COMPRE AGORA

sábado, junho 02, 2012

Audi A1 Efficiency Challenge: o desafio de consumo do carro mais econômico do Brasil


 ·         Evento começa hoje e conta com a participação de 20 jornalistas
·         O Audi A1 vem equipado com motor 1.4 TFSI de 122 cavalos de potência máxima
·         A Petrobras, parceira Audi neste teste-drive de eficiência, fará demonstração do programa “De Olho no Combustível”
           
Velocidade de esportivo, tecnologia de ponta, consumo mais baixo do que o de carro popular. Para mostrar que seu compacto premium Audi A1 é, atualmente, o veículo mais econômico do Brasil - mesmo atingindo  velocidade máxima de 203 km/h e com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,9 segundos-, a Audi Brasil propôs a 20 jornalistas da área automobilística um desafio inédito: o Audi A1 Efficiency Challenge.

O evento, que começou nesta sexta-feira às 11 horas, é dividido em duas etapas e contará com a participação de 10 carros. Dois deles sairão de pontos extremos do Brasil: um de Natal (RN), um de Porto Alegre (RS) e o terceiro de Goiânia (GO). O teste-drive culminará com uma viagem de todos os modelos A1 entre São Paulo e o Rio de Janeiro, que se encerra no dia Internacional do Meio Ambiente (5 de junho). Durante todo o percurso, os participantes terão foco no baixo consumo, sem precisar, porém, dirigir devagar - poderão acelerar na velocidade permitida na estrada. 

O Audi A1 tem média geral de consumo de 18,8 km/litro de combustível (15,4 km/litro na cidade e 21,7 km/litro na estrada), segundo dados divulgados pela montadora. No teste Folha - Instituto Mauáde Tecnologia, de 2011, o compacto Premium conseguiu rodar 20,8 quilômetros com um litro de gasolina na estrada, o que lhe garantiu o topo no ranking anual de consumo rodoviário entre os 62 veículos de todas as categorias vendidas no Brasil, de populares a esportivos, passando pelos médios, grandes e os utilitários.

Mais de 2.600 km pela BR-101

No projeto A1 Efficiency Challenge, o primeiro veículo saiu, às 11h, da concessionária Audi Center de Natal nesta sexta-feira 1° de junho, conduzido pelo jornalista Freire Neto. O veículo percorrerá mais de 2.600 km até chegar ao Rio de Janeiro, no dia 04. “Vai ser uma oportunidade de conferir todos os diferenciais do carro e ver como está a BR 101 em vários Estados”, destaca Neto.

Todo o trajeto poderá ser acompanhado pelas redes sociais. No Twitter e Facebook, o jornalista usará a hashtag #AudiA1Efficiency e diariamente postará vídeos do percurso na internet.

O segundo Audi A1 do teste-drive de eficiência de consumo deixará Porto Alegre no sábado, 02 de junho, às 11 horas, da revenda Audi Center Porto Alegre. Ao volante estará o jornalista Celso Ferlauto, que dirigirá mais de 1.100  km até São Paulo, onde chegará também no dia 04.

O terceiro A1 partirá de Goiânia (GO), pilotado pelo jornalista Mariosan Gonçalves, no sábado 2, às 16 horas. Serão quase 1000 km até São Paulo, onde chegará no dia 04.

Em São Paulo, um grupo de 20 jornalistas seguirá em duplas até o Rio de Janeiro, num total de 10 carros. O início da segunda etapa do teste-drive será no dia 04, na Churrascaria Vento Haragano, na av. Rebouças, às 14 horas.

A Petrobras, parceira Audi neste teste-drive de eficiência, fará demonstração do programa “De Olho no Combustível” em um posto entre São Paulo e Rio de Janeiro, onde também será feita a troca dos jornalistas das duplas na condução dos veículos.

A proposta é fazer uma média geral do consumo do modelo durante todo trajeto. Os veículos serão abastecidos, nas duas etapas, exclusivamente com gasolina Podium, da Petrobras.

Dia do Meio Ambiente

O evento continua no dia 05, Dia do Meio Ambiente, no Rio de Janeiro, quando os jornalistas visitarão o Posto do Futuro, um protótipo de alta tecnologia da distribuidora. Em seguida, será feita a visita ao Cenpes – Centro de Pesquisas da Petrobras, com recepção dos executivos das duas empresas. Vale destacar a busca constante da Audi no desenvolvimento de modelos mais econômicos e com emissões menores.

Características do Audi A1

O compacto Premium Audi A1 vem equipado com motor 1.4 TFSI de 122 cavalos de potência máxima, com sistema de injeção direta de combustível e turbocharger com intercooler. A aceleração de 0 a 100 km/hora é feita em 8,9 segundos e a máxima é de 203 km/hora. O torque de 200 Nm, disponível continuamente entre 1.500 e 4.000 rpm, proporciona respostas mais eficientes e rápidas nas retomadas de aceleração.

Muito econômico, como apontou o teste Folha-Mauá, o carro apresenta consumo médio combinado de 18,8 km/litro de combustível, segundo dados da montadora (15,4 km/litro na cidade e 21,7 km/litro na estrada). Além disso, o motor do Audi A1 usa tecnologia inteligente que recupera a energia durante a frenagem, que é armazenada temporariamente na bateria.

Quando o carro acelera novamente, a energia retorna ao sistema elétrico, aliviando a carga do gerador. A transmissão de sete velocidades S-Tronic, com tecnologia esportiva e sistema de dupla embreagem - que combina o conforto de uma transmissão automática a eficiência de uma manual- é outro diferencial do compacto. Por conta da dupla embreagem, as trocas de marchas são feitas em centésimos de segundo, sem qualquer interrupção perceptível de potência, justamente porque as marchas ficam pré-engatadas para a troca. O modelo vem ainda equipado com sistema eletrônico de estabilização ESP, que também inclui um bloqueio eletrônico do diferencial.

Fonte: Audi

Nenhum comentário: