COMPRE AGORA

quinta-feira, abril 09, 2015

Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship chega a Florianópolis

Grandes nomes da vela mundial se reúnem em Jurerê para uma das competições mais importantes da classe S40

Os mais modernos barcos one design da vela oceânica chegam à Praia de Jurerê, em Florianópolis (SC), para o Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship, entre os dias 12 e 16 de abril. Com 10 regatas previstas, a competição reunirá grandes nomes da vela mundial, que juntos somam 15 medalhas olímpicas e mais de 20 títulos mundiais.

"A nata do esporte participará dessa competição, o que por si só já torna o evento especial. Podemos esperar regatas bastante disputadas", adianta o comandante chileno Horácio Paves, do veleiro Mitsubishi Motors. No mesmo barco estarão Nuno Barreto, bronze olímpico em Atlanta, e também Aureliano Negrini, que conquistou uma medalha no mundial da classe Snipe em 1999.

Na competição, todas as equipes competem a bordo do Soto 40, desenvolvido pelo renomado projetista argentino Javier Soto Acebal, e considerado o veleiro one design mais moderno da vela oceânica. Neste conceito, todos os barcos são idênticos quanto ao tamanho, peso e área das velas, a competição tem como objetivo destacar a capacidade e o talento de cada uma das equipes na hora de definir o vencedor.

Criado para reunir a flotilha internacional da classe Soto 40, o Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship está em sua terceira edição. Na primeira, realizada no Chile em 2013, o veleiro Pisco Sour foi o campeão. No ano passado, em Valência, na Espanha, quem levantou o troféu foi o veleiro inglês Ngoni.

As tripulações participarão de 10 regatas em barla sota e a equipe que conseguir manter a menor pontuação no acumulado geral será a vencedora. Uma característica marcante da competição é a ausência de descartes, que exige atenção dos participantes na hora de traçar suas estratégias e torna a regata ainda mais imprevisível. No final do campeonato, os três veleiros com melhor desempenho serão premiados.

Mais de 200 títulos estarão nas águas


15 medalhas olímpicas, mais de 20 títulos mundiais, 25 sul-americanos, 50 títulos brasileiros, além de prêmios argentinos, chilenos e europeus. As tripulações que participarão do Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship reúnem mais de 200 títulos, provando o nível técnico das regatas. 

"Temos sorte de participar de uma competição como o Mitsubishi Motors Soto 40 Championship, que tem figuras com inúmeros títulos. Isso confirma que a flotilha da classe é única no mundo, com qualidade que poucos chegam perto", afirma Mariano Parada, hexacampeão mundial de vela e tático do veleiro argentino Patagônia. Em sua tripulação também está Juan Pablo Cadario, que tem no currículo uma Americas Cup e um Desafio Espanhol. 

Outro veleiro com nome de peso que desembarca em Jurerê é o chileno Itaú, de Dag van Appen. "Conquistamos um vice-campeonato na primeira edição do mundial, realizada no Chile. Queremos buscar um resultado tão bom ou melhor do que aquele, o que será um desafio com uma flotilha tão qualificada", comenta o comandante. Ele contará com a experiência de Juan de la Fuente e Javier Cortes, que já conquistaram medalhas de bronze nas Olimpíadas de Sydney e Londres. 

Detentor de cinco medalhas olímpicas e considerado o melhor velejador do mundo em 2009, Torben Grael é um dos representantes brasileiros no mundial. Além dele, também estarão presentes o veleiro Carioca 04, que participa com uma tripulação jovem liderada por Henrique Haddad, que está fazendo uma ótima preparação para as Olimpíadas de 2016 e o veleiro Pajero, atual campeão brasileiro de S40 e que conta com o tático Santiago Lange, duas vezes medalhista olímpico.

Outros dois veleiros vencedores que estarão em Jurerê são o Crioula 29, do gaúcho Samuel Albrecht, velejador olímpico bicampeão da Semana de Vela de Ilhabela e tricampeão brasileiro de oceano e o Carioca 25, de Roberto Luiz Martins, que acumula mais de 14 títulos de vela por todo o Brasil. 


Veleiro Soto 40


Desenvolvido pelo renomado projetista argentino Javier Soto Acebal e construído no estaleiro MBoats, na Argentina, o veleiro S40 conta com tecnologia inovadora que trouxe um conceito revolucionário para a vela oceânica. Com linhas que são o resultado de um extenso estudo sobre a busca de velocidade e equilíbrio, construção fácil e vários componentes em fibra de carbono, o Soto 40 é a classe one design mais moderna da vela oceânica.

Raia de Jurerê


Considerada uma das cidades mais emblemáticas do Brasil quando o assunto é vela, Florianópolis (SC) será o palco da primeira edição do Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship realizada no País. Entre as belas paisagens da capital catarinense, a baía de Jurerê foi a escolhida para receber as regatas, por ser uma das principais raias de vela de todo o Brasil. O local de saída dos veleiros será o Iate Clube de Veleiros da Ilha, tradicional ponto de encontro de velejadores da cidade.

Localizada entre o continente e a ilha de Santa Catarina, a raia será montada a apenas um quilômetro da praia, com previsão de ventos do leste e nordeste com até 15 nós, tornando as provas em barla sota bastante técnicas e seletivas.

Calendário do Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship:

7 a 11/4 - Registro e vistoria
11/4 - Treino livre e briefing 
12/4 - Primeira e segunda regatas
13/4 - Terceira e quarta regatas
14/4 - Quinta e sexta regatas
15/4 - Sétima e oitava regatas
16/4 - Nona e décima regatas
16/4 - Premiação


Fonte: Mitsubishi


Nenhum comentário: