Itaipava Trofeo Maserati - foi para a área de escape e conseguiu voltar ao traçado, perdendo, no entanto,o lugar para Julio Campos; na briga, Kaesemodel recuperou a ponta.

Campos retomou o terreno e tomou o segundo lugar do piloto do Lamborghini. No 23º minuto de corrida (na 14ª volta), momento de abertura da janela obrigatória para troca de pilotos, Rafael Derani e Marcelo Hahn foram os primeiros a se encaminharem aos boxes e entregar seus carros para, respectivamente, Cláudio Ricci e Allam Khodair. Enquanto isso, Lico abria quase dois segundos de vantagem para Paludo.

A estratégia do paranaense era ter a maior distância possível de seu adversário para entregar o carro no final da janela de paradas, para que Nelson Merlo voltasse à pista ainda na liderança. Não deu certo: na 19ª volta, o pneu traseiro direito de seu Ferrari estourou, quando o carro percorria a subida do Laranjinha. Kaesemodel conseguiu levar o Ferrari até os boxes, mas não foi possível continuar.
A dez voltas do final, Valdeno Brito liderava a dobradinha da Porsche com Hoover Orsi em segundo, Allam Khodair em terceiro, Cláudio Ricci em quarto e Rafael Daniel em quinto. A partir da 27ª volta, Khodair começou o ataque sobre Orsi em busca do segundo lugar usando-se da boa aproximação de curva do F430. O sul-matogrossense, porém, se defendia de todas as maneiras, aproveitando-se da tração do carro alemão.

No final, o Ferrari de Khodair levou a melhor, a três voltas do final: o paulista avançou na freada da curva da Junção e tomou a vice-liderança de Hoover. Buscar a liderança, no entanto, era tarefa difícil, já que Valdeno Brito tirou proveito da briga atrás de si para abrir mais de cinco segundos de vantagem e cruzar a linha de chegada administrando o ritmo.

"Eu sabia que seria difícil na parte final da corrida, porque tínhamos que poupar os pneus traseiros. Acho que o fato de não ter chovido também ajudou bastante. De qualquer forma, voltar ao Itaipava GT3 vencendo é um sentimento muito bom", disse o paraibano, que conquistou sua primeira vitória na categoria. "A disputa na largada foi muito limpa. O Julio se posicionou atrás do Lico e eles frearam muito cedo. Coloquei o carro pelo lado de fora e freei depois. A partir dali, foi só apertar ao máximo o pedal da direita", lembrou Paludo. "Na metade do meu turno, o carro começou a ficar dianteiro, mas não temos do que reclamar", apontou.

Khodair comentou sua parte na corrida e a ultrapassagem sobre Hoover Orsi. "Quando assumi o carro vi que tínhamos ritmo para chegar na frente, mas como de outras vezes sabia que ultrapassar os Porsche é muito difícil. Nós temos menor velocidade de reta e perdemos muito downforce quando estamos atrás de alguém, e o carro fica muito lento", explicou. "Eu queria ultrapassá-lo de qualquer maneira, mas também não queria arriscar nossa corrida. Portanto, fiquei esperando o melhor momento, que acabou acontecendo faltando menos de três voltas para o final. Foi um resultado muito positivo, e até poderíamos ter conseguido a vitória se a ultrapassagem tivesse acontecido mais cedo, mas vamos em busca dela amanhã", disse.

"Durante o decorrer do campeonato erramos muito, pilotos e equipe, e tivemos muito azar. Mas estamos achando nosso caminho. Fomos aprendendo, amadurecendo e os resultados começaram a aparecer, como todos podem perceber. Gostamos de andar na frente e queremos sempre continuar entre os primeiros", afirmou seu parceiro Marcelo Hahn.

Sobre sua primeira corrida no Itaipava GT3, Julio Campos disse ter aproveitado bastante. "Foi muito legal, mas a minha largada não foi tão boa, fiquei preso atrás do carro do Lico e perdi algumas posições. Depois, no fim da Reta Oposta, tive que sair da pista para evitar bater no Lamborghini do Dahruj. Perdi algum tempo, mas depois tínhamos um bom ritmo e fomos recuperando esse terreno: virávamos voltas boas e entreguei o carro ao Hoover em boas condições. Foi bem legal a estréia, uma ótima primeira experiência com esse carro maravilhoso", narrou.

"Fizemos um ajuste no carro para ele não sair tanto de traseira, mas na parada de box a equipe mexeu na barra traseira e amoleceram a suspensão. Então, o carro ficou muito ‘dianteiro’ e muito lento no miolo do circuito. Nas curvas eu tinha que andar mais devagar e ficar esperando a frente voltar para a trajetória correta. Quando o Allam chegou - nas últimas seis voltas - a embreagem começou a ‘colar’ e foi piorando a cada volta. Nos últimos giros era só tentar trazer o carro para o final", lamentou Orsi. "Lógico que agente queria a dobradinha, mas primeiro e terceiro está de bom tamanho para o time. Tem amanhã, ainda", disse.

GT Masters - No campeonato para as duplas que possuem um piloto bronze em sua formação (exceto platina-bronze), Brito, Paludo, Hahn e Khodair mantiveram o resultado, com Rafael Derani/Cláudio Ricci em terceiro, Cláudio Dahruj/Rafael Daniel em quarto e Bruno Garfinkel/Chico Serra em quinto lugar.

A programação deste domingo (29) começa às 8h20 com o warm-up dos supercarros. A largada para a 16ª e última etapa do Itaipava GT3 Brasil 2009 acontece às 12 horas, com transmissão ao vivo pelo canal Record News e via internet pela RaceTV.

Confira o resultado da 15ª etapa:

1º) 5 - V.Brito/M.Paludo (PO, PB/RS), 34 voltas em 58min20s475 (média de 150,67 km/h)
2º) 16 - M.Hahn/A.Khodair (FE , SP/SP), a 5s322
3º) 6 - H.Orsi/J.Campos (PO , MS/PR), a 8s365
4º) 3 - R.Derani/C.Ricci (FE , SP/RS), a 28s117
5º) 8 - C.Dahruj/R.Daniel (LP , SP/SP), a 35s619
6º) 33 - B.Garfinkel/C.Serra (LA , SP/SP), a 37s462
7º) 19 - C.Longo/B.Gresse (FS , SP/SP), a 1min01s294
8º) 70 - W.Derani/L.Derani (FE , SP/SP), a 1min12s653
9º) 47 - A.Collares/D.Muffato (VI , SP/PR), a 1min18s111
10º) 13 - P.Queirolo/L.Vital (VI , SP/SP), a 1min36s167
11º) 18 - F.Poeta/J.Santanna (FE , SP/RS), a 1 volta
12º) 77 - L.Kaesemodel/N.Merlo (FE , PR/SP), a 14 voltas
13º) 30 - C.Faria/V.Faria (LA , SP/SP), a 21 voltas
Melhor Volta: C.Dahruj/R.Daniel, 1:37.688 (158,79 km/h)
Fonte: CRONOMAP

Legenda: LA - Lamborghini Gallardo; FE - Ferrari F430; PO - Porsche 997; VI - Dodge Viper; FS - Ferrari Scuderia; LP - Lamborghini LP 560

A classificação do campeonato após 15 provas (sem descartes):

1º) Rafael Derani/Cláudio Ricci (Ferrari F430), 220 pontos
2º) Marcelo Hahn/Allam Khodair (Ferrari F430), 203
3º) Ricardo Maurício (Porsche 997), 166
4º) Miguel Paludo (Porsche 997), 155
5º) Walter Derani (Ferrari F430), 136
6º) Thiago Camilo (Porsche 997), 131
7º) Rodolpho Santos (Ferrari F430), 128
8º) Chico Longo (Ferrari Scuderia), 121
9º) Fernando Poeta (Ferrari F430), 114
10º) Daniel Serra (Ferrari Scuderia), 112
11º) Chico Serra/Bruno Garfinkel (Lamborghini Gallardo), 108
12º) Norberto Gresse, (Porsche 997/Ferrari Scuderia), 100
13º) Duda Rosa (Ferrari F430) 92
14º) Antônio Hermann (Porsche 997), 88
15º) Fábio Ebrahim (Ferrari F430), 72
16º) Matheus Stumpf/Ramon Matias (Dodge Viper), 62
Ronaldo Freitas (Porsche 997), 62
18º) Clemente Lunardi (Ford GT), 57
19º) Wagner Ebrahim (Dodge Viper), 56
20º) Hoover Orsi (Porsche 997), 45
21º) Beto Posses (Porsche 997), 37
22º) Constantino Júnior (Ford GT), 35
23º) Alceu Feldmann (Porsche 997), 32
24º) Lico Kaesemodel (Porsche 997), 30
25º) Luis Derani (Ferrari F430), 29
26º) Nelson Merlo (Ferrari F430), 22
Ricardo Rosset (Ford GT), 22
João Santanna (Ferrari F430), 22
29º) Cadu Pasetti (Ferrari F430), 21
30º) Valdeno Brito, 20
31º) Júlio Campos, 15
32º) Claudio Dahruj/Rafael Daniel (Lamborghini LP560), 11
33º) Alceu Collares/David Muffato (Dodge Viper), 7
34º) Renato Stumpf (Dodge Viper), 6
Pedro Queirolo/Leonardo Vital (Dodge Viper), 6

Ingressos - Os ingressos para arquibancada estão sendo vendidos a R$ 10 e os dois mil primeiros compradores levam grátis uma camiseta do evento. Para quem quiser acompanhar mais de perto as supermáquinas e conferir os shows, os convites para o Camarote VIP também estão à venda, a R$ 350. O passe dá direito a café da manhã, almoço e open bar de cerveja, energético, champanhe, água e refrigerante.

O evento ainda oferece entradas com desconto de 50% portadores de Carteira do Estudante. São seis os pontos de venda de ingressos: no Autódromo de Interlagos (Avenida Senador Teotônio Vilela, 267, Interlagos), e nas lojas Chilli Beans dos shoppings Morumbi, Interlagos, Center Norte, Ibirapuera e Market Place, além do site www.portaldoingresso.com.br
.

Haverá estacionamento no autódromo, com entrada pelo portão TL ao valor de R$ 20 (vinte reais) para carro e moto, por dia do evento.

Confira a programação para a última rodada dupla do Itaipava GT3 Brasil

DOMINGO (01/11)

08h20 - 08h35: treino de aquecimento Itaipava GT3 Brasil
12h03: largada 2ª corrida Itaipava GT3 Brasil

Sobre o Itaipava GT3 Brasil: Realizado por SRO Latin America, o Itaipava GT3 Brasil tem patrocínio da Itaipava e co-patrocínio da Pirelli. A Petrobras é o combustível oficial da categoria.
fotos: Luca Bassani

ReUnion Press

Em Florianópolis, Rubens destaca a torcida do Desafio das Estrelas

Piloto de F1 soma 10 pontos na classificação da 1a bateria

Rubens Barrichello fechou a primeira bateria do "Desafio das Estrelas", realizado em Florianópolis, na sexta colocação com 10 pontos na tabela. Barrichello largará na terceira posição na segunda bateria neste domingo (29). Isso porque os oito primeiros desse sábado (28) na ilha catarinense inverteram as suas posições de acordo com o regulamento da competição. Na corrida, Rubens largou na sexta posição e chegou a cair para a nona colocação no início da prova. Mesmo assim, o brasileiro fez uma boa recuperação e terminou em sua posição original de largada.
"Foi uma corrida que gostei de guiar, embora o meu kart tenha perdido desempenho no início da prova. Quando a calibragem subiu na parte final, andei forte e pude recuperar um pouco, mas não dava mais tempo. Foi bem equilibrado! Para amanhã, já tive dois momentos de sorte: largo na terceira posição e no novo sorteio dos motores, eu peguei o que estava com o Massinha. Estou bem feliz com todo o carinho que sempre recebo da torcida", destacou o piloto da Williams F1, que foi muito aplaudido durante a apresentação dos pilotos.

Nesse domingo (29), Antonio Pizzonia larga na pole-position, seguido por Tony Kanaan. Barrichello terá Vitor Meira ao seu lado. A largada acontece às 11h (horário de Brasília) com transmissão ao vivo da TV Globo.

Final da 1a bateria:

1º) 1 - Michael Schumacher (D), 28 voltas em 26:28.571 (média de 76,58 km/h)
2º) 20 - Vitantonio Liuzzi (I), a 2.768
3º) 19 - Felipe Massa (SP), a 4.684
4º) 18 - Lucas Di Grassi (SP), a 5.553
5º) 27 - Vitor Meira (DF), a 6.727
6º) 11 - Rubens Barrichello (SP), a 7.989
7º) 6 - Tony Kanaan (BA), a 8.288
8º) 3 - Antonio Pizzonia (AM), a 8.423
9º) 50 - Nelsinho Piquet (DF), a 16.237
10º) 23 - Duda Pamplona (RJ), a 17.775
11º) 10 - Ricardo Zonta (PR), a 26.208
12º) 77 - Tarso Marques (PR), a 26.671
13º) 16 - Enrique Bernoldi (PR), a 27.088
14º) 5 - Mario Moraes (SP), a 27.447
15º) 17 - João Paulo Oliveira (SP), a 29.485
16º) 74 - Popó Bueno (RJ), a 30.511
17º) 14 - Luciano Burti (SP), a 33.342
18º) 15 - Felipe Giaffone (SP), a 38.662
19º) 21 - Bia Figueiredo (SP), a 39.039
20º) 8 - Eduardo Berlanda (SP), a 50.544
21º) 99 - Xandinho Negrão (SP), a 1 volta
22º) 80 - Marcos Gomes (SP), a 18 voltas
23º) 60 - Raphael Mattos (SP), a 25 voltas
24º) 7 - Christian Fittipaldi (SP), a 25 voltas
25º) 65 - Max Wilson (SP), a 27 voltas

Classificação Geral:

1°. Michael Schumacher, 25 pontos
2°. Vitantonio Liuzzi, 20
3°. Felipe Massa, 16
4°. Lucas Di Grassi, 13
5°. Vitor Meira, 11
6°. Rubens Barrichello, 10
7°. Tony Kanaan, 9
8°. Antonio Pizzonia, 8
9°. Nelsinho Piquet, 7
10°. Duda Pamplona, 6
11°. Ricardo Zonta, 5
12°. Tarso Marques, 4
13°. Enrique Bernoldi, 3
14°. Mario Moraes, 2
15°. JP Oliveira, 1
fotos: Carsten Horst
Anderson Marsili

"O Brasil está em alta", diz Ratel, ao anunciar a vinda do Mundial de GT1

Presidente da organizadora das corridas de Gran Turismo para a FIA e sócio de Antonio Hermann e Walter Derani na SRO Latin America, Stephane Ratel trará o Mundial para encerrar a temporada 2010 no Brasil

Cada vez mais em voga no automobilismo mundial, os campeonatos das categorias de Gran Turismo vêm atraindo grande interesse de pilotos e da mídia. Organizado desde 1997 na Europa, o Campeonato FIA GT apresenta grandes alterações para o ano de 2010, e uma delas será a etapa de encerramento da temporada no Brasil, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A ser disputado em quatro continentes, o torneio ganha no ano que vem o status de campeonato mundial contando com 24 carros, quatro por marca representada no grid.

O anúncio foi feito na tarde deste sábado (28), justamente em Interlagos, onde está sendo disputada a última rodada dupla do Itaipava GT Brasil. Durante entrevista coletiva, Stephane Ratel, fundador da SRO, empresa organizadora dos campeonatos do tipo GT para a Federação Internacional do Automóvel (FIA) e que tem seu braço brasileiro na SRO Latin America em sociedade com Antonio Hermann e Walter Derani, falou dos planos para a próxima temporada.

"Estou orgulhoso em anunciar que finalizamos o acordo para trazer o Campeonato Mundial FIA de GT1 para o Brasil. E a razão de termos escolhido o Brasil é muito simples: o país está na moda, está em alta, vai organizar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, e temos pilotos brasileiros na categoria GT1. São todos os ingredientes necessários para fazer um grande sucesso por aqui, e também no mundo", anunciou Ratel.
A categoria fará o encerramento da temporada 2010 - e possivelmente a decisão do campeonato - no dia 28 de novembro no Autódromo de Interlagos. O Campeonato FIA GT reunia as categorias GT1 e GT2. Para 2010, o GT1 ganhará status de campeonato mundial, passando por quatro continentes e visitando 12 países. "Será um campeonato novo, mas não completamente, já que será uma continuação do FIA GT que existe há 13 anos. Haverá grandes mudanças para o bem do espetáculo. E para o piloto, conquistar o título de campeão mundial faz uma grande diferença. É um aumento de status da competição, mas este status já existia na prática, pois sempre tivemos pilotos de diversos países. Agora, essa chancela reafirma a forma de nossa competição, que virá ao Brasil, onde temos raízes já fortes com a SRO Latin America e os nossos campeonatos de GT3 e GT4, este último a ser lançado em 2010", explicou. De seu lado, a GT2 passará a ser um campeonato exclusivamente europeu.

Segundo Ratel, o formato das corridas também sofrerá mudanças. "Iremos adotar o sistema de duas provas por final de semana: a primeira será classificatória, e a segunda valerá pontos para o campeonato. Serão seis marcas (Aston Martin, Corvette, Ford, Lamborghini, Maserati e Nissan) e dois carros por equipe, sendo que cada fabricante terá duas equipes. Serão 24 carros de mesma performance, mas já estamos conversando com outras marcas visando aumentar este número de fábricas envolvidas para dez até 2012", disse.

"Queremos impressionar tanto pelo produto como pela apresentação. Viemos para ficar por vários anos", afirmou Ratel, cuja empresa é uma das promotoras de maior amplitude e destaque no cenário automobilístico mundial, organizando diversos torneios em vários países e continentes. Na "família" dos campeonatos de Gran Turismo organizados pela SRO, destacam-se os campeonatos de GT1, GT2, GT3 e GT4 - todos com a chancela da FIA, órgão regulador do esporte. "A SRO organizou as primeiras corridas da história na China e em Dubai, e sei como é difícil fazer automobilismo em países que não têm cultura ou tradição no esporte. Há dois anos tivemos uma etapa do FIA GT na Argentina e resolvemos trazer para o Brasil em 2010, só que agora já como Campeonato Mundial. São dois países com muita tradição no automobilismo, e sem dúvida essa força local vai contar muito. Pretendemos também ter no campeonato pilotos e equipes dos países por onde passamos, e isso será um reforço na atratividade do campeonato", apontou.

Antonio Hermann, sócio da SRO Latin America, destacou o que de um sonho tornou-se realidade. "Trazer o Mundial de GT1 para o Brasil e termos aqui, muito provavelmente, a decisão do campeonato é o fruto de muita perseverança e trabalho. Mostramos do que somos capazes com nossos pilotos, equipes e os eventos que o país sedia, como o GP do Brasil de Fórmula 1, que por vários anos é eleito como o melhor Grande Prêmio da temporada", afirmou. Já Walter Derani destacou o crescimento do Itaipava GT Brasil como evento: "Este ano falaram muito em crise e é lógico que formos afetados, como todo mundo no esporte. Mas é evidente, para quem vem ao autódromo, o crescimento do nosso evento. Temos muitas atrações, de corridas de supercarros a provas de supermotos, e isso está sendo descoberto aos poucos pelos fãs das corridas. Em 2010 vamos continuar neste ritmo de crescimento, pois temos tido muitos sinais de empreendedores interessados em participar", detalhou Walter Derani.

Conheça: www.fiagt.com
fotos: Lucas Bassani

ReUnion Press

Desafio das Estrelas: Nelsinho Piquet marca a pole position, lidera primeira parte da prova, mas enfrenta problemas de motor na primeira bateria

Após sair na frente, brasiliense liderou até enfrentar problemas de rendimento no motor e receber a bandeirada em nono lugar

Correndo com o número 50 estampado em seu kart e com a pintura da carenagem homenageando os 50 anos de Brasília, que serão completados no ano que vem, Nelsinho Piquet conquistou pela segunda vez em três participações a pole position do Desafio Internacional das Estrelas, que está sendo disputado neste final de semana, em Florianópolis. Piquet teve a honra de conquistar a pole no super-qualify que reuniu os dez pilotos mais rápidos na tomada de tempos, na primeira vez que a disputa está sendo realizada no novo circuito construído em Canasvieiras, na capital catarinense. "Foi uma volta perfeita, daquelas de tirar o fôlego", admitiu Nelsinho, após o treino que definiu as posições de largada para a primeira bateria do evento, disputada neste sábado. Na corrida, Nelsinho conseguiu manter a liderança após a largada e se manteve na frente na primeira parte da prova, como ponteiro em uma disputa eletrizante que envolvia o também brasiliense Vitor Meira, o italiano Vitantonio Liuzzi e o alemão Michael Schumacher, nesta ordem. "O início da corrida foi muito disputado. Eu consegui me manter na frente, mas dava para perceber que o kart não era suficientemente rápido. O motor vinha perdendo rendimento com o passar das voltas", observou Nelsinho, que foi superado por Meira e depois levou um toque de Liuzzi na disputa por posição e acabou sendo ultrapassado pelo italiano e também por Schumacher.
Mesmo com problemas no kart, Nelsinho se manteve na pista e ainda recebeu a bandeirada desta primeira bateria na nona colocação. A prova foi vencida pelo alemão Michael Schumacher, que pulou para a ponta após o toque entre Liuzzi e Meira na briga pela primeira colocação. O italiano da equipe Force India na F1 chegou em segundo, seguido de Felipe Massa, em seu retorno às pistas depois do acidente no GP da Hungria.

Neste domingo acontece a segunda bateria do Desafio Internacional das Estrelas. A largada está programada para as 11 horas da manhã, no horário de Brasília. A corrida terá transmissão ao vivo pela Rede Globo e pelo canal internacional Eurosport.

Desafio Internacional das Estrelas - 1ª bateria:

1º) 1 - Michael Schumacher (Alemanha), 28 voltas em 26:28.571 (média de 76,58 km/h)
2º) 20 - Vitantonio Liuzzi (Itália), a 2.768
3º) 19 - Felipe Massa (SP), a 4.684
4º) 18 - Lucas Di Grassi (SP), a 5.553
5º) 27 - Vitor Meira (DF), a 6.727
6º) 11 - Rubens Barrichello (SP), a 7.989
7º) 6 - Tonny Kanaan (BA), a 8.288
8º) 3 - Antonio Pizzonia (AM), a 8.423
9º) 50 - Nelsinho Piquet (DF), a 16.237
10º) 23 - Duda Pamplona (RJ), a 17.775
11º) 10 - Ricardo Zonta (PR), a 26.208
12º) 77 - Tarso Marques (PR), a 26.671
13º) 16 - Enrique Bedrnoldi (PR), a 27.088
14º) 5 - Mario Moraes (SP), a 27.447
15º) 17 - João P Oliveira (SP), a 29.485
16º) 74 - Popó Bueno (RJ), a 30.511
17º) 14 - Luciano Burti (SP), a 33.342
18º) 15 - Felipe Giaffone (SP), a 38.662
19º) 21 - Bia Figueiredo (SP), a 39.039
20º) 8 - Eduardo Berlanda (SP), a 50.544
21º) 99 - Xandinho Negrão (SP), a 1 volta
22º) 80 - Marcos Gomes (SP), a 18 voltas
23º) 60 - Raphael Mattos (SP), a 25 voltas
24º) 7 - Christian Fittipaldi (SP), a 25 voltas
25º) 65 - Max Wilson (SP), a 27 voltas

Extrabold Comunicação Integrada
Jornalistas Responsáveis: Alexander Lopes / Nei Tessari / Ricardo Belussi

sábado, novembro 28, 2009

TROFEO MASERATI: Pedro Queirolo sai na frente na briga pelo título

Com pole de Renan Guerra, Pedro é o melhor no grid entre os que brigam pelo campeonato

O Itaipava Trofeo Maserati chega à sua 9ª e última etapa no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, para definir o campeão da temporada. No treino classificatório realizado neste sábado (28), Renan Guerra, da equipe Scuderia 111, que não briga pelo campeonato, conquistou a pole position, deixando o atual líder da classificação, Pedro Queirolo, na segunda posição.

Queirolo, que tem 93 pontos no campeonato, ficou feliz com o desempenho. "O carro estava rendendo bem e conquistei a segunda posição no grid. Estou otimista para a corrida de amanhã, acho que tenho uma boa condição para esta última etapa", disse.

Os outros postulantes ao título ficaram um pouco mais atrás. Com 91 pontos na tabela, o atual vice-líder da temporada, André Posses, larga na quinta posição; enquanto Cleber Faria, que está oito pontos atrás de Queirolo, sai em sétimo. "O carro está bom, mas não consegui garantir um bom tempo hoje. Estou um pouco atrás do André e vou tentar acompanhá-lo para chegar ao título. Não desistirei até a bandeirada final", explicou Faria, piloto do Maserati número 30. "Ganhar posições na largada também será importantíssimo para superar os meus adversários", completou.

A última etapa da temporada acontecerá neste domingo, às 13h45, com transmissão ao vivo pelo canal aberto Record News.

Confira o grid de largada para a 9ª etapa do Itaipava Trofeo Maserati:

1º) 37 - Renan Guerra , 1min45s567, média de 146,94 Km/h
2º) 13 - Pedro Queirolo, 1min45s668
3º) 82 - Marçal Melo/William Freire, 1min45s711
4º) 9 - Eduardo Guedes/Marcelo Skaf, 1min45s899
5º) 2 - André Posses, 1min46s176
6º) 7 - Sergio Laganá, 1min46s709
7º) 30 - Cleber Faria, 1min47s090
8º) 21 - Valter Rossete, 1min47s267

Pilotos eliminados no Q1:

9º) 75 - Henrique Assunção/Hypólito Martinez, 1min47s723
10º) 105 - Vanuê Faria/Fabio Greco, 1min47s781
11º) 99 - Ricardo Ribeiro, 1min48s118
12º) 26 - Ricardo Straus, 1min48s233
13º) 27 - Alexandre Morsa, 1min48s613
14º) 17 - Marcello Sant'anna, 1min48s866
15º) 16 - Linneu Linardi, 1min48s996
16º) 81 - Samuel Melo/Carlos Burza, 1min49s091
17º) 77 - Roberto Laganá, 1min52s277

Ingressos - Os ingressos para arquibancada estão sendo vendidos a R$ 10 e os dois mil primeiros compradores levam grátis uma camiseta do evento. Para quem quiser acompanhar mais de perto as supermáquinas e conferir os shows, os convites para o Camarote VIP também estão à venda, a R$ 350. O passe dá direito a café da manhã, almoço e open bar de cerveja, energético, champanhe, água e refrigerante.

O evento ainda oferece entradas com desconto de 50% portadores de Carteira do Estudante. São seis os pontos de venda de ingressos: no Autódromo de Interlagos (Avenida Senador Teotônio Vilela, 267, Interlagos), e nas lojas Chilli Beans dos shoppings Morumbi, Interlagos, Center Norte, Ibirapuera e Market Place, além do site www.portaldoingresso.com.br .

Haverá estacionamento no autódromo, com entrada pelo portão TL ao valor de R$ 20 (vinte reais) para carro e moto, por dia do evento.

Confira a programação para a última rodada dupla do Itaipava Trofeo Maserati

DOMINGO (29/11)

08h45 - 09h00: treino de aquecimento Itaipava Trofeo Maserati
13h43: largada Itaipava Trofeo Maserati

Sobre o Itaipava Trofeo Maserati: Realizado pela Auto+ Entretenimento, o Itaipava Trofeo Maserati tem patrocínio da Itaipava, co-patrocínio da Pirelli e apoio de Dedine, Krones, Ziemann Liess e T.N.T. Energy Drink.

Site: www. itaipavatrofeomaserati.com.br
foto: Fernanda Freixosa

ReUnion Press

Itaipava GT3 Brasil: "Tutti italiani": Ferrari e Lamborghini dividem poles


"Tutti italiani": Ferrari e Lamborghini dividem poles


Lico Kaesemodel e Nelson Merlo colocaram o F430 número 77 na primeira posição para a largada de logo mais às 16h10; amanhã o novo LP 560, de Cláudio Dahruj/Rafael Daniel larga na frente


As nuvens que cercam o Autódromo de Interlagos geram apreensão para pilotos e equipes, que se preparam para a largada da 15ª - e penúltima - etapa do Itaipava GT3 Brasil, logo mais às 16h10. E com pista seca, o que se viu no início desta tarde foram dois treinos classificatórios bastante equilibrados. Para a corrida de ho
je, Lico Kaesemodel marcou a pole position. O paranaense, que divide o Ferrari F430 número 77 com Nelson Merlo, fez sua melhor volta em 1min36s786 (média de 160,27 km/h). "O treino foi bastante equilibrado, com muita gente andando bem rápido. Há outros carros mais fortes, mas nossa estratégia é largar bem e abrir vantagem", disse.

Em segundo lugar larga o estreante Julio Campos, pela primeira vez a bordo do Porsche 997, que divide com o sul-matogrossense Hoover Orsi. "Tivemos problemas nos treinos livres que, felizmente, foram resolvidos. Antes, eu havia dado menos de dez voltas na pista, então ainda não estou totalmente acostumado ao carro. O que fiz no classificatório foi instintivo: sentar e acelerar", afirmou.

Miguel Paludo (parceiro de Valdeno Brito) colocou o outro 997 abrindo a segunda fila, ao lado do novo Lamborghini LP 560 com Cláudio Dahruj (parceiro de Rafael Daniel). Na terceira fila, Bruno Garfinkel/Chico Serra (Lamborghini Gallardo) e Pedro Queirolo/Leonardo Vital (Dodge Viper). Rafael Derani (Cláudio Ricci, Ferrari F430), Marcelo Hahn (Allam Khodair, Ferrari F430) e Amilcar Collares (David Muffato, Dodge Viper) fecharam os dez primeiros.
16ª etapa - Para a etapa de encerramento da temporada 2009 do Itaipava GT3 Brasil amanhã, às 12 horas (com transmissão ao vivo pela Record News e RaceTV), Rafael Daniel foi o mais rápido e colocou o Lamborghini LP 560 na frente, caracterizando um domínio italiano nas pole positions deste final de semana. O piloto da Scuderia 111, companheiro de Cláudio Dahruj, marcou sua melhor volta em 1min35s042 (média de 163,21 km/h).


"É a estréia da dupla e do carro na categoria. A expectativa é manter um ritmo forte durante as corridas. Deu tudo certo no treino, e espero que continue assim", disse Daniel.


E a primeira fila foi caracterizada por uma dobradinha da equipe comandada por Carlos Chiarelli: Chico Serra, com o Lamborghini Gallardo que divide com Bruno Garfinkel, foi o segundo, a 0s590 da pole. "A expectativa é ficarmos entre os três primeiros nas duas corridas, mas torço muito para que não chova", afirmou Chico Serra.


Confira o grid da 15ª etapa:


1º) Lico Kaesemodel (FE, PR), 1min36s786, média de 160,27 Km/h
2º) Julio Campos (PO, PR), a 0s269
3º) Miguel Paludo (PO, SP), a 0s345
4º) Claudio Dahruj (LP, SP), a 0s894
5º) Bruno Garfinkel (LA, SP), a 1s041
6º) Pedro Queirolo (VI, SP), a 1s056
7º) Rafael Derani (FE, SP), a 1s086
8º) Marcelo Hahn (FE, SP), a 1s671
9º) Amilcar Collares (VI, SP), a 2s707
10º) Chico Longo (FS, SP), a 3s051
11º) Walter Derani (FE, SP), a 3s398
12º) Fernando Poeta (FE, SP), a 5s534


Confira o grid da 16ª etapa:


1º) Rafael Daniel (LP, SP), 1min35s042, média de 163,21 Km/h
2º) Chico Serra (LA, SP), a 0s590
3º) Allam Khodair (FE, SP), a 1s075
4º) Claudio Ricci (FE, RS), a 1s689
5º) Valdeno Brito (PO, PB), a 1s792
6º) Nelson Merlo (FE, SP), a 1s897
7º) David Muffato (VI, PR), a 2s176
8º) Leonardo Vital (VI, SP), a 2s247
9º) Hoover Orsi (PO, MS), a 2s319
10º) Betinho Gresse (FS, SP), a 2s666
11º) Luis Derani (FE, SP), a 2s697
12º) João Santanna (FE, RS), a 4s669


Fonte: CRONOMAP
Legenda: LA - Lamborghini Gallardo; FE - Ferrari F430; PO - Porsche 997; VI - Dodge Viper; FS - Ferrari Scuderia; LP - Lamborghini LP 560


Ingressos - Os ingressos para arquibancada estão sendo vendidos a R$ 10 e os dois mil primeiros compradores levam grátis uma camiseta do evento. Para quem quiser acompanhar mais de perto as supermáquinas e conferir os shows, os convites para o Camarote VIP também estão à venda, a R$ 350. O passe dá direito a café da manhã, almoço e open bar de cerveja, energético, champanhe, água e refrigerante.


O evento ainda oferece entradas com desconto de 50% portadores de Carteira do Estudante. São seis os pontos de venda de ingressos: no Autódromo de Interlagos (Avenida Senador Teotônio Vilela, 267, Interlagos), e nas lojas Chilli Beans dos shoppings Morumbi, Interlagos, Center Norte, Ibirapuera e Market Place, além do site www.portaldoingresso.com.br .


Haverá estacionamento no autódromo, com entrada pelo portão TL ao valor de R$ 20 (vinte reais) para carro e moto, por dia do evento.


Confira a programação para a última rodada dupla do Itaipava GT3 Brasil


SÁBADO (31/10)
16h13: Largada 1ª corrida Itaipava GT3 Brasil


DOMINGO (01/11)
08h20 - 08h35: treino de aquecimento Itaipava GT3 Brasil
12h03: largada 2ª corrida Itaipava GT3 Brasil


Sobre o Itaipava GT3 Brasil: Realizado por SRO Latin America, o Itaipava GT3 Brasil tem patrocínio da Itaipava e co-patrocínio da Pirelli. A Petrobras é o combustível oficial da categoria.


Site: www.gt3.com.br


fotos: Luca Bassani


ReUnion Press

Copa Clio:"Por favor, não bata", pede o pole position Rodolfo Pousa


Com bom humor, piloto recorre aos adversários para que o deixem terminar a última corrida da temporada, que acontece amanhã (29), em Interlagos

Único piloto a andar abaixo da casa dos 2min, por enquanto, em Interlagos, Rodolfo Pousa cravou a sua quarta pole position do ano na Copa Renault Clio, que disputa este final de semana a última e decisiva etapa da temporada de 2009.

Com o tempo de 1min59s981 (média de 129,29 Km/h), Pousa, que ocupa o terceiro lugar no Campeonato, conquistou o primeira posição do grid, mas terá no retrovisor os dois concorrentes diretos ao título: o líder da classificação José Vitte, que larga em segundo, e Rolf Gemperli, o vice-líder, que sai em terceiro.

"A pole position era tudo o que a gente precisava. Desde os treinos esse era o nosso objetivo.
Mas largar uma posição à frente do Vitte, tendo o Rolf em terceiro, o do Valle em quarto e meu companheiro de equipe Marrucci em quinto, mostra que não vai ser uma corrida tranqüila", avaliou Pousa.
Estou buscando a vitória e espero terminar a corrida. Nas últimas cinco corridas, fiz quatro poles (contando a de amanhã) e um segundo na largada, mas só consegui terminar uma em segundo. Nas outras, tive de abandonar ou por problema no câmbio, ou por causa de ter sido jogado pra fora da pista pelos adversários. Por isso, nessa prova coloquei um adesivo na traseira do meu carro ‘Por favor, não bata’", brincou o pole position.

Depois de enfrentar problemas com a velocidade nas retas, o líder José Vitte ficou satisfeito com a segunda posição no grid. "É muito bom largar na primeira fila. Tenho que ter cabeça para largar bem e fazer a corrida com tranqüilidade. Resolvemos o problema de freio que estava prendendo as rodas ontem e o carro ficou realmente muito bom", comemorou.

Para o vice-líder Rolf Gemperli, a posição no grid também agradou: "Vou largar em terceiro, por dentro da primeira curva. Meu trabalho vai ser passar o Pousa logo nas primeiras voltas e ir embora", planeja ele. " O carro está excelente, rápido e mantendo o ritmo da primeira às ultimas voltas. Estou bem otimista para a corrida", finalizou.

A largada para a oitava e última etapa da Copa Renault Clio 2009 está prevista para as 10h05 de amanhã (29). José Vitte, até o momento conta 127 pontos, contra 105 de Rolf Gemperli e Rodolfo Pousa - que com a pole de hoje soma mais um ponto em sua campanha.

