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quarta-feira, março 08, 2006

STOCK CAR V8: NOVIDADES NA TEMPORADA 2006




Playoff, Super Classificação e mais informações para equipes são as
alterações deste ano na principal categoria do automobilismo nacional

São Paulo - Na condição de principal categoria do automobilismo nacional, a Stock Car V8 promete uma temporada bastante emocionante em 2006, com início no dia 9 de abril, em São Paulo. Para isso, os organizadores definiram algumas alterações no regulamento que tornarão a briga pelo título e as próprias etapas ainda mais emocionantes. A Super Classificação, que reunirá os dez melhores tempos dos treinos de classificação; Playoff após a oitava etapa com os dez mais bem classificados na competição; e liberação da "Aquisição de Dados", equipamento que possibilitará um domínio maior do chefe de equipe e melhor segurança, são as atrações confirmadas para as 12 etapas da Stock Car V8. A Stock Car Light contará com nove rodadas, enquanto a estreante Stock Jr. terá 24 provas em 2006.

No que diz respeito à competição, a grande mudança é a criação do Playoff. A partir das oitava etapa, os dez mais bem colocados pilotos disputarão diretamente o título. Com nova pontuação (1º, 25 pontos; 2º, 20, 3º 16; 4º, 14; 5º, 12; 6º, 10; 7º, 09; 8º, 08; 9º, 07; e 10º, 06), eles terão as quatro etapas restantes para lutarem pelo título da temporada. Os demais participantes continuarão pontuando normalmente e o melhor no final da temporada será declarado 11º colocado e assim sucessivamente. Não haverá descarte de resultados. A fórmula dará uma nova emoção à reta final da competição, deixando aberta a briga pelo primeiro lugar. Vale lembrar que o regulamento da categoria pode ser obtido no site da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Cada etapa também terá um atrativo a mais com a Super Classificação. O grid terá um limite máximo de 38 carros e, após os treinos oficiais de sexta e sábado, os dez mais rápidos farão um treino extra e os tempos obtidos definirão a ordem no grid. "Dez minutos antes da Super Classificação, os dez mais rápidos até o momento deverão estar alinhados em 45º na frente do respectivo box, sendo que a ordem de saída será determinada pela posição nos treinos anteriores. Os pilotos terão dez minutos para fazer o tempo mais rápido, sendo que a entrada no box não permitirá retorno, valendo o tempo obtido até aquele momento", explica Carlos Col, diretor da Vicar Promoções, realizadora e organizadora da Stock Car Brasil.

Já na parte técnica, foi liberado o uso da "Aquisição de Dados". "Após longa discussão e uma ampla consulta oficial com todas as equipes, foi aprovado o uso deste equipamento que vai fornecer muitas informações importantes. Entre elas, a comparações entre os carros da equipe, entre regulagens diferentes e melhor monitoramento dos paramentos do motor. Tudo acaba por resultar em domínio maior da situação por parte do chefe de equipe e melhor segurança quanto a eventuais quebras de motor causadas por passadas de giro, falta de pressão de óleo, temperatura de água, etc.", completa Col.

STOCK CAR LIGHT E STOCK JR

A Stock Car Light, categoria de acesso à Stock Car V8, não terá mudanças em seu regulamento. Serão nove rodadas, com descarte dos dois piores resultados e o limite do grid é de 32 carros. A Stock Jr., criada para pilotos iniciantes, seniores (acima de 36 anos) e saídos do kart que querem ingressar em provas de Turismo, terá 24 etapas (uma no sábado e outra no domingo) e dois descartes. Os regulamentos completos de ambas também estão disponíveis no site da CBA.

A Stock Car Brasil tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet, Volkswagen, Mitsubishi e Pirelli e co-patrocínio da Bosch, Texaco e Medley. Apoios de Cobreq, Fremax, Transzero e Binno.

Departamento de Comunicação da Stock Car Brasil:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga -Mtb 18324
E-mails: vicar.imprensa@uol.com.br / mbragacom@globo.com

Fotos: Carlos Pandolfe

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