COMPRE AGORA

terça-feira, dezembro 16, 2014

Financiamentos de veículos somam 538 mil unidades em novembro

Os financiamentos de veículos no Brasil em novembro somaram 538.860 unidades, sendo 268.906 unidades novas e 269.954 usadas. O volume representa uma queda de 6,9% em relação a outubro e de 2% na comparação com novembro de 2013. No acumulado entre janeiro e novembro, foram financiados 5,768 milhões de veículos, 5,9% inferior ante o mesmo período em 2013. Os números levam em consideração automóveis de passeio, motos e pesados.
O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas.



"A média financiada de automóveis leves novos por dia útil cresceu 10% em novembro, na comparação mensal, enquanto os financiamentos de autos leves usados avançaram 5,3%. Apesar disso, o mercado ainda acumula uma queda de 10,6%, no período de janeiro a novembro de 2014, para unidades novas e de 0,5% para usadas", disse Marcus Lavorato, gerente de Relações Institucionais da Unidade de Financiamento da Cetip.
Os dados mostram que o volume financiado de automóveis leves de quatro a oito anos de uso apresentou um avanço de 7,2%, em relação a novembro de 2013, e totalizou 119 mil unidades financiadas - a única categoria com um desempenho positivo na comparação anual.


Neste mês, os financiamentos de automóveis leves usados apresentaram um crescimento de 0,4%, em relação a novembro de 2013, e somaram 248.985 unidades. No acumulado de 2014, os usados tiveram uma leve queda de 0,5% ante o mesmo período de 2013.




Nas modalidades de financiamento de veículos, entre autos leves, motos e pesados, o Crédito Direto ao Consumidor (CDC) se mantém como a opção mais utilizada pelos consumidores, com um total de 456 mil unidades financiadas em novembro. Apesar disso, considerando apenas os automóveis leves, o consórcio apresentou alta em relação às outras modalidades.
Em novembro, foram financiados 12 mil unidades de automóveis leves novos por meio de cotas de consórcio contempladas, um aumento de 9,1% na comparação anual. Já em relação aos autos leves usados, o crescimento é ainda mais significativo. Foram financiadas 18 mil unidades através do consórcio, representando uma alta de 20% ante o mesmo período de 2013.
No acumulado de janeiro a novembro, o consórcio de automóveis leves usados também mostrou um desempenho expressivo, com a alta de 20% nas unidades financiadas, em relação ao mesmo período de 2013, totalizando 201 mil unidades.






O prazo médio de financiamento por tempo de uso ficou praticamente estável, na comparação mensal, em todas as categorias, com exceção dos automóveis leves de quatro a oito anos de uso, que recuou de 43 para 42 meses em novembro.
Em relação a novembro do ano passado, os automóveis leves com mais de 13 anos foram os únicos que apresentaram um aumento no prazo médio de financiamento, de 37 para 38 meses.


Sobre a Cetip
A Cetip é a integradora do mercado financeiro. É uma companhia de capital aberto que oferece serviços de registro, central depositária, negociação e liquidação de ativos e títulos. Por meio de soluções de tecnologia e infraestrutura, proporciona liquidez, segurança e transparência para as operações financeiras, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do mercado e da sociedade brasileira. A empresa é, também, a maior depositária de títulos privados de renda fixa da América Latina e a maior câmara de ativos privados do país.
Mais de 15 mil instituições utilizam os serviços da Cetip. Entre elas, fundos de investimento; bancos comerciais, múltiplos e de investimento; corretoras e distribuidoras; financeiras, consórcios, empresas de leasing e crédito imobiliário; cooperativas de crédito e investidores estrangeiros; e empresas não financeiras, como fundações, concessionárias de veículos e seguradoras. Milhões de pessoas físicas são beneficiadas todos os dias por produtos e serviços prestados pela companhia como processamento de TEDs e liquidação de DOCs, além de registro de CDBs e títulos de Renda Fixa, e serviço de entrega eletrônica das informações necessárias para o registro de contratos e anotações dos gravames pelos órgãos de trânsito.
Fonte: Cetip
Patricia Lucena -

Nenhum comentário: