COMPRE AGORA

quarta-feira, março 29, 2006

FORMULA SÃO PAULO: O MINEIRO VICTOR CORRÊA ESTRÉIA NO AUTOMOBILISMO



O tricampeão mineiro e campeão paulista de kartismo Victor Corrêa (Unifenas), vai realizar um dos grandes sonhos de sua vida. O jovem, que completou 16 anos agora em março vai poder, finalmente, fazer a sua estréia no automobilismo. No próximo domingo (02/4) ele vai participar da terceira etapa do Campeonato Paulista de Fórmula São Paulo. "Desde quando eu comecei no kartismo, aos nove anos de idade, eu sonhava com o dia em que iria acelerar um carro em Interlagos. Agora isto está virando uma agradável realidade", comemora o representante de Alfenas, sul de Minas Gerais.

Victor Corrêa vai ter a sua primeira experiência no automobilismo com um Fórmula São Paulo, carro derivado do Fórmula Ford, que em 2002 foi rebatizado com este nome por disputar todas as suas dez etapas anuais no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. "Muitos pilotos começaram a correr com este tipo de carro e acabaram chegando na Fórmula 1. Claro que este é o meu próximo sonho mas, sendo realista, meu objetivo é me tornar um bom piloto profissional", planeja o mineiro.

A categoria é uma verdadeira escola para os pilotos que pretendem correr na Fórmula Renault e na Fórmula 3. Somente pilotos com no mínimo 16 anos, graduados de kart ou com curso de pilotagem podem participar das disputas, que têm em média 15 concorrentes por prova, o mesmo grid das outras categorias de monopostos no Brasil.

Na Fórmula São Paulo os pilotos também têm a oportunidade de ter mais conhecimento sobre o acerto do carro, uma vez que a equipe pode fazer substituição e mexer em maior número de itens nos veículos do que na Fórmula Renault, como suspensão, molas, amortecedores, barras estabilizadoras, etc. Uma das grandes vantagens da categoria é a possibilidade de treinar a vontade, uma necessidade básica para quem está aprendendo. "O Victor começou a treinar conosco e já mostrou que é talentoso e aprende rápido. Estamos passando o máximo de nossa experiência para ele, de maneira que ele possa progredir na sua carreira com uma plataforma sólida de conhecimentos", aponta Aldo Piedade Júnior, chefe da equipe Alpie Racing, pela qual Victor vai competir no Campeonato Paulista de Automobilismo.

Um bom exemplo de que a Fórmula São Paulo é uma boa categoria-escola, é o atual campeão da Fórmula Renault, Nelson Merlo, que correu dois anos no campeonato paulista, foi campeão em 2004 e já em seu primeiro ano na Renault foi recordista em número de vitórias e levou o título da temporada 2005. "Sei que no começo as coisas não serão fáceis, pois o campeonato está em andamento e tem alguns pilotos que tem até dois anos de experiência na categoria. Estou aqui para aprender, então, estou fazendo tudo com calma e planejamento. Se eu conseguir pontuar na minha estréia, já terei garantido o meu primeiro objetivo na modalidade", garante o representante da Unifenas, que a partir de agora tem o apoio do Auto Jornal, um novo veículo de comunicação do sul de Minas Gerais.

Na Fórmula São Paulo todos os monopostos utilizam chassi Techspeed equipados com motor AP 1.8, com 132 cv de potência, que chegam a 220 km/h. O câmbio utilizado é o Hewland, o mesmo usado na Fórmula 3 Sul-Americana. Para deixar a disputa com maior igualdade, Luiz "Colinha" é o preparador dos motores de todos os competidores.

MasterMidia Marketing Ltda
J. Alberto Otazú
Fotos: Vinicius Nunes

Nenhum comentário: