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quarta-feira, março 08, 2006

MERCADO: AUDI APRESENTA NOVO A6 ALLROAD QUATTRO NO SALÃO DE GENEBRA




Depois do sucesso da primeira geração do modelo, lançado em
2000 e baseado na A6 Avant, o novo A6 allroad quattro chega para
impressionar ainda mais: tem mais espaço, luxo e versatilidade que a
versão anterior. E continua cumprindo o que o nome allroad promete,
oferecendo mais performance e dirigibilidade tanto na estrada quanto fora
dela.

O Audi A6 allroad quattro quase não tem rivais no
mercado internacional. Seu conceito é exclusivo da Audi. Baseado na A6
Avant - a estrutura é idêntica - oferece a mesma performance esportiva.
Mas, quando o asfalto acaba, as características aventureiras do A6 allroad
quattro afloram.

Elegante e robusta ao mesmo tempo, a perua mistura
vários elementos em seu design. Para começar, os estilistas modificaram
suavemente a grade dianteira em relação à versão Avant. Listras cromadas
na vertical, novos desenhos dos pára-choques e grandes retrovisores dão ar
mais selvagem ao modelo. O novo A6 allroad quattro também pode ser
equipado com faróis de xenon plus, que acompanham o traçado da estrada nas
curvas, garantindo mais luminosidade e segurança.

O perfil elegante -- com destaque para a linha dos
ombros imponente, as janelas mais baixas e o teto inclinado -- impressiona
os amantes do design inovador. Os trilhos dos tetos são feitos de alumínio
e se apóiam em quatro suportes. Os pára-choques vêm de serie pintados com
cor contrastante ou, opcionalmente, da cor do veículo. Dependendo do
motor, as rodas podem ser de 17 polegadas ou 18 polegadas - de série no
modelo com motor 4.2 FSI. Os pneus são levemente mais largos no diâmetro
que na A6 Avant.

Na traseira, a perua on e off-road pode ser reconhecida
pela proteção na parte inferior, feita de aço inoxidável, pelas grandes
saídas de escape e por uma faixa com acabamento em alumínio nos
pára-choques. Onze cores estão disponíveis para o lançamento - três delas
são novas: polar blue, condor grey e lava grey. As luzes traseiras, em
conjunto com os faróis de xenon plus, incorporam a tecnologia LED
(light-emitting diode), o que torna instantânea sua visualização.

O interior também mistura linhas elegantes e cores,
oferecendo alta qualidade e harmonia estética. Quatro cores internas estão
disponíveis e podem ser combinadas com cinco padrões de tecidos de bancos
e cinco texturas. Alumínio e madeira compõem os elementos decorativos
interiores.

Dimensões e chassi

O novo Audi A6 allroad quattro apresenta
impressionantes medidas, mas é claramente menor do que o sport-utility Q7.
Tem 4.934 mm de comprimento, 1.862 mm de largura e, dependendo da
suspensão adaptável a ar (de série), altura de 1.459 a 1.519 mm, valor que
excede em até 64 mm a A6 Avant (as outras medidas são idênticas).

Comparado ao antecessor, o novo allroad quattro é 124 mm mais longo, 10 mm
mais largo e tem a distância entre-eixos aumentada em 76 mm.

O porta-malas tem capacidade de carga de 565 litros -
que pode chegar a 1.660 litros se baixados os bancos traseiros. A
suspensão adaptável a ar permite aumentar a carga útil. E o sistema
automático de abertura e fechamento da tampa traseira também está
disponível.

O chassi do novo modelo tem a rigidez estrutural da A6
Avant. Composto de aço altamente resistente e componentes leves de
alumínio, que reduzem o peso do conjunto, o lançamento da Audi oferece
máxima segurança aos ocupantes do carro. Para complementar, contém de
série dois air bags frontais, air bags laterais na frente (para os bancos
traseiros são opcionais) e cortinas infláveis para proteção da cabeça.

No interior luxuoso e funcional, destaque para
equipamentos como o MMI (Multi Media Interface), com que o motorista pode
acessar numerosas funções por meio de um monitor no console central.
Sistemas como ar-condicionado automático com recirculação de ar, filtros
de pólen e sensores de sol podem ser controlados com o sistema. A
temperatura do motorista e do passageiro da frente pode ser ajustada
separadamente.

O allroad quattro também oferece sistema de freio de mão
eletromecânico, consideravelmente mais avançado do que as tecnologias
tradicionais: uma função automática permite sair mais facilmente com o
carro nas rampas mais inclinadas.

Motorização

O novo A6 allroad quattro pode ser equipado com quatro
diferentes versões motores, instalados longitudinalmente: duas a gasolina
e duas a diesel. Os quatro propulsores têm injeção direta e são compactos.

Nos motores a gasolina, a injeção direta FSI veio das pistas de corrida,
do campeão de Le Mans, o Audi R8. Com essa tecnologia, o combustível é
injetado diretamente na câmara de combustão sob pressão de até 100 bar,
produzindo mais força e dinamismo do que os sistemas de injeção
tradicionais e, ao mesmo tempo, garantindo excelente economia de
combustível.

O motor 3.2 FSI desenvolve 255 hp de potência e torque
máximo de 330 Nm, disponível a 3.250 rpm. Na versão com transmissão manual
de seis velocidades, o V6 acelera o veículo de 0 a 100 km/h em 7,2
segundos e garante velocidade máxima de 242 km/hora. Com o câmbio
tiptronic de seis velocidades, são 7,7 segundos e 240 km/h. O consumo é de
11,2 litros de combustível para cada 100 km (11 litros com o câmbio
tiptronic).

O motor 4.2 FSI, que está sendo introduzido pela
primeira vez na série A6, tem ainda mais força. O V8 com injeção direta
desenvolve 350 hp de potência e torque de 440 Nm, já disponível a 3.500
rpm. A versão é oferecida apenas com câmbio tiptronic e faz de 0 a 100
km/h em 6,3 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente de
250 km/h. O consumo de 11,2 litros de combustível para cada 100 m
demonstra a eficiência da tecnologia FSI.

Nas versões diesel, o allroad quattro pode vir equipado
com o motor 2.7 TDI, de 180 hp de potência e torque máximo de 380 Nm já
disponível a 1.400 rpm. Faz de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e tem máxima
de 215 km/h, combinado com o câmbio tiptronic de seis velocidades. O
consumo de combustível é de 8,7 litros para cada 100 km.

Outra opção de motorização a diesel é o motor 3.0 TDI
com câmbio manual ou tiptronic de seis velocidades. O torque máximo de 450
Nm está disponível em uma larga faixa que vai de 1.400 a 3.250 rpm. A
potência máxima é de 233 hp. Com câmbio manual, chega a 100 km/h em 7,5
segundos (7,8 segundos com tiptronic) e tem máxima de 231 km/h (com
tiptronic, 230 km/h). O consumo é de 8,4 litros para cada 100 km (8,8
litros com tiptronic).

Transmissão e tração quattro

As versões manuais do novo Audi A6 allroad quattro terão
as vantagens da caixa de câmbio ML, abreviatura de "manual/longitudinal".
Essa transmissão esportiva oferece mais conforto e trocas mais curtas, com
redução da fricção interna e aumento da eficiência.

O câmbio de seis marchas tiptronic destaca-se pelas
trocas rápidas e pela capacidade de "esticar" as marchas - até 18 por
cento mais, na média, que a transmissão de cinco marchas. Isto pode ser
traduzido em mais força na aceleração em marchas baixas, graças ao
considerável torque, e à redução da velocidade do motor em uma faixa maior
de velocidade, diminuindo os níveis de ruído e consumo de combustível.

A tração quattro permanente nas quatro rodas, oferecida
nos quatro modelos do A6 allroad, tem influência decisiva nas
características de dirigibilidade do veículo. O diferencial central
autoblocante distribui o torque entre os eixos dianteiro e traseiro -
normalmente 50 por cento para cada eixo. Mas, se necessário, até 75 por
cento da força pode ser direcionada para um dos eixos. No fora-de-estrada,
o sistema quattro oferece tração excelente; no asfalto, garante agilidade
e "segura" o carro nas curvas, oferecendo segurança máxima em todas as
condições de tempo.

Suspensão e modos de dirigir

A suspensão do lançamento da Audi combina esportividade
e conforto. Na dianteira, é do tipo four-link e na traseira, trapezoidal
link, já adotadas no Audi A6 e no A8. Os principais componentes do
conjunto são de alumínio, o que reduz a massa. A suspensão adaptável a ar
controlada eletronicamente, um item de série, permite alterar a altura do
veículo em até 61 mm, automaticamente (dependendo da velocidade) ou
manualmente, pelo terminal do MMI. A unidade de controle ajusta as
características dos amortecedores de acordo com o tipo de terreno ou o
estilo de guiar.

O novo A6 allroad quattro também oferece cinco modos de
dirigir: dinâmico, automático, conforto, allroad e elevado. Dependendo do
tipo de terreno e das características de direção, a altura do veículo pode
ser aumentada ou diminuída. No modo dinâmico, por exemplo, equivalente à
suspensão esportiva, o chassi é rebaixado e a altura do solo fica em 125
mm, para dar firmeza na direção. Já no modo allroad, a altura do solo é de
175 mm. No modo elevado, a distância chega a 185 mm, ideal para vencer
terrenos acidentados em baixas velocidades. Pneus 245/45 R 18 todo-terreno
estão disponíveis também.

O sistema ESP (programa eletrônico de estabilidade),
agora na sua oitava geração, inclui novas funções para uso off-road. Basta
apertar um botão no cockpit para ativar o comando. Todas as versões do
novo A6 allroad vêm equipadas com sistema de freios reforçados. Mesmo com
motores menos possantes, o sistema é de 16 polegadas. Já a versão 4.2 FSI
tem sistema de freio de 17 polegadas.

Equipamentos

A novo Audi A6 allroad sai de fábrica com alta
tecnologia em equipamentos de segurança e conforto. O pacote inclui tração
quattro permanente nas quatro rodas, suspensão adaptável a ar com controle
dos amortecedores, sistema servotronic e ESP (programa eletrônico de
estabilidade) com novo modo off-road. As rodas nas versões V6 são do
tamanho 8J x 17, e os pneus, 245/45 R 17. Na versão 4.2 FSI V8 as rodas
são de 18 polegadas, com freios a disco ventilados na dianteira e na
traseira.

Faróis com sistema de lavagem automática,
ar-condicionado automático, sistema MMI (Multi Media Interface) e bancos
dianteiros com ajuste elétrico oferecem ainda mais conforto. Como
opcionais, faróis que acompanham o traçado da estrada nas curvas, sistema
de chave que abre o carro a distância (o motorista pode estar com a chave
no bolso para abrir a porta) e o Audi parking system, um equipamento que
auxilia nas manobras de estacionamento, mostrando a imagem da parte de
trás do veículo, captada por uma câmera, no monitor do MMI. Sistema
bluetooth de telefone sem fio também pode ser encomendado.

Jornalista responsável: Charles Marzanasco Filho, MTb 12 079
Gerente de Imprensa Audi Brasil.

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