Confira o grid de largada para a oitava e última etapa da Copa Renault Clio 2009:

1º) Rodolfo Pousa (SP), 1min59s981, média de 129,29 Km/h
2º) José C Vitte (SP), a 0s265
3º) Rolf Gemperli (SP), a 0s361
4º) Edson do Valle (GO), a 0s445
5º) Cesare Marrucci (SP), a 1s188
6º) Raulino Kreis Jr (SC), a 1s595
7º) Luciano Kubrusly (SP), a 1s870
8º) Willians Farias (PR), a 1s912
9º) Roberto Santos (SP), a 2s126
10º) Ydenis de Souza (SP), a 2s217
11º) Fabio Delamuta (SP), a 2s682
12º) Zigomar de Farias (SP), a 2s736
13º) Ulisses M da Silva (RJ), a 2s922
14º) Paulo Breim (SP), a 5s019
15º) Carlos Victorino (RJ), a 7s281
Fonte: CRONOMAP

Ingressos - Os ingressos para arquibancada estão sendo vendidos a R$ 10 e os dois mil primeiros compradores levam grátis uma camiseta do evento. Para quem quiser acompanhar mais de perto as supermáquinas e conferir os shows, os convites para o Camarote VIP também estão à venda, a R$ 350. O passe dá direito a café da manhã, almoço e open bar de cerveja, energético, champanhe, água e refrigerante.

O evento ainda oferece entradas com desconto de 50% portadores de Carteira do Estudante. São seis os pontos de venda de ingressos: no Autódromo de Interlagos (Avenida Senador Teotônio Vilela, 267, Interlagos), e nas lojas Chilli Beans dos shoppings Morumbi, Interlagos, Center Norte, Ibirapuera e Market Place, além do site www.portaldoingresso.com.br .

Haverá estacionamento no autódromo, com entrada pelo portão TL ao valor de R$ 20 (vinte reais) para carro e moto, por dia do evento.


Confira a programação para a última etapa da Copa Renault Clio:

DOMINGO (29/11)
08h00 - 08h10: treino de aquecimento Copa Renault Clio
10h03: largada Copa Renault Clio

Sobre a Copa Renault Clio: Realizada pela ReUnion Sports & Marketing, a Copa Renault Clio tem patrocínio da Renault, co-patrocínio da Pirelli e apoio de Scorro, Fremax, Ecopads, Elf, Marcazeta, Red Coil e Valeo.

Site: www.coparenaultclio.com.br/

fotos: Fernanda Freixosa

ReUnion Press

CBA aprova nova arena e kartódromo de Florianópolis

O presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Cleyton Pinteiro, aprovou o novo complexo esportivo Arena Sapiens Park, onde neste fim de semana acontece a quinta edição do Desafio Internacional das Estrelas, prova de kart que reúne alguns dos principais pilotos brasileiros e internacionais. Pinteiro elogiou também a família Massa, que participou ativamente da construção dessa nova pista, ajudando a comprova que o automobilismo tem espaço para que parcerias público-privadas consigam excelentes resultados:

“O Estado de Santa Catarina e a cidade de Florianópolis enxergaram com clareza os benefícios que um investimento desta natureza pode gerar sob a ótica da economia – através da geração de empregos, turismo e a promoção da cidade – ou de valorização social. Neste particular não tenho dúvidas que o número de catarinenses que praticam o automobilismo de pista será bem maior.”

A nova pista será administrada e mantida pela Federação de Automobilismo de Santa Catarina, cujo presidente Jairo Albuquerque estima que o custo mensal a conservação da arena está em torno de R$ 10 mil mensais. O circuito principal tem a extensão de 1.207 metros, com traçado definido por Felipe Massa e Lucas Di Grassi; ambos usaram sua experiência internacional para desenhar as curvas que, segundo eles, “lembram aquelas que nós consideramos as mais interessantes nos autódromos de todo o mundo.”

Confederação Brasileira de Automobilismo
Assessoria de Imprensa
Wagner Gonzalez

Ana Beatriz no Desafio das Estrelas

Ana Beatriz (Nova Schin /Bardahl /Powerzol / Healthy Choice) terminou o primeiro dia do Desafio Internacional das Estrelas trabalhando no acerto do seu kart para o terceiro treino livre, que será realizado na manhã deste sábado, seguido do treino de classificação e da primeira das duas baterias da corrida, que será disputada a partir das 16 horas, com transmissão da Eurosport, da SporTV e do site Race TV.
Ela está entusiasmada com o evento, que inaugura o novo kartódromo Arena Sapiens Parque, em Florianópolis . "A pista é bem bacana e o kartódromo é lindo, muito bem preparado, com uma estrutura muito legal", diz a piloto, que se prepara para estrear na Fórmula Indy em 2010, depois de duas temporadas na Firestone Indy Lights.
Os 25 inscritos na corrida promovida por Felipe Massa dividem-se entre pilotos da Fórmula 1, da Fórmula Indy, da FIA GT, da Fórmula Superliga, da Super GT Japão, da Grand Am e da Stock Car. "É uma ótima oportunidade para interagir com pilotos com quem em breve estarei correndo", diz Ana Beatriz, referindo-se a Tony Kanaan, Mario Moraes, Vitor Meira e Raphael Matos, que correm na Fórmula Indy. O clima festivo inicial ganhou um tom mais sério a partir do início dos trabalhos, com os dois primeiros treinos livres de meia hora, com os competidores divididos em dois grupos. "É cada um por si", comenta a piloto. Todos correm com karts sorteados, semelhantes, comuns, mas com ignição eletrônica e embreagem, completamente cobertos por carenagem, e cada um conta com um mecânico, também sorteado.

Fatores que, aliados à excelência dos pilotos top convidados para a prova, resultam em alta competitividade. "As diferenças são de milésimos de segundo", diz Ana Beatriz, que fez o 13º e o 14º tempos nos dois treinos desta sexta-feira. "Um pouquinho a mais ou a menos em uma volta te coloca bem mais para frente ou para trás. A disputa será dura." O que garantirá muita emoção nas duas baterias.
As atividades deste sábado começarão com a terceira sessão de treinos livres, às 10 horas. O treino classificatório terá início às 13h30. Às 14h30 será realizado o top qualifying. Depois, haverá apresentação do Racing Festival e a Parada dos Pilotos. Às 16 horas será disputada a primeira bateria. A segunda bateria da prova será realizada a partir das 11 horas de domingo, 29.


Ana Beatriz corre no Desafio Internacional das Estrelas com patrocínio da Nova Schin, da Bardahl e da Powerzol, e com apoio da Healthy Choice.

Tempos do 1º Treino Livre

1º) 11 - Rubens Barrichello (SP), 56.289, média de 77,19 Km/h
2º) 1 - Michael Schumacher (D), 56.531
3º) 19 - Felipe Massa (SP), 56.577
4º) 80 - Marcos Gomes (SP), 56.606
5º) 74 - Popó Bueno (RJ), 56.615
6º) 17 - João P Oliveira (SP), 56.702
7º) 20 - Vitantonio Liuzzi (I), 56.707
8º) 50 - Nelsinho Piquet (DF), 56.830
9º) 99 - Xandinho Negrão (SP), 56.872
10º) 23 - Duda Pamplona (RJ), 56.872
11º) 5 - Mario Moraes (SP), 56.919
12º) 65 - Max Wilson (SP), 56.957
13º) 15 - Felipe Giaffone (SP), 57.006
14º) 21 - Ana Beatriz (SP), 57.007
15º) 18 - Lucas Di Grassi (SP), 57.055
16º) 7 - Christian Fittipaldi (SP), 57.105
17º) 27 - Vitor Meira (DF), 57.141
18º) 8 - Eduardo Berlanda (SP), 57.208
19º) 10 - Ricardo Zonta (SP), 57.212
20º) 3 - Antonio Pizzonia (AM), 57.219
21º) 77 - Tarso Marques (PR), 57.283
22º) 60 - Raphael Mattos (SP), 57.318
23º) 14 - Luciano Burti (SP), 57.528
24º) 16 - Enrique Bedrnoldi (PR), 57.791
25º) 6 - Tonny Kanaan (BA), 58.078

Tempos do 2º Treino Livre

1º) 11 - Rubens Barrichello (SP), 55.601, média de 78,14 Km/h
2º) 19 - Felipe Massa (SP), 55.756
3º) 3 - Antonio Pizzonia (AM), 55.821
4º) 50 - Nelsinho Piquet (DF), 55.832
5º) 20 - Vitantonio Liuzzi (I), 55.833
6º) 1 - Michael Schumacher (D), 55.873
7º) 99 - Xandinho Negrão (SP), 55.901
8º) 80 - Marcos Gomes (SP), 55.959
9º) 74 - Popó Bueno (RJ), 55.962
10º) 17 - João P Oliveira (SP), 55.968
11º) 15 - Felipe Giaffone (SP), 55.973
12º) 27 - Vitor Meira (DF), 56.021
13º) 21 - Ana Beatriz (SP), 56.021
14º) 5 - Mario Moraes (SP), 56.030
15º) 7 - Christian Fittipaldi (SP), 56.093
16º) 65 - Max Wilson (SP), 56.093
17º) 10 - Ricardo Zonta (SP), 56.133
18º) 18 - Lucas Di Grassi (SP), 56.133
19º) 14 - Luciano Burti (SP), 56.133
20º) 8 - Eduardo Berlanda (SP), 56.142
21º) 23 - Duda Pamplona (RJ), 56.242
22º) 16 - Enrique Bedrnoldi (PR), 56.246
23º) 60 - Raphael Mattos (SP), 56.425
24º) 77 - Tarso Marques (PR), 56.528
25º) 6 - Tonny Kanaan (BA), 56.555

Pilotos participantes

Kart 1 - Michael Schumacher (ex-F-1)
Kart 2 - Raphael Matos (F-Indy)
Kart 3 - Antonio Pizzonia (F-Superliga)
Kart 5 - Mario Moraes (F-Indy)
Kart 6 - Tony Kanaan (F-Indy)
Kart 7 - Christian Fittipaldi (ex-F-1, F-Indy e Nascar)
Kart 8 - Eduardo Berlanda (Copa Vicar, na Stock Car)
Kart 10 - Ricardo Zonta (Stock Car e Grand Am)
Kart 11 - Rubens Barrichello (F-1)
Kart 14 - Luciano Burti (Stock Car)
Kart 15 - Felipe Giaffone (F-Truck)
Kart 16 - Enrique Bernoldi (F-Superliga e FIA GT)
Kart 17 - João Paulo Oliveira (Super GT Japão)
Kart 18 - Lucas Di Grassi (F-1)
Kart 19 - Felipe Massa (F-1)
Kart 20 - Vitantonio Liuzzi (F-1)
Kart 21 - Ana Beatriz (F-Indy Lights)
Kart 23 - Duda Pamplona (Stock Car)
Kart 27 - Vitor Meira (F-Indy)
Kart 50 - Nelsinho Piquet (F-1)
Kart 65 - Max Wilson (Stock Car)
Kart 74 - Popó Bueno (Stock Car)
Kart 77 - Tarso Marques (Stock Car)
Kart 80 - Marcos Gomes (Stock Car)
Kart 99 - Xandinho Negrão (Stock Car)

AGENDA DO EVENTO NO FIM DE SEMANA

28.novembro – SÁBADO

8h - Abertura dos portões para o público
10h - 3ª sessão de treinos livres - Grupo 1 (30 minutos)
10h40 - 3ª sessão de treinos livres - Grupo 2 (30 minutos)
13h30 - Treinos classificatórios - Grupo 1 (15 minutos)
13h50 - Treinos classificatórios - Grupo 2 (15 minutos)
14h30 - Top Qualifying
14h50 - Apresentação dos carros do Racing Festival
15h - Drivers parade - Parada dos pilotos
16h - 1ª bateria
16h40 - Pódio
17h - Coletiva com os três primeiros colocados da bateria

29.novembro - DOMINGO

8h - Abertura dos portões
9h30 - Warm Up
9h50 - Apresentação dos carros do Racing Festival
10h - Solenidade de abertura
10h20 – P arada dos pilotos
11h - 2ª bateria
11h40 - Pódio
12h - Coletiva com os três primeiros colocados da classificação geral

Na tevê e na internet

No Brasil, a primeira bateria será transmitida pela SporTV e a segunda pela Globo. Ambas serão exibidas ao vivo na Europa pela Eurosport e pelo site RaceTV (www.racetv.com.br).

FOTOS
Ana Beatriz no Desafio Internacional das Estrelas - crédito: Miguel Costa Jr.

Estela Craveiro
MTb 15.590
Assessoria de Imprensa da piloto Ana Beatriz
www.biaracing.